30.3.09

abcDesign # 27



Já chegou a nova edição da Revista abcDesign.

Confira abaixo os destaques desta edição:
- uma matéria contando a experiência de 2 designers que passaram um mês em solo asiático.

- entrevista com o designer Bruno Porto, professor de design na China.

- Chico Homem de Melo, faz uma análise semiótica das capas de revistas americanas que falaram do Obama.

E muitas outras novidades... vale a pena comprar a revista. Saiba mais clicando aqui.

34ª edição do Festival do Anuário vai premiar peças publicitárias de todo o País

De 02 a 04 de abril, o WTC Convention Center de São Paulo vai abrigar a 34ª edição do Festival do Anuário, um dos principais prêmios de publicidade para o qual concorrerão peças publicitárias de todo o Brasil. Segundo os organizadores do evento, a maior contribuição do Festival é preservar a memória da propaganda brasileira, através da impressão do Anuário depois de apurado o resultado do evento.

Participarão da premiação no WTC 111 jurados que avaliarão os trabalhos dos profissionais de criação mais consagrados nos últimos 10 anos do prêmio.

Esta é a segunda vez que o Festival terá lugar no WTC. Este ano, o evento - que acontece há 34 anos ininterruptos - vai ocupar uma área de 980 m2. Segundo a organização, o tamanho e o número de salas do WTC Convention Center, além da estrutura do Sheraton São Paulo WTC Hotel e sua localização, foram fatores essenciais na escolha do local de realização do Festival do Anuário.

Futebol é destaque nas embalagens criadas pela FutureBrand para a Páscoa Nestlé


O futebol ganha destaque na linha de embalagens criadas pela FutureBrand para os ovos de chocolate e caixas de bombom da Nestlé lançados para a Páscoa 2009. A linha “Torce Por Você”, que faz parte das ações e promoções ligadas ao futebol realizadas pela Nestlé desde 2005, traz ovos para os torcedores do Corinthians, Palmeiras, Santos, Bahia e Vitória, além de latas comemorativas do São Paulo, que apelam para a nostalgia do consumidor e podem ser colecionadas. Para facilitar o reconhecimento e chamar a atenção dos consumidores nos pontos-de-venda, as embalagens dos ovos valorizam as cores dos uniformes dos times e trazem as imagens dos escudos das equipes e dos respectivos mascotes.

Já os torcedores do São Paulo têm três opções nesta Páscoa. A caixa de miniovos de chocolate ao leite é vermelha, branca e preta e mostra uma série de ovos com escudos do São Paulo. A FutureBrand também criou duas versões de latas vintage comemorativas dedicadas ao time. Ambas foram produzidas para a linha de bombons Especialidades Nestlé. Uma delas traz estampados os números 6-3-3, simbólicos para a torcida são-paulina, que fazem referência ao hexacampeonato brasileiro e às três conquistas da Libertadores e do Mundial Interclubes. A lata tem ainda o escudo do time com as estrelas representativas das vitórias nesses campeonatos. A segunda versão é de forte apelo nostálgico e deverá conquistar os torcedores saudosistas, remetendo à época de ouro do futebol. A embalagem é ilustrada pela foto de uma “bicicleta” de Leônidas da Silva, ídolo são-paulino e da Seleção que inventou a jogada nos anos 30. As letras em estilo retrô e o tratamento da imagem, que aparece meio desbotada como se desgastada pelo tempo, remetem à tradição de conquistas e dos grandes jogadores do time.

Para atender a diferentes públicos, a Nestlé ampliou em 40% seu portfólio de lançamentos para a Páscoa deste ano, trazendo ovos inspirados nos chocolates da marca, como Alpino, Chokito e Prestígio, opções para quem tem restrições ao açúcar (Classic Diet), para quem cuida da saúde se alimentando de produtos com soja (ovo Sollys) e também para as crianças. Completam a linha os bolos de Páscoa Alpino e Classic e o ovo Classic Gianduia.

SOBRE A FUTUREBRAND
A FutureBrand BC&H é uma consultoria em branding que atua há seis anos no país. A operação brasileira da FutureBrand, do grupo de comunicação Interpublic, é dirigida por Hélio Mariz de Carvalho e Cesar Hirata. A FutureBrand BC&H trabalha o conceito de marca de maneira ampla, desde a sua concepção até a implementação e monitoramento, passando pelo desenvolvimento e pela consolidação de suas expressões visual e verbal.

