17.9.09

Charneira 2009



21 a 25 de Setembro - Curitiba/PR.

AlmapBBDO é agência do ano no Festival de Publicidade da ABP


A AlmapBBDO é a Agência do Ano do Festival de Publicidade da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), realizado no Rio de Janeiro. A entrega dos prêmios foi ontem à noite (16/9) no Hotel Copacabana Palace. A agência comandada por José Luiz Madeira e Marcello Serpa também recebeu o Prêmio Especial Delegados em Filme com os comerciais “Hélio”, “YMCA” e “Tunado” criados para a campanha de Doritos. A AlmapBBDO conquistou 3 GP, 1 prêmio especial, 11 Ouros, 8 Pratas e 9 Bronzes no Festival de Publicidade da ABP.


Com trabalhos criados para Volkswagen e Escola Panamericana de Arte e Design, a AlmapBBDO conquistou 1 Grande Prêmio na categoria Filme, com o comercial “Cachorro-Peixe”, do SpaceFox, e a Campanha “Até onde vai a sua criatividade”, da EPA, ganhou outros 2 GPs nas categorias Mídia Impressa e Rádio. A agência conquistou ainda 5 Lâmpadas de Ouro, 4 de Prata e 5 de Bronze em Filme; 3 Ouros e 1 Prata em Mídia Exterior; 3 Ouros, 2 Pratas e 3 Bronzes em Mídia Impressa e 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze em Rádio.


Segue abaixo a lista de prêmios da AlmapBBDO:

Agência do Ano
Prêmio Especial Delegados em Filme – Campanha Doritos (Hélio, YMCA, Tunado)


Filme
Grande Prêmio e Ouro – Cachorro-Peixe – Volkswagen
Ouro – Vulcão – Volkswagen
Ouro – Campanha Doritos (Hélio, YMCA, Tunado) – Elma Chips
Ouro – Até onde vai a sua criatividade – EPA
Ouro – Peixe – O Boticário
Prata – Guarda-chuva – O Boticário
Prata – Roda de Samba – Havaianas
Prata – Espirro – EPA
Prata – Caixas – Volkswagen Caminhões e Ônibus
Bronze – Meninos – Elma Chips
Bronze – Meninas – Elma Chips
Bronze – Avó – Havaianas
Bronze – Porco-espinho – H2OH!
Bronze – Favorzinho – Havaianas

Mídia Exterior
Ouro – Até onde vai a sua criatividade – EPA
Ouro – Mandala Mulher – Bayer
Ouro – Mandala Homem – Bayer
Prata – Até onde vai a sua criatividade – EPA

Mídia Impressa
Grande Prêmio e Ouro – Até onde vai a sua criatividade – EPA
Ouro – Tintas – Havaianas
Ouro – Textão – Passat Volkswagen
Prata – Papel de Parede – Greenpeace
Prata – Ninho – Havaianas Slim
Bronze – Cabo/Olso - Volkswagen
Bronze – Lisboa/Bangkok - Volkswagen
Bronze – RJ/Alaska - Volkswagen

Rádio
Grande Prêmio e Ouro - Campanha Até onde vai a sua criatividade – EPA
Prata - Gatorade Kids - Gatorade
Bronze – Não fale no celular - Volkswagen

Japan Design desembarca no Brasil com o melhor do design japonês

Tecnologia de ponta e tradição milenar sempre foram características intrínsecas dos japoneses. Agora, o Japan Design, evento de exposição e venda direta ao público de produtos de arte, moda e design japoneses organizado pela JETRO – Japan External Trade Organization, chega a São Paulo. O evento será realizado de 23 de setembro a 4 de outubro no Shopping Iguatemi, São Paulo.

Com coordenação da Suriana Trading e de Angela Hirata, consultora da São Paulo Alpargatas, o evento é uma iniciativa da JETRO São Paulo, organização sem fins lucrativos relacionada ao Governo Japonês, que tem como objetivo promover o comércio e os investimentos entre o Japão e demais países do mundo.

“São Paulo, uma das grandes capitais do mundo, está em sinergia com o evento que já passou por Milão, Paris e Nova York. Esperamos um público seleto, consumidor de arte e design, que prima pela qualidade e sofisticação dos produtos japoneses”, explica Hiroshi Hara, Diretor Vice-Presidente da Jetro, São Paulo. “Moscou e Dubai serão os próximos destinos”, completa.

Em um espaço criado pela empresa Criacittá, 14 empresas japonesas dos segmentos de arte, moda e design mostrarão produtos milenares e de alta tecnologia como facas, bolsas e móveis. A produção deste produtos sempre está ligada à conservação do meio ambiente.

