13.5.10

Exposição Cidade Múltipla


Cidade Múltipla é um ensaio fotográfico que enfoca referências arquitetônicas da São Paulo do Fotografias de Ricardo Hantzschel, sob o ponto de vista de cinco diferentes câmeras pinhole. O resultado é uma cidade improvável, construída por conjuntos de instantes que formam camadas de tempo sobrepostas em cada registro, remetendo à veloz e caótica metamorfose cotidiana da metrópole. A mostra patrocinada pela Caixa Econômica Federal poderá ser vista de 29 de maio a 4 de julho, na Caixa Cultural São Paulo (Sé), com entrada franca.

Pinhole são câmeras artesanais feitas com caixas ou latas vedadas, onde a luz penetra apenas por pequenos furos feitos com uma agulha. Na face oposta ao orifício coloca-se um papel fotográfico que registra a imagem formada no interior da câmera.

A beleza deste aparato, que remonta à descoberta da camera obscura no Renascimento, está na sua forte presença de acaso e precariedade, já que não há lente, obturador, visor ou diafragma. Simplesmente o ordenamento físico dos raios de luz e a sensibilidade do papel quimicamente revelado.

Dados técnicos: o trabalho reúne captação fotográfica tradicional, digitalização dos negativos e ampliação digital de 14 imagens em papel base de algodão.

Sobre as oficinas
• Oficina Imagem Invertida
Dias 11/06 e 18/06, às 9h e 25/06, às 15h.

• Oficina Câmera Obscura
Dia 03/07 (sábado), das 15h às 17h.
A partir de 15 anos.

Serviço
EXPOSIÇÃO CIDADE MÚLTIPLA
Abertura para convidados e imprensa: dia 29 de maio de 2010, às 11h
Visitação: de 29 de maio a 04 de julho de 2010
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Galeria Octogonal - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, inscrições para oficinas, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Craques do cartum na Copa


Entram em campo os craques do time dos cartunistas para mostrar todo o encanto que o humor gráfico empresta ao tema Copa do Mundo. O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta as exposições CRAQUES DO CARTUM NA COPA – que serão abertas ao público a partir de 2 de junho de 2010 (até 18 de julho) em São Paulo e a partir de 8 de junho (até 11 de julho) no Rio de Janeiro. Trata-se de duas exposições, com entrada franca, de artes gráficas - cartum, charge e caricatura - sobre o futebol e sua influência na cultura brasileira. Para tanto, foram selecionados onze artistas renomados da área, que cederão obras originais para exposição.

As duas exposições buscam resgatar, divulgar e promover a influência do futebol na cultura brasileira e envolverão verdadeiros mestres do traço nacional e que fizeram história junto ao futebol retratando esportistas, situações da seleção e a explosão popular nas copas do mundo. Cada um apresentará, em cada exposição, cinco trabalhos originais, já consagrados e/ou inéditos, cujo foco central será o futebol e a Copa do Mundo. Entre eles, nada menos que Cárcamo, Chico Caruso, Dálcio Machado, Fernandes, Gustavo Duarte, Henfil, Mauricio de Sousa, Miécio Caffé, Otávio, Paulo Caruso e Ziraldo. São onze feras que fizeram e fazem a história da Copa ficar mais alegre e criativa. Os originais trarão caricaturas de jogadores antigos, charges de momentos históricos e até originais inéditos, como o personagem Dieguito que Mauricio de Sousa desenvolveu para Maradona e nunca foi publicado.

O técnico da equipe (curador) é o cartunista e jornalista JAL – José Alberto Lovetro - presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil com mais de 30 anos de carreira. “São onze super cartunistas que formam um timaço”, observa JAL.

A cenografia é de Jefferson Candotti. Os desenhos da torcida são do cartunista Carvall. A cenografia vai simular um campo de futebol com gramado e torcida. Os convocados pelo Dunga para a seleção principal também estarão em caricaturas (feitas por JAL) de corpo inteiro e tamanho natural para que os visitantes possam fotografar ao lado deles.

“Esta exposição visa reconhecer e valorizar o talento e a criatividade de nossos artistas gráficos que, assim como o nosso futebol, são respeitados em todo o mundo.” Observa Marcelo Mendonça, diretor do CCBB São Paulo.

