22.8.12

Rio Preto ganha museu de Pop Art

A Escola Bilíngue America School for Kids, de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, se transforma em um museu de Pop Art no próximo sábado, dia 25 de agosto. A iniciativa finaliza a visita das educadoras e curadoras Emily Jaworski e Eillen Viloria, do Andy Warhol Museum, de Pittsburgh, Estados Unidos na cidade.

Elas estiveram em Rio Preto para uma série de oficinas, palestras e workshops que envolveram estudantes, pais e professores e abordou a Pop Art e um de seus maiores expoentes, o artista Andy Warhol. Durante três dias, as profissionais também levaram a arte e a cultura para o conhecimento de mais de 1 mil crianças carentes dos Núcleos Esperança da Prefeitura de Rio Preto.

De acordo com Josiane Martins, diretora da America School for Kids, cada sala da escola vai homenagear um artista da Pop Art. “Os trabalhos desenvolvidos pelas crianças durante a realização do projeto ficarão expostos. A escola vai se transformar em um verdadeiro museu de Pop Art”, diz.

O brasileiro Romero Brito é um dos homenageados junto com outros artistas de peso como Claes Oldenburg, Robert Rauschenberg, Jasper Johns e Roy Lichtenstein. Monitores de vídeo mostrarão o passo a passo da técnica de silkscreen, utilizada em massa no conceito de Pop Art, além de imagens do Andy Warhol Museum. A exposição é gratuita e aberta a toda a população, a partir das 9h. A escola fica localizada na Rua Cila, 3230, Redentora.

Quem foi Andy Warhol?
Andy Warhol foi um dos maiores expoentes da Pop Art nos anos 1960 ao reinventar a técnica em latas de sopas Campbell, garrafas de Coca-Cola e com o uso dos rostos de gente famosa, como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Michael Jackson, Elvis Presley, Pelé e Che Guevara. Nem Mona Lisa escapou do olhar do mestre. Além da técnica da serigrafia tão difundida por Warhol, colagens e uso de materiais descartáveis também faziam parte do trabalho do artista. Andy Warhol morreu em Nova Iorque em 1987.