A Moritaka Hamono, da provincia de Kumamoto, e Fuji Cutlery, de Niigata, estarão presentes no evento com suas famosas e milenares facas gourmet para uso profissional e doméstico, produzidas artesanalmente com a mesma técnica utilizada há mais de 700 anos. A grife de moda feminina Ecomaco, de Nagano, produz peças de modelagem exclusiva, utilizando seda, algodão, fibra de ácido poliláctico de milho tingidos naturalmente.

De Oita, a Aki utiliza papelão cortado a lazer em suas criações. São formas de animais, manequins, embalagens, confeccionadas em papelão reciclável e recortadas em três dimensões que podem ser desmontados. Utilizando a técnica Nishijin, iniciada na Era Heian (séculos VII ao XII), que utiliza fios de seda na confecção de quimonos, a Hosoo traz para o Japan Design capas de almofadas com ricas estampas e detalhes em fios dourados e prateados.

Tapetes e mobílias fabricadas em junco, produtos valorizados por pela resistência e durabilidade, são algumas das peças que serão expostas pela Soejima, da provincia de Fukuoka, e Okiso, de Okayama. A Taniguchi traz luminarias assinadas pelo premiado designer japonês radicado na Itália Toshiyuki Kita. As peças são confeccionadas em papel artesanal washi, com técnica única em que não há emendas em suas cúpulas.

Acessórios pessoais e objetos de decoração de mesa, são alguns dos produtos da Isuke, de Kyoto. Utilizando a milenar tecnica Urushi, pintura em laca que remonta há mais de cinco mil anos, as peças em madeiras e resina têm acabamento brilhante e fino trabalho.

O jeans também estará presente no evento: Big John de Okayama e Blueway de Hiroshima trazem os conhecidos jeans japoneses que primam pelo acabamento impecável, tingimento e formas de lavagens desenvolvidas no Japão. Fundada há mais de 120 anos em Kyoto, a Kimura Ohshido, traz os tradicionais Ningyo, bonecos de porcelana e tecido, que representam o desejo de felicidade, e as famosas Kokeshi, bonequinhas confeccionadas em madeira. As porcelanas da empresa Miyake, de Gifu, são fabricadas com a técnica Kusarashi, considerada uma das mais tradicionais do Japão. Seus relevos contam com a riqueza do ouro e da platina em desenhos da clássica representação japonesa da flor de cerejeira.

O conceito furoshiki, tecido estampado quadrado, de aproximadamente 70 a 100 cm, que a Maimu (Rui Mates) traz para o Japan Design, já está intimamente ligado no estilo de vida tradicional dos japoneses. Utilizado para embrulhar, embalar ou carregar objetos também pode ser amarrado na cintura como pochete. O furoshiki traz para o ocidente, o conceito dos 3Rs (reduzir, reciclar e reutilizar).

Japan Design
De 23/09 a 04/10
Shopping Iguatemi
3º Piso – lojas 34/35

Exposição dos finalistas do Prêmio EcoLeo de Design

MATÉRIA PUBLICADA NO SITE REDE DESIGN BRASIL



As 35 peças finalistas do Prêmio EcoLeo estarão expostas no Shopping D&D, em São Paulo, de 22 de setembro a 4 de outubro, durante a 7ª edição do Design & Natureza. Com 327 inscrições vindas de todo o Brasil, o Prêmio EcoLeo foi criado com o objetivo de estimular a adoção de critérios sustentáveis no desenvolvimento das peças.

Entre os produtos selecionados estão móveis (cadeiras, poltronas, bancos, estantes, rack, mesa, cama), materiais para escritório (organizadores e cavalete), luminárias, objetos de decoração, jóias, casinha para cães, absorvedor sonoro, mouse óptico e até um projeto para implantação de uma cooperativa de inclusão social utilizando o design como ferramenta estratégica.

Durante a avaliação dos protótipos, o júri procurou priorizar os aspectos de inovação da qualidade estética, racionalização do uso da matéria-prima e qualidade no acabamento. Segundo a presidente do júri, Marili Brandão, a qualidade de acabamento surpreendeu. De acordo com Christian Ullmann, da comissão organizadora do concurso, a única ressalva dos jurados é em relação à utilização de matéria-prima em excesso. “Não é por ser um material natural, renovável e certificado que se pode utilizá-lo de maneira excessiva. O uso racional deve ser condição básica para todo projeto de produto”, explica Ullmann.

