21.7.10

Chevrolet Vectra chega ainda mais recheado na versão 2011 e com nova campanha publicitária


O Chevrolet Vectra 2011 chega ao mercado brasileiro neste mês de julho ainda melhor. O modelo, de grande sucesso da indústria nacional, passa a ser disponível com novos itens de conforto, aparência e conveniência que lhe dão maior valor agregado nas configurações sedã e hatchback.

Pai, um herói, o tema da campanha do Vectra

Já neste próximo domingo (25/07/2010), estreia a nova campanha publicitária do Chevrolet Vectra 2011. Com ações criadas pela WMcCann, a campanha conta com filmes, nas versões 30" e 45", e anúncios específicos para as mídias impressa e online.

O filme, intitulado de "Bonequinho" aborda a vida de um pai, sob o ponto de vista de seu filho. Nele, o pai é representado por um bonequinho, em 3D. O comercial mostra o dia do pai e todas as suas atividades: trabalhando em seu escritório, apresentando um projeto para os conselheiros da empresa, cortando o cabelo em uma barbearia e jogando squash com os amigos.

Depois das atividades, o bonequinho dirige um Vectra Sedã e vai em direção à escola de seu filho. O menino entra no carro e presenteia o pai com desenhos que fez durante a aula. Ao final, descobre-se que o boneco era o pai retratado pelo menino.

Para finalizar, o locutor completa: "Você, único como seu carro. Chevrolet Vectra 2011. Para quem quer tudo, o carro único".



Para a mídia impressa, as peças seguem a mesma idéia: misturam imagens da fantasia das crianças com imagens do carro em um cenário real. Os anúncios, de página dupla, apresentam um retrato de um pai e seu filho, metade feita por um desenho de uma criança, com muitas cores e onde o pai é pintado como um herói ou como um ídolo, e a outra metade com uma foto real.
Na mídia online foi desenvolvido um site que convida o usuário a conhecer o novo Vectra nos mínimos detalhes. Para isso, ao invés de simplesmente mostrar o carro de forma convencional, foi criada uma ferramenta capaz de "desconstruir" o carro para visualizá-lo por partes. Assim, o usuário poderá ter a real dimensão de todos os itens disponíveis no veículo.

Além de visualizar o novo Vectra em diversos pedaços e interagir com o carro, o site disponibiliza também um vídeo em 3ª dimensão. A comunicação online contempla peças de mídia gráfica e links patrocinados que serão direcionados para o hotsite do produto (www.chevroletvectra.com.br), que entrará no ar no início de agosto.

Ficha Técnica do filme
Título: Bonequinho
Campanha: Vectra Sedã 2011
Produto: Vectra Sedã 2011
Cliente: Chevrolet
CCO: Washington Olivetto
Diretor de Criação: Eric Sulzer e Tales Bahu
Redator: Romero Albuquerque
Diretor de Arte: Carlos Bertuol
Atendimento: Rodrigo Perri, Raf Fayad, Michelle Zeger e Juliana Almeida
Aprovação pelo cliente: Gustavo Colossi, José Roman, Patricia Gravalos
Planejamento: Aloisio Pinto, Deny Batista, Eric Santos, Vinicius Aranha
RTV: Paula Moraes e Vandréia Ribeiro
Produtora: FatBastards/Moviart
Produtor: Fernando Carvalho, André Pinho
Direção: Pedro Becker
Fotografia: Rhebling Jr
Diretor de Arte: Larissa Cambauva
Animação: Bitt
Edição: Pedro Becker
Finalização: Bruno Vianna Costa
Efeitos: Bitt
Pós-produção: Bitt, Bruno Vianna Costa
Produtora de Som: Raw Produtora de Áudio
Trilha: Hilton Raw e Fernando Forni
Locutor: Ricardo Fleury
Duração: 45" e 30"
Mídia: Silvia Restad, Rodrigo Rodrigues, Felipe Lobo e Aline Barsotti

