6.11.10

Exposição leva em conta relações de intensidade entre homem, cidade contemporânea e espaço público


Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) abrirá a exposição individual “Espaçonaves: a cidade não mora mais aqui”, do artista visual baiano Gaio Matos, no próximo dia 17 (quarta-feira), às 18 horas. Com entrada franca, a mostra ficará em cartaz até o dia 31 de dezembro deste ano (horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; e aos domingos, de 10h às 18h).



A exposição de Gaio Matos, 39 anos, mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, problematiza a construção do espaço e seus desdobramentos, levando em questão as relações de intensidade entre o homem, a cidade contemporânea e o espaço público. “Penso que os trabalhos da mostra aludem a este espaço movente e fora da lei territorial fixa que rege a arquitetura de projeto, ao mesmo tempo em que por cadeia apontam de forma sutil para uma política habitacional desigual, deficitária e exclusória”, afirma o artista.
Como situar os que habitam ou cruzam fronteiras, refugiados de guerra, população de rua, trabalhos migrantes e “nômades”? Como reterritorializar uma população em trânsito que perdeu suas amarras a lugares definidos? De que forma os sentidos espaciais se estabelecem, e quem tem o poder de tornar lugares os espaços?

“Estas questões se evidenciam quando vivemos uma condição generalizada de “sem teto”, em um mundo sem fronteiras onde as identidades estão se tornando, cada vez mais, senão totalmente desterritorializadas, ao menos territorializadas de forma diferente. Neste jogo, ficam borrados limites familiares entre o “aqui” e o “lá”, o centro e a periferia, a colônia e a metrópole”, visualiza Gaio Matos.

É desta perspectiva que se torna possível uma interpretação alternativa do lugar e da sua arquitetura; o que dá ao lugar sua especificidade é o fato de que ele se constrói a partir de uma constelação de relações sociais que se encontram e se entrelaçam em um ponto particular que novamente se abre.



Assim, em vez de pensar em um lugar com fronteiras ao redor, “posso imaginá-los como momentos arquitetônicos estruturados e articulados em redes de relações e entendimentos sociais. Isso, por sua vez, permite um conceito de lugar extrovertido e progressista que inclui a consciência de suas ligações com um mundo mais amplo. Em primeiro lugar, eles não estão estáticos. Se os lugares podem ser conceituados em termos das interações sociais que agrupam, essas interações em si mesmas não são inertes: elas são processos”, destaca Gaio Matos.

O artista visual baiano prossegue com seu raciocínio: “talvez se deva dizer isso dos lugares, que eles também são processos. Em segundo lugar, um lugar não tem de ter fronteiras no sentido de divisões demarcatórias ou possuir uma arquitetura permanente e visível. É evidente que as fronteiras são necessárias para certos tipos de estudo, mas não são necessárias para a conceitualização de um lugar em si. Finalmente, os lugares não têm de ter “identidades” únicas ou singulares: eles estão carregados de conflitos. Sobre o que foi passado, como é o seu presente e o que poderá ser seu futuro”.

Texto do artista Gaio Matos
A turbulência dos espaços liberados pela multiplicidade de diferenças presentes na vida pública da cidade levou-me a presentificar algumas questões. De que forma os sentidos espaciais se estabelecem, e quem tem o poder de tornar lugares os espaços? Quem dramatiza e faz do espaço público um espaço-fluxo em permanente estado de conflito onde o contato, controle e a disputa social tem lugar?

Estas questões se evidenciam quando a produção da escala pública numa metrópole como Salvador escapa a qualquer tentativa de planejamento e apreensão tanto qualitativa como quantitativa. Assim, a praça e sua vizinhança podem ser vistos também como o espaço do consumo coletivo, das antagonias espaciais, da exclusão e da instabilidade por excelência. Neste pulsar onde a velocidade, o volume, o choque e a justaposição de perspectivas, ficam borrados limites convencionais entre o que é vivo e o que é estático.

Isso nos faz pensar em um sentido de lugar progressista, não fechado e defensivo, mas voltado para fora e que combine com a recusa do produto e dos processos do “ficar parado”, que contraria e ofusca um conceito espacial estável e historicista modelado e demarcado por geógrafos e arquitetos em torno de divisões estáticas como sendo o território institucionalizado por um poder hegemônico.

