2.6.11

Avesso mostra os bastidores da campanha da “Semana Otimismo que Transforma” da Coca-Cola


A Semana, cuja campanha tinha como slogan “Os bons são a maioria”, durante uma semana reverteu parte do valor arrecadado com a venda dos produtos da marca para programas do Instituto Coca-Cola Brasil. Neste ano, o foco principal era o apoio às cooperativas de reciclagem. Para conferir esse trabalho, o Avesso viajou até o Rio de Janeiro e conheceu a Cooperativa Socitex, beneficiadas pela campanha que recebe todo o respaldo para desenvolver suas atividades. “A Coca-Cola ajuda, dá estrutura e a documentação necessária. Assim, abre portas e gera emprego para as famílias que realmente precisam”, conta Antônio Borges, Presidente da Socitex.

A campanha publicitária da Semana Otimismo que Transforma também incluiu várias ações para mídia impressa, TV e internet.

No ambiente digital, foi criado o Mural dos Bons, um espaço com fotos enviadas pelos consumidores junto com os produtos adquiridos durante a campanha. Muitos deles participaram da ação com a ajuda de promotores, que percorreram bares e restaurantes tirando fotos das pessoas no momento do consumo dos produtos.

O filme utilizado para a TV foi composto de imagens simples, até mesmo tiradas da internet, como a de um mergulhador que abre uma lata do refrigerante no fundo do mar. Ao ter conhecimento da imagem, a Coca-Cola foi à procura desse consumidor e conseguiu a cessão da imagem para a campanha.

Para Marco Simões, VP de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, esse passo mostrado no Avesso vai muito além da campanha em si. “Não basta ser otimista, você tem que continuar trabalhando para mudar as coisas para melhor”, explica Marco. Seguindo essa mesma linha de pensamento, Antônio Borges destaca que o otimismo mostrado na campanha está presente no seu dia-a-dia: “De catador, cheguei à presidente de cooperativa. De precisar de emprego, hoje eu gero emprego. Não tem como não ser otimista”.

F/Nazca assina novos uniformes de funcionários para a Pinacoteca do Estado



Mais de 80 funcionários da Pinacoteca do Estado de São Paulo estreiam o novo uniforme do museu, assinado pela F/Nazca. As peças, que começam a ser usadas a partir desta semana, fazem parte da estratégia de modernização da imagem da instituição.

A inspiração para o novo design das roupas, veio do elemento principal que permeia a identidade da Pinacoteca: as janelas do prédio. Além disso, um estudo das cores do museu (paredes, portas, passarelas, etc.) ajudou a revelar quais tons fariam mais sentido nos uniformes. A calça social e a camisa do uniforme antigo foram substituídos por modelos menos formais para deixar o ambiente mais descontraído, convidativo e moderno.

As novas peças, mais funcionais e despojadas, nas cores creme e vinho, são compostas por calça de alfaiataria em material jeans, camisetas de algodão e camisas com estampas das janelas, além de uma malha e um casaco mais estruturado para o inverno. O resultado é um look mais confortável e atual.

Assina a criação Fabiana Falcão, com direção de criação de Fabio Fernandes e Alexandre Soares.

Ficha Técnica:
Cliente: Pinacoteca do Estado de São Paulo
Produto: Uniformes
Diretor de criação: Fabio Fernandes / Alexandre Soares
Diretor de arte: Fabiana Falcão
Fotógrafo: Luciana Dal Ri
Art Buyer: Cristiano Godoy / Edna Bombini
Produção gráfica: Jomar Farias / Cibele Fontoura
Produção: U!Dress
Planejamento: José Porto
Atendimento: Camila Hamaoui / Marcela Paiva
Mídia: Lica Bueno / André Gramorelli
Aprovação cliente: Marcelo Araújo / Camila Sampaio / Marcia Guiote

GE lança campanha, se aproxima dos brasileiros e reposiciona a marca no Brasil

Com emoção e sensibilidade, a GE se aproxima dos brasileiros na primeira campanha criada pela AlmapBBDO para a marca. A campanha "GE. Se dá para imaginar, dá para fazer" é composta por dois filmes de 60" – "Ideia Iluminada" e "Curioso" – cinco anúncios, spots de rádio e ações na Internet. O filme “Idéia Iluminada” estreia na segunda-feira, dia 6/6, nas emissoras abertas. No dia seguinte, estará na TV a cabo e nas telas dos cinemas no fim de semana. O anúncio “Energia Eólica”, primeiro a ser veiculado, estará nas revistas semanais no fim de semana e nos jornais no dia 7/6, terça-feira.

Para esta campanha, a AlmapBBDO iniciou em 2010 um trabalho de pesquisas e estudos e, a partir deles, foram desenvolvidos filmes que utilizam o lúdico para interpretar o conceito da campanha e anúncios que destacam as áreas de atuação da GE e sua preocupação em estimular o desenvolvimento preservando o meio ambiente. A campanha na TV e na mídia impressa é de Sophie Schoenburg e Vico Benevides. Na Internet, é de Natália Rezende e Flavia Figueiredo, com codireção de Luciana Haguiara e Sergio Mugnaini. A direção de criação é de Marcello Serpa e Luiz Sanches.




Os dois filmes foram dirigidos pelo argentino Armando Bo – um dos roteiristas do longa Biutiful, do cineasta mexicano Alejandro Gonzalez Iñarritu, indicado ao Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro e estrelado por Javier Bardem. Para imprimir sensibilidade ao falar em tecnologia, os filmes utilizaram cenas de carinho e imaginação, dirigidas por Bo. Em "Ideia Iluminada", um menino olha intrigado para uma vela apagada sobre um bolo de aniversário já cortado. Ele a sopra e, como mágica, a vela acende. O garoto sorri, orgulhoso de seu poder, que segue utilizando para acender a luz do quarto do bebê que chora e fazer funcionar seu móbile, aquietando-o. Ele sai em busca de sua bicicleta e sopra para acender as lâmpadas do quintal. Entra a locução em off: "Gerar energia com o vento. GE. Se dá para imaginar, dá para fazer”. A cena vai para o garoto pedalando pelo calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, e enchendo o peito para soprar as lâmpadas e iluminar seu caminho.