Ficha Técnica dos anúncios
Título: Você, único como seu carro.
Produto: Vectra Sedã 2011
Cliente: Chevrolet
CCO: Washington Olivetto
Diretor de Criação: Eric Sulzer e Tales Bahu
Redator: Rubens Marinelli
Diretor de Arte: Carlos Bertuol e Renato Zandoná
Atendimento: Rodrigo Perri, Raf Fayad, Michelle Zeger e Juliana Almeida
Aprovação pelo cliente: Gustavo Colossi, José Roman, Patricia Gravalos
Planejamento: Aloisio Pinto, Deny Batista, Eric Santos, Vinicius Aranha
Dir. de Produção Marcelo Hack
Produção Gráfica: Marcelo Pinto
Pré-impressão: Arizona
Retoque: Boreal Tratamento de Imagem
Fotógrafo: Maurício Nahas
Ilustrador: Macacolândia
Art Buyer: Ricardo Lívio
Mídia: Silvia Restad, Rodrigo Rodrigues, Felipe Lobo e Aline Barsotti
Data de Veiculação: julho/agosto
Meio: Revista

Ficha Técnica Online
Produto: Chevrolet Vectra Sedã 2011
Cliente: Chevrolet
CCO: Washington Olivetto
Diretor de Criação: Fernando Penteado
Redator: Alessandra Muccillo
Diretor de Arte: Fabiano Silva "Tatu"
Atendimento: Ana Luiza Fernandes
Aprovação: Cristina Ponte e Izabel Sasso
Planejamento: Deny Batista
Url: www.chevroletvectra.com.br
Gerente de Projetos: Marina Serra e Rafael Lopes
Programador: André Vendramini
Arquitetura de informação: Iris Coldibelli e Debora Batello
Motion Designer: André Nagae e Nicole Tramontini
Mídia: Silvia Restad e Ana Lara Cavaleiro

“Mulheres Jornalistas – A grande invasão” na Livraria da Vila


Co-editado pela Imprensa Oficial e Fundação Cásper Líbero, “Mulheres Jornalistas – A grande invasão” traz ricos depoimentos de profissionais que foram responsáveis pela mudança de perfil das redações dos grandes veículos de comunicação. Carmen da Silva, Judith Patarra e Lyba Fridman estão entre as dezenas de jornalistas ouvidas por Regina Helena de Paiva Ramos. A noite de autógrafos acontece na próxima segunda-feira (26), às 18h30, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.

Mulheres Jornalistas – A Grande Invasão
Regina Helena de Paiva Ramos
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Fundação Cásper Líbero
360 páginas

Pioneira na profissão iniciada em 1952, Regina Helena de Paiva Ramos é um dos exemplos de ousadas profissionais que há pouco mais de cinco décadas iniciaram uma escalada que mudaria o perfil do jornalismo brasileiro, enfrentando preconceitos dentro e fora das redações até então dominadas pelos homens. Aracy Amaral, Alik Kostakis, Maria Lucia Fragata, Cecília Prada, Carmem da Silva, Edy Lima, Patrícia Galvão (a famosa Pagu), Cecília Thompson e mais recentemente Nair Suzuki, Regina Guerreiro e Rose Nogueira integram este time de cerca de 70 profissionais agora registrado em “Mulheres Jornalistas – A Grande Invasão”, livro co-editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e a Fundação Cásper Líbero que será autografado pela autora Regina Helena na próxima segunda-feira (26 de julho), a partir das 18h30 na Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915.

A obra traça um retrato da Imprensa, sobretudo paulista, nessas seis décadas, a partir do depoimento dessas pioneiras que transformaram o perfil e cultura da redações. Nos anos 70, a participação feminina na Imprensa ganhou novo impulso, vieram os primeiros cargos de chefia até a transformação do jornalismo em profissão híbrida, onde as mulheres ocupam perto de 50% dos postos.

Além dos depoimentos e números sobre a participação feminina no jornalismo, a autora faz um relato de sua própria inserção na profissão, após a formação pela quarta turma da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, revela os bastidores da Imprensa nos anos 50 e descreve o ambiente de uma cidade ainda romântica onde o centro era ainda o ponto de encontro de intelectuais e artistas. Regina atuou em diversos veículos, como o Jornal A Gazeta, Fatos e Fotos, revistas Construção, Visão, Casa e Jardim, TV Bandeirantes, foi ghost writer de Ofélia Anunziato, tornou-se secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião e atua também como autora de peças teatrais e literatura.