É desta perspectiva que se torna possível uma interpretação alternativa do lugar e da sua arquitetura; o que dá ao lugar a sua especificidade é o fato de que ele se constrói a partir de uma constelação de intensidades que se encontram e se justapõem em redes de relações e (des)entendimentos sociais. Isso, por sua vez, permite um conceito de lugar extrovertido e progressista que inclui a consciência de suas ligações com um mundo mais amplo. Se os lugares podem ser traduzidos a partir do encontro de intensificações que se agrupam no seu entorno, essas intensidades em si não são inertes: elas são processos. Talvez se deva dizer também isso dos lugares, que eles também são processos.

Revela Design 2010 - Cidades Criativas


O Revela, principal evento do Centro de Design do Recife, chega à sua 5a edição cumprindo uma trajetória de reflexões sobre design e suas interações com outras linguagens, que contemplou desde relações com as cadeias produtivas da cultura (2006), ao seu papel social e estratégico para a qualidade de vida das pessoas (2007), considerando questões como as Indústrias Criativas (2008) e a Sustentabilidade (2009).

Neste quinto ano nosso enfoque são as Cidades Criativas, conceito que vem sendo amplamente discutido como perspectiva necessária e diretriz para o desenvolvimento de cidades sustentáveis para um futuro próximo, fechando e aprofundando com coerência o ciclo das questões levantadas desde o primeiro Revela.

Dentro desta perspectiva, tentaremos abordar onde e como o design thinking é estratégico para o planejamento e o desenvolvimento destes novos conceitos de cidades que precisamos criar ou reinventar para habitar. Das possibilidades e impossibilidades de conciliação entre intervenções e projetos funcionalistas, predominantes em grande parte de nossas cidades, de como esta realidade nos conduz a estas reflexões.

Para tal, convidamos profissionais de diversos campos de atuação do design e de outras áreas diretamente ligadas à sua aplicação, seja em reflexões ou em práticas de projeto ligadas a distintas experiência urbanas. Entendemos e esperamos que os debates, palestras e workshops sejam construtivos e reverberadores de ações futuras para a nossa cidade.

Contamos, para isso, com o apoio e a colaboração de pessoas e entidades que acreditam nestas reflexões para a formação de uma nova geração de pensadores, profissionais de projeto e instituições com posicionamentos sintonizados e em convergência de interesses para a criação de cidades mais coletivas e criativas.

Serviço
Revela Design 2010 – Cidades Criativas
Local das palestras: Auditório do Santander Cultural - Av. Rio Branco, 23 – Bairro do Recife (em frente ao Marco Zero)
Locais dos workshops: Centro de Design do Recife e Centro de Formação em Artes Visuais (Pátio de São Pedro, casas 10 e11)
Divulgação dos selecionados: até 5 de novembro no site do Centro de Design
Mais informações: 3355.3147
Contato para entrevistas: Renata Gamelo - 9211-6194

CCPR promove Festival de Criatividade nesta segunda-feira

Criatividade e estratégia são temas que estão diretamente relacionados. Pensando nisso, o Fórum de Marketing e Negócios do Paraná traz uma nova proposta ao público, o Festival de Criatividade, evento paralelo que discutirá temas como tecnologia, inovação e criatividade, nessa segunda-feira (08).

Realizado em parceria com o Clube de Criação do Paraná (CCPR), o Festival receberá grandes nomes no Centro de Eventos ExpoUnimed, na Universidade Positivo. Neste período, acontecerão seis palestras e um debate, com diversos assuntos, como criação, redes sociais, produção gráfica, tendências, mídia e planejamento e técnicas de criação e redação. “O Festival surgiu da necessidade do Fórum em se aproximar do público, já que não existia espaço para debates. Através da sistemática que organizamos, o público poderá compreender onde estão as grandes soluções de marketing”, destaca Alexandre Magno, presidente do CCPR.

Entre os convidados está Edson Athayde, que atuou como diretor de criação da Young&Rubicam para a Península Ibérica (Barcelona, Madri e Lisboa) e foi vice-presidente de criação da Ogilvy&Mather Portugal. Com o tema “Pensando fora da caixa”, Edson abordará como a criatividade pode atingir novas fronteiras e se tornar mais relevante aos negócios.

