5.1.10

IDEA/Brasil

A terceira edição do IDEA/Brasil, versão nacional do mais importante prêmio de design dos Estados Unidos (IDEA – International Design Excellence Award, criado há mais de 30 anos), abre inscrições dia 11, que devem ser feitas exclusivamente pelo site do prêmio (www.ideabrasil.com.br). Iniciativa da Associação Objeto Brasil em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), o IDEA/Brasil é aberto a designers, empresas, estudantes, pesquisadores e criadores em geral que terão até o dia 26 de fevereiro para se inscrever ao prêmio que atraiu milhares de candidatos nas edições de 2008 e 2009.

A versão nacional do IDEA – que aponta as tendências e a excelência do design no mercado americano e mundial – foi criada para o reconhecimento da qualidade do design produzido em nosso país. Já na primeira edição, o IDEA/Brasil conquistou resultados importantes no país e no exterior, tornando-se o mais importante prêmio do segmento. Obteve recorde de inscritos, com produtos das mais variadas naturezas – do segmento aeronáutico ao moveleiro, passando por ambientes, embalagens, entretenimento, ecodesign, joias, estratégia, comerciais e industriais.

Foram premiados 103 projetos e produtos brasileiros em 2009, contra 53 no ano anterior. O êxito das duas primeiras edições gerou impacto significativo nos negócios dos designers brasileiros em empresas de grande, médio e pequeno portes. Relatos de algumas das empresas premiadas mostram que, após desempenho de sucesso no IDEA/Brasil, elas sentiram um grande crescimento não só na demanda por seus produtos, mas também no status de suas marcas. “Nossos fornecedores finalmente entenderam que nosso produto é diferente. Tivemos acesso a matérias-primas diferenciadas, vendidas apenas aos grandes compradores”, revela Priscila Callegari, sócia da Cia Mao, que levou o prêmio ouro na categoria Acessórios Pessoais em 2008.

No caso da empresa ZipLux, ganhadora do prêmio ouro de 2008 em Comerciais e Industriais, a visibilidade de um prêmio como o IDEA/Brasil foi o principal fator para que seu negócio pudesse crescer no exterior. “A nossa participação no IDEA/Brasil foi muito importante, pois nos ajudou a mostrar o ZipLux não só para o Brasil como para o mundo. O prêmio mudou o ambiente em torno do produto, chamando a atenção da mídia, abrindo novos mercados”, disse Walen Nogueira, sócio da empresa — a qual logo depois fechou acordos comerciais nos Emirados Árabes e Jordânia.

O resultado foi ao encontro do objetivo principal do IDEA/Brasil que é, além da premiação, promover o design brasileiro por meio de uma série de ações. Entre elas, a exposição dos produtos finalistas em capitais brasileiras e no exterior, além de disponibilizar no site oficial do prêmio uma mostra permanente dos vencedores.

Participam empresas que primam pela produção de design num nível de excelência singular e inovador. A versão brasileira incluiu uma categoria a mais do que a norte-americana (joias) e ao todo premia 18 segmentos, divididos da seguinte forma: Comerciais & Industriais; Comunicação; Informática; Estratégia de Design; Ecodesign; Som, Jogos e Entretenimento; Ambientes; Casa; Design de Interface; Lazer & Recreação; Médicos & Científicos; Escritório; Embalagens; Acessórios Pessoais; Estudantes; Pesquisa; Transportes; e Joias.

Por causa do quesito inovação, somente produtos lançados nos dois últimos anos podem ser inscritos.

Os premiados brasileiros são automaticamente inscritos no IDEA, a edição internacional do prêmio promovida pela IDSA — entidade representante do design nos EUA com mais de 3.500 associados de todo o mundo e patronos como Microsoft, Motorola e Procter & Gamble. O prêmio internacional tem patrocínio da revista Fast Company — a mais influente revista norte-americana de negócios, que também é a mais lida entre diretores e proprietários das maiores marcas do mundo, com circulação que ultrapassa os 730 mil exemplares por edição. Os cases dos premiados também são divulgados no New York Times, Wall Street Journal, Washington Post, Time, Forbes, Fortune, Chicago Tribune, Rolling Stone, Wired Magazine e outros.

