31.7.12

Polvo Digital firma parceria com a empresa Squartz Technologies

A Polvo Digital anuncia em agosto a parceria com a empresa Squartz Technologies, empresa de inovação tecnológica que desenvolve aplicativos e campanhas de Realidade Aumentada. A ferramenta inovadora permite interação entre o mundo real e o virtual por meio da captação de movimentos, reconhecimento facial e outras inúmeras possibilidades. A Realidade Aumentada é amplamente utilizada fora do país e conquistou o interesse de marcas como BMW, Adidas, Lacta, GE, Toyota, DisneyLand, Ford, Fanta e Nissan. “Pode ser utilizada para conectar clientes e marcas tanto por meio de mídias convencionais (totens, quiosques, displays, pdv) quanto por meio de plataformas atuais (Kinect, iPad, sistema Android, Facebook, etc), sem a necessidade dos antigos marcadores que causavam transtornos no fornecimento por exigirem adaptações das embalagens”, explica o diretor da Squartz Technologies, Wellington Moscon.

O ponto forte desta tecnologia é a marcante experiência de usuário que ela proporciona. As diversas possibilidades de interação despertam a curiosidade do público, que se vê desfrutando de uma atividade fora do comum no momento em que são integrados elementos virtuais ao mundo real. “É desta forma que as marcas criam vínculo de emoção e memória com seus clientes, fato diferencial em um mercado que se esforça tanto pela fidelização. Por isso estabelecemos esta parceria para, cada vez mais, oferecermos soluções completas na área digital ao mercado”, fala o diretor da Polvo Digital, João Del Valle.

Scotch-Brite lança campanha estrelada por Claudia Raia


A partir do dia 1º de agosto, os consumidores de todo o Brasil poderão conferir nos canais de TV aberta, Globo e Record, a nova campanha de mídia de Scotch-Brite, intitulada Escolhas inteligentes. Em um comercial de 30 segundos, estrelado pela atriz Claudia Raia, a marca vai mostrar de forma divertida seus diferenciais, enfatizando a real economia de tempo e dinheiro. A agência que assina o comercial é a Pragma Comunicação.

Segundo a área de marketing de Limpeza Doméstica da 3M, este é o maior investimento da marca Scotch-Brite no Brasil. “A campanha tem como objetivo estimular a consumidora de forma descontraída a refletir sobre os benefícios e consequências de realizar as escolhas inteligentes”, conta Emerson Mota, gerente de produtos da 3M do Brasil.

Para isso, foi criada uma situação hipotética de colocar uma celebridade exercendo um papel totalmente diferente do habitual. Neste caso, Cláudia Raia aparece em um júri como advogada e, em um determinado momento, vem à tona sua veia artística da dança, canto e interpretação. Depois desta situação, Cláudia Raia volta para a realidade e, no conforto do seu lar, realiza o testemunhal sobre a decisão correta de sua carreira e da melhor opção no momento de lavar louças.

“A Cláudia Raia possui características que coincidem com as da marca Scotch-Brite – versátil, diferenciada, inovadora, elegante – e fala com os diversos públicos. Realizamos pesquisas com as nossas consumidoras para ratificar a nossa escolha”, comenta Mota sobre a decisão da celebridade.



Outras ações
Além da campanha de mídia, a marca Scotch-Brite também realizará ações de sustentação no ponto de venda, para deixá-lo ambientado com o mote da campanha. Ainda em agosto, a marca passa a contar com uma fanpage no Facebook (www.facebook.com/ScotchBriteBR). Na página, dicas de limpeza e assuntos do mundo feminino permitirão uma maior interação com as consumidoras.

“Queremos estar cada vez mais próximos dos nossos consumidores para ouvir o que eles têm a nos dizer, e as redes sociais permitem essa troca constante. A consumidora de Scotch-Brite é antenada e também tem muito a compartilhar com outras consumidoras, por isso, queremos incentivar a interação neste canal”, conclui Mota.

A última campanha da marca Scotch-Brite com uma celebridade foi em 2010, com o ator Lázaro Ramos, que interpretava três personagens: o economista, a empregada doméstica e uma “dondoca”. Em 2011, a marca lançou a campanha “Vai por mim”, onde uma consumidora mais madura, no papel de uma tia, dava dicas para a sua sobrinha.

Desafio Scotch-Brite
Além das ações de PDV, internet e na TV, a marca Scotch-Brite está lançando um desafio. A consumidora será convidada a testar a esponja multiuso (verde-amarela) da marca por 14 dias e, caso ela não fique satisfeita com a performance do produto, a Scotch-Brite devolverá o dinheiro. Outros detalhes da ação no www.duramais.com.br.

