27.4.07

Capa do 4º Anuário do CCPR



Estão abertas as inscrições para o concurso do projeto gráfico do 4º Anuário do Clube de Criação do Paraná. Poderão participar todos os sócios em dia com a anuidade. O tema é livre, mas é desejável a utilização da logomarca(asterisco) do Clube na capa. O projeto deve prever o layout da capa, contra-capa e dos capítulos: TV&Cinema, Revista, Jornal, Mídia Exterior, Rádio, Promoção, Design, Marketing Direto, Comunicação Digital, Campanha e Estudantes. Também é desejável que o formato obedeça as dimensões dos anuários anteriores do CCPR (23 X 31cm).
Os layouts deverão ser entregues na sede do Clube até o dia 04 de maio de 2007, assinados por um pseudônimo. Junto com o projeto, deverá constar um envelope lacrado com o pseudônimo do lado de fora e o nome verdadeiro dos participantes no interior. Este envelope será aberto após a votação. A seleção do projeto vencedor será feita pelos jurados do 4º Festival do Anuário.

Fonte: Leia mais.

Modernismo na fotografia



A Galeria Bergamin, em São Paulo, apresenta a exposição Fragmentos: Modernismo na Fotografia Brasileira, com curadoria de Iatã Cannabrava e coordenação de Cecília Ribeiro. São 24 fotógrafos tradicionalmente pertencentes às vertentes do fotoclubismo brasileiro e que, em determinada época de sua produção – época essa por volta das décadas de 1940-1950 – resolveram se insurgir contra a estética vigente mais ligada a um tradicionalismo pictórico e enveredam pelo caminho da experimentação fotográfica.

Esse movimento começou em São Paulo no Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB) e se alargou para os outros fotoclubes. Em geral os fotoclubistas eram amadores da fotografia e que, livres das obrigações de um trabalho comercial, puderam experimentar e ousar quebrando regras e padrões. É nesses fotoclubes que vamos encontrar artistas como Geraldo de Barros, Thomaz Farkas, José Yalenti, German Lorca, por exemplo. Nas suas imagens vemos a busca de novas formas e volumes, abstracionismos, surrealismo, numa evidente influência das antigas vanguardas européias.

A pesquisa para a elaboração da mostra, que conta com trabalhos dos fotógrafos citados acima, entre vários outros, iniciou-se há quase um ano, por ocasião da mostra Fotoclubismo Brasileiro, realizada em maio de 2006 Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo e teve continuidade na mostra The sites of Latin American Abstraction, exposta na Cisneiros Fontanal Foundation, na cidade de Miami.

Para compor Fragmentos, Cannabrava empreendeu uma complicada busca por fotógrafos inéditos ou desconhecidos fora do círculo dos fotoclubes, além de incluir outros mais famosos. Como resultado, vários artistas deixam de ter seus trabalhos encaixotados para chegar ao público e garantir sua permanência na história da fotografia brasileira.

Fragmentos: Modernismo na fotografia brasileira
Local: Galeria Bergamin
End.: Rua Rio Preto, 63, Cerqueira César, São Paulo
Período: 24 de março a 26 de maio
Visitação: De segunda a sexta-feira, das 11h às 19h;
sábado das 11h às 15h
Entrada franca

Fonte: Portal Photos

Festival Internacional Design e Novas Mídias

O Festival Internacional Design e Novas Mídias é organizado pela diretoria do Campus Morumbi, coordenação dos cursos de Design, Centro de Pesquisa em Design e Vivência Universitária da Universidade Anhembi Morumbi.

As inscrições estão abertas e são direcionadas para alunos de Design, Arquitetura e Comunicação Social da Universidade Anhembi Morumbi e para alunos da Rede Internacional de Universidades Laureate.

Fonte: ADG Brasil

Puhl



A revista Puhl não se encaixa em uma categoria específica: é um amontoado de experiências, que um dia se transformarão em outras. Todas essas idéias tem origem na cabeça de Puhl, Rogério Puhl, com Roberto Panarotto, seu colega de agência de propaganda.

Puhl é uma revista de ilustrador, não um gibi. A despretensão no formato faz a revista ter um ar sincero, exteriorizando um conjunto de vivências do dia a dia em todo o seu tumulto. A pretensão na qualidade faz dela um meio para um compromisso maior com a aparência e a mensagem. Para os criadores da revista, é uma oportunidade de ir "além dos tablóides de supermercado, folders de loja de eletrodomésticos e comerciais de concessionárias".

Fonte: Zupi

Site da revista