O livro tem também uma cronologia com a história das publicações femininas e as primeiras mulheres que trabalharam na profissão. Revela ainda alguns dados que mostram uma abissal diferença entre a quantidade de homens e mulheres nas redações há algumas décadas: nos anos 40, eram cerca de 10 ou 15 mulheres; nos anos 50, eram entre 20 e 30; só na década de 1960 esse número começou a aumentar, e os primeiros cargos de chefia para elas surgiram fora das chamadas páginas femininas.

A idéia do livro nasceu no início dos anos 2000, quando Regina ouviu pelo rádio do carro uma jovem e ofegante repórter narrar uma manifestação. “Naquele momento, pensei o quanto aquela menina era corajosa, como esse pessoal de hoje não tem medo de nada. Imagine isso no meu tempo, na década de 1950, quando poucas mulheres faziam isso. Eu tinha de contar essas histórias, ouvir as mulheres que abriram o caminho”.

Regina quase desistiu de escrever o livro no meio do caminho pela dificuldade em localizar e conversar com algumas homenageadas e pela morte de outras. O resultado final prova que a insistência valeu a pena, pois trata-se de um valioso documento histórico, que ajuda a entender um pouco do desenvolvimento da profissão no País.

Curso de Marketing para DJs


Ser DJ hoje em dia requer mais do que habilidade e técnica. Quem segue o caminho neste concorrido mercado sabe que tão importante quanto é mostrar para o mundo a que veio.
Pensando nisso, a renomada escola Beatmasters, do produtor Wendel Vicente, convidou a DJ e produtora Ana John para ministrar o curso de Marketing para DJs. Porque alguns DJs tecnicamente melhores do que outros não alcançam seus objetivos? O que é preciso construir para desenvolver uma carreira de sucesso?

O curso tem a premissa de dar diretrizes aos leigos do marketing, abordar o DJ como um produto que precisa ser vendido. Para isso, Ana elaborou um cronograma enfatizado no marketing pessoal e de relacionamento, criação e ativação de networking, planejamento, diferenciação, nichos de mercado, comunicação, propaganda. Com vasta bibliografia, dicas valiosas para a aquisição e produção de músicas, compras nos melhores sites internacionais, blogs, além de assessoria de imprensa.

Intitulado Projeto Escola Beatmasters, o curso conta com parceiros no ramo da comunicação que, após avaliação dos mentores da escola, serão indicados para o trabalho de construção de imagem do aluno. Fazem parte do time: Mano Browser, com criação de logomarca, site e cartão de visita; Miki Malka, com planejamento estratégico de assessoria de imprensa, trabalhando a imagem do artista junto à imprensa; a produtora Tininha, assessorando a imagem como um todo; Família Brasil, produzindo material de vídeo, foto e CD printado com a logomarca do aluno.

É válido ressaltar que, claro, ninguém faz milagre! Todos os parceiros do projeto se comprometem em apoiar os alunos que realmente passarem pelo aval da curadoria da escola, a fim de incentivar novos talentos da música eletrônica brasileira.

A artista tem experiência para falar sobre o assunto. Ana John foi uma executiva bem sucedida da área de marketing, chegou à diretoria do departamento na multinacional italiana Binda, onde dirigia as marcas D&G Dolce & Gabbana, Moschino, Ducati e Breil Milano. Formada em Propaganda e Marketing pela PUCCAMP, pós graduada em Marketing pela ESPM, com especialização em Marketing de Relacionamento pela FGV, MBA em International Business pela USP/FEA, Ana trabalhou em grandes empresas e viajou pelo mundo. Hoje, além de discotecar, Ana John também produz suas apresentações em formato de pocket show e se tornou reconhecida na noite paulistana.

Também faz parte do programa para descobrir novos talentos o curso ministrado pela cantora Fernanda Porto que ensinará sobre harmonia e arranjo. As matrículas para os cursos do Projeto Escola Beatmasters já estão abertas com vagas para as primeiras turmas no início do mês de agosto. Com duração de 01 mês, em 16horas de aulas, o curso é finalizado com um Pocket Show e a construção em grupo de um DJ Set.

Curso forma os novos nomes da literatura


Desde 2007, a Academia Internacional de Cinema (AIC) mantém um curso de Criação Literária. Atualmente, é constituído de uma série de 33 encontros dirigidos por nomes importantes da literatura brasileira contemporânea. Um novo curso começa em 09 de agosto de 2010 com aula inaugural gratuita e aberta ao público.

