23.5.11

Claro faz ação especial para smartphones nas capas dos jornais Folha e Estado de S.Paulo



As capas de dois dos principais jornais do País, Folha de S.Paulo e Estado de S.Paulo, trouxeram ontem um encarte da Claro, que transformou as notícias do papel em manchetes para smartphones e tablets. A ação foi criada e desenvolvida pela Ogilvy & Mather em parceria com os veículos. Assim que as primeiras páginas foram fechadas, as equipes finalizaram os anúncios com as mesmas matérias da capa.

Essa ação está alinhada com a campanha institucional que foi apresentada pela Claro há poucos dias, com foco em smartphones, e tem como objetivo ajudar na construção do novo posicionamento da marca: “Compartilhe cada momento”.



FICHA TÉCNICA
Anunciante: Claro
Produto: Institucional
Título: Smartphones e Tablets da Claro
Agência: Ogilvy & Mather
Redator: Duda Hernandez
Diretores de arte: Guto Kono
Diretor de Criação: Claudio Lima
Atendimento: Valeria Barone, Camila Porto e Bruna Lobato
Planejamento: Daniela Bombonato
Mídia: Daniella Galo, Silvia Mekaru e Larissa Dias
Produção Gráfica: Antonio Carlos e Marcio Santos

Aprovação/cliente: Patricia Vital e Agnes Garcia

Mostra Cor Ambulante

De 1º a 15 de junho, o público da unidade poderá conferir mostra gratuita sobre as cores captadas nas metrópoles.


A mostra Cor Ambulante é composta por 16 fotos coloridas que retratam lugares diferentes, velocidades variadas e sensações únicas. A exposição, que ficará em cartaz de 1º a 15 de junho, estará aberta à visitação pública gratuita de segunda-feira a sexta-feira, no SESI Ipiranga.
O trabalho da fotógrafa Carla Vannucchi destaca a cor, que fascina e invade a mente a cada olhar depositado sobre gestos, espaços e horas.

De acordo com ela, este elemento, que enriquece o trabalho fotográfico, é onipresente, mas toma-se de intenções e intensidades distintas. “Já não é o mesmo amarelo no copo ou na parede. O vermelho se repete, mas ao mesmo tempo é outro”, comenta.

Ainda segundo ela da Vila Madalena até Barcelona, de Ribeirão Preto de volta a São Paulo a cor comunga com as cenas, domina e se mistura. “A cor-ambulante é a dona do percurso do olhar e das vontades de quem a registra. Como uma paleta que se move e determina, com sua presença explosiva, a suavidade na fotografia”, conclui.


Sobre a fotógrafa

Filha de fotógrafo e empresário do ramo, Carla Vannucchi destruiu sua primeira máquina – por excesso de uso - antes dos nove anos de idade.

Quando ganhou a primeira câmera profissional, teve também a primeira aula, ministrada por meu pai, que a alertava sobre o segredo da fotografia: a relação entre luz e velocidade. Aos poucos, ela descobriu o que cada número ou símbolo na máquina significavam e gastou vários rolos de filme.
Estudou, estagiou e trabalhou com profissionais do Brasil e do exterior. Já publicou e expôs seu trabalho e fotografou de tudo, desde órgãos em necropsias até docinhos de casamentos.

Radicada em Ribeirão Preto (SP), estuda História e fotografa o que gosta. Aprendeu que a fotografia é a arte de não apertar o botão, já que alguns momentos ou imagens merecem ficar apenas na memória.

SERVIÇO:
Exposição Fotográfica Cor Ambulante
Local: SESI Ipiranga – Rua Bom Pastor, 654 – Ipiranga

Datas e horários: de 1º a 15 de junho – de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.
Informações: (11) 2065-0184

Entrada: franca

Idéias premiadas


Panamerica expõe trabalhos selecionados no Festival do 35° Anuário do Clube de Criação de São Paulo


Todos os anos, o mercado publicitário produz centenas de peças em vídeo, artes gráficas, internet, entre outras mídias. Muitas dessas idéias acabam fazendo parte de nossa lembrança, ganhando nosso carinho e fixando mensagens que combinam com nossa forma de pensar.

Agora, o que de melhor foi produzido pelas principais agências de publicidade do Brasil estará à mostra na Panamericana Escola de Arte e Design, em exposição dos trabalhos premiados no Festival do 35° Anuário do Clube de Criação de São Paulo, de 19 a 27 de maio, na sede da Avenida Angélica, nº 1900, em São Paulo.

A mostra reunirá mais de 240 peças publicitárias em diferentes formatos vencedoras das categorias Ouro, Prata, Bronze ou selecionadas para o Anuário. O evento é aberto ao público e funciona de 2ª a 6ª das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h.