A consultoria busca, dessa forma, traduzir a essência de uma marca, facilitando a assimilação de seus valores e crenças e de suas formas de atuação. A FutureBrand auxilia seus clientes na construção de identidades poderosas, que acentuam a diferenciação, geram preferência e aumentam o valor da empresa, preparando-a para os desafios do futuro.

Entre os principais clientes da FutureBrand BC&H estão conceituadas companhias como AstraZeneca, Comgás, Garoto, Medley, Mistral, Nestlé, Pão de Açúcar, RBS, Ultra e Whirlpool. Alguns exemplos de trabalhos de construção de marcas conhecidas são Taeq (Grupo Pão de Açúcar), Taií (Itaú) e Sollys (Nestlé).

A FutureBrand BC&H trabalha com metodologia própria, por meio de disciplinas integradas que cobrem todas as áreas da construção de marcas, tais como Estratégia, Inovação, Identidade Visual, Identidade Verbal e Design Ambiental.

Robert Wong Consultoria Executiva lança o primeiro programa de Personal Branding em grupo do Brasil



No dia 31 de março, a Robert Wong Consultoria Executiva lança o primeiro programa no Brasil de Personal Branding em grupo, por meio da divisão B©U (A Brand Called You, tradução de “Uma Marca Chamada Você”). O programa, que terá duração de três meses com encontros semanais (sendo seis em grupo e seis individuais) é destinado à profissionais de qualquer área que queiram transformar o seu nome em uma marca prestigiada e firmar-se como uma referência destacada no mercado. O objetivo é fazer com que os participantes tenham a possibilidade de desenvolver o seu potencial para atingir resultados excepcionais na sua área de atuação. Todas as sessões em grupo acontecem a cada 15 dias, coordenadas pelo CEO da empresa que leva seu nome, Robert Wong, um dos maiores headhunters do mundo, e pela consultora de Personal Branding, Renata Rocha. Haverá uma seleção do perfil de cada participante para que não haja profissional de uma mesma área de atuação, para que não ocorra conflito de interesses. Segundo a consultora, quando o indivíduo conhece suas próprias competências e cria metas, ganha autoconfiança. “Tudo começa com o autoconhecimento. Quando a pessoa se conhece, entende o que a diferencia no mercado, quem ela é e o que faz de melhor, passa a ter autoconfiança. A partir do momento em que o profissional acredita em si, os outros também começam a acreditar nele. O grupo servirá para a troca de experiências e fazê-lo conscientizar-se disso, e saber comunicar sua proposta de forma clara e impactante para o seu público-alvo”, explica Renata.

A aplicação do Personal Branding engloba as fases interna e externa. A primeira consiste em identificar e trabalhar a a autoconfiança (que deriva do autoconhecimento), a competência diferenciada (que faz o indivíduo sobressair em relação aos outros), e o genuíno interesse pelas pessoas e pelos negócios. Em seguida, trabalha-se a etapa externa, que procura criar uma melhor percepção do indivíduo por meio da habilidade de comunicação oral e escrita, da apresentação e aparência pessoal, entre outras iniciativas que valorizam a sua imagem. No final, junto com o cliente, é montado um posicionamento de marca pessoal, com planejamento da missão, visão, valores e a ”Big Idea”que move o profissional. Metas a curto, médio e longo prazo, público alvo, abrangência da marca, entre outros conceitos também fazem parte deste processo inovador.

A consultoria tem como clientes executivos de alto escalão, como CEOs (Chief Executive Officers), e diretores de empresas dos mais variados setores, bem como profissionais liberais, incluindo médicos, advogados, artistas, consultores, esportistas e etc. Para Marcia De Luca, mestre em yoga, meditação e ayurveda e apresentadora do programa “Dicas Filosofia de Bem Viver”, da rádio Eldorado, o trabalho de Personal Branding realizado com a Robert Wong, fez com que tomasse consciência do verdadeiro potencial. “Tornei-me uma pessoa mais completa e profissional. Aprendi a colocar foco no meu negócio e a acreditar nele a fim de concretizar o que é importante para mim. Fortaleceu minha imagem perante o público, a minha marca e o meu negócio como um todo. As pessoas passam a me reconhecer como referência na minha área pela credibilidade do trabalho que faço”, relata.

Conforme Robert Wong, pessoas que se tornaram verdadeiras marcas são diferentes dos outros. "Elas criaram uma diferenciação no mercado. A idéia não é trabalhar apenas uma melhor imagem da pessoa, e sim formar um indivíduo mais completo a partir do reconhecimento de suas deficiências, destacando suas qualidades e habilidades”, finaliza.

