2.12.09

Salon National Des Beaux-Arts


Bia Duarte, representante da delegação brasileira no Salon National Des Beaux-Arts e Diretora Executiva da B Licenças Poéticas, levará 15 artistas brasileiros para expor no Carrousel Du Louvre, de 10 a 13 de dezembro.

Entre os artista haverá uma homenagem a Victor Brecheret. As escolhas das peças são ecléticas assim como os artistas e o Brasil.

Artistas participantes:

André Crespo

Anna Guerra

Charles Chaim

Daniel Azulay

David Dalmau

Eduardo Kobra

Gabriel Nehemy

Gustavo Rosa

Kika Goldstein

Lilian Bomeny

Marcelo Neves

Margot Monteiro

Victor Brecheret

Suzy Magalhães

iF Product Design Awards 2010

A edição 2010 do iF Product Design Awards, principal prêmio europeu de design, consagrou importantes marcas brasileiras. O Brasil foi premiado nas categorias: casa/cozinha, design público, medicina/saúde, iluminação, lazer/estilo de vida e transportes.

Dos brasileiros premiados, 62,5% são de empresas de grande porte, entre elas a Electrolux, pela linha Infinity de refrigeradores, que leva em conta questões como comodidade, tecnologia e preocupação com a higiene.


Já a Nike do Brasil, por meio do trabalho realizado pela Art Office Design, conquistou o selo iF pelo projeto de interação com o público jovem. Outra marca mundialmente conhecida, a Penalty, consagrou a Bola 8, a primeira bola do mundo com oito gomos, que apresenta menos resistência ao ar, o que garante melhor performance. A Condor levou o prêmio pela escova Plus, criada pela Inove Branding + Design, seu design levou em consideração o uso de menor quantidade de plástico do que a escova anterior.

Os outros premiados foram a bengala Erlanger, que pretende ser considerada um acessório de uso pessoal; o anel Reflexo, criado pelo designer Adalberto Antonio de Amorim em prata com bola em ouro amarelo e três tipos de acabamento: polido, acetinado e fresado; e o ônibus da Busscar Panorâmico DD, modelo que atende ao mercado de transporte de passageiros nos segmentos de turismo de alto padrão e linha rodoviária de média/longa distância. O exterior foi renovado com uma grande área envidraçada e retrovisores recuados. No interior, o projeto da cabine do motorista e o painel de instrumentos proporcionam espaço, conforto e ergonomia. Fechando a lista de premiados brasileiros, o designer Fernando Prado, da Lumini, teve seu trabalho reconhecido pelo iF pela sexta vez. O destaque deste ano foi a luminária de piso Lift com apoio para parede possui haste em aço inox escovado e cúpula com acabamento em madeira.

DEBRAZIL
Os produtos premiados participaram do iF por intermédio do programa Design Excellence Brazil (DEBrazil), uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), coordenado pelo Centro de Design Paraná. O programa tem promovido a marca Brasil no exterior e atraído a atenção do mundo para a excelência do design nacional. Este ano, o DEBrazil recebeu 361 inscritos, dos quais 80 foram selecionados para o iF. A região de destaque foi a Sudeste com 208 inscrições, seguida do Sul, com 134. Em relação ao porte das empresas, o maior número foi de micro-empresas, com 194 inscritos.

A cerimônia de premiação será realizada durante a abertura da feira de tecnologia CeBIT, em Hannover, na Alemanha, no dia 2 de março de 2010.

Também nessa data, será lançado o Yearbook, com informações sobre todos os premiados, e publicada a mostra online dos produtos no site www.ifdesign.de. Para saber mais sobre o DEBrazil visite www.designbrasil.org.br/debrazil.

Produtos brasileiros premