5.4.11

Grandes criativos retornam à Casa do Saber

Ronaldo Bastos, Paulo Lima, Marçal Aquino, Fernando Madeira, Bob Wolfenson e Alexandre Machado irão discutir tema com Celso Loducca

Entrevistados por Celso Loducca, publicitário e sócio da Casa do Saber, Grandes Criativos retorna à grade de cursos para discutir criatividade nas mais diversas áreas. Dessa vez, o curso reunirá um afiado time composto por Ronaldo Bastos, Paulo Lima, Marçal Aquino, Fernando Madeira, Bob Wolfenson e Alexandre Machado.

Os convidados serão questionados sobre hábitos, formas de trabalho e suas ideias. Será possível conhecer características dessas pessoas que se tornaram grandes profissionais e perpetuam seus lampejos de criação nas áreas em que atuam. As aulas terão início no próximo dia 12 e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3707-8900. Serão revertidos 50% da renda para a Associação Parceiros da Educação*.

Início: 12 de abril
Duração: 6 encontros semanais
Dias/horários: terças-feiras, quintas-feiras, às 20h (12/04, 26/04, 28/04, 03/05, 10/05, 17/05)
Casa do Saber Jardins
Rua Dr. Mario Ferraz, 414 – São Paulo
Observações: Das 20h às 22h
http://www.casadosaber.com.br/

12 ABR | 1. Encontro com Ronaldo Bastos
26 ABR | 2. Encontro com Marçal Aquino
28 ABR | 3. Encontro com Paulo Lima
03 MAI | 4. Encontro com Fernando Madeira
10 MAI | 5. Encontro com Bob Wolfenson
17 MAI | 6. Encontro com Alexandre Machado

Sobre os convidados:

Ronaldo Bastos. Compositor, produtor e fundador da Dubas Música, gravadora que virou referência de música moderna produzida no Brasil. Suas composições foram gravadas por nomes como Elis Regina, Sarah Vaughan, Gal Costa, Tim Maia, Nana Caymmi, Caetano Veloso, Adriana Calcanhoto, Alaíde Costa, Emílio Santiago, Maria Bethânia, Roberto Carlos, entre outros.

Paulo Lima. Fundador e publisher da Trip Editora, que edita as revistas Trip e Tpm. É responsável pela criação e edição de conteúdos e publicações para marcas do mercado brasileiro, dirige e apresenta um programa de rádio com a marca Trip e é consultor de criação do programa Caldeirão do Huck. É formado em Direito pela USP e foi colunista de jornais como Folha de S. Paulo, Meio & Mensagem e Jornal da Tarde.

Marçal Aquino. Jornalista, escritor e roteirista. É autor dos livros “O invasor” (2002), “Cabeça a prêmio” (2003), “Famílias terrivelmente felizes” (2003), “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios” (2005), dentre outros. No cinema, roteirizou os filmes “Os matadores”, “Ação entre amigos” (1998) e “O invasor” (2001), de Beto Brant, e “Nina” (2004) e “O cheiro do ralo” (2007), de Heitor Dhalia. Na televisão, escreveu roteiros para a série “Filhos do carnaval” (2007), da HBO.

Fernando Madeira. Diretor-geral da Terra Networks/Brasil e fez parte da equipe inicial da empresa, onde atuou também como diretor de marketing, diretor de novos produtos e diretor de acesso, sendo responsável por 85% da receita do provedor.

Bob Wolfenson. Fotógrafo. Em 2004, realizou a exposição “Antifachada - Encadernação Dourada” no MAB - Faap. Suas fotos pertencem a diversas coleções, museus e instituições de arte. Atualmente, é editor da revista "S/N".

Alexandre Machado . Formado em engenharia mecânica na PUC do Rio, começou carreira como escritor de humor no “Pasquim” e, como publicitário, trabalhou na W/Brasil, DPZ, MPM e Ogilvy. É roteirista de TV e cinema, com 6 seriados e 4 filmes realizados.

João Lelo lança gravuras inéditas na Choque Cultural


No próximo sábado, 9 de abril, João Lelo lança duas gravuras na Choque Cultural, em Pinheiros. É a primeira de muitas iniciativas que a galeria apresenta agora que o artista carioca faz parte de seu casting. Nesta tarde, João Lelo também recebe e conversa com o público sobre seu processo criativo.

