11.4.12

Criativo Editora lança “A Reinvenção dos Quadrinhos”


No sábado, 14, das 15 às 18 horas, será lançado o livro A Reinvenção dos Quadrinhos, da Editora Criativo, na Comix Book Shop Livraria (Alameda Jaú, 1998 – Jardins) onde o autor Álvaro de Moya estará autografando.

O livro tem 96 páginas, lombada quadrada, formato: 17 x 24 cm e traz na apresentação, declarações de Jerry Robinson, do Cartoonists & Writers Syndicate, e do mestre dos quadrinhos Will Eisner, além de biografias compendiadas dos organizadores e dos artistas que tiveram seus trabalhos expostos; a repercussão da exposição na mídia impressa, reproduções das artes originais de Hogarth, H. Foster, A. Raymond e outros, além de documentos, cartas, cartazes, fotos, depoimentos, história e muitas informações acerca da 1ª Exposição Mundial de Quadrinhos e sua representação numa época em que os quadrinhos ainda eram marginalizados e perseguidos.



Considerado por muitos como o maior especialista de Histórias em Quadrinhos do País — militando na área desde o final dos anos 40, Álvaro de Moya trabalhou como desenhista de HQs e como ilustrador de livros para inúmeras editoras, também tem uma rica história de atuação em outros segmentos, como jornalista, como homem de TV, escritor de livros e realizador de mostras, exposições e outros eventos culturais.

Foi graças a sua perspicácia, intuição e empenho que, em 1951, no dia 18 de junho, foi inaugurada uma exposição de quadrinhos no Centro Cultura e Progresso, um clube da juventude judaica localizado no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Ali, pela primeira vez os quadrinhos foram apresentados ao público como Arte, justamente na época em que eles começavam a sofrer a maior repressão, uma oposição feroz que envolveu pais, educadores, psicólogos e autoridades de vários níveis e matizes; até o clero (!) foi cooptado na guerra contra os gibis — “foi a Idade Média para a arte das revistas em quadrinhos”, resume o mestre Will Eisner na apresentação do livro. Moya e seus companheiros na empreitada, Jayme Cortez, Syllas Roberg, Reinaldo de Oliveira e Miguel Penteado teriam de esperar chegar o reconhecimento de seu pioneirismo quase duas décadas depois.



A Reinvenção dos Quadrinhos é uma compilação de memórias de Álvaro de Moya que remontam àquela exposição e ao ambiente cultural da capital paulista, com suas livrarias, cinemas e pontos de encontro. Há também o depoimento de personalidades que participaram da exposição, auxiliando na sua realização ou como simples visitantes, dando as suas impressões. Tudo com reprodução de farta memorabilia: fotos, cartas, cartazes, documentos, as artes dos mestres que foram expostas naquela exposição e toda a repercussão na mídia na forma de recortes de revistas e jornais. Em resumo, é um livro-documento de um marco da Arte e das Histórias em Quadrinhos.

SOBRE O AUTOR
O paulistano Álvaro de Moya nasceu no ano de 1930. Interessado em quadrinhos desde a primeira infância, atuou no mercado editorial a partir da adolescência, fazendo depois charges e ilustrações para o jornal O Tempo, além de ilustrar centenas de publicações infantis e de produzir storyboards para a TV Tupi, em seus anos inaugurais. Foi desenhista das revistas de Walt Disney (Editora Abril) em 1952. No final da década de 1960, tornou-se professor da Escola de Comunicação e Arte da USP. Como jornalista, colaborou frequentemente no Jornal da Tarde, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. Como homem de televisão, Moya trabalhou na antiga TV Paulista (canal 5), e depois de fazer um estágio em 1958, na CBS-TV, EUA, dirigiu a TV Excelsior, nos anos 1960 e inaugurou a TV Bandeirantes, em 1967, como diretor.

Sem jamais perder contato com os quadrinhos, Moya chefiou a delegação brasileira nos congressos de Lucca, na Itália, e participou de congressos de HQs em Nova York, Buenos Aires e Paris. É autor de livros sobre quadrinhos e ilustração, como Shazam!, editado em 1970, o melhor do gênero no País. Também é autor de Gloria In Excelsior, para a Coleção Aplauso (2004, Imprensa Oficial), que conta a trajetória da TV Excelsior, o maior sucesso da TV brasileira.

