2.2.12

abcDesign # 38


Nesta nova edição da abcDesign:


O Tok do design – Lucas Martini entrevista o francês que criou a Tok&Stok, uma das principais “vendedoras” de design do Brasil.

Experience Design – O que acontece quando o design sai da bolha bi/tridimensional e transforma momentos em memórias? Por Heloísa Righetto.

Design para a melhor idade – A população de idosos cresce em todo o mundo, mas o design ainda pouco contempla as dificuldades que vêm com a idade. Flávia Mendonça apresenta profissionais e empresas que estão saindo na frente neste setor.

E ainda:

Fatos Gravados: Ericson Straub, editor da abcDesign, relembra alguns de seus cartazes de cinema favoritos.

Cases: Revista Época

Design Além dos Limites: Bruno Porto apresenta uma cobertura do primeiro Congresso Internacional do Design Alliance.

Ver o novo no velho mundo – as viagens de um designer por Berlin, Amsterdã e Londres, por Uno de Oliveira.

Saiba mais no site da revista:
http://abcdesign.com.br/revista-abcdesign/n%C2%B0-38/

Grey 141 contrata


Grey 141 acaba de contratar mais um profissional para integrar a 141 Soho Square. Natacha Veiga retorna, a convite de Celso Alfieri, para ocupar o cargo de diretora de RTV, após um breve período na Giacometti, onde atendeu o Banco do Brasil.

Rodrigo Santoro estreia no domingo em novo comercial de Havaianas



Criada pela AlmapBBDO, a campanha com o ator foi ao ar no início de janeiro, com o filme “Aeroporto”, e destaca o sucesso das sandálias no Brasil e no mundo

Está no ar o novo comercial de Havaianas. O filme, criado pela AlmapBBDO, segue com Rodrigo Santoro como protagonista e dá continuidade à campanha que estreou no início de janeiro e ainda está no ar, com o filme “Aeroporto”.

Para reforçar o sucesso da marca Havaianas no Brasil e no exterior, o comercial “Ambulante”, com 30”, mostra Rodrigo Santoro em uma praia carioca tomando sol com um amigo estrangeiro. Quando este último sai para dar uma volta, Rodrigo o alerta para não comprar nada, já que muitos ambulantes circulam pela praia tentando vender de tudo.

Percebendo a demora do amigo em voltar, o ator vai procurá-lo e o encontra com um ambulante que oferece a ele diversos produtos. Por fim, o ambulante quer convencer o amigo de Rodrigo a comprar um par de Havaianas.

O ator pergunta então se o ambulante está querendo explorar seu amigo e ele, com malícia, responde que está apenas disseminando a cultura brasileira pelo mundo.

O bem-humorado comercial foi criado por Sophie Schoenburg e Marcos Kotlhar, com direção de Clovis Mello, da produtora Cine. As filmagens foram realizadas na Marambaia, no Rio de Janeiro, durante a manhã de quinta-feira, dia 29/1.

Ficha Técnica – Filme
Anunciante: Alpargatas S.A
Título: Ambulante
Produto: Havaianas
Diretor Geral de Criação: Marcello Serpa
Diretor de Criação: André Kassu
Diretor de Arte: Marcos Kotlhar
Redator: Sophie Schoenburg
Produtora: Cine
Produtor-executivo: Raul Dória / Waldemar Tamagno
Direção: Clovis Mello
Produção: Equipe Cine
Atendimento produtora: Ana Oliveira / Maria Marta Caldeira Bayer
Fotografia: Fernando Oliveira
RTVC: Vera Jacinto, Gabriel Dagostini, Diego Villa Bôas, Luana Aghata
Trilha: Play It Again
Montador / Editor: João Branco / Clovis Mello
Finalizadora: Digital 21
Atendimento: Oscar Ferreira, Cristina Chacon, Gabriela Manisck, Marina Leal
Aprovação: Carla Schmitzberger, Rui Porto, Christina Assumpção, Eliana Vilches, Marília Ribeiro
Planejamento: Cintia Gonçalves, Fernanda Barone
Mídia: Carla Durighetto, Daniel Ribeiro, Renata Bordin

Pande e Haus Design criam unidade de negócios focada em branding

A Pande Design Solutions e a Haus Design, agências de design com mais de 10 anos de mercado, uniram suas expertises para criar a PandeHaus - Brand Innovation, uma nova unidade de negócios focada no desenvolvimento de projetos de Branding, Planejamento Estratégico e Inovação.