As gravuras foram intituladas "Acrofilia" e "Hidrofobia" e impressas, a partir de uma matriz em madeira confeccionada por Lelo, na Gráfica Fidalga, que faz os tradicionais lambe-lambes tipográficos da galeria e seus artistas. A tiragem é limitada em cerca de 100 peças de cada gravura e custarão R$ 150,00, todas numeradas e assinadas pelo artista.

 

Segundo João Lelo, estas gravuras fazem parte da série Cadeia Alimentar. “Trata-se de uma série de trabalhos que iniciei no final de 2009, onde uso a imagem de animais como referência, em grande parte, ao comportamento humano”, adianta o artista. Nesse trabalho em especial, ele usa formas mais geométricas, chapadas e sem contornos, que além de serem ideais para a impressão tipográfica, são a principal característica da nova série de trabalhos que está desenvolvendo.

Acrofilia [ato sexual em lugares altos] é representada por um pássaro e foi o título escolhido por João Lelo, depois do desenho pronto e de pesquisar os possíveis termos relacionados a vôo, altura, elevação. Já Hidrofobia [medo doentio de água ou líquidos] mostra três peixes submergindo e seria o movimento oposto da ave. Além disso, há quem diga que a figura de um peixe em submersão significa azar. Nesse caso, ele seria a antítese do movimento do pássaro que, na interpretação do artista, é a sorte.

Mais do processo criativo de João Lelo

Gravura Tipografia, 2011 from LELO on Vimeo.


João Lelo (www.leloart.com) é artista plástico, carioca e autodidata. Vive atualmente entre Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2010, foi um dos artistas brasileiros a participar da mostra Transfer, no Pavilhão das Culturas Brasileiras. Já participa de projetos da Choque Cultural desde sua fundação e, em 2011, entra oficialmente para o time de artistas contemporâneos por ela representados. Também figurou na primeira edição do "Livro dos Monstros" e na exposição "SPray. Novo Muralismo Latino Americano", no Memorial da América Latina, em 2006. No fim de 2010, teve seus trabalhos em murais registrados no livro “Mural Art Vol. 3 - Murals on huge public surfaces around the world” (Publikat, 272 páginas), do grego Kiriakos Iosifidis, além de serigrafias apresentadas pela Mr Stare Gallery, na Espanha.

Novas gravuras de João Lelo @ Choque Cultural
9 de abril, às 15h
Gratuito
Livre

Rua João Moura, 997, Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3061-4051
www.choquecultural.com.br
galeria@choquecultural.com.br
Funcionamento: terça-feira a sábado, das 12h às 19h

Curso de Extensão em Marketing Digital

O curso aborda conceitos, particularidades e tendências do mercado digital, apresentando ao participante uma visão geral dos processos e etapas que encadeiam um planejamento de marketing para internet bem como as melhores estratégias, ações, veículos e ferramentas.

5ª Edição / ÚLTIMAS VAGAS
09 e 16/04 de 2011 - Carga Horária: 15 horas


Público Alvo

Estudantes e Profissionais de Marketing, Publicidade, jornalismo e Webdesign; Diretores e gerentes de empresas que precisam usar a Internet de forma eficaz; Interessados em iniciar ou aperfeiçoar sua carreira em empresas ou departamentos digitais.


Programa do Curso

A Evolução da Internet e os Meios Digitais
A nova era da comunicação;
O mercado da internet no Brasil e no mundo;
O novo consumidor.

E-Branding
A internet como ferramenta para construção de marca;
Branding de relacionamento.

SEM e SEO - Mecanismos de Busca e Otimização
Tendências da comunicação digital;
Como desenvolver sites para obter o posicionamento correto;
Como evitar as penalidades dos mecanismos de busca.

Planejamento Estratégico Digital
Mudança no modelo de comunicação;
Tendências de comunicação digital;
Processos de planejamento e pesquisa online;
Métrica: como entendê-las, o que medir e como medir;
Performance digital: resultados reais.

Mídia Online e Inovação Interativa
Publicidade online – Formatos e técnicas;
Fundamentos e segmentação de mídia online;
Social Media.

Redes Sociais
As redes sociais como ferramentas de marketing;
Monitoramento de marca na Web 2.0;
O Marketing Viral e o Buzz Marketing.


Facilitadores

Marcelo Trevisani @mtrevisani
Especialista em branding, atualmente é Gestor de Marcas e Designer na LEN Comunicação e Branding.

Felipe Morais @plannerfelipe
Gerente de Planejamento Estratégico Digital da FTPI Interativa. Autor do livro Planejamento Estratégico Digital.

Bartira Pontes @barttira
Gerente de mídia online da Borghierh/Lowe. Ex-diretora da 10' minutos.

Martha Gabriel @marthagabriel
Professora, palestrante e autora dos livros "Marketing de Otimização de Buscas na Web: Conceitos, Técnicas e Estratégias" e "SEM e SEO - Dominando o Marketing de Busca".


Local
Espaço Maestro
Rua Maestro Cardim, 1.170 – Paraíso - São Paulo - SP (Próximo a estação Paraíso do Metrô).


Investimento
Profissionais R$600,00
Pgto. em 2x - primeira parcela (R$300,00) dentro de 3 dias úteis e a segunda no primeiro dia do curso (R$300,00).
10% de desconto para pagamento integral antecipado – R$540,00

Estudantes (graduação e pós) R$400,00
Pgto em 2x - primeira parcela (R$200,00) dentro de 3 dias úteis e a segunda no primeiro dia do curso (R$200,00).
10% de desconto para pagamento integral antecipado – R$360,00

Desconto especial de 20% para grupos de no mínimo 5 integrantes e ex-participantes Integra.
Os valores passarão para R$480,00 (profissionais) e R$320,00 (estudantes).
*Consulte-nos para saber sobre outros descontos para grupos.

No valor está incluso coffee, material de apoio e certificado de conclusão.


Inscrições e informações pelo site: http://www.integracursos.com.br/cursos/html/mktdigital.html

Dia 12 de abril tem Workchopp com Aaron Sutton

 

Exposição mostra imagens da Brasilândia

 Crédito da foto: Leydiane Ribeiro dos Santos

 As fotografias foram tiradas durante curso gratuito com o fotógrafo Arnaldo Pappalardo, promovido pela Fundação Stickel no bairro

Após promover curso gratuito para ensinar 14 integrantes da comunidade da Brasilândia a fotografar, a Fundação Stickel oferece, agora, uma oportunidade para que possam demonstrar seu trabalho em público. A partir de 9 de abril (sábado), eles terão 72 de suas fotografias expostas na Casa de Cultura do bairro.

Com entrada gratuita, a exposição “Um Olhar sobre a Brasilândia” ficará aberta até 29 de abril. As fotografias foram tiradas durante o Curso de Fotografia e Mídias Sociais que aconteceu entre agosto e dezembro de 2010, e teve como professores Arnaldo Pappalardo (nas oficinas de fotografia) e Gabriela Saraceni (aulas de mídias sociais).

Os participantes aprenderam técnicas de fotografia e como preparar o olhar para abordar e captar imagens interessantes. Além disso, puderam conhecer mais sobre o mundo das mídias sociais e mostrar um pouco do seu olhar sobre a Brasilândia.


Participam da exposição com seus trabalhos Antonio Soares Coutinho Filho, Augusto Agapes Galdino, Claudia Helaine Antonioli de Araujo, Gilberto Cezar, Jaqueline Paulino Marcelino, Julia Maria Campos, Leydiane Ribeiro dos Santos, Maria Aparecida Campos dos Santos, Maria de Fátima Alves Barbosa, Silvana Maria Campos Pupo, Laudeni da Silva Morais, Marli Aparecida dos Santos Conceição, Marcos Leandro Bertucelli de Campos e Tainan de Souza Barros.

Serviço:
Exposição “Um olhar sobre a Brasilândia”
Data: 9 a 29 de abril
Horário: segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas
Local: Casa de Cultura da Brasilândia – Praça Benedita Cavalheira, s/n – São Paulo – SP (em frente ao Colégio João Solimeo)
Entrada gratuita
Grupos e escolas da região podem agendar visitas monitoradas pelo telefone (11) 8369-2559 ou pelo e-mail adriana@fundacaostickel.org.br
Realização: Fundação Stickel

Minas Gerais realiza pela primeira vez Semana de Artes Gráficas

Será realizada pela primeira vez em Minas Gerais a Semana de Artes Gráficas (SAG), de 11 a 15 de abril. O evento, que acontece no Ouro Minas Palace Hotel (Av. Cristiano Machado, 4001) conta com seminários e palestras sobre gestão, produção e vendas na área gráfica.

A SAG é uma das mais bem sucedidas iniciativas criadas pelo setor gráfico e que este ano foi estendida para diversos estados brasileiros, graças à parceria que a Abigraf Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) fez com o SEBRAE Nacional. O evento conta ainda com a experiência técnica da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e apoio do Sigemg e Abigraf Minas Gerais.