Serviço:
Lançamento do livro “A REINVENÇÃO DOS QUADRINHOS”
Autógrafos com Álvaro de Moya
Quando: 14 de abril (sábado)
Local: Comix Book Shop Livraria
Endereço: Alameda. Jaú, nº 1998 – Jardins

Livro: “A Reinvenção dos Quadrinhos”
Autor: Álvaro de Moya
Editora Criativo
ISBN: 978-85-64-249-29-5
Formato: 17 x 24 cm
Lombada quadrada
96 páginas
Preço de capa: R$: 39,00
Email: editora@criativo.art.br
Distribuição: Comix Book Shop Livraria (www.comix.com.br)

Colorgin apoia produção de painel de graffiti no 7° Nikkey Matsuri


O Nikkey Matsuri, festividade promovida em São Paulo por diversas entidades ligadas à cultura japonesa, reúne todos os anos um grande público com a proposta de incentivar e relembrar os costumes e hábitos deste povo. Em 2012, o evento se consolidou como o maior evento de cultura japonesa da cidade, realizado em área livre, com um público superior a 40 mil pessoas.

Pela primeira vez a Colorgin, sinônimo de tinta spray, patrocinou o evento que conta agora com um painel de graffite com mais de 30 metros com o trabalho de 11 artistas (Binho Ribeiro, Nagata, Brown, Sorte, Sipros, Suzue, Paulo Ito, Evol, Graphis, Snek e Crânio) enaltecendo a cultura e a história japonesa.

O mural comemorativo foi desenvolvido durante os dois dias do festival exclusivamente com o Colorgin Arts, tinta spray de alta qualidade e amplamente utilizada em pinturas artísticas em geral. O produto, indicado para diversas superfícies como alvenaria, madeira, papel, gesso e metal, pode ainda ser utilizado em áreas externas e internas. Seus maiores diferenciais são a excelente cobertura e rendimento, secagem super-rápida, acabamento em alto brilho e cores diferenciadas.

O evento, realizado no Club Escola Jardim São Paulo, em São Paulo, aconteceu no último final de semana de março, 31 e 01 de abril, e promoveu também diversas oficinas como Origami (dobradura de papel), Kirigami (arte de corte e dobradura de papel), Ikebana (arranjo floral), Furoshiki (técnica de utilização de pano para embalagem e transporte), Oshiê (elaboração de quadros com tecidos) e Shodô (ideogramas japoneses).

Oz cria marca de 25 anos da CLAC



A CLAC, empresa de importação e exportação que completou 25 anos de atuação no comércio internacional, chamou a Oz Design para fazer parte dessa comemoração, redesenhando a identidade da empresa.

A ideia era expressar os novos atributos de negócios conquistados pela companhia ao longo de sua atuação de sucesso: modernidade, conectividade, tecnologia, mas preservando os atributos já reconhecidos por seus clientes: tradição, confiança e relacionamento, além da essência do desenho original: “o mundo dentro do Brasil”.

“Ninguém melhor do que a própria Oz, que foi quem desenhou nossa primeira marca, para realizar com sucesso esse desafio”, afirma Claudio Coser da CLAC. “A marca ganhou volume, transparências e formas orgânicas, representando a relação da CLAC com seus clientes”, diz André Poppovic, sócio da Oz.

Foram criados, a partir da nova marca, o selo comemorativo de 25 anos, a papelaria e o novo site da empresa: http://www.clacimportacao.com.br/. A CLAC atua em São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina e atua como gestor único da cadeia logística, atendendo mais de 100 clientes de diversos segmentos.

Volkswagen aposta em jogos virtuais



Atenta às tendências de mercado e às mudanças no comportamento dos consumidores, uma das estratégias da Volkswagen do Brasil é o desenvolvimento de jogos virtuais, que funcionam como ferramentas para estimular a interação com os públicos de relacionamento com a marca.

A Volkswagen aposta em duas frentes de atuação: a dos games interativos de relacionamento com o consumidor e a dos jogos com conteúdo de treinamento para funcionários da sua Rede de Concessionárias em todo o Brasil. O objetivo da empresa é aproveitar a receptividade que as pessoas têm com relação às ações criativas e divertidas propostas pela marca e investir em jogos inovadores.

"Quando decidimos criar um game, vários itens são levados em consideração durante seu desenvolvimento, tais como: divulgar e explorar os atributos dos modelos da marca, conscientizar os clientes da importância de fazer a manutenção preventiva do veículo e de respeitar as leis de trânsito, fortalecer conceitos como tecnologia e inovação, entre outros", disse Artur Martins, gerente executivo de Marketing e Comunicação da Volkswagen do Brasil.



Um exemplo de jogo com objetivos educacionais é o Missão SpaceCross, primeiro jogo virtual recentemente desenvolvido pela Volkswagen para treinamento de funcionários da Rede de Concessionárias da marca. A proposta do game é oferecer uma nova ferramenta de capacitação à rede, além de muito mais praticidade e conforto, já que o participante pode acessar o conteúdo à distância e na hora que lhe for mais conveniente.

No Missão SpaceCross, o funcionário assume o papel de "Agente Especial Volkswagen" e encara a concorrência, que tenta impedir o lançamento do Space Cross no mercado. Cheio de ação, mistério, aventura, além de muita informação, o jogo envolve o participante em um roteiro que vai do sul ao norte do Brasil, encarando quebra-cabeças, jogos de habilidade e conhecimento, além de muitos momentos engraçados. No Missão SpaceCross, é possível também aprender sobre o público-alvo do modelo e suas principais características.