A comissão julgadora do Prêmio Ecoleo inclui Marisa Simões, arquiteta e representante da ONG Amigos da Terra, organização que atua com políticas públicas com foco prioritário na região Amazônica; Fernando Jaeger, designer e empresário, proprietário da Fernando Jaeger Design, premiado no último concurso Planeta Casa, da Revista Casa Claudia; Marili Brandão, designer brasileira, com especialização Na Itália, é professora de Ecodesign e Sustentabilidade da FAESA no Espírito Santo e criadora dos projetos Brasil Faz Design, Design & Natureza, e + design – resíduo; Pedro Franco Santoro, arquiteto e designer, vencedor de uma edição anterior do Prêmio Brasil Faz Design, sócio da loja de decoração A Lot Of Concept Store; Roberto Goulart, arquiteto, é professor na Universidade Federal de Viçosa (MG). Está cursando doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU – USP).

Mais informações
www.designenatureza.com.br/premioecoleo.

MATÉRIA PUBLICADA NO SITE REDE DESIGN BRASIL

ESPM apresenta no Brasil workshop realizado em Cannes

A ESPM apresenta, nos dias 21 e 23 de setembro, nas unidades da ESPM-Rio e ESPM-São Paulo, respectivamente, o workshop “Who cares about the cost per thousand! I want to see the clipping” – Quem se importa com o custo por mil? Eu quero ver o clipping! A apresentação revela a importância das redes sociais para a construção e propagação das marcas junto aos consumidores, além de sinalizar o surgimento de novos valores, representados pela construção de uma nova moeda social de transação corrente nestas redes.

Neste sentido, as tradicionais fórmulas de mensuração de resultados de campanhas (ROI, custo por mil, audiência, GRP) não conseguem mais medir a eficiência do investimento publicitário. A palestra abordará também a evolução do conceito do broadcast para o socialcast e a produção de conhecimento/informação pelos usuários. Esta palestra foi apresentada originalmente na programação dos Workshops do Festival Cannes Lions, em junho deste ano.

O assunto será abordado pelos professores Emmanuel Publio Dias, diretor de marketing e novos negócios da Escola, Marcelo Coutinho, pesquisador do Centro de Altos Estudos da ESPM e Vinícius Andrade Pereira, (Pan Media Lab ESPM-RJ). Este time representou a ESPM como a única escola brasileira no festival. Na sequência, os participantes terão espaço para perguntas e respostas com intervenções de outros professores e alunos que também participaram do evento, em realizado em junho, na riviera francesa.

O evento é aberto ao público e com entrada franca, mas para participar é necessário fazer a inscrição nos seguintes contatos:

ESPM-Rio
Dia 21 de setembro, segunda-feira,às 19h
Rua do Rosário, 90
Inscrições: (21) 2216-2002 ou no e-mail cursos@espm.br

ESPM-SP
Dia 23 de setembro, quarta-feira, às 19h30
Auditório Renato Castelo Branco
Campus Profº Francisco Gracioso
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana
Inscrições: (11) 5085-4600
centralinfo@espm.br

Blog da Comunicação fica em 2º lugar no Prêmio Top Blog 2009



O Blog da Comunicação obteve a segunda colocação na votação popular do Prêmio Top Blog 2009, na categoria “blog profissional de comunicação” que contara com mais de 2 mil blogs inscritos. O site foi um dos três mais votados nesta categoria, que reuniu quase 2 mil blogs. O BGC, sigla do site, recebeu um certificado pela conquista e um selo prateado em alusão a medalha de prata no prêmio. Ao todo, 70 mil blogs disputaram a primeira edição do Prêmio Top Blog em 12 categorias. A apresentadora de TV e ex-BBB Íris Stefanelli, o jornalista Ricardo Kotscho e o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), tiveram seus blogs premiados e também compareceram ao evento, que reuniu blogueiros de dezenas de cidades do país.

O blog Mensagem na Garrafa foi o mais votado na categoria “blog profissional de comunicação” e o blog Diário de um Repórter também foi finalista, terminando na terceira colocação.

Celebridades e personalidades participaram da cerimônia de premiação que ocorreu no último sábado, dia 12 de setembro, no auditório da UNIP Vergueiro, em São Paulo. Convidados pela organização do evento, o apresentador da Mix TV, Max Fivelinha e o jornalista da CBN, Milton Jung receberam um prêmio especial da organização em alusão aos respectivos blogs.

Após a cerimônia, os editores-chefes do Blog da Comunicação James Freitas e Guilherme Freitas ainda concederam uma entrevista ao blog “Quatro Anos”, produzido por estudantes de jornalismo de São Paulo.