Agências como AlmapBBDO, DM9DDB, Lew´Lara\TBWA, F/Nazca Saatchi & Saatchi; Y&R, entre outras, estão entre as participantes.



Exposição dos trabalhos selecionados no Festival do 35° Anuário do Clube de Criação de São Paulo
Local: Panamericana Escola de Arte e Design
Período: De 19 a 27 de Maio
Horário: De 2ª a 6ª das 9h às 21h, sáb. das 9h às 12h (fechado aos domingos e feriados)
Entrada: Gratuita
Endereço: Avenida Angélica, 1900 - Tel.: (11) 3661-8511

Gisela Belluzzo e María Ledesma lançam Novas Fronteiras do Design Gráfico na Livraria da Vila



Nesta terça-feira, dia 24 de maio, acontece o lançamento do livro Novas Fronteiras do Design Gráfico, na Livraria da Vila da Fradique.

A publicação surgiu a partir de um Encontro em Buenos Aires, em 2009, na UBA (Universidade de Buenos Aires), proposto para discutir as Novas Fronteiras do Design Gráfico. Participantes do Encontro, em sua maioria argentinos – professores e designers da FADU (Faculdad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo) da UBA, disponibilizaram suas falas para a criação do livro. Também foram convidados designers e professores brasileiros, que colaboraram com suas pesquisas.

Serviço
Lançamento do livro Novas Fronteiras do Design Gráfico
Organização: Gisella Belluzzo e María Ledesma
Ed. Estação das Letras
Dia 24 de maio, terça-feira, das 18h30 às 21h30.
Livraria da Vila - Avenida Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena. Tel.: (11) 3814-5811

Grendene lança coleção “Guga 2011”


A WMcCann é a agência responsável pela criação do filme que divulga os produtos assinados pelo ex-tenista Gustavo Kuerten

A Grendene acaba de lançar no mercado a coleção “Guga 2011”, uma linha de produtos do ex-tenista Gustavo Kuerten voltada para grandes campeões. Para realizar a comunicação dos novos produtos, a WMcCann desenvolve o filme “Vestiário”.

O comercial mostra um garoto em um vestiário calçando a nova sandália “Guga 2011”. Ao enxergar o ex-tenista Gustavo Kuerten, ele tem a ideia de convidá-lo para uma partida de tênis e define a quadra com um banco. Depois de um emocionante jogo, Guga comete um erro e o menino acaba vencendo a partida.

Para finalizar, o locutor assina: “Coleção Guga 2011, para grandes campeões”.




O filme começou a ser veiculado na segunda quinzena de maio, em TV aberta, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No segundo semestre, o comercial será divulgado nacionalmente, em TV aberta e fechada.


Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Grendene
Produto: Coleção Guga 2011
Nome da campanha: Campanha Guga 2011
Nome do filme: Vestiário
CCO: Washington Olivetto
Direção de arte: David Tabalipa
Redação: Gastão Moreira
Atendimento: Ronaldo Gasparini, Sibele Toledo, Jorge Maio e Thaís Ribeiro
Mídia: Ricardo Ambrust, Viviane Vela e Roberta Jablonski
Planejamento: Gustavo Otto e Pedro Motta
Aprovação pelo cliente: Marcius Dal Bó, João Bruno Tellechea, Luciana Pires e Tais Oliveira
RTV: Paula Moraes e Julia Seligmann
Produtora do filme: Sentimental Filme
Diretor: Camila Faus
Diretor de Fotografia: Teb Abel
Edição: Arthur Brito
Finalização: Sentimental Filme
Produtora de Som: Tentáculo
Trilha: Equipe Tentáculo
Locutor: Fábio Góes

Young Lions realiza o julgamento da Categoria Digital



O julgamento dos 29 cases da categoria Digital do Young Lions Brazil 2011 acontece hoje, dia 23 de maio, às 13h30. Participam do júri Natália Rezende da Almap/BBDO, Daniel Xavier da Wunderman, Rodrigo Zatene da Wunderman, e Theo Rocha da F/Nazca. Os selecionados irão compor a Delegação de Youngs deste ano, e representar o Brasil no Young Lions Competition.

O resultado final será divulgado na festa de premiação, que acontece no dia 1º de junho na capital paulista. Mais informações através do site www.younglions.com.br

Duloren para os namorados

 

Marca de lingerie começa a veicular, no fim do mês, nova campanha publicitária e lança novos modelos de lingerie para a data

A Duloren vai apimentar o Dia dos Namorados com sua nova campanha publicitária. As peças, que começam a ser veiculadas no final de maio, terão como mote a frase ‘Renda-se’ e são criações da Agnelo Pacheco. As imagens trazem a modelo Carla Prata – assistente de palco do Faustão – em poses sensuais com o namorado.