"O jogo foi uma aposta bem-sucedida para inovar nosso treinamento, tanto em termos de navegação e interação, quanto no desenvolvimento e apresentação do conteúdo. A experiência se mostrou muito eficiente e agradou os usuários, contribuindo para a absorção do conteúdo do curso", disse Leonardo Tosello, gerente da Academia Volkswagen, área responsável pelos treinamentos das mais de 600 concessionárias da marca no País. Até o momento, a jogo já contou com a participação de mais de 4.500 profissionais.


A Volkswagen do Brasil vem investindo em games desde 2004. O Super Trunfo on-line foi o primeiro jogo desenvolvido para a plataforma Messenger (programa de mensagens instantâneas da Microsoft) na América Latina, como uma ferramenta de branding para a Volkswagen. Com as cartas representando toda a linha de veículos da marca, o game alcançou a média de 1 milhão de partidas por mês, recebendo o prêmio mundial da Microsoft como uma das melhores ações de comunicação feitas por meio do programa, além dos prêmios MMonline, Abanet e Aberje.

A partir daí, a Volkswagen criou uma série de jogos, tais como: o CrossFox Ágil, game que permite que o usuário enfrente uma trilha cheia de obstáculos e aventura; Autopolis, um game de tabuleiro 3D para computador que transmite conceitos de segurança, legislação e cidadania no trânsito, com foco na formação do condutor consciente; entre outros.

Para conhecer os jogos da Volkswagen, acesse o novo site da marca (www.volkswagen.com.br), clique na seção "Planeta Volkswagen" e, em seguida, em "Games". Link: www.vw.com.br/pt/planeta_volkswagen/games.html

Call Parade selecionou 90 projetos inéditos

A Call Parade divulga nesta quarta-feira, 11 de abril, os 90 projetos selecionados para a irreverente exposição de orelhões estilizados nas ruas da capital paulista, nos meses de maio e junho de 2012. A lista dos artistas contemplados está disponível no site www.vivo.com.br/callparade. Os selecionados receberão a cúpula que dá forma ao telefone público, confeccionada em fibra de vidro. Essa “tela” já estará com fundo branco, e será decorada pelos artistas até o dia 18 de maio.

Em 15 dias de inscrições a Call Parade recebeu 357 projetos. Todos os inscritos passaram pela avaliação do comitê de seleção, formado por Binho Ribeiro, um dos pioneiros do street art no Brasil e América Latina desde 1984; o premiado artista plástico Alcindo Moreira Filho, doutor em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da USP; o diretor de criação da agência DPZ, Diego Zaragoza; o fotógrafo Djan Chu Silveira; a diretora de comunicação da Vivo Cristina Duclos e a diretoria da Toptrends, empresa realizadora da Call Parade.

Os 90 trabalhos selecionados e outros 10 orelhões decorados por artistas convidados serão expostos em 8 circuitos distintos que contemplam os principais bairros da cidade, numa exposição que vai promover a preservação dos telefones públicos, além de difundir a arte e valorizar o espaço urbano. A Toptrends e o patrocinador da Call Parade, a Telefônica|Vivo, agradecem a participação de todos os artistas neste projeto.

Campanha Other Images – “Imagem Cruzada”


Com o conceito “Você nunca sabe onde suas ideias vão chegar”, a campanha brinca com o processo criativo. Quando um diretor de arte ou redator busca uma imagem, tudo o que ele acaba encontrando pode influenciar a sua ideia, que pode acabar virando algo totalmente diferente do que se estava pensando no início da pesquisa.





A campanha está sendo veiculada em revistas da mídia especializada desde o início de Abril. A criação é da JWT.




FICHA TÉCNICA
AGÊNCIA: JWT
CLIENTE: Other Images
PRODUTO: Institucional
TITULO CAMPANHA: “Imagem-Cruzada”
TITULO ANUNCIOS: “Watergate”, “Dama de ferro”, “Guerra fria” e “Pearl Harbour”
DIREÇÃO EXECUTIVA DE CRIAÇÃO: Roberto Fernandez, Ricardo John
REDATOR: Christian Fontana
DIREÇÃO DE ARTE: Filipe Cuvero
FOTOGRAFIA: Banco de Imagens Other Images
PRODUÇÃO GRÁFICA: Flávio Schaefer, Flavio Colella, Maira Chinaglia
ART BUYER: Renata Sayão e Paula Ferrari
MÍDIA: Ezra Geld, Aline Moda e Wagner Sena
ATENDIMENTO: Luciana Rodrigues, Gustavo Nobre e Adriana Assumpção
APROVAÇÃO: Carlos Angel e Ana Lucia Nunes