A nova unidade traz para o mercado um pensamento completo e sistêmico na construção de marcas e no desenvolvimento de produtos, através do design e dos processos de inovação. “Acreditamos que o pensamento inovador é vital para a perenidade e o crescimento das corporações e de suas marcas”, afirmou Gisela Schulzinger, que associou-se à Pande, respondendo pela direção da PandeHaus.

A proposta da PandeHaus é auxiliar as empresas na definição e construção das diretrizes estratégicas de seus negócios, suas propostas de valor, seus propósitos e também na forma de materializá-los e expressá-los, para criar experiências, vínculos e conexões profundas que estabeleçam relações sustentáveis e consistentes entre as marcas e seus públicos, garantindo crescimento e relevância para as empresas e marcas.

“Nestes novos tempos, as relações entre as empresas, seus parceiros, colaboradores e consumidores foram resignificadas e a construção de relacionamentos é a base, o pressuposto. Hoje, as pessoas buscam novas propostas, soluções e experiências cada vez mais elaboradas e inovadoras, que tragam vivências e sensações e que satisfaçam necessidades emocionais, psicológicas, além das racionais. Isto significa que as empresas devem encontrar, pelos processos de inovação, novas maneiras de encantar, inspirar e criar conexões, fazendo com que suas marcas permaneçam relevantes, consistentes e coerentes, gerando valor real para seus negócios no tempo atual e para o futuro. É isso que desenvolvemos para os nossos clientes”, resume Gisela Schulzinger.

Fundadora da Haus Design, Gisela Schulzinger atua há mais de 25 anos no desenvolvimento de projetos na área de design. É professora do curso de Graduação em Design da ESPM, diretora da Associação Brasileira das Empresas de Design - ABEDESIGN, membro do Conselho da Associação Brasileira da Embalagem - ABRE e palestrante em eventos nacionais e internacionais.

SOBRE A PANDE DESIGN SOLUTIONS

A Pande Design Solutions é uma agencia de design especializada em posicionamento de marca, identidade visual, embalagem, PDV e editorial. Fundada em 2002, trabalha o design de forma multidisciplinar e integrada. É esta visão de design que batiza a empresa Pande, que em tupi-guarani significa ‘Todos Nós’, termo que traduz sua filosofia e permeia o dia a dia da agência. www.pande.com.br

Exposição Lina Wurzmann - Paralelo Gallery

Participação de Washigton Olivetto e Marcello Serpa é um dos diferencias do curso



Uma das mais tradicionais instituições de ensino da publicidade no Brasil, a Panamericana Escola de Arte e Design está com inscrições abertas para o curso de formação em Publicidade (com duração de 3 anos), cujo início das aulas está previsto para o inicio de março. Usando um método que desenvolve e estimula a criatividade dos alunos, a Escola utiliza novas tecnologias, imagem, som e produção gráfica, aplicado-as à criação de campanhas criativas por meio de briefings propostos em sala de aula, que simulam o que acontecerá quando os alunos forem inseridos no mercado de trabalho real.

Entre os diferenciais que fazem da Panamericana um celeiro de profissionais talentosos é o fato de contar, desde 2001, com um Comitê de Notáveis, formado por profissionais consagrados em suas áreas de atuação, que participam do planejamento anual do conteúdo dos cursos e avaliam o portfólio dos alunos. Com isso, os alunos mantêm um canal direto com o mercado, beneficiando-se de suas experiências. O curso de Publicidade conta com a participação de Washigton Olivetto e Marcello Serpa, que integram o Comitê de Notáveis.

Outro destaque da Panamericana são suas parcerias com as principais empresas do Brasil, participando de concursos e criando cases para estas, além de organizações internacionais de publicidade como Art Directors Club NY, One Show e Clio Awards.

SERVIÇO: PANAMERICANA ESCOLA DE ARTE E DESIGN
Curso de Formação em Publicidade: 3 anos - aulas 2 x por semana
Plano de pagamento para o 1º ano: 12 parcelas de R$ 899,00
TAXA DE MATRÍCULA: R$300,00 (isenta até 31/01/12)
LOCAIS: Unidade Groenlândia - Rua Groenlândia, 77- Jardim Europa
Unidade Angélica - Av. Angélica, 1900 – Higienópolis
Informações: www.escola-panamericana.com.br ou ligue (11) 3887-4200/ 3661-8511

Toyota promove ação de marketing durante final do campeonato de futebol americano



A Toyota divulga a versão de 60 segundos do seu comercial que será exibido durante a transmissão do Super Bowl XLVI. O Super Bowl é a grande final do campeonato da Liga Profissional de Futebol Americano dos Estados Unidos. Este ano, o Super Bowl acontece no próximo domingo, 5 de fevereiro, no estádio Lucas Oil Stadium, em Indianápolis, no estado de Indiana, quando os times New York Giants e New England Patriots se enfrentarão para decidir quem será o campeão da temporada 2011-2012. O Super Bowl é o maior evento esportivo e a maior audiência televisiva dos EUA. Seus espaços publicitários são os mais caros da televisão mundial.

