18.12.09

Exposição “A Imprensa Imigrante em São Paulo” irá até 24/01/2010



O Memorial do Imigrante, instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, prorrogou a exposição “A Imprensa Imigrante em São Paulo”. O público terá a oportunidade de conferir até o dia 24/01/2010 como eram produzidos os periódicos do século XIX e a trajetória de diversos jornais e revistas que tiveram e ainda possuem influências políticas, sociais e culturais sobre a sociedade paulista. A curadoria é do historiador e jornalista Marcelo Cintra.



A mostra conta com mais de 50 exemplares de jornais e revistas dos séculos XIX, XX e XXI, além de equipamentos originais utilizados para a confecção dos impressos. Entre eles, as máquinas de escrever, prensas, máquinas de impressão, pautadeira, linotipo e clichês utilizados na redação do Jornal “Fanfulla”, fundado pelo jornalista Vitaliano Rotellini em 1893.

Entre os impressos originais, reproduções e fotografias, estão o italiano Fanfulla (1893), o português - Portugal Democrático (1956), o alemão - Deutsche Zeitung (1897), o espanhol- El Diário Español (1912), a revista tcheca - Slovan (1915), o primeiro jornal japonês - Shukan Nambei (1916) , o árabe - Al Afkar (1903) e o lituânio- Musu Lietuva (1948). A exposição também exibe ilustrações e caricaturas retratadas pelo desenhista, caricaturista e jornalista português Rafael Bordalo Pinheiro no jornal “O Mosquito” (1875) um dos primeiros pasquins do país.


Sobre o Memorial do Imigrante
O Memorial do Imigrante, membro fundador da Rede Internacional de Museus de Migração da UNESCO e IOM (International Organization for Migration), é responsável pela preservação, estudo e divulgação de importante acervo histórico referente à imigração no Estado de São Paulo nos últimos 120 anos. O Memorial está sediado no local em que a história por ele preservada também ali foi construída: a Hospedaria de Imigrantes. Localizada entre os tradicionais bairros do Brás e Mooca em um complexo de prédios que eram destinados a abrigar os recém–chegados de diversos países nos seus primeiros dias em São Paulo.