Na sequência, o publicitário André Telles irá discutir a importância das redes sociais e como usá-las a favor do cliente. Primeiro brasileiro a publicar um livro sobre Social Media Marketing, em 2005, intitulado “Orkut.com”, André possui Pós Graduação em Marketing pela FAE Bussiness School e cursou MBA com ênfase em direção estratégica na FGV Fundação Getúlio Vargas.

Maurício Medeiros, diretor da WeShape Connection Design, falará sobre o papel da inovação e da criação em um mundo em constante mudança. Mestre em Ambientes Narrativos pela Central Saint Martins School of Arts and Design - London, Maurício defende o design de visão multidisciplinar e inovadora para provocar experiências memoráveis a consumidores e usuários.

Responsável pela criação de campanhas para grandes clientes como Nestlé, GM, Citibank, Procter & Gamble, HP e L’Oreal, Hugo Rodrigues discutirá técnicas de redação e criação – a ideia e seus ingredientes em busca de resultados. No ano passado, Hugo foi eleito “Profissional de Criação do Ano” pela APP – Associação dos Profissionais da Propaganda. Em 2006, ganhou o Leão em Cannes na categoria de automóveis, a mais difícil e disputada do Festival.

No fim do dia haverá uma mesa redonda com a presença do diretor de marketing da Nike Brasil, Tiago Pinto. O CCPR também fará a entrega de um mini-book com as peças medalhadas no estande junto com os kits dos participantes do Fórum.

As inscrições para participar do Fórum de Marketing e Negócios do Paraná e do Festival de Criatividade estão abertas desde o dia 1º de outubro, pelo site www.forumdemarketing.com.br. A expectativa de público para o evento é de mais de duas mil pessoas. O evento tem o patrocínio do Banco HSBC e da Unimed Curitiba, parceria com a HSM e apresentação da RPC TV. Mais informações: (41) 3373-3330 (Positivo) ou (41) 3253-7180 (Clube de Criação do Paraná).

Programação:
6 Palestras - 15h às 16h30min / Intervalo 30min. / 17h às 18h30min

1. Criação – Edson Athaide (vice-presidente de criação da Master)
Pensando Fora da Caixa – Como a criatividade pode atingir novas fronteiras e se tornar mais relevante ao negócio.
2. Técnicas de Criação e Redação – Hugo Rodrigues (vice-presidente nacional de criação da Publicis) e Marcos Pamplona (sócio e diretor da Lemon Escola de Criatividade)
Como Fazer – A ideia e seus ingredientes em busca de resultados.
3. Tendências – Mauricio Medeiros (sócio-diretor criativo da WeShape Connection Design) e Renato Cavalher (direção geral de criação da OpusMúltipla Comunicação Integrada)
Inovação – Como criar, inovar e diferenciar em um mundo em constante mudança.
4. Redes Sociais – Andre Teles (CEO da agência especializada em marketing digital, Mentes Digitais)
Socialize-se – Saiba como usar estas ferramentas a favor do cliente.
5. Produção Gráfica – Luiz Seman (consultor autônomo com experiência de mais de 35 anos nas áreas de design e produção gráfica)
Muito além do Papel – Como criar, economizar e melhorar a imagem da sua produção impressa. Quais os novos recursos e tecnologia possíveis que agilizam e trazem mais qualidade.
6. Mídia e Planejamento – Luciana Stellfeld (diretora de mídia da Heads Propaganda em Curitiba) e Marilene Fernandes (diretora de mídia da Heads Propaganda)
Mídia do Século 21 – Como explorar as oportunidades e se aproximar dos novos consumidores.