O filme faz parte da campanha de marketing baseada no conceito de reinvenção.

“A ideia de reinvenção é poderosa e nós a abraçamos quando projetamos o Toyota Camry 2012, elevando-o um patamar acima da concorrência”, diz Bill Fay, vice-presidente de Marketing da Toyota nos Estados Unidos. “O Super Bowl é uma excelente oportunidade para levarmos aos lares americanos, com humor, a mensagem de reinvenção da sétima geração do Toyota Camry, o carro mais vendido nos EUA por 10 anos consecutivos.”

Com uma abordagem bem humorada, o comercial retrata situações do dia a dia que poderiam ser reinventadas, como um bebê que não necessita de troca de fraldas, cortinas feitas de pizza e plantas domésticas que atacam ladrões que tentam invadir a residência. A premissa é que coisas boas ficam ainda melhor quando reinventadas. E, nesse caso, também mais divertidas. O Brasil também receberá uma nova geração do Toyota Camry ainda no primeiro trimestre de 2012.

A versão de 60 segundos do filme, já está disponível na página da Toyota no YouTube (http://www.youtube.com/toyotausa), enquanto a peça de 30 segundos terá sua première durante o Super Bowl. O comercial, criado pela agência Saatchi & Saatchi LA, tem sua exibição programada para o terceiro quarto do jogo. Haverá também uma ação envolvendo mídias sociais. Os telespectadores serão incentivados a enviar, via Twitter, o que eles gostariam que fosse reinventado, utilizando a hashtag #Reinvented. As mensagens mais criativas serão respondidas em tempo real com suas idéias sendo representadas de forma criativa.

Paula Fernandes é a nova estrela da marca Sollys da Nestlé



A WMcCann acaba de desenvolver uma nova campanha para a marca Sollys, da Nestlé. Para estrelar as ações publicitárias das bebidas à base de soja, a cantora Paula Fernandes fala de escolhas que são feitas durante a vida e que podem fazer bem.


O filme, intitulado “Primeiro Disco”, mostra a cantora em um estúdio de gravação. Ela recorda como foi gravar o seu primeiro disco, aos oito anos de idade, e os momentos em que escolheu soltar a voz e seguir a carreira como cantora. Atualmente, Paula Fernandes faz muito sucesso e foi a cantora que mais vendeu CDs e DVDs em 2011.

Para finalizar, Paula assina: “Mude para Sollys: tome uma atitude que faz bem”. A campanha contempla um filme de 30”, que será veiculado em TV aberta e fechada, e mídia impressa.
Com esse projeto, Sollys também se tornou um marco na vida da jovem cantora - essa é a primeira campanha publicitária da vida dela.



Lançada no mercado brasileiro em 2007, a linha de bebidas Sollys, de produtos à base de soja, reforça o posicionamento de nutrição, saúde e bem-estar da Nestlé. A linha é fonte de cálcio e vitamina C, não contém conservante, possui 0% de colesterol e 0% de lactose e é a única marca do segmento de bebidas à base de soja a apresentar o selo de aprovação da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia.

Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Nestlé
Produto: Sollys
Nome da campanha: "Escolhas"
Nome do filme: Primeiro Disco
CCO: Washington Olivetto
Direção de criação: Milton Mastrocessario
Direção de arte: Carlos Bertuol
Redação: Omar Caldas
Atendimento: João Jote, Luciana Rosa, Ludmila Kaminskas
Mídia: Ana Beatriz Martini, Andrea Cerione Morandi
Planejamento: Debora Nitta, Juliana França, Manoela Alcoforado
Aprovação pelo cliente: Pablo Devoto, Carolina Sevciuc, Stephanie Arnesen
RTV: Paula Moraes, Manoela Estellita
Produtora do filme: Wetie
Produtor: Clóvis Gonzalez
Diretor: Stella Rizzo/ JR Junior
Diretor de Arte: Beto Grimaldi
Diretor de Fotografia: JR Junior
Edição: Ricardo Salles
Finalização: Marcio e Marcelo Pasqualino
Pós-produção: Marcio e Marcelo Pasqualino
Produtora de Som: S de Samba
Trilha (criação): Dimi Kireeff, Marin, Fe Sztok
Trilha (produção): Equipe Paula Fernandes
Locução: Marcelo Souza
Produção Gráfica: Marcelo Pinto, Marcelo Hack, Ricardo Rodrigues
Art Buyer: Ricardo Lívio e Zizi Damasco
Gráfica: Arizona
Retoque: Arizona
Fotógrafo: Claudio Lacerda