A programação da Semana de Artes Gráficas em Minas Gerais é a seguinte:

Palestras

11/04, das 17h às 17h55 – “A Importância do Uso do Solvente - Duplicopy”
11/04, das 18h às 20h – “Palestra SEBRAE”
11/04, das 20h20 às 22h20 – “Programa GRAPHIA – Projeto de Exportação do Setor Gráfico”
12/04, das 17h às 17h55h – “Os Benefícios das Tecnologias Digitais no Processo Gráfico - Kodak”
13/04, das 17h às 17h55 – “Palestra Técnica Sobre Papel – International Paper”
14/04, das 17h às 17h55 – “Impressão Digital: Aplica-se a minha empresa? É Lucrativo? - Digigraf”
15/04, das 17h às 17h55 – “Papéis Finos: Custo Benefício e Tendência para o Mercado Gráfico – Antalis”

Seminários

11 a 13/04, 18h às 22h – “Como Aumentar a Produtividade Reduzindo Problemas na Impressão Offset”, com Pedro Casotti.

11 a 13/04, 18h às 22h – “Ferramentas de Qualidade para Solução de Problemas na Indústria Gráfica”, com Márcia Biaggio.

12 a 15/04, 18h às 22h – “Elaboração do Mapa de Custos e Correto Preço da Venda para a Indústria Gráfica”, com Guilherme D'Assunção.

14 a 15/04, 18h às 22h – “Formação de Líderes de Produção para a Indústria Gráfica”, com Cristina Simões.

14 a 15/04, 18h às 22h – “Como Conquistar Clientes e Aumentar as Vendas na Indústria Gráfica”, com Auro Aldo Gorgatti.

Para obter mais informações ou realizar inscrições online gratuitas, acesse www.abtg.org.br, ou entre em contato pelo telefone (11) 2797-6700 ou pelo e-mail sag@abtg.org.br

Campanha da Mohallem/Artplan associa novo programa de fidelidade da BM&FBOVESPA a reality show


 Uma nova campanha da BM&FBOVESPA, criada pela Mohallem/Artplan, anuncia o primeiro programa de fidelidade promovido por uma bolsa de valores no mundo. Denominada “Fica Mais”, a iniciativa é voltada para as corretoras, visando estimular os atuais e futuros investidores pessoa física a permanecerem mais tempo no mercado de ações. O programa é realizado em parceria com a rede de fidelização Multiplus e recompensa o investidor mais fiel e constante com viagens, assessorias financeiras e outros prêmios exclusivos.

Segundo o presidente e diretor de criação da Mohallem/ Artplan, Eugênio Mohallem, o Fica Mais integra uma iniciativa de popularização da bolsa de valores e nada melhor do que os populares programas de reality show para exemplificar os benefícios oferecidos. “Para explicar de uma maneira simples, traçamos uma analogia com o reality show, onde permanecer mais tempo também é condição necessária para se conseguir mais prêmios”.

“Sabe-se que o modo mais eficiente de investir na bolsa é ao longo prazo, pois, em intervalos maiores, a bolsa absorve as oscilações pontuais e costuma ser mais rentável que qualquer outro investimento. E agora, com o Fica Mais, o investidor recebe mais um estímulo para continuar”, explica Mohallem.

Para Patrícia Quadros, gerente dos Programas de Popularização da BM&FBOVESPA, o crescimento do número de investidores em ações no País se deve, entre outros fatores, às campanhas promovidas pela Bolsa, que visam a aproximação do público em geral com os mercados financeiro e de capitais. “A partir dessas iniciativas, conseguimos desmistificar a aplicação em ações. Ensinamos, por exemplo, que a renda variável é uma ótima alternativa para a formação de poupança, mas que deve ser pensada no longo prazo."

A campanha inclui peças que estão em circulação na internet, além de anúncios de página dupla na revista Exame (SP e Rio), que serão veiculadas em abril.

Curso inédito de Estratégias Digitais em Curitiba

A atmosfera das plataformas digitais está cada vez mais ligada a ideias inovadoras, sempre aliadas à produção tecnológica e com base em transmedia storytelling. Este conceito refere-se às histórias contadas em múltiplas plataformas ou mídias, no intuito de proporcionar experiências mais significativas a quem consome esse tipo de conteúdo, aproximar produtos dos seus consumidores e criar engajamento.