“Os Estados Unidos são o maior mercado mundial e nosso maior comprador,” diz Joice Joppert Leal, coordenadora do prêmio e diretora executiva da Associação Objeto Brasil. “O design é fundamental para incrementar nossas exportações. Se nos anos 80 o principal fator de qualidade era a aquisição do certificado ISO 9000, hoje este papel é cumprido pelo design, que se tornou o grande foco do consumidor mundial”. Na visão de Joice, o fato dos premiados e finalistas poderem usar em seus produtos o selo do IDEA é um dos principais incentivos para as indústrias inscrevê-los. “O selo garante a excelência e certifica a qualidade do design”.

Em 2010, a Objeto Brasil pretende reforçar ainda mais a marca “Brasil” no cenário internacional, uma vez que o design brasileiro é um agente fundamental para fortalecer a imagem do país em todo o mundo e ampliar mercados.

As inscrições têm custo nas duas fases.
Os estudantes pagam única de R$ 50,00 por produto/projeto.
Até o dia 12 de fevereiro vigora taxa promocional:
Para associados da Associação Objeto Brasil: R$ 120,00 por produto/projeto.
Para não associados (empresas e pessoas físicas): R$ 150,00 por produto/projeto.
Após essa data as inscrições custarão:
R$ 156,00 para associados
R$ 196,00 para não associados

Associação Objeto Brasil
Com 14 anos de existência, a Objeto Brasil nasceu para promover o design brasileiro aqui e no mundo. A criatividade e capacidade brasileira de realização presente na Associação Objeto Brasil já mostrou sua força em vários eventos. Entre eles, convenções, exposições, convênios, treinamentos, publicações, palestras e outras ações no Brasil incluindo a exposição Design nos 500 Anos na Pinacoteca do Estado e Parque da Luz e no exterior levando o talento do design brasileiro para a Itália, França, Portugal, Espanha, Alemanha, Japão, Estados Unidos, Coréia do Sul e países escandinavos.

Joice Joppert Leal
Fundadora e diretora executiva da Associação Objeto Brasil e coordenadora geral do IDEA/Brasil, Joice tem desenvolvido diversas ações na promoção do Design, Inventiva e Artesanato, tanto no Brasil quanto no exterior. Foi chefe do Departamento de Tecnologia e Núcleo de Desenho Industrial da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP desde sua criação até fins de 1998. Foi diretora de Projetos Institucionais do Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo – SESI. Integrou, por solicitação do Ministro da Ciência e Tecnologia, a Comissão de Avaliação dos Institutos de Pesquisas do Ministério da Ciência e Tecnologia e o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico em 1993/94.

Realizou e coordenou várias exposições do Design brasileiro, entre as quais se destacam a Artesanato e Design – um Processo Contínuo na Expo '98, Lisboa – Portugal, Design nos 500 Anos, na Pinacoteca de São Paulo e no Parque da Luz, Design Brasileiro, na Triennale de Milão – Itália, setembro/outubro de 2001, exposição Design brasileiro de Embalagens para Alimentos 2002, em Tóquio, Japão, Marca Brasil – o Brasil como Marca, na Galeria Portinari, Palazzo Pamphij, em Roma, Itália. Editou livros e catálogos sobre Design e, em 2006, foi curadora de duas salas especiais na primeira Bienal Brasileira de Design promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, na Oca – Ibirapuera, em São Paulo.

Mais informações
RLC Comunicação e Ideias
Leila Reis — leila@rlcpress.com.br
Caio Martins — caio@rlcpress.com.br
Danilo Rodrigues — danilo@rlcpress.com.br

Branver Desenvolve Marca Territorial



A Branver, escritório de Branding & Design participou do concurso para o desenvolvimento de uma marca territorial.Trata-se da região de San Pellegrino Terme, localizada no norte da Itália, a mesma da água mineral San Pellegrino.

O trabalho completo pode ser conferido pelo site: www.branver.com.br