Mercado Jovem consolida a maior plataforma de comunicação voltada ao público jovem do Brasil

Agência consolida a sua plataforma como a mais completa em comunicação destinada ao público Jovem

Maior agência de Marketing Jovem, a Mercado Jovem comemora a consolidação da maior e melhor plataforma de comunicação com o público Jovem no Brasil. Após a compra da Revista OFFLINE em 2010, a agência vinha buscando parcerias estratégicas para consolidar ainda mais a plataforma.

A Offline que há 02 anos já é considerada a maior publicação destinada para o público Universitário com mais de 300.000 exemplares distribuídos mensalmente em mais de 300 Universidades brasileiras, consolidou e muito o modelo de colaboratividade com os Jovens. A Revista hoje conta com mais de 2.000 colabores espalhados por todo o Brasil. O modelo desencadeou um grande resultado na empresa, que hoje produz o conteúdo Jovem para grandes empresas interessadas neste público. E para 2012, a empresa já esta lançando a Revista OFFLINE Link, buscando o público pré-universitário, mantendo o mesmo modelo vencedor.

Além da plataforma de comunicação, a empresa que hoje possui parceria com mais de 1.500 universidades e 3.000 escolas em todo o Brasil, conseguiu números expressivos também em suas parcerias.

A empresa possui um modelo muito interessante de ativações em Lojas, e hoje já esta em mais de 1.100 pontos de venda espalhados nos principais shoppings do Brasil. O modelo de negócio é muito expressivo, pois acaba gerando um “ganha’ganha” muito interessante para as marcas que anunciam nas lojas e para os lojistas que sempre entregam um brinde para cativar ainda mais o seu cliente.

Também inovaram no Mercado, assumindo a parte de publicidade e projetos especiais da banda CPM22, criando um leque de opções para os clientes e parceiros trabalharem com a banda em suas redes sociais com mais de (200.000 seguidores) em em todos os shows da banda, que tem uma receptividade muito ampla com o público Jovem.

E para concretizar a plataforma, acabam de firmar uma parceria muito interessante com a Forma Turismo, maior empresa de viagens de formaturas focada no publico pré-universitário. A idéia da parceria criar momentos inesqueciveis para os jovens e para as marcas que estão presentes nesta plataforma.

Segundo o executivo da empresa Rodrigo Clemente, “a consolidação da plataforma mais completa é fruto de muito trabalho e relacionamento com os jovens, pois foi através de pesquisas e muita conversa com o público que a empresa foi criando os seus pontos de interesse e hoje

conseguimos estar no dia a dia do Jovem da melhor forma possível, fazendo com ele tenha contato com as marcas de uma maneira natural e agradavel.

Para atuais e futuros anunciantes das suas midias, a agência sinaliza potenciais ações de cross media. “Já é possível planejar anúncios na revista casados com ações de marketing direto dentro das universidades, nos shows do CPM22, nas viagens de Formatura e dentro das lojas. Hoje o custo por impacto nas nossas midias acaba sendo o maior atrativo, além de chegar no lugar e no momento certo
com os jovens, revela o executivo.

Em Janeiro e Fevereiro, estaremos fazendo a maior edição do nosso KIT DUKALOURO, onde estaremos distribuindo mais de 300.000 kits com revistas e produtos de parceiros nas principais universidades do Brasil. “Colocar os parceiros usufruindo das novas oportunidades, é uma
maneira de fideliza-los e assim criar um laço muito importante deles com as nossas midias.”