“É interessante perceber que muitas ideias simples são carregadas de sofisticação e apelo. Este é o caso da nova campanha da Duloren. ‘Renda-se’ remete ao ato de rendição, ao hipnotismo provocado pela sensualidade feminina, mas também faz recordar a suavidade, a elegância e a beleza da renda. Certamente os namorados vão se envolver com esse apelo”, afirma Agnelo Pacheco, presidente e diretor nacional de criação da agência que leva seu nome.

Na campanha, que será veicula na Internet (através do Twitter e do Facebook da marca: http://twitter.com/dulorenbrasil e www.facebook.com/duloren), em mídia impressa e em mais de 20 mil pontos de venda em todo Brasil, Carla Prata aparecerá usando peças das coleções Emulsion e Divina Diva – lançamentos especiais para a data.

“Sempre que crio as peças para o Dia dos Namorados penso em algo para despertar a paixão, o desejo de namorar, e que seja bem sexy. É isso que a lingerie para essa data tem que ter: sentimento e emoção. Além disso, investimos em uma nova tonalidade para a lingerie, a cor berinjela, que desperta a atenção e a sensualidade”, diz Denise Areal, diretora de Estilo e Marketing da Duloren.

Além da campanha e de novas coleções de lingerie, a Duloren também está investindo na linha de cuecas para o Dia dos Namorados. Levantamento realizado pela marca revelou aumento de 20% na venda de cuecas na cor vermelha. O modelo mais pedido é a moderna cueca boxer.

Pesquisadores desvendam os bastidores da propaganda política na história brasileira



De Deodoro da Fonseca (1889) ao estágio mais recente da história brasileira, a obra No espaço cênico da propaganda política, organizada por Adolpho Queiroz, coloca em perspectiva as ações de comunicação e de propaganda mais marcantes no decorrer das disputas pelo poder governamental. A coletânea de 19 artigos reunidos nesta publicação possibilita uma reflexão sobre os diferentes contextos a partir dos quais os aspirantes ao cargo máximo do poder público – a presidência do país – tiveram que construir suas estratégias eleitorais.

Alguns momentos fascinantes da história da propaganda política estão representados na obra, como a utilização do rádio para a conformação da chamada ideologia estadonovista, tendo Getúlio Vargas utilizado os recursos dessa mídia na sua aproximação com o público, e as táticas políticas empregadas na eleição de Jânio Quadros à Presidência da República, em 1960.

Embasado em jornais, revistas e documentos históricos, além de obras teóricas clássicas do campo político, da comunicação e do marketing, o livro diferencia-se pela abordagem dos primórdios da propaganda e do jornalismo brasileiro, ilustrando como a imprensa figurou com destaque entre os grupos dominantes e permitiu a construção de uma unidade discursiva em torno de um objetivo político nacional. Voltado a todas as pessoas que trabalham, estudam ou se interessam pelo tema, a obra traz uma discussão fundamentada, inteligente e em linguagem acessível para se entender a importância da propaganda no âmbito da política brasileira.

Sobre o organizador – Adolpho Queiroz é pós-doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). É mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), tendo se graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Umesp e de Graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É presidente da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político (Politicom), além de ex-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Título: No espaço cênico da propaganda política
Organizador: Adolpho Queiroz
Editora: Papel Brasil
Formato: 16 x 23 cm
Número de páginas: 332
ISBN: 978-85-88138-13-1
Preço: R$ 30

Trevisan realiza curso sobre redes sociais voltada para os negócios

Com o objetivo de aumentar o conhecimento do participante sobre em relação às redes sociais, mostrar como entrar de forma estratégica nesse novo mundo, dentre outros assuntos, a Trevisan Escola de Negócios realiza, nos dias 25 e 26 de maio, das 19h30 às 22h30, o curso de educação executiva “Redes Sociais voltada para os negócios” na sede da faculdade que fica na Rua Bela Cintra, 934, Cerqueira César. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

Voltado para profissionais das áreas de comunicação, marketing de anunciantes mídias sociais, planejamento, atendimento, criação, mídia de agências on e offline que desejam aprender na prática como entrar nas redes, dentre outras, o curso será ministrado por Felipe Morais, autor do livro “Planejamento Estratégico Digital” e responsável pelo planejamento digital e Redes Sociais da Agência Tesla.