1 Debate - 19h às 20h30min.
Inovação e Construção de Marca.
Mediador Convidado – Eduardo Tomya (Branding Analytics)
Tiago Pinto – Diretor de Marketing Nike Brasil
Silvio Sato – Gerente de Branding e comunicação da VIVO

Serviço:
Fórum de Marketing e Negócios do Paraná
Quando: 8 e 9 de novembro de 2010
Local: Universidade Positivo (Teatro Positivo – Grande Auditório e Expo Unimed Curitiba)
Horário: 08h30 às 18h30.
Informações: (41) 3373-3330
Inscrições exclusivamente pelo site: www.forumdemarketing.com.br
Valor: conferir tabela no site
Patrocínio: HSBC e Unimed Curitiba
Parceria: HSM
Apresentação: RPC TV

Seminário Internacional promove troca de experiências de modelos regulatórios das comunicações eletrônicas


Nos dias 9 e 10 de novembro, o Governo Federal realizará o Seminário Internacional das Comunicações Eletrônicas e Convergência de Mídias para debater os impactos das mudanças tecnológicas, seus desafios e oportunidades na nova era da digitalização. O objetivo do Seminário é fornecer subsídios para legisladores, reguladores, formuladores de políticas públicas e segmentos empresariais e da sociedade civil que lidam com as diversas questões relacionadas às comunicações.

No Seminário, será possível discutir os rumos das comunicações eletrônicas, por meio da troca de experiências com outros países, conhecer os avanços e limitações de seus processos regulatórios e ainda a forma como lidam com essas transformações, nos marcos da plena democracia.

Participam, como palestrantes, dirigentes e representantes da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom/Portugal), da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC/Portugal), do Conselho Superior do Audiovisual (CSA - Conseil Supérieur de l´Audiovisuel/França), da Comissão de Mercado das Telecomunicações (CMT - Comisión del Mercado de las Telecomunicaciones/Espanha), da Autoridade Federal de Serviços de Comunicação Audiovisual (AFSCA - Autoridad Federal de Servicios de Comunicación Audiovisual/Argentina), do Office of Communications (Ofcom/Reino Unido), especialistas na área de regulação da Comissão Européia, da Unesco, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Comissão Federal de Comunicações (FCC - Federal Communications Commission/Estados Unidos).

Estão convidados para o Seminário entidades da sociedade civil e empresarial, parlamentares, representantes de órgãos governamentais, acadêmicos, especialistas e a imprensa. O evento se realiza, em Brasília, no Teatro da Caixa - SBS, Quadra 4, Lote 3, 4.

O Seminário será transmitido, ao vivo, no site www.convergenciademidias.gov.br, pela TV NBR* e terá cobertura pelo twitter @_convergencia. O site disponibilizará todas as palestras degravadas e em áudio, além das apresentações realizadas pelos debatedores, cerca de uma hora após cada palestra. Será possível ainda acompanhar notícias e entrevistas com os palestrantes na seção notícias, do site.

Uma semana após o Seminário, os vídeos legendados das palestras também estarão disponíveis no site e cópias deles poderão ser solicitadas. Em breve, serão disponibilizadas informações adicionais sobre a obtenção dessas cópias.

As orientações sobre o credenciamento de imprensa estão na aba credenciamento, da seção notícias.
O atendimento à imprensa será realizado pelo telefone: 3411 – 49 – 28 (Gioconda Bretas).

*Saiba como assistir a TV NBR:
Cidades que captam o sinal da NBR pela Net:
12 - Anápolis - GO
02 - Belo Horizonte - MG
19 - Blumenau - SC
13 - Brasília - DF
06 - Campinas - SP
09 - Campo Grande - MS
19 - Florianópolis - SC
10 - Goiânia - GO
06 - Indaiatuba - SP
15 - Porto Alegre - RS
07 - Ribeirão Preto - SP
04 - Rio de Janeiro - RJ
14 - Santos - SP
07 - São José do Rio Preto - SP
05 - São Paulo - SP

Sky:
Canal 146

OiTV:
905 - Rio de Janeiro

Recepção Digital de Satélite (Antena Parabólica):
Satélite: Star One C2
Posição Orbital do Satélite: 70°W
Polarização: Horizontal
Frequência: 3632
Padrão: DVB-S
SYMBOL RATE: 4.6875
FEC 3/4
PID DE VÍDEO: 0308
PID DE ÁUDIO: 0256
PID DE PCR: 8190

Recepção Analógica de Satélite (Antena Parabólica):
Satélite: Star One C2
Posição Orbital do Satélite: 70°W
Freq.: 4030
Banda L : 1120
Polarização : Vertical