19.5.11

Humor e simplicidade na nova campanha da Santa Casa


A nova campanha da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo recorre a uma linguagem simples e bem-humorada para abordar um tema sério: o da doação de sangue. A iniciativa faz parte do movimento 5% (http://5porcento.org/) o qual tem por objetivo aumentar para 5% o número de doadores no Brasil.




A série de três anúncios criada pela agência Young & Rubicam, responsável pela comunicação da instituição voluntariamente desde 2004, já está em veiculação. As peças também ganharam uma versão em pôsteres, distribuídos pelo complexo hospitalar. Intituladas “Calvo”, “Barbudo” e “Mulher”, mostram uma pessoa de cabeça para baixo, o que faz com que o seu rosto fique vermelho de sangue e com veias sobressaltadas. A assinatura explica: “Você tem mais sangue do que precisa. Doe um pouco”.

A campanha tem criação de Lucas Casão e Guilherme Rácz, sob direção de criação de Flávio Casarotti, Sérgio Fonseca e Rui Branquinho. As fotos são de Brandon Voges, do Bruton Stroube Studios.



Ficha Técnica

Título: De Ponta-Cabeça (Calvo / Barbudo / Mulher)
Peça: Jornal / Poster
Cliente: Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Produto: Doação de Sangue
Direção de criação: Rui Branquinho, Flávio Casarotti, Sergio Fonseca
Diretor de arte: Guilherme Rácz
Redator: Lucas Casão
Fotografia: Brandon Voges – Bruton Stroube Studios
Art-buyer: Monica Beretta, Stephanie Wang
Produção gráfica: Elaine Carvalho, Rodrigo Cassino
Fotolito: Ação
Atendimento: Valéria Ordonhez, Ticiana Cardoso
Mídia: José Rubens, Marcello Bolla
Planejamento: David Laloum, Eliana Yamaguchi
Aprovação cliente: Dr. Antônio Carlos Forte

Por dentro da mente do consumidor



Lançado no Brasil pela editora Campus/Elsevier, Por dentro da mente do consumidor é um resumo abrangente sobre a psicologia do consumidor. A obra faz uma investigação inédita sobre os métodos tradicionais de pesquisa de mercado e explica porque as conclusões extraídas da maioria dessas pesquisas não são confiáveis. O autor Philip Graves demonstra o funcionamento do inconsciente e sua influência em nossas escolhas, as influências ambientais e a inovação no comportamento do consumidor.

Sejam executivos de uma empresa querendo definir sua estratégia empresarial ou políticos ansiosos para entender seu eleitorado, acreditar que perguntas respondidas em um questionário ou discutidas em um grupo de foco podem elucidar pontos e fornecer subsídios para tomada de decisão é a causa de fracassos comerciais, erros políticos e bilhões desperdiçados. Por dentro da mente do consumidor expõe alguns exemplos mais onerosos de pensamentos orientados pelas pesquisas que obscurecem o julgamento – experiências e evidências da New Coke, General Motors, Mattel e o Domo do Milênio – e momentos de grande sucesso graças, ironicamente, a organizações que ignoram as pesquisas de mercado, como Baileys e Dr. Who. O livro mostra as ferramentas que as organizações devem utilizar para entender seus consumidores.

O autor revela porque a atual pesquisa de mercado é uma ciência falsa, porque não compramos o que dizemos que vamos comprar e como compreender os consumidores melhor do que eles próprios.

Voltado a líderes empresariais, profissionais de marketing e políticos entre outros públicos, o contato com os estudos e conclusões de Graves traz um novo olhar às pesquisas de mercado, sejam elas de opinião, grupos de foco, entrevistas em profundidade, questionários de satisfação de clientes, pesquisas online e outros instrumentos passíveis de verificação científica ou utilizados com base na fé. Talvez muitos leitores se surpreendam ao saber que qualquer pesquisa de mercado que pergunte às pessoas o que elas pensam, o que fizeram ou do que gostariam no futuro se baseia na crença. A pesquisa de mercado é uma pseudociência e as crenças subjacentes a ela são falsas.

“Nas últimas décadas, a ciência começou a explicar como as pessoas pensam. Os neurocientistas podem ver quais áreas do cérebro estão envolvidas em diferentes atividades físicas e mentais, e os psicólogos têm testado como vários estímulos e interações mudam o comportamento das pessoas. Seu trabalho ajuda a explicar o que alguns especialistas em marketing sabem intuitivamente há algum tempo: que o marketing bem-sucedido deve se conectar com as emoções para ter sucesso”, informa o autor.

A obra descreve porque o escrutínio científico deveria ser dirigido, em primeiro lugar, à compreensão dos próprios consumidores, ao invés de simplesmente resumir suas declarações. Ele revela o que impulsiona o comportamento do consumidor, como alguém pode ter insights genuínos sobre seus próprios clientes e, com alguns critérios, qual peso os tomadores de decisão devem atribuir a qualquer “opinião do consumidor” que surgir.

PHILIP GRAVES é especialista em comportamento do consumidor. Há 20 anos ele observa o conflito entre o que as pessoas dizem em pesquisas e o que realmente fazem, o que o levou a desenvolver técnicas psicoanalíticas para explicar e entender esse fenômeno. Ele já prestou consultoria a inúmeras empresas como Whirlpool, Virgin Media e Pepsi.