As oficinas de ficção exploram conceitos e técnicas ficcionais em contos, romances e narrativas diversas. Abordam temas como as vertentes do conto contemporâneo, a prosa poética, as relações com a poesia e a fotografia. Obras de autores como Borges, Clarice Lispector, Cortázar, Kafka e Hemingway são analisadas e comentadas.

Todas as oficinas propõem exercícios criativos que são avaliados e comentados pelos professores em sala. O foco principal é mesmo a prática da escrita criativa, embora haja material teórico de apoio.

Neste segundo semestre de 2010, estarão à frente do curso João Anzanello Carrascoza, Marcelino Freire, Roberto Taddei, Rodrigo Petronio, Veronica Stigger, Tiago Novaes e Donizete Galvão, que é também o coordenador. São todos autores experientes, com várias obras publicadas e premiadas.

Ao final do curso, cada aluno apresenta um texto de sua autoria para uma avaliação final dos professores. Há também um sarau literário, com a presença de convidados, onde os alunos lêem seus melhores trabalhos.

AULA INAUGURAL DEBATE O CONTO CONTEMPORÂNEO
A aula inaugural do curso contará com as presenças de Carlos Felipe Moisés, Leusa Araújo e Veronica Stigger. A proposta é um diálogo com o público sobre as vertentes do conto contemporâneo, comentários sobre projetos literários e troca de experiências sobre o processo de escrita. Roberto Taddei, jornalista e romancista, e Donizete Galvão, poeta, também participam

Na ocasião, Carlos Felipe Moisés autografa Histórias Mutiladas, Prêmio do Governo de Minas Gerais de Literatura 2008 – Categoria Ficção. Leusa Araújo apresenta Náufragos Emergentes que foi selecionado ProAc da Secretaria da Cultura em 2009. Veronica Stigger autografa Os Anões, seu terceiro livro de contos. A entrada é franca.

De 09 de agosto a 13 de dezembro de 2010
Aulas duas vezes por semana: segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 21h30
Informações extras em http://www.aicinema.com.br/cursos/curso-de-criacao-literaria

Resíduos de confecções geram oportunidades para mulheres do Triângulo Mineiro

A artesã Sônia Vasconcelos, de Uberlândia, ensina mulheres daquela cidade a produzir peças artesanais com o resíduo da indústria de vestuário e material reciclado. Sônia deixou o emprego de bancária para se dedicar, desde 2008, ao projeto Sinhá Recicla. A iniciativa, apoiada pelo SEBRAE-MG, gera emprego e renda para 200 artesãs.

Uma vez por semana, às quartas-feiras, Sônia e mais 13 mulheres se reúnem para ensinar cerca de 60 tipos de técnicas artesanais, entre crochê, bordado, tricô, cestaria e tecelagem.

A matéria-prima é doada por seis confecções da cidade. O material, que antes ia para o lixo, é transformado em bolsas, colares, tapetes, broches e outros produtos. Segundo Sônia, quase todo o material é reciclado e o gasto com linhas e agulhas é dividido. O grupo produz 1.500 peças por mês, que custam entre R$ 5 e R$ 130.

De olho no mercado, as 13 artesãs procuraram o SEBRAE-MG para melhorar a qualidade dos produtos. Elas participam do Programa Sebrae de Artesanato e recebem consultoria em design, capacitações em técnicas de vendas, cooperação, atendimento e ampliação de mercado, com participações em feiras.

Em julho, o grupo participou do Encontro de Negócios do Brasil Central, em Uberlândia. Elas negociaram com compradores nacionais e internacionais. Uma empresa americana comprou 250 kits de bucha vegetal para banho. Compradores suíços e alemães também mantêm contato com o grupo.

Projeto Sinhá Recicla
Aulas às quartas-feiras
Das 14h às 17h
Incubadora de Empresas da UFU
Avenida Francisco Vicente Ferreira, 560, Santa Mônica
Uberlândia/MG

Campanha para o Mobil Super EcoPower


Para apresentar o lubrificante Mobil Super EcoPower, a Cosan Combustíveis e Lubrificantes, detentora do direito de uso da marca Mobil no Brasil, desenvolveu uma campanha baseada na felicidade e contou com a criação da WMcCann.