Contatos:
Blog da Comunicação – www.blogdacomunicacao.com.br

Manual de Identidade Visual: a engenharia das marcas


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A M Design, agência especializada em design de embalagem e identidade visual, assina manuais para grandes marcas de produtos e empresas.

A gestão de marcas tem como base a criação de imagens que traduzam a empresa, seus valores, produtos, os serviços e seus benefícios. Existem marcas mais valiosas do que o próprio patrimônio da empresa e certamente esse valor é resultado de uma somatória de investimentos em diferentes ferramentas do marketing, entre eles o design.

Muito se fala de arquitetura de marcas, de pilares estratégicos e de como são posicionadas para potencializar a comunicação de produtos e serviços, mas pouco tempo é dedicado a se pensar na engenharia dessas marcas, dos seus pilares estruturais e de sua viabilização técnica no uso cotidiano, de forma objetiva e didática. Demandas aparentemente simples como usar cores em degradê ou chapadas em determinadas aplicações acabam em problemas diversos de percepção e leitura.

No caso de embalagens, ainda hoje, tempo e dinheiro são investidos na criação com o foco na comunicação do produto e seus diferenciais, sem a devida atenção à estrutura da logomarca, que deve estar preparada tecnicamente para sair da embalagem diretamente para a comunicação no PDV, eventos, aplicações digitais ou ações promocionais, entre outros. Questões como legibilidade à distância e em diversos modos de impressão, materiais e limites de cores, devem ter respostas objetivas e padronizadas.

O desafio de transitar por diferentes aplicações, lugares, eventos e veículos de comunicação exige dos profissionais que gerenciam estas marcas normas para assegurar reproduções corretas com profissionalismo e criatividade. Um Manual de Identidade Visual é antes de tudo um facilitador, pois economiza o tempo de todos ao apontar soluções viáveis e coerentes para as aplicações da marca, evitando resultados discrepantes que não auxiliam na devida construção da imagem da marca. É também um registro de normas a partir das quais um executivo pode cobrar dos colaboradores e fornecedores o uso correto da marca que gerencia. Sem esse registro, é quase impossível haver um controle.

A médio e longo prazos, o uso sistemático do Manual de Identidade Visual garante a preservação da marca e de seus valores e atributos. O Manual deve ser prático, de fácil entendimento e disponível em rede, de modo a funcionar como um guia para todos os departamentos de uma empresa, desde promoções, eventos, vendas, comunicação e marketing até fornecedores externos, franqueados ou demais públicos complementares. Esse é o alicerce e o caminho para preservar o patrimônio das marcas.

A M Design, dirigida por Tadeu Matsumoto, conta com a coordenação do designer Renato Nishimura nos projetos de Identidade Visual e realiza trabalhos para empresas nacionais e multinacionais. Esses projetos incluem identidade de linhas de produtos, criação, redesenho e avaliação técnica de marcas corporativas e de produtos, alem de desenvolvimento de Manuais de Identidade Visual específicos para cada necessidade.

Na história da M Design, inúmeros manuais foram desenvolvidos para seus clientes, como Brasil Telecom (GSM), Sendas, Postos e Lojas Extra e, mais recentemente, o dos laboratórios ACHÉ, entre tantos outros.

Este último foi resultado de um amplo projeto de visibilidade concebido e executado pela M Design para as embalagens da marca Aché e sua divisão de genéricos Biosintética. Após um forte alinhamento visual das diferentes embalagens da empresa, criando uma única identidade visual para as linhas Genérica, Fitoterápica, Tarjados e MIP – Medicamentos Isentos de Prescrição -, a M Design desenvolveu um completo Manual de aplicação de marca e do layout das embalagens.

Quatro meses após a conclusão do projeto e início da utilização do Manual pela companhia, os resultados começam a aparecer: uma forte presença no PDV, maior reconhecimento e valorização da marca por parte do consumidor, e o alinhamento estratégico nas gerências de produto reafirmam a importância de um projeto como este.

Além disso, os benefícios nos processos internos de trabalho geram otimização de tempo e mais segurança nos procedimentos. Jane Melquíades, coordenadora de editoração gráfica do Aché, confirma: "O Manual de Identidade Visual, além de criar uma identidade para os produtos Aché e Biosintética, aumentando a visibilidade no ponto de venda, nos garantiu que todas as embalagens fossem feitas de forma padronizada. É como se fosse uma receita de bolo: o padrão é mantido independente de quem faça a arte final. Além disso, o tempo de produção de arte reduziu, já que cada elemento tem o seu lugar pré estabelecido.”