Mais informações pelo telefone (11) 3138-5200, pelo e-mail edexecutiva@trevisan.edu.br, pelo portal www.trevisan.edu.br ou na própria instituição.

Semana Acadêmica e Cultural Africana promove atividades em São Carlos

As atividades da VII Semana Acadêmica e Cultural Africana de São Carlos, promovida pela Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos (CAASCar), acontecem até o próximo dia 28 de maio. O evento tem por finalidade divulgar a cultura africana e criar um ambiente de confraternização com a comunidade brasileira e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UFSCar, do Coletivo de Vivências e Estudos Africanos Malick e do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO).

A programação conta com torneio, palestras, debates e mesa-redonda. Amanhã, dia 24 de maio, acontece a abertura oficial do evento com a presença do Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho. A atividade será realizada às 14 horas, no Anfiteatro da Reitoria, na área Sul do campus São Carlos. Em seguida, será proferida a "Mudanças Climáticas e Migrações: Entre sobrevivência e xenofobia", apresentada por Norma Valêncio, professora do Departamento de Sociologia da UFSCar.

No dia 25, será realizado o Colóquio Ações Afirmativas, às 17 horas, no Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), com o mestrando em Ciências Sociais da UFSCar, Ilunilson Paquete Fernandes. No dia 26 de maio, uma mesa-redonda abordará os "Desafios para a implementação de políticas afirmativas entre Brasil e África", às 14h30, no CCET, localizado na área Norte do campus São Carlos.

As atividades da Semana Acadêmica e Cultural se encerram no dia 28 de maio, com a festa de confraternização no antigo CAASO da USP. Os eventos são gratuitos e abertos a todos os interessados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 9206-7153.

Wollner no Rio! 02-03 julho 2011



A Penso Eventos, empresa de cursos e treinamentos na área do Design promove o curso Identidade Visual com Alexandre Wollner. ícone do design brasileiro, no Rio de Janeiro. Wollner foi fundador e professor de Comunicação da ESDI – Escola Superior de Desenho Industrial. Criou em 1958 o Forminform, primeiro escritório de design do país. Wollner fez história no design brasileiro, desenvolvendo identidades para empresas como Banco Itaú, Hering, Eucatex, Metal Leve e Klabin.



O curso que já aconteceu em São Paulo e Curitiba com grande sucesso, será realizado nos dias 02 e 03 de julho na cidade maravilhosa, no SCORIAL RIO HOTEL. Discutirá experiências, influências, processo criativo, práticas e princípios que norteiam a construção de significado de sinais e de programas de identidade visual.



As inscrições podem ser realizadas através do site eventos.pensodesign.com.br e o valor promocional até 26 de maio é de R$ 645,00. Após esta data a inscrição será R$ 720,00 até o dia 20/06. Vagas Limitadas.



SCORIAL RIO HOTEL
Rua Bento Lisboa 155 – Largo do Machado - Tel.: (021) 3147-9100 Fax.: (021) 3147-9202
www.scorial.com.br
reservas@scorial.com.br

Inscrições: eventos.pensodesign.com.br

Amigo Penso tem 20% de desconto!

Casa Rex amplia o conceito de ilustração dentro de um livro infantil


Gustavo Piquiera, proprietário de uma das mais criativas e reconhecidas casas de design com sedes em São Paulo em Londres, desenvolveu o projeto gráfico e as ilustrações do livro "O Leão-Camaleão", lançamento infantil da Editora Biruta.



Com o intuito de estimular o leitor a interagir com a história e descobrir onde está escondido o leão-camaleão, Gustavo utilizou a figura do animal fictício, que se camufla nos ambientes em que passa não podendo ser visto pelas pessoas, como eixo principal para compor a estrutura visual do livro. "O animal está escondido não apenas nas áreas que geralmente são destinadas à ilustração, mas também nas páginas de abertura e até mesmo no código de barras", explica Gustavo, “não restringindo a narrativa visual do livro às páginas de conteúdo textual, como é de praxe”.



Além disso, o formato inusitado — horizontal, com apenas uma grande orelha frontal — faz com que o livro seja facilmente exposto nas livrarias, sem auxílio de qualquer peça extra.



O resultado é um livro que remove as fronteiras narrativas tradicionais e amplifica as possbilidades de percepção visual dos leitores, sejam eles pequenos ou não.




Sobre a Casa Rex:
Casa Rex é uma casa de design com bases operacionais em São Paulo e Londres cuja área de atuação vai de extensos projetos globais para marcas de consumo até a livre experimentação de ideias, não podendo ser enquadrada sob os tradicionais moldes de "agência" ou "estúdio" de design. Para conhecer mais, acesse: www.casarex.com