Em "Curioso", a curiosidade de um menino o leva a enxergar o mundo por meio dos buraquinhos e da "luneta" formada por sua mãozinha. Assim, ele tenta ver o irmão que ainda está na barriga da mãe, o que há sob a tampa de um poço, a fresta de uma persiana e os peixinhos de um rio pelo fundo de um copo. Entra, então, o locutor em off: "Ver o mundo por dentro. GE. Se dá para imaginar , dá para fazer”. A câmera volta ao menino que chega em casa a tempo de ver o médico examinando a barriga de sua mãe com o Vscan - aparelho de ultrassonografia portátil da GE, do tamanho de um celular - e ele vê, maravilhado, a imagem de seu irmãozinho no pequeno monitor do aparelho.

Nos anúncios, são ilustrações multicoloridas que mostram a imaginação que existe por trás dos produtos GE em diversas áreas de infraestrutura, sempre mantendo sua preocupação em proteger o meio ambiente e oferecer a tecnologia mais avançada ao Brasil. É assim com a locomotiva e as turbinas de aviões movidas a biodiesel, o gerador de energia eólica que transforma o vento em força para as cidades, a transformação da água suja e da água industrial para a irrigação e o dispositivo portátil que permite a visualização das bolsas amnióticas e do abdômen para acompanhamento das gestações e diagnósticos de problemas nos aparelhos digestivo e urinário. Spots e ações na web seguem o mesmo estilo da campanha, cujo conceito é "GE. Se dá para imaginar, dá para fazer". Os filmes estarão nas principais emissoras e os anúncios serão veiculados nas revistas de maior circulação do país, durante todo o ano.




“Esta campanha publicitária reforça o comprometimento da companhia com este País, que hoje está entre os três mercados prioritários para a GE globalmente. Ao final do ano passado, anunciamos um pacote de investimentos da ordem de US$ 550 milhões, o maior em mais de 90 anos de história da companhia por aqui, com capacidade de geração de, pelo menos, 1.000 empregos diretos. Com esta parceria com a AlmapBBDO, queremos que novos públicos conheçam como a GE está investindo no Brasil e as soluções de alta tecnologia e inovações que produzimos localmente”, reforçou Marcos Leal, diretor de marketing da companhia para a América Latina.

Veja aqui os 2 filmes:
http://www.youtube.com/watch?v=VHu2bfsb-jE
http://www.youtube.com/watch?v=IYbNr5ZEyVU

FICHA TÉCNICA – FILME
Anunciante: GE
Título: Ideia Iluminada e Curioso
Produto: Institucional
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches
Criação: Sophie Schoenburg, Vico Benevides
Produtora: REBOLUCION BR
Produtor executivo: Patricio Alvarez Casado e Jorge Larrain
Produção: Mariano Avellaneda
Diretor: Armando Bo
Diretor de fotografia: Javier Julia
Diretor de Arte: Daniel Gimelberg
Primeiro assistente de direção: Nicolas Di Cocco
Pós produção: Pickle House,Luis Staffolani
Editor: Patricio Pena
Rtvc: Vera Jacinto, Gabriel Dagostini, Diego Villas Bôas, Taís Olhiara Bezerra
Trilha: Raw Áudio
Atendimento: Oscar Ferreira. Renata Wirthmann, Caio Henrique
Planejamento: Daniel Diniz e Maria Anita Martinez
Mídia: Paulo Camossa Jr., Wanderley Jovenazzo, Thelma Ferguson, Wellington Costa
Aprovação: Judy Hu, Marcos Leal, Ana Abreu




FICHA TÉCNICA – ANÚNCIOS

Anunciante: GE
Títulos: Turbina, Energia Eólica, Reuso de água, Biocombustível, Ultrassom de Bolso
Produto: Institucional
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches
Criação: Sophie Schoenburg, Vico Benevides
Fotógrafo: Hugo Treu
Ilustração: Vetor Zero
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Oscar Ferreira. Renata Wirthmann, Caio Henrique
Planejamento: Daniel Diniz e Maria Anita Martinez
Mídia: Paulo Camossa Jr., Wanderley Jovenazzo, Thelma Ferguson, Wellington Costa
Aprovação: Judy Hu, Marcos Leal, Ana Abreu

Mostra “Trabalhadores do Cotidiano”


A partir do dia 2 até 30 de junho de 2011, os apreciadores das artes poderão conferir, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, a mostra “Trabalhadores do Cotidiano”, do pintor Ulysses Sanchez, exposta no Espaço Cultural CRC SP.

Inspirado no cubismo e no cotidiano das pessoas, o pintor, formado em artes gráficas, retrata em suas obras personagens da vida rural e urbana. Na opinião do presidente do IPH (Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo), Emanuel von Lauenstein Massarani, “o artista vê a expressão visual como uma realidade fantástica e contrapõe a arte imitativa à geometria abstrata. A partir daí, o seu traço adquire as suas justas dimensões, não em virtude de uma força emocional, mas em relação aos puros valores existentes entre espaços e planos”, analisa .



Todos os meses, o Espaço Cultural CRC SP apresenta uma nova exposição artística aberta à visitação pública.



Serviço
Evento: “Trabalhadores do Cotidiano” de Ulysses Sanchez.
Data: 2 de junho a 30 de junho de 2011.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Local: Rua Rosa e Silva, 60- Higienópolis.