Convergir, atravessar e quebrar barreiras. Talvez essas sejam as expressões mais ouvidas quando se fala em transmedia storytelling. Narrativas, histórias e temas usam as diversas mídias para complementar a mensagem inicial. Sendo assim, um filme pode ter um jogo no Facebook para revelar pontos que não serão explorados no cinema; ou ainda um aplicativo para o iPad com objetivo de oferecer conteúdo em quadrinhos mostrando a vida de cada personagem antes do enredo do longa. Cada iniciativa aproveita o que há de melhor naquela plataforma para retroalimentar e complementar o conteúdo principal. O filme Matrix é um dos grandes exemplos dessa convergência.

Sempre de olho nas principais tendências do mercado, a Lemon Escola de Criatividade, de Curitiba, está lançando o curso inédito Estratégias Digitais com início no dia 12 de abril - que mostrará o que foi feito na prática, pelos melhores profissionais do mercado, para contar as histórias das grandes marcas nas maiores agências do país.

Entre os destaques, Mauro Ramalho (Giovanni+Draft FCB), Marcelo do Amaral (BorghiErh/Lowe, SP) e Keid Sammour (Wunderman, SP). A preocupação não é só estar presente em uma mídia, mas usá-la para conversar com aqueles que querem quer adquirir um produto ou serviço. Talvez essa seja a maior contribuição que o conceito pode dar nas novas relações de consumo, explica Flávio Vidigal, coordenador do curso. A partir de um briefing inicial, uniremos a concepção criativa, planejamento, canais de ativação (ou meios) às novas tendências tecnológicas e à produção digital, montando um case completo e estrategicamente eficaz nos ambientes digitais. O ineditismo deste curso está em reunir tantas feras ao mesmo tempo, acrescenta.

Outros cursos
Criação Publicitária
O conceito do curso é aprender criando, sob a orientação de um renomado diretor de criação, exatamente como nas melhores agências de propaganda. Por isso o Curso de Criação da Lemon é feito para duplas criativas: diretores de arte e redatores, juntos, têm a oportunidade de aprender a criar e, ao mesmo tempo, montar a sua pasta. Nas aulas de portfólio, as duplas desenvolverão ao total quatro campanhas, orientadas por professores que diretores de criação reconhecidos nacionalmente: Marcos Pamplona (Lemon), Luiz Groff (Agência Elétrica), Fabio Miraglia (JWT) e Renato Cavalher (OpusMúltipla).

Início das aulas: 5 de abril de 2011.

Design 5.0
O Design é, atualmente, um dos mais importantes diferenciais estratégicos de marcas de sucesso. A partir dele, as empresas nascem, criam suas identidades, definem seus pontos de contato com o consumidor e estabelecem padrões de comportamento competitivo no mercado. Neste curso da Lemon, o aluno terá a oportunidade de conhecer e experimentar na prática os principais tópicos que definem o Design, trabalhando de perto com os melhores profissionais da área local e nacional. As aulas-oficina serão aos sábados, ministradas por profissionais renomados do design brasileiro, sempre focadas na construção de um portfólio conciso e competitivo. Análise de cases, preparação de apresentações, criação de marcas, desenho de tipos e experimentação gráfica serão alguns tópicos abordados durante o curso. Entre os destaques, Rico Lins (Rico Lins + Estudio, SP), Hugo Werner (EstÍ dio Hugo Werner, BH) e Kleber Puchaski (Feel the Future, Curitiba). A coordenação é de Zé Henrique Rodrigues (BrainBox) e Marcos Minini (Weshape Connection Design).

Início das aulas: 9 de abril de 2011

Produção para Projetos Especiais
Pensar criativamente os processos de produção e fazer deles um aliado. Esta á a proposta deste curso. Nele o aluno aprenderá a dinâmica do trabalho de produção gráfica, desde a elaboração de um bom briefing, analise de custos, produção/impressão até a entrega do produto final. Os professores do curso são profissionais envolvidos na materialização de grandes projetos e irão mostrar ao aluno como a união da criatividade, bom atendimento e conhecimento técnico, são a fórmula para cases de sucesso. Todas as aulas preparam o aluno para pensar e planejar projetos executáveis nos mais variados processos de impressão, como: offset, impressão digital, rotogravura, serigrafia.
Início das aulas: 02 de maio de 2011.

Informações mais detalhadas dos cursos podem podem ser obtidas pelo email lemonschool@lemonschool.com.br ou pelo telefone (41) 3019-9663.