Ficha Técnica:
Título Original: "A Escolha da Claudia Raia" Duração: 30" TV: Globo e Record Anunciante/produto: 3M/Scotch-Brite Agência: Pragma Comunicação Criação: Thiago Nadur e Ricardo Warth Direção de criação: Ricardo Warth Atendimento: Miguel Villalobos e Giuliana Castela Produção/RTVC: Luis Porto Produtora/filme: Black Maria Direção/filme: Afonso Poyart e Renato Jabuka Direção/fotografia: Aldo Imperatrice Produção: Equipe Black Maria Pós Produção: Equipe Black Maria Produtora/som: Rítimika Aprovação/cliente: Emerson Mota, Marcelo Hengeltraub, Urbano Santiago

Avesso traz os bastidores da nova campanha da Ford Caminhões

O programa Avesso mostra os bastidores da super produção que a Ford Caminhões desenvolveu para falar sobre a potência da sua nova linha de caminhões. O filme, criado pela JWT, consiste em demonstrar através da força de Ogros, a potência do motor dos seus veículos. O Avesso entrevistou os responsáveis por essa criação e traz todos os detalhes dessa nova produção.

O desenvolvimento da campanha contou com a participação de mais de 150 profissionais, entre direção, atores, montagem de figurino e maquiagem, além da utilização de tecnologia 3D. O filme foi criado com um recurso pouco comum nas peças publicitárias para caminhões, o bom humor, que foi alcançado a partir dos biótipos dos atores. Eles foram divididos em dois barcos criados em madeira, especialmente para o filme, o primeiro representava a linha de caminhões da Ford com homens fortes e o segundo, a concorrência com homens fracos.

Para Pedro Aquino, Gerente de Marketing da Ford Caminhões, o maior desafio da produção, era conseguir mostrar com bom humor as principais vantagens do Cargo 6x2, “Nós precisávamos de uma campanha que mostrasse o quanto esse caminhão é potente, tem torque e tem um desempenho superior na estrada”. Explica ao Avesso.

Confira os bastidores dessa potente campanha, acessando: http://youtu.be/PROnJIWxn_s

Grafite transforma tapumes de obra em decoração



Por anos, o grafite foi considerado uma contravenção, algo “marginalizado”. Hoje, faz parte da decoração das cidades, deixando-as cada vez mais coloridas e atraentes aos olhos da população. Pensando neste diferencial e buscando atrair o olhar dos curitibanos, a BKO e a AG7 optaram por esta forma de arte para alegrar os tapumes colocados no empreendimento iGLOO Curitiba.

As pinturas, desenvolvidas exclusivamente para a BKO, ilustram o tripé “iconnect (Tecnologia) / isave (Sustentabilidade) / idesign (Personalização)”, conceitos fundamentais que norteiam os empreendimentos iGLOO – também localizados em Santos, Alphaville e Vila Olímpia.

O artista designado para a pintura é Deivid Heal, o mesmo responsável pelos grafites das telas expostas no lançamento do empreendimento, em maio do ano passado. A partir de sua experiência como grafiteiro, Deivid notou que poderia atuar em outras áreas profissionalmente, como desenhista, professor e decorador, com trabalhos de ilustração por encomenda.

O tapume deverá ficar exposto até junho de 2014, época prevista para a finalização da obra. “As cores do tapume deixaram a cidade mais alegre, atraindo também a atenção de novos consumidores que se identificam com o DNA do iGLOO” completa a gerente de Incorporação da BKO, Natalie Quandt.

Head of Art da CUBOCC aprova plugin da iStockphoto

O diretor de arte Átila Meireles, Head of Art da agência CUBOCC, foi um dos primeiros a testar o plugin desenvolvido pela iStockphoto para o novo Adobe® Creative Suite® 6 (CS6). “Esse é o tipo de ideia que me fez perguntar: como eu não pensei nisso antes?", comenta Átila, que testou o plugin com o Adobe Illustrator.

A ferramenta tem várias funcionalidades, entre elas fazer buscas e download de arquivos da iStockphoto, sem interromper o fluxo de trabalho do artista. Outro recurso permite que imagens provisórias sejam substituídas pelas definitivas, sendo automaticamente redimensionadas e posicionadas dentro do layout de produção. Este é o depoimento de Átila Meirelles sobre o plugin:

“Experimentei e vejo como uma ferramenta útil e promissora. Ao meu ver, o grande diferencial dela vai muito além de simplesmente otimizar tempo, mas consiste em concentrar o foco no trabalho e não ter de sair constantemente para o browser em busca de imagens.

Pra quem atua com criação e design é um grande avanço, uma vez que o trabalho exige bastante concentração.

Além disso, o fato de conseguir alinhar a aba com os ‘thumbs’ do iStock ao lado do meu layout facilita muito na hora de filtrar o que visualmente funciona, ou não, naquilo que estou produzindo.

Também achei incrível poder clicar nas imagens e arrastá-las diretamente para meu stage de trabalho - agiliza muito a vida.