A campanha conta com um filme de 30”, anúncios de página dupla e simples e spot para rádio. Todas as ações transmitem uma mensagem única: “Quando você economiza, nem o trânsito estraga a sua felicidade”.

O filme, intitulado “Felicidade”, não poderia ser diferente: apresenta de forma atraente e bem humorada os atributos do produto. As cenas mostram situações que exigem muito esforço do carro e causam estresse aos motoristas, que, no entanto, cantam felizes. E, ao final do filme, entendemos o motivo da felicidade desses motoristas: todos usam Mobil Super Ecopower, o lubrificante que reduz o consumo de combustível em até 4%*. Para finalizar o locutor completa: “Se todo mundo usar, vai fazer uma grande diferença”.

Para a mídia impressa, foram criados dois anúncios de página dupla e página simples que seguem a mesma característica: alto astral e alegria em meio ao trânsito e à correria do dia-a-dia. O anúncio traz uma visão aérea da cidade de São Paulo e o foco em um carro específico. A imagem do carro é aproximada para mostrar o motorista contente, mesmo enfrentando um congestionamento na cidade. Os anúncios serão veiculados em revistas como Veja, Época, Quatro Rodas, entre outras.

Os interessados poderão acessar o portal da campanha www.venhaserfeliztambem.com.br para ter acesso ao vídeo e mais informações sobre o produto.

Africa promove na criação


O presidente da Africa, Sérgio Gordilho, anuncia Gustavo Gusmão como diretor de criação. O redator, que está na agência há dois anos e já trabalhou para contas como Brahma, Itaú, Mitsubishi, Grendene e Vivo, assume a área digital ao lado de Eco Moliterno atendendo Procter & Gamble e Suzuki.

Gusmão é formado em publicidade pelo Instituto Metodista de Ensino Superior e tem especialização em Business e E-commerce pela Universidade da Califórnia em San Diego. Antes de vir para a Africa, estava na JWT. Também tem passagens pelas agências Lowe, Y&R e Lew,Lara. Ford, Coca-Cola, HSBC, Smirnoff, Cadbury, Nissan, Nokia e Unilever estão entre os clientes que trabalhou. Gusmão também conquistou prêmios em festivais como de Cannes, FIAP, El Ojo e Clio Awards entre outros.

Search Labs reúne profissionais de ponta para debater tendências e cases de Search Marketing


Nos dias 28 e 29 de julho os mais renomados profissionais do mercado de marketing digital estarão reunidos em São Paulo na primeira edição do Search Labs, uma nova e promissora série de eventos que vai tratar sobre o universo do search marketing e para isso conta com a presença de 10 palestrantes internacionais, como Vanessa Fox, da Nine By Blue; Todd Malicoat, da Stuntdubl; Dennis Goedegebuure, da eBay, além de três palestrantes da Google, entre outros.

O Search Labs vai apresentar, em três salas simultâneas e 40 sessões, palestras orientadas às tendências de search, casos reais nunca antes compartilhados e workshops focados em técnicas avançadas e análises de código. No palco, varejistas, publishers, consultores, agências, buscadores, analistas e algumas "search stars" levarão uma visão 360º da área e falarão das suas mais recentes metamorfoses.

O objetivo do evento, realizado pela Media Education e Searchcast, é levar o conhecimento da área para outro nível, através de uma abordagem inédita no Brasil, com subtemas especialmente selecionados. De acordo com os organizadores, o foco na maturidade do mercado brasileiro e na evolução da disciplina nos últimos anos foram mantidos para apresentar quais são os melhores caminhos para otimizar o search marketing.

“Percebemos que o tema tem crescido muito no Brasil, mas os eventos e conteúdos disponibilizados eram superficiais. Por isso decidimos fazer um evento que vai mostrar efetivamente o que é e qual a melhor forma de se executar search marketing”, assinala Alexadre Formagio, Diretor de Novos Negócios da Media Education. Formagio reuniu ainda Miguel Dorneles, da FOX, e Tiago Luz, da DM9DDB, para formarem a curadoria, que organizou a grade de programação e selecionou os profissionais palestrantes.