Para o diretor do CCBB Rio de Janeiro, Marcos Mantoan, “durante os próximos meses, o País fica voltado para a Copa do Mundo de Futebol. O CCBB, como espaço de reflexão e debate, neste momento de grande envolvimento com o esporte, oferece ao público a oportunidade de apreciar também o futebol fora do que acontece entre as quatro linhas, apresentando criações artísticas e discutindo a cultura do jogo e suas implicações. Além da divertida exposição Craques do Cartum e da montagem de telão para a exibição dos jogos para os visitantes, também realizamos a série de debates Brasil, Futebol e Livros e a mostra cinematográfica Futebol de Primeira!. É o CCBB de amarelo, azul e verde, torcendo pela nossa Seleção.”

A mostra tem patrocínio do Banco do Brasil e realização do Centro Cultural Banco do Brasil.

SOBRE A EXPOSIÇÃO
Os desenhos serão afixados em painéis expostos a frente de um ploter, com efeito gráfico de torcida nas arquibancadas de um estádio. O som ambiente terá reações de torcidas de futebol. Cada autor terá uma pequena biografia o situando diante dos desenhos escolhidos. A entrada da exposição será entre as traves de futebol onde a cortina é a rede e o chão será acarpetado simulando o gramado. Entre os painéis ficam as caricaturas dos jogadores da atual seleção brasileira.

Workshop
COMO UTILIZAR O HUMOR GRÁFICO E QUADRINHOS NA SALA DE AULA

Um workshop sobre como utilizar o humor gráfico e quadrinhos em sala de aula será realizado pelo cartunista e jornalista José Alberto Lovetro (JAL) em cada Centro Cultural do Banco do Brasil - em São Paulo, no dia 12 de junho das 10h30 às 13h30 e no Rio de Janeiro, em 8 de junho, horário a definir. O profissional apresentará na prática o uso dos cartuns e quadrinhos como ferramenta de ensino para professores, pesquisadores e agentes educacionais. Baseado em experiências práticas em escolas, o cartunista garante que quem assistir ao workshop sairá desenhando, mesmo que não saiba fazê-lo. Classificação indicativa: 16 anos.

FICHA TÉCNICA
Curadoria - José Alberto Lovetro (JAL)
Assistente de curadoria : Cibele Hasegawa
Produtores: Benedito Nicolau e JAL
Produtores assistentes RJ: Ricky Goodwin e Ana Pinta
Assistente de Produção: Raphael Santana
Designer Gráfico do catálogo: Gualberto Costa
Designers expográficos: Jefferson Duarte e Yara Candotti
Assessoria de Imprensa: Lítera Assessoria de Imprensa
Projeto de iluminação: Candotti Cenografia (SP) e Valmyr Ferreira (RJ)
Produção som ambiente: Paulo Garfunkel
Montagem: Candotti Cenografia

SERVIÇO
CCBB São Paulo: 01 de junho a 18 de julho
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 20h.

CCBB Rio de Janeiro: 7 de junho a 11 de julho
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 21h.

Entrada gratuita.
Centro Cultural Banco do Brasil – SÃO PAULO
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
www.bb.com.br/cultura e www.twitter.com/ccbb_sp

MINI apresenta MINI Art Nights


A Marca Inglesa amplia as suas ações de branding no Brasil e realiza o MINI Art Nights, um projeto que reúne arte, inspiração, design e criatividade ao irreverente compacto, propondo experimentos divertidos em um formato de happy hour cultural.

O MINI propôs aos artistas Mauricio Eça, Eduardo Kobra, Graziela Pinto e Gustavo Rosa o seguinte desafio: receber em seus ateliês convidados da marca a fim de proporcionar um momento único, uma experiência com a arte em seus diferentes meios, tendo como ponto de partida o MINI Cooper.

Quem estreará esta série de quatro happy hours culturais será o artista Mauricio Eça na companhia da cantora Nana Rizinni. Juntos criarão com os participantes o seu primeiro videoclipe com o BlackBerry inspirado no compacto inglês.

O MINI Art Nights vai mesclar experimentações através da pintura, vídeo e grafite. Cada artista receberá os convidados ao seu modo. Um grande evento encerrará o projeto, reunindo em uma exposição todas as obras criadas pelos artistas. Cada um deles irá também customizar uma geladeira MINI, que irá a leilão e terá a verba integralmente revertida para a ONG Vida Jovem (Afiliada brasileira da Boys Hope Girls Hope, www.vidajovem.org).

