13.8.07

Salon du Brésil à Paris



No dia 12 de julho de 2006 no Hotel Unique (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4700 - São Paulo) aconteceu a apresentação do projeto Salon du Brésil à Paris, para autoridades e empresários em geral.

Prestigiaram o evento, todos os gestores do projeto, empresários de diversos seguimentos, o embaixador Amaral, Duda Molinos, Lygia Kogos, Bemvindo Sequeira, entre outros.

O Brasil é um país que tem muito a mostrar lá fora, e seus produtos e serviços tem com certeza potencialidade para serem grandes concorrentes. Isso porque apresentam diferenciais tipicamente brasileiros, que despertam o interesse de todos. Salon du Brésil à Paris é o suporte que os empresários precisavam para ampliar suas bases de negociação a nível mundial. Trata-se de uma mostra brasileira de marcas, produtos e serviços que acontece a cada dois anos em Paris. Ela tem como objetivo divulgar e fortalecer essas marcas já consagradas no Brasil e que desejam uma inserção no mercado internacional.

Em 2007 esse evento que acontece na glamourosa Paris será visitado por autoridades (câmaras de comércio, consulados, embaixadas, prefeitura, etc), grande mídia, correspondentes internacionais, compradores dos grandes magazines, das redes de varejo, médios e pequenos comerciantes da França e outros países da União Européia, Ásia e África. O evento acontecerá num espaço próximo ao Arco do Triunfo, trata-se do Le Palais des Congrès de Paris, durante o período de 5 à 7 de setembro de 2007. A divulgação das marcas inicia-se aqui no Brasil em São Paulo, através de coletivas para a imprensa e eventos, quando o logo das marcas participantes acompanharão o material de divulgação.

O expositor participará de rodadas de negócios promovidas pela FIESP (Federação das Industrias do Estado de São Paulo), visando prepará-lo para as negociações com o mercado internacional, ampliando suas bases rumo ao sucesso. Será oferecido às marcas e produtos que atendam às premissas instituídas pelo comitê gestor e consultivo, a Medaille Dor – Salon du Brésil à Paris. Sendo que o outorgado poderá usar essa certificação como um selo em seus produtos, proporcionando-lhes uma distinção mercadológica até setembro de 2009.

Participarão desse evento empresas brasileiras que possuem critérios de responsabilidade sócio-ambiental, cujos produtos ou serviços mostrem o jeito brasileiro de ser, e claro, que tenham além da qualidade no que produz, responsabilidade com o meio ambiente; as empresas que ingressarem no projeto passarão por uma análise para adequação ao perfil do exportador exigido por esses mercados. Algumas já garantiram presença, são elas: TAIF, EH!, Hidrogen, Francis, Café Santa Lúcia, Wheaton, entre outras.

Em 2005 grandes empresas como a La Pastina, Acquasome, Rider, OX, Marcelo Beauty, Antilhas In Joy, IFF, também foram mostrar seus produtos e serviços na Europa.
Salon du Brésil é uma exposição multisetorial composta pelas seguintes áreas: Natural do Brasil: cosméticos, fragrâncias, aromas, fitoterápicos, produtos para spas, etc. José Seixas Lourenço, presidente do conselho da Bio-Amazônia, é o gestor dessa área.

Beleza Brasileira: Inclui produtos para permanentes, relaxantes, manutenção, chapas lisas, secadores, escovas, além de acessórios para uso profissional em salões de beleza. Sonia Corazza, especialista em cosmetologia e aromacologia, é a gestora dessa área. Descobrindo o Brasil: Faz parte desse setor agências de viagens, hotéis, resorts, rotas turísticas, eventos e serviços de informação turística de estados e municípios brasileiros. O gestor é o especialista em viagens, Ibrahim Georges Tathouh.

Arte & Musica Brasileira: participarão desse setor indústrias de instrumentos musicais, selos fonográficos, industrias cinematográfica/TV e produtores culturais. Murilo Pontes, gerente artístico e de marketing do Estúdio Eldorado, além de profissional de música brasileira, será o gestor desse setor.

Moda Tropical e Lingerie: moda praia, roupas íntimas, prêt-à-porter, tecidos e acessórios fazem parte dessa área dirigida por Carlos Simões que é consultor e coordenador de moda, produtos e capacitação.

Calçados do Brasil: nessa área entram calçados femininos, masculinos, infantis, esportivos, bolsas e acessórios. Robson Gaia, consultor de tendências das melhores grifes brasileiras, é o gestor desse setor.

Jóias do Brasil: pedras brasileiras, designers e bijuterias fazem parte dessa área que tem como gestora a diretora e editora executiva da Vogue Jóias, Ruthi Dabbah. Casa brasileira: móveis, cama, mesa, banho, utilidades domésticas e decoração, compõem esse setor que tem como gestora a diretora de redação da Casa Vogue, Clarissa Schneider.

Sabor do Brasil: a comidinha brasileira também estará lá fora. Café, cachaça, vinhos, sucos, pão de queijo, doces e charutos serão exibidos nessa área, que tem como gestor o especialista em gastronomia Renato Frascino.

Letras Brasileiras: nesse setor encontramos produção editorial e literária. Rosário do Amaral, embaixatriz do Brasil na França e secretária de assuntos estratégicos da presidência da república será a gestora dessa área.

Brasil Tecnológico: nessa área serão expostos produtos de informática, biotecnologia, aeronáuticos, pesquisas nos setores da agroindústria, tecnologia ambiental, energia e matéria prima para diversos segmentos. O gestor é Valdir Castelo Branco, coordenador de estudos, planos e projetos da CODEVASF.

Idealização J.L.DesignRealização: Aura EventosApoio: Fiesp, Ministério das Relações Exteriores, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Brasil Trade Net, Câmara de Comércio França-Brasil, Rádio Eldorado, Association Brésil- France, TAM, Izidoro Comunicação, Programa Feiras e Negócios, IT Viagens de Incentivo, Hotel Unique, Cusman Editora Especializada.

Salon du Brésil à Paris