7.3.08

Doce revolução de Niemeyer



O livro A Doce Revolução de Oscar Niemeyer, projeto editorial e gráfico de Heloisa Faria, da 19 Design e Editora, que homenageia os 100 anos do arquiteto brasileiro mais reverenciado em todo o mundo, já está nas livrarias. São 272 páginas em grande formato (31x30cm) para mostrar quase todas as obras de Niemeyer em fotos de Cesar Barreto. A beleza desse registro histórico se amplia com a entrevista de Niemeyer a Regina Zappa, e nos textos dos arquitetos e professores Lauro Cavalcante e Farès el-Dahdah. O livro foi idealizado e patrocinado pela Repsol YPF.

É a quarta vez que a editora lança um livro em parceria com a Repsol, sempre com temas ligados ao meio-ambiente ou cultura nacional, dentro do cenário brasileiro.

No início do livro, Zappa entrevista Oscar Niemeyer para fazer um poema sobre sua visão de mundo, suas escolhas, arquitetônicas e políticas, e sua ideologia. Regina Zappa trabalhou por mais de 20 anos no Jornal do Brasil, onde foi editora internacional, de política e de cultura.

O texto de Cavalcante aborda a trajetória profissional de Niemeyer, contextualiza os períodos históricos, o modernismo na arquitetura onde o racionalismo imperava, destacando a inauguração de uma linguagem moderna pessoal, brasileira e livre de dogmas. Lauro Cavalcante é arquiteto e doutor em antropologia social.

No terceiro texto, Farès el-Dahdah, desenvolve sua análise a partir do contraponto entre a visão de Le Corbusier e sua exaltação à linha reta, e Niemeyer, que considerava uma fraqueza, o fato da linha reta ser uma invenção do homem, ao passo que a curva, encontrada na natureza, adquire um grau adicional de autenticidade. Farès é professor associado de arquitetura na Rice University, no Texas (EUA), doutor em design e mestre em arquitetura e urbanismo pela Harvard Design School, além de dirigir o projeto arkheBrasil, uma base de dados visual voltada para a arquitetura moderna no Brasil.

O livro conta com iconografia histórica, croquis, além de um ensaio fotográfico realizado por Cesar Barreto que vem acompanhado de fichas sobre cada obra, contendo dados históricos e técnicos organizados por Farès el-Dahdah.

SERVIÇO
A Doce Revolução de Oscar Niemeyer
Formato: 31x30cm - 272 páginas - bilíngüe (português/inglês)
R$ 280

Fonte: Portal Photos