“O MINI completou em abril um ano no Brasil e este será mais um evento para celebramos esta comemoração. O MINI Art Nigths tem a cara da marca, pois mistura design e arte voltados para um público descolado”, afirma Martin Fritsches, Diretor da MINI no Brasil.

O evento está alinhado à comunicação e ações globais da marca, como a que aconteceu na Austrália, por exemplo. Intitulado de MINI Art Pieces, artistas criaram novas idéias de acabamento externo para o MINI. Na Suíça, em comemoração aos 50 anos da marca, o projeto “Wash me” deu o título de arte ao famoso ato de escrever frases em carros sujos. Os 10 artistas convidados levaram às ruas idéias jamais vistas anteriormente, resultando em um livro.

O MINI Art Nights by Maurício Eça ocorre dia 13/05, quinta-feira, às 20 horas no estúdio da New Content, na Vila Leopoldina.

Maurício Eça
O diretor paulista Maurício Eça, 36 anos, é recordista na produção de videoclipes, tendo assinado mais de 100 clipes, entre eles os premiados “Diário de um Detento”, dos Racionais MCs, e “Admirável Chip Novo” de Pitty. A temporada de prêmios começou em 1998, quando Mauricio levou a periferia para o mainstream com o vídeo de “Diário de um Detento”, dos Racionais MCs. Agora, ele acabou de filmar “Dia Comum”, com os Detonautas. Eça faturou quatro VMB e também já representou o Brasil no Vídeo Music Awards, em Los Angeles, em 1998

Eduardo Kobra
Eduardo Kobra nasceu em São Paulo e começou os seus primeiros traços em 1987, junto com a segunda geração do grafite sob a influência do hip hop, mas inquieto de personalidade, logo foi aprimorando os seus traços, desenvolvendo a sua exclusiva forma de expressão.
Suas criações são ricas em detalhes, extremamente realistas, com uma estética perfeita, pois são frutos de pesquisas detalhadas e contam com a parceria da visão técnica do arquiteto, urbanista e especialista em projeto e execução de trabalhos bi e tridimensionais para espaço público.

Graziela Pinto
Formada em Belas Artes na Itália, aos 31 anos, Graziela Pinto trabalha com pintura, desenho, colagem, tecidos. Seus desenhos são feitos com carvão e pastel, uma brincadeira de sombra e luz que representa momentos do cotidiano. As obras nos dão reconfortante sensação de que há sempre um monte de possibilidades na vida, um monte de caminhos para escolhermos seguir (e essa idéia é simplesmente libertadora!).

Gustavo Rosa
“Antes mesmo de falar, ele já se comunicava por meio do lápis”
Com 40 anos dedicados a arte, Gustavo Rosa é um dos mais prestigiados pintores contemporâneos do país. Rosa soma mais de 4 000 telas e, recentemente, lançou o livro Gustavo Rosa - 40 Anos de Pintura, com texto e curadoria de Paulo Klein. Seus traços lúdicos e coloridos levaram sua arte ao Japão, à França, a Israel, à Alemanha e aos EUA.

Inscrições para Young Lions terminam hoje

Termina hoje, quinta-feira (13), o prazo das inscrições para o concurso da etapa paranaense do Young Lions, que levará um profissional ao Festival Internacional de Publicidade de Cannes, que acontece na França entre os dias 20 e 26 de junho. Além da viagem, o vencedor ganhará, também, credencial full e 500 euros.

Os jovens criativos paranaenses interessados em participar do concurso – feito em parceria pelo Clube de Criação do Paraná e a Editora Referência - devem enviar o material solicitado conforme consta no regulamento (www.ccpr.org.br). “É importante ressaltar que aqueles já inscritos na etapa nacional (Art Directors/Copyrighter) não poderão participar da regional Paraná, e quem se inscrever na regional, só poderá se inscrever nas outras categorias nacionais”, destaca Alexandre Magno, presidente do Clube.

A organização do concurso e definição do júri do Young Lions Paraná serão de responsabilidade do CCPR e todas as dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do email celia@ccpr.org.br ou pelo telefone (41) 3253-7180.

O Young Lions Paraná é promovido pelo Jornal O Estado de S. Paulo (representante oficial do Festival Cannes Lions no Brasil), organizado por Emmanuel Publio Dias, Editora Referência e CCPR e conta com o patrocínio da JWT Brasil, Heads Propaganda e Mixer Produções Cinematográficas e apoio da Limão (desenvolvimento e produção de websites), Jamute Áudio, Lemon School e Lua Nova Áudio.