Foram convidados alguns dos mais importantes profissionais do cenário nacional e internacional, para que dividam suas experiências e orientem o público sobre os aspectos mais críticos de uma campanha ou projeto em search marketing. Fazem parte do time de palestrantes Pedro Dias, Ariel Lambrecht e Rodrigo Vale, da Google, Tiago Luz e Renyer Roberto, da DM9DDB, Alexandre Kavinski da I-Cherry, e muitos outros nomes consagrados na área de search.

O Search Labs será realizado no hotel Renaissance, das 9h às 18h, com diversos intervalos para networking entre participantes, palestrantes e patrocinadores. O evento conta com dois andares e Internet wireless para todos os participantes. E, para mostrar que o search marketing não perdeu terreno entre as áreas mais novas do marketing digital, um SearchCast será transmitido ao vivo, diretamente do Hotel Renaissance, para todos os interessados.

O valor da inscrição para o evento já está disponível no site. Todos os inscritos receberão material de apoio e certificado de participação.

Search Labs
28 e 29 de Julho
Hotel Renaissance – São Paulo - SP
Rua Alameda Santos, 2233 - São Paulo - SP - 01419-002
Próximo a Avenida Paulista.

Até três inscrições: R$ 560,00 cada; acima de três inscrições: R$ 510,00 cada (preços válidos até 25 de julho).

CONTATO: contato@mediaeducation.com.br ou pelo telefone: 11.3002-2579

“Identidade Cultural Brasileira”

Batizada de “Mesa Redonda Sagatiba: Ciclo Identidade Cultural Brasileira”, os encontros têm como principal objetivo debater a cultura do nosso país, valorizando elementos brasileiros, tanto interna como externamente. Os debates acontecem toda última terça-feira de cada mês, na Galeria Pontes, referência na arte popular brasileira, e têm entrada gratuita. Os interessados devem comparecer à Galeria Pontes, na data e horário marcado.

Mesa Redonda Sagatiba: Ciclo Identidade Cultural Brasileira
Arte Popular: Cruzamento de Arte Popular e Modernismo no Brasil
Terça-feira, 27 de julho, das 20 às 21h.


Na próxima terça-feira, a Sagatiba e a Galeria Pontes convidaram Aracy Amaral, crítica e historiadora de arte, e o artista plástico Paulo Pasta. Os participantes falarão sobre arte popular e em especial sobre a influência do Movimento Modernista na arte e nos artistas populares.
Aracy Amaral é historiadora, crítica de arte e professora titular da USP, na FAU. Já dirigiu a Pinacoteca do Estado e Museu de Arte Contemporânea da USP e foi curadora de diversas exposições no Brasil e Exterior. Aracy é a autora e organizadora de livros sobre arte no Brasil, na América Latina e sobre o Modernismo. Paulo Pasta é artista plástico e curador.

Mostra “Pau Pra Toda Obra”
A Galeria Pontes traz, de 21 de julho a 28 de agosto, a mostra “Pau Pra Toda Obra”. A exposição exibe a expressão criativa de diversos artistas brasileiros através de esculturas de madeiras que valorizam cores, texturas e nervuras. Entre os artistas estão Antonio Julião, Vicentina Julião, Resendio, Vieira, GFO (Geraldo Fernandes Oliveira), Valmir, Higino, entre outros.

Como ação educativa complementar, a mostra contará com visitas agendadas para grupos de estudantes e atividades gratuitas abertas ao público em geral como debates e oficinas criativas.

Serviço
Mesa Redonda Sagatiba: Ciclo “Identidade Cultural Brasileira”
Data: Dia 27 de julho, terça-feira das 20h às 21hs
Tema: Arte Popular: Cruzamento de arte popular e modernismo no Brasil
Local: Galeria Pontes – Rua Minas Gerais, 80, Higienópolis, SP
Tel (11) 3129 4218 – galeria@galeriapontes.com.br
*acesso a portadores de necessidades especiais
estacionamento interno para 10 vagas

Mostra “Pau Pra Toda Obra”
Coquetel de Abertura: dia 20 de julho, terça-feira, das 19h às 22hs
Visitação: de 21 de julho a 28 de agosto de 2010
de 2a a 6a feira, das 10h às 19hs – sábados das 10h às 17hs

Exposição “200 Anos de Moda Francesa – 1750 a 1950” no Shopping Jequiti, no Guarujá/SP