Serviço:
Personal Branding em grupo
O Programa: Duração de três meses

- Seis encontros em grupo (quartas-feiras, das 19h30 às 22h – dias 01/04, 15/04, 19/04, 13/05, 27/05 e 10/06)
-Seis sessões individuais (duração de uma hora - agendar com Renata Rocha através do telefone (11) 4508-2833 ou renatarocha@robertwong.com.br, em horário comercial, das 8h às 19hs.

Local: Espaço Robert Wong Consultoria Executiva – Rua Des. Joaquim Celidônio, 33 – Jardim Paulistano

Sobre a Robert Wong Consultoria Executiva:
A Robert Wong Consultoria Executiva é uma empresa voltada para o desenvolvimento do potencial humano por meio de ferramentas desenvolvidas pela equipe Wong ao longo de uma longa experiência no mundo corporativo. Atua nas áreas de Desenvolvimento & Consultoria (Executive Search, Programas de Desenvolvimento de Potencial e Personal Branding), Conhecimento (RSVP - Realizando Seu Verdadeiro Potencial, Palestras e Workshops) e Chi Club (Rede Social). Os serviços têm como foco principal o aperfeiçoamento do ser humano, visando trazer os melhores resultados para a empresa e para o indivíduo, dentro do equilíbrio pessoal e profissional.


Araçatuba promove Semana de Artes Gráficas de 13 a 17 de abril

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) Regional São Paulo, Fabio Arruda Mortara, participa do encontro e estará disponível para entrevistas à imprensa, no dia 13, às 17 horas, sobre temas como o mercado gráfico e a atual turbulência financeira.

Araçatuba sedia, de 13 a 17 de abril, no Quality Resort (Rodovia Elieser Montenegro Magalhães, km 58,8 – Fazenda Paquetá), a 3ª edição da Semana de Artes Gráficas. A iniciativa visa levar treinamento qualificado na área gráfica para o interior do estado de São Paulo (a programação de cursos segue no final do texto). A região administrativa de Araçatuba, formada por 43 municípios, possui 105 gráficas que empregam juntas aproximadamente 1.498 profissionais gráficos – no estado de São Paulo, existem 6.172 gráficas, que empregam cerca de 90 mil pessoas e faturam R$ 15 bilhões.

Jornalistas interessados em entrevistar pessoalmente o presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) Regional São Paulo, Fabio Arruda Mortara, no dia 13 de abril, às 17 horas, no local do evento, favor contatar a assessoria de imprensa da entidade, pelo telefone 11 3675-5444, com Augusto ou Marco, ou pelos e-mails augusto.diniz@viveiros.com.br e marco.passarelle@viveiros.com.br

Em 2008, o faturamento do setor gráfico chegou a R$ 23,40 bilhões, 1,75% a mais do que o registrado em 2007 (R$ 23 bilhões). A previsão da Abigraf para este ano é de faturamento de R$ 24,2 bilhões.

A 3ª Semana de Artes Gráficas foi criada pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) com o intuito de levar treinamento qualificado ao interior do Estado de São Paulo. O projeto nasceu em 2006, patrocinado pelo Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP) e pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) Regional São Paulo. Mais de 2.500 pessoas, de sete regiões administrativas do estado, já participaram dos cursos e palestras realizados dentro da programação dos eventos.

A programação da 3ª edição da Semana de Artes Gráficas é a seguinte:
13/4, às 18 horas – Abertura, com palestra do presidente da Abigraf Regional São Paulo, Fabio Arruda Mortara.

Cursos
13 e 14/4, das 18h às 22h: “Dicas e truques de Corel Draw”, com Ricardo Minoru.
13 e 14/4, das 18h às 22h: “Controlando as variáveis de impressão”, com Pedro Casotti.
15 a 17/4, das 18h às 22h: “Produção gráfica para vendedores”, com Ana Cristina Pedrozo.
15 a 17/4, das 18h às 22h: “Técnicas básicas de qualidade e meio-ambiente”, com Márcia Biaggio.
13 a 16/4, das 18h às 22h: “Gestão para pequenas empresas”, com Guilherme D’Assunção.