Senti falta apenas de ter mais opções de visualização das imagens no resultado da busca.

Mas, no geral, comprei a ideia”.

Daniel Boaventura homenageia mulheres na nova campanha de Lux


Presente há 80 anos no Brasil, Lux, líder em sabonetes que mais reflete a beleza feminina, escolheu o cantor, compositor e ator Daniel Boaventura para ser o primeiro homem a estrelar uma campanha da marca. No vídeo, Daniel transforma a famosa canção melancólica Rosa, de autoria de Pixinguinha, em uma melodia alegre, feita sob medida para a campanha, dando ao banho um novo significado: mostrar como a mulher pode se sentir poderosa após o ritual de beleza com as novas fragrâncias de Lux.

Com o slogan “’Novo Lux agora com fragrância finas internacionais’’, o filme, gravado em São Paulo, foi idealizado pela agência JWT de Singapura e produzida pela Vetor Zero/Lobo. A ideia da marca é exaltar a beleza da mulher de verdade: no comercial a modelo Akyria Ougos após tomar o banho com Lux, é quem seduz o homem famoso, Daniel Boaventura, que arrebatado pela beleza e perfume da modelo, dedica à ela a canção Rosa.



Até hoje, todas as campanhas da marca traziam mulheres famosas e é a primeira vez que acontece essa inversão de papéis. “Lux tira o foco das celebridades femininas para colocar a mulher de verdade no centro das atenções e mostrar que com o uso do produto podem ser tão poderosas e belas quanto uma celebridade”, explica Bianca Shen, gerente de marketing de Lux. “O Daniel se encaixa perfeitamente neste papel, pois que mulher não gostaria de ser homenageada por ele? É justamente a ideia que queremos passar, que ao usar as fragrâncias exclusivas e criadas pelos melhores perfumistas do mundo, as mulheres se sentirão tão poderosas que deixarão os homens extasiados com sua presença”, finaliza.

Para Lux, a fragrância é parte essencial da expressão e identidade de uma mulher e, por isto, Lux Linha Clássica que chega ao mercado com quatro novas fragrâncias e toda a linha de onze variantes reformulada em novo formato e embalagem, tanto nas versões em barra quanto líquida, traz essências elaboradas pelas casas perfumistas Givaudan e Firmenich, criadoras das fragrâncias mais vendidas no mundo.



FICHA TÉCNICA: Agência: JWT Singapura Cliente: Unilever Diretor Executivo de Criação: Mr. Guan Hin Tay Creative Director Copy: Ms. Ai-lin Tan Creative Director Art: Mr. Paul Sidharta Agency Executive Producer: Marcia Lacaze Senior Producer: Valeria Andrighetti Director: João Tenorio Production Company: Vetor Zero/Lobo Executive Producer: Alberto Lopes/ Roberta Reigado Line Producer: Andre Rosa Director of Photography: Marcelo Durst Editorial Company: Vetor Zero/Lobo Editor: Kaue Kabrera Post Producer: Vetor Zero/Lobo Shoot Supervisor: João Tenorio Global Business Director: Ms. Sue Mullhal Global Account Director: Ms. Hinoti Joshi Global Associate Account Director: Ms. Heeru Kishnani

LOV cria para Sony formato interativo no Youtube


A LOV acaba de criar uma ação digital divertida para explicar o funcionamento do Sony Link, tecnologia de compartilhamentos de conteúdos entre produtos Sony, lançada recentemente pela marca japonesa com a campanha “Joga aí”. A agência integrou a plataforma de vídeo mais acessada da internet, o Youtube, a um formato especial de banner e ao hotsite da tecnologia Sony, fazendo referência à nova maneira de transferir dados entre dispositivos eletrônicos, por meio de um simples gesto com as mãos. “Em nossas pesquisas com o consumidor, percebemos que cada perfil possui características e necessidades distintas. Nossa campanha tem o intuito de se comunicar melhor com cada um deles”, explica Carlos Paschoal, gerente geral de marketing da Sony Brasil.

O objetivo é ensinar como é simples e rápido usar o Sony Link para transferir músicas, fotos e vídeos de tablets e celulares Sony para televisores e notebooks da marca, sem necessitar de fios ou conexão com a internet. Para isso, a LOV traz quatro filmes sequenciais bem humorados protagonizados por um único ator, que interpreta músicas de diferentes estilos. Enquanto o usuário brinca de jogar conteúdo de um lado para outro, é convidado a saber mais sobre a nova tecnologia e a participar de um concurso cultural, criando sua própria jogada.

Segundo o CCO da LOV, André Piva, "a campanha explora menos o lado técnico da tecnologia Sony Link e mais a experiência de brincar de distribuir conteúdos que é realmente muito divertida e amigável”. Lúcio Pereira, gerente de marketing digital da Sony Brasil, complementa: “queremos proporcionar a melhor experiência ao nosso consumidor, então nada mais justo do que mostrar, já durante a interação com a campanha, o benefício da tecnologia Sony Link”.