EDITORA CAMPUS/ELSEVIER
Categoria: Profissional Negócios - Marketing
Formato: 16x23 cm
Páginas: 232
Preço: R$ 59,90

Chuvas, raios e ‘resgate’ bem humorado estão no novo filme de Skol


A campanha “Um por todos. Todos por uma” ganha um novo filme. "Chuvinha" foi criado pela F/Nazca e continua reforçando os valores que são os pontos fortes da marca: a amizade, o companheirismo e a irreverência.

No novo comercial, o sexto da campanha lançada em 2010, três amigos estão curtindo uma festinha em um clube quando começa uma tempestade. Todo mundo se esconde enquanto o cooler de Skol permanece cercado por raios. É neste momento que os amigos resolvem salvar a Skol e saem correndo pelo meio da tempestade. Ao salvar o cooler cheio de Skol, os amigos salvam literalmente a festa e se tornam os grandes heróis da noite.

Todos os comerciais - Navio, Monstro do Pântano, Cabo de Guerra, Carnaval Adocica e Queda Livre - privilegiam o humor e a paixão de um grupo de amigos por Skol. "Chuvinha segue a mesma linha criativa dos demais filmes da campanha: situações inusitadas envolvendo um grupo de amigos e sua inseparável Skol são intercaladas com muito humor e irreverência", explica Ricardo Marques, gerente de comunicação de Skol.

Assinam a criação Fabio Fernandes, Pedro Prado e Rodrigo Castellari, com direção de criação de Fabio Fernandes e Eduardo Lima.



Ficha técnica:

Cliente: Skol
Título: Chuvinha
Produto: Skol
Especificação: Produção de um filme com 30” e versões
Direção De Criação: Fabio Fernandes / Eduardo Lima
Criação: Fabio Fernandes / Pedro Prado / Rodrigo Castellari
Rtvc: Adriano Costa
Atendimento: Marcello Penna / Christiano Bock / Danielle Cabral
Mídia: Lica Bueno / Francesca Picchi / Vanessa Giosa
Planejamento: Fernand Alphen / Bertrand Cocallemen / Guilherme Pasculli
Produtora De Imagem: Prodigo Films
Direção: Andre Godoi
Dir. Fotografia: Pedro Cardillo
Pós-Produção: Equipe Prodigo Films
Montagem: Equipe Prodigo Films
Produção Executiva: Francesco Civita
Atendimento: Doralice Sander/ Renata Correa
Finalização: Equipe Prodigo Films
Produtora De Som: Studio Tesis
Produtor: Silvio Piesco / Leandro Beraldo
Locutor: Roberto Rocha
Aprovação/Cliente: Jorge Mastroizi / Pedro Earp / Ricardo Marques

Avesso mostra os bastidores da campanha de Batavo Naturis Soja

O programa Avesso traz os bastidores da campanha da linha Batavo Naturis Soja, única de bebidas refrigeradas à base do grão no mercado. Com locações no Rio de Janeiro, o filme publicitário foi idealizado pela Lew’Lara/TBWA e dirigido pela Hungry Man.

Com uma campanha focada no público feminino, o filme mostra como os produtos da linha Naturis Soja cuidam do corpo da mulher e nutrem sua beleza. Ao beber o produto, o ambiente da personagem é transformado e ela é atendida por diversos profissionais que saem da sua geladeira. “Eles representam o bem-estar interior por meio de massagistas e esteticistas”, explica Luciane Matiello, diretora de Marketing da Unidade de Lácteos da BRF Brasil Foods.

Além desses dois profissionais, surgem também um cabeleireiro e um harpista. O casting dos personagens que cuidam da beleza da consumidora foi composto por atores argentinos com o intuito de mostrar novos rostos e dar uma proposta inusitada à campanha.

Um dos desafios enfrentados pela equipe foi tornar a saída dos atores da geladeira algo rápido e impactante. Para isso, eles foram colocados em uma esteira, dando ao resultando um ar divertido. Para Carlão Busato, diretor de Cena da Hungry Man, todos esses elementos demonstram um diferencial em relação às campanhas convencionais: “O filme é bem surreal e mágico”.

A campanha também focará as redes sociais, como Twitter, que explora a hashtag “#cansaminhabeleza”, e o Facebook, com o aplicativo “Beleza Localizada”, que disponibilizará informações para facilitar o dia-a-dia da consumidora e o cuidado com a beleza. A internauta só precisa inserir seu CEP para encontrar o salão de beleza, a academia, o estabelecimento de produtos naturais e outros serviços do gênero mais próximos de sua casa ou local de trabalho. “A linha Naturis Soja passou a ser uma bandeira de beleza na Batavo”, explica Marcos Oliveira, VP de Operações e Atendimento da Lew`Lara/TBWA.

Assista aqui os bastidores da nova campanha da Batavo

Sobre o Programa Avesso
O Avesso é um canal de TV 2.0, responsável pelo desenvolvimento do conceito do Brand Backstage no Brasil, mostrando os bastidores da indústria da comunicação por meio de um programa de entretenimento com três minutos de duração. O programa se destaca, por sua ampla interação entre os meios, com uma linguagem moderna e dinâmica.

Sobre a Batavo
A marca Batavo compõe o portfólio da BRF Brasil Foods e inclui uma linha completa de leites, iogurtes, produtos de mercearia e refrigerados nas linhas: Kissy, Pense Light, Bio Fibras, Batavito, Batavinho e Naturis Soja. Composta por produtos à base de soja, a linha Naturis é a única do mercado que possui opções refrigeradas, sendo a primeira com alimento de soja sabor “iogurte” do país. A linha possui também creme de soja, bebidas à base de soja (originais e frutais, em versões regulares e light) e soja em grãos.