Mais informações sobre a 3ª edição da Semana de Artes Gráficas de Araçatuba pelo telefone (11) 2797-6700 ou e-mail abtg@abtg.org.br

Lançamento do livro "Planejamento de comunicação integrada"


A Summus Editorial e a Livraria da Vila – Lorena (SP) promovem no dia 2 de abril (quinta-feira), das 19h às 22h, a noite de autógrafos do livro Planejamento de comunicação integrada, de Luciene Ricciotti Vasconcelos. A proposta do livro é ser um guia abrangente, que apresente o planejamento de comunicação integrada de modo simples e objetivo, contribuindo para formar pessoas capazes de pensar estrategicamente as ações nessa área. O evento acontece no piso térreo da livraria, que fica na Al. Lorena, 1731.

O livro concentra informações primordiais para o desenvolvimento de comunicação e esclarece aspectos como os conhecimentos imprescindíveis para realizar um bom planejamento de comunicação integrada; a definição dos objetivos da comunicação; a escolha da mensagem e da estratégia a serem utilizadas; a definição de canais/ferramentas; a escolha da mídia ou do veículo; e a internet e as novas tecnologias no planejamento de comunicação.

"Planejamento de comunicação integrada é um trabalho de atualidade indiscutível que revela a objetividade e a simplicidade que marcam a produção dos que conhecem seu objeto de estudo e conseguem descomplicá-lo, para torná-lo didático sem perda de profundidade e de riqueza”, afirma Henrique Vailati Neto, diretor da Faculdade de Administração da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), que assina o prefácio do livro.

A autora
Luciene Ricciotti Vasconcelos graduou-se com menção honrosa em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). É pós-graduada em Comunicação de Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Trabalhou como profissional de criação e planejamento em empresas e agências de destaque nacional. Professora universitária, leciona as matérias Marketing Internacional, Planejamento de Comunicação e Mercadologia.

Atua, desde 2000, como consultora de comunicação e marketing. É autora de Mark-Óbvio (Summus, 1998), destinado ao incentivo da aplicação do marketing em micro e pequenas empresas. Ministra palestras e dá treinamentos. Foi colunista da TV Alphaville e é colaboradora, editora e cronista de diversas publicações empresariais e culturais. Mantém o site com apoio ao professor, textos complementares, agenda de palestras e contatos: http://www.comunicacaointegrada.net/.

UP é eleita a melhor revista de bordo do mundo



A revista "UP", que acompanha mais de 800 mil passageiros da TAP por mês, foi eleita a melhor revista de bordo do mundo pelo site norte-americano UCityGuides, portal de guias do melhor das grandes cidades.

O UAward conquistado pela "Up" deve-se à excelente apresentação e páginas bem desenhadas, bem como as capas altamente criativas e informações especiais de Lisboa.

A eleição da revista de bordo da TAP como a melhor do mundo nesta categoria foi resultado de um trabalho de dois anos feito pela equipe da UCityGuides, após ter viajado em dezenas de companhias aéreas.

Paula Ribeiro, editora da UP, afirmou “para nós é muito estimulante, pois foi atribuído por um júri internacional, anônimo (não houve inscrição) e que percebeu todas as nuances do nosso projeto. Não só a diferença das outras revistas de bordo, mas sobretudo, o nosso propósito de mostrar o melhor de Portugal ao mundo, e com isso estimular a vontade dos nossos leitores em conhecer o país”, concluindo ainda que, “numa fase em que as boas notícias escasseiam, é uma alegria saber que somos uma das cinco melhores companhias aéreas eleitas pelos leitores da Condé Nast Traveller espanhola e a melhor revista pelo júri americano do UCity Guides”.

A edição deste mês, março, é dedicada a Brasília, capital do Brasíl. A revista traz ao leitor diversas matérias sobre Niemeyer, Lucio Costa, Burle Max, Athos Bulcão e Juscelino Kubischek . Além de uma entrevista especial para a seção "olhar estrangeiro" com a Maria Estela Kubischek, que comenta sobre o tratamento carinhoso de Portugal para com Juscelino antes, durante e depois do exílio. Carlos Fino também foi entrevistado, jornalista que participou da 2ª Guerra Mundial e atualmente é Conselheiro de Imprensa da Embaixada de Portugal em Brasília.

Esta é a segunda vez que a UP recebe a distinção de Melhor Revista de Bordo, depois da edição espanhola da Marie Claire ter-lhe atribuído igual honra em abril de 2008.

Os UWARDS 2009 podem ser visitados no endereço www.ucityguides.com/uwards-travel-awards.html.