A empresa também espera alcançar um número bastante expressivo no mercado com um faturamento de aproximadamente R$ 18 milhões. “O número é ousado, mas a plataforma comporta muito mais do que isso, pois conseguimos estar em quase todos os momentos do Jovem e é exatamente isso que as empresas estao buscando diariamente. Hoje somos uma plataforma completa, que possibilita a eficiência e eficácia no que se refere a comunicar com o público Jovem. Nosso esquadrão de embaixadores e colaboradores estão na rua ávidos por informação e isso faz a diferença”.

MERCADO JOVEM
Criada há 12 anos (antiga Decidindo Marketing & Relacionamento), a Mercado Jovem vem atuando com o objetivo de ser a melhor agência de promoção do País no que se refere ao público Jovem. Seu pioneirismo junto ao público jovem revela uma agência extremamente dinâmica,
criativa e arrojada, capaz inclusive de ditar tendências neste nicho específico. Acompanhando as mudanças dobmercado de promoções, a agência vem evoluindo e criandobações direcionadas a outros perfis de consumidores. Agora,ba maior agência de Marketing Jovem consolida a operação da maior plataforma de comunicação voltada ao público universitário no Brasil.

Trevisan realiza curso sobre criatividade e inovação

Nos dias 10 e 11 de fevereiro (sexta-feira e sábado), das 18h30 às 22h30 e das 8h às 17h, respectivamente, a Trevisan Escola de Negócios realizará o curso intensivo “Do Potencial Criativo à Ação Inovadora” na sua sede que fica à av. Tiradentes, 998, Centro. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.


O curso permite que o participante compreenda o fenômeno da criatividade em seus quatro âmbitos de desenvolvimento: pessoa, processo, produto e ambiente, além de reconhecer os fundamentos da ação e inovação da empresa. Além disso, está orientado a transformar a criatividade em uma competência aplicável no contexto pessoal e profissional para geração de valor, mediante exercícios práticos e princípios para desenvolvimentos de projetos inovadores em seus campos próprios, de forma a estabelecer diferenças significativas no competitivo mercado de trabalho.


Mais informações pelo telefone (11) 3138-5200, pelo e-mail edexecutiva@trevisan.edu.br, pelo portal www.trevisan.edu.br ou na própria instituição.

Diretor de arte da NBS expõe em Nova York


O diretor de arte da NBS do Rio de Janeiro e professor da ESPM carioca, Luiz Cavalheiros, participa, como convidado, da exposição coletiva Truth of The Matter, de 1º a 28 de fevereiro, na prestigiada President’s Gallery do John Jay College, uma das unidades da City University of New York (CUNY). A mostra conta ainda com a participação da artista brasileira Helena Trindade e da norte-americana Lisa Moren.

Os artistas apresentam trabalhos relacionados à pintura, mas onde o resultado final é permeado por novas camadas de sentido para este meio, tanto pela forma com que cada artista trabalha sua matéria-prima quanto pelo processo de construção das obras.

No dia 07 de fevereiro os artistas darão uma palestra na galeria sobre as obras.

Luiz Cavalheiros apresenta um conjunto de pinturas sobre papel intitulado, Imagens Relembradas. Nele, as imagens de um conjunto de fotos relacionadas à vida do artista são destruídas quimicamente para em seguida serem reconstruídas, agora como pintura, a partir de sua memória afetiva e do próprio pigmento dissolvido das fotografias.

Super-herois mirins ilustram nova campanha da JWT para Academia Gustavo Borges


A JWT assina a nova campanha de divulgação de volta às aulas da Academia Gustavo Borges. Com os conceitos “Quem tem superpoderes usa sunga”, para os garotos, e “Quem tem superpoderes usa maiô”, para as garotas, as peças exploram o conceito dos ‘super-herois’ de forma divertida. A ideia é mostrar que as crianças ganham ‘poderes’ embaixo d’água.



A campanha conta com anúncios para jornais e revistas, além de outdoors.



FICHA TÉCNICA
Cliente: Academia Gustavo Borges
Produto: Institucional
Agência: JWT
Direção Executiva de Criação: Roberto Fernandez e Ricardo John
Direção de Criação: Ricardo Marques e Rodolfo Amaral
Direção de Arte: Carolinne Rebello
Redação: Fernando Christo
Fotografia: Francisco de Deus
Art Buyer: Fabiano Proença e Renata Soares
Produção: Osmar Fernandes Veiga
Direção de Mídia: Marcelo Correa
Mídia: Flaviane Bronner
Direção de Atendimento: Valéria Lopes
Atendimento: Cristiane Bittar e Luiza Scheide
Aprovação (Cliente): Renato Ramalho e Nicole Figueiredo