As rainhas Maria Antonieta e Carlota Joaquina, Camille Monet, a esposa do famoso pintor são algumas das importantes mulheres cujos figurinos foram reproduzidos com riqueza de detalhes para compor parte do acervo da Exposição “200 Anos de Moda Francesa – 1750 a 1950”, que conta com a curadoria do arquiteto Carlos Henrique Pires de Souza, da empresa Arabesco Design. Os vestidos foram confeccionados em tamanho natural e ao lado do acervo de bonecas réplicas customizadas em trajes de época, integram o acervo da Exposição que ainda conta com móveis do século XIX e de acessórios que compõem o dia-a-dia feminino.



O público poderá conferir no período de 03 de julho a 01º de agosto, o resultado da união de beleza e da delicadeza dos trajes à história da moda, nos vestidos de rainhas, princesas e damas de época, que retratam a influência de dois séculos de moda francesa no mundo. A Exposição ficará no Shopping Jequiti (Rua Marjory da Silva Prado, 1100), Praia do Pernambuco, Guarujá/SP. A entrada é franca e o horário de atendimento ao público é de domingo a 5ª feira, das 10h às 20h; sexta e sábado das 10h às 23h.


Os figurinos são réplicas de vestidos de mulheres importantes que se destacaram em diversos segmentos da sociedade, em épocas e locais distintos. Além das já citadas Maria Antonieta; Camille Monet, e Carlota Joaquina, há figurinos da dançarina Louise Weber, precursora do can-can, da Princesa de Joinville, da imperatriz Josephine de Beauharnais, esposa de Napoleão Bonaparte entre outras. Além dos vestidos a exposição conta com uma coleção de 30 bonecas customizadas em trajes de época por Carlos Henrique Pires de Souza, e mais 40 exemplares da coleção Damas de Época, da Editora Planeta De Agostini, um dos apoiadores culturais do evento.


Ao lado de cada traje há um painel temático com informações históricas sobre o contexto em que ocorreu cada mudança da moda, tanto no vestuário feminino, como nas artes e nos hábitos sociais. As histórias dos estilistas que marcaram época também se encontram nos painéis, entre eles Dior e Chanel que se destacaram por vestirem atrizes famosas, mostrarem seus trabalhos no cinema mundial e influenciarem a alta-costura até hoje

As reproduções de figurinos destes estilistas e de outros famosos como Jacques Doucet, Madeleine Vionet e Alix Grès e se assemelham aos originais em todos os detalhes. Desde as aplicações com rendas, bordados, peças em veludo, seda pura e outros tecidos nobres além da utilização das curiosas crinolinas, as armações que eram usadas sob os vestidos e saias para dar volume ao traje. As reproduções foram confeccionadas por meio de estudos de época e retratam os principais estilistas e personalidades que contribuíram para a história de dois séculos de moda francesa

A empresa Arabesco Design desenvolveu pesquisas históricas para a produção da exposição que integrou as comemorações do Ano da França no Brasil, em 2009. A exposição esteve presente no Praiamar Shopping Center (Santos/SP), Aliança Francesa de Santos, Teatro Guarany, Teatro Coliseu, Oficina Cultural Regional Pagu, Palácio das Artes de Praia Grande, Casa Martim Afonso (SV) e Brisamar Shopping (SV). O evento é uma realização da empresa Arabesco Design, com a curadoria do arquiteto Carlos Henrique Pires de Souza, em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura e da Secretaria de Cultura do Guarujá.



A Exposição “200 Anos de Moda Francesa – 1750 a 1950” integrou o Calendário do Ano Comemorativo da França no Brasil em 2009 e recebeu as chancelas da Embaixada Francesa, França. BR 2009, TV5 Monde (França), apoio cultural do Antiquário Castelinho, Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Editora Planeta De Agostini e Guarujá Convention & Visitors Bureau, Associação dos Artistas do Litoral, Chococenter, Associação Amigos da Cultura, Visarq, Associação Vicentina de Letras Artes e Ofícios Frei Gaspar de Madre de Deus, além dos apoios institucionais do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Aliança Francesa de Santos, Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e Oficinas Culturais, Prefeitura de Guarujá e Secretaria de Cultura de Guarujá.