Disponibilizada no canal da Sony Brasil no Youtube (www.youtube.com/user/sonybrasil/jogaai), assinam a criação Nathalie Lourenço, Rafael "Liminha" Willians e Patrícia Tanaka. Para divulgar a ação, a LOV contará com anúncios no site da Sony, no Facebook e no próprio Youtube.

Ficha Técnica: Agência: LOV Cliente: Sony Brasil Criação: Rafael "Liminha" Willians, Nathalie Lourenço ePatrícia Tanaka Direção Geral de Criação: André Piva Diretores de tecnologia: Andreia Miranda e Marcio Quartilho Atendimento: Alessandra Baptista e Deborah Lia Aprovação cliente: Erick Fumoto e Lucio Pereira

Salão Internacional de Humor recebe 3.442 trabalhos


O Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos maiores do gênero no mundo, recebeu 3.442 trabalhos para a sua 39ª edição, que será aberta em 25 de agosto. Ao todo 845 artistas de 64 países enviaram suas obras, sendo que 2.808 delas chegaram pela internet e 634 por meio dos Correios ou foram entregues pessoalmente.

A análise dos trabalhos acontece no próximo fim de semana, nos dias 4 e 5, no Bristol Center Flat. O júri de seleção é composto pelos cartunistas e ilustradores Luiz Gustavo Paffaro, Antônio Carlos de Paula Júnior, Luiz Carlos Fernandes e Cláudia Lúcia Cabrera Kfouri. Também fazem parte do grupo o professor universitário Celso Figueiredo Neto, a designer Fernanda de Aquino Giulietti e o professor universitário e cartunista Mario Dimov Mastrotti.

Para Eduardo Grosso, presidente do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), este é um número a ser comemorado. “Fizemos uma mudança no regulamento, por sugestão do júri de seleção da edição anterior. Limitamos em até três obras por categoria, enquanto até 2011 esse número era livre. Por isso, tivemos uma leve redução no número de inscritos”, disse Grosso, ao lembrar que a alteração foi pensada para assegurar mais dinâmica ao processo de seleção.

Em 2011 foram enviados ao Salão 4.032 trabalhos, dos quais 395 foram selecionados para a mostra principal. “Os números de 2012 são importantes e representativos, principalmente se comparado aos outros salões do gênero no país”, completa o diretor do CEDHU Piracicaba. “Só recebemos manifestações de elogios, de que o nosso trabalho está sendo bem feito. Tenho certeza que teremos uma mostra de qualidade em 2012.”

Além do recebimento de obras nas categorias cartum, caricatura, charge e tiras/histórias em quadrinhos, também foram aceitos esculturas e trabalhos utilizando outras plataformas além do papel, desde que tivessem conotação humorística. Este ano será concedido R$ 47 mil aos melhores trabalhos.

Na 39ª edição, a comissão organizadora do Salão também sugeriu aos artistas o desenvolvimento de obras com o tema Intolerância, que concorrerão ao prêmio temático no valor de R$ 5.000.

Inédito na história do Salão, o Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto vai conceder R$ 5.000 ao melhor trabalho, com escolha por meio de votação pública na internet, além doo concurso para o cartaz comemorativo aos 40 anos (R$ 4.000).

O Salão conta também com o Prêmio Aquisitivo Câmara de Vereadores de Piracicaba (R$ 3.131,11), exclusivo para Caricatura, e com o Grande Prêmio Salão de Humor de Piracicaba – Zélio de Ouro, no valor de R$ 10 mil, concedido ao melhor entre os premiados.

Considerado um dos mais tradicionais do mundo, o Salão de Humor terá sua cerimônia de abertura no dia 25 de agosto, no Engenho Central, um dos principais cartões postais de Piracicaba. Realizado pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural, o evento foi criado por iniciativa de jornalistas e intelectuais de Piracicaba, com o apoio de grandes nomes do humor nacional como Millôr Fernandes, Jaguar, Fortuna, Henfil, Ziraldo, Zélio e Paulo Francis, à época responsáveis pelo irreverente Jornal O Pasquim.

PAÍSES – Além do Brasil, os artistas gráficos inscritos na 39ª edição são provenientes da Albânia, Alemanha, Argentina, Armênia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bolívia, Bósnia, Herzegovina, Bulgária, China, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Chipre, Colômbia, Costa Rica, Croácia, Cuba, Egito, El Salvador, Emirados Árabes, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Lituânia, Macedônia, México, Montenegro, Myanmar, Nigéria, Nova Zelândia, Paquistão, Peru, Polônia, Portugal, Quênia, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Sudão, Suécia, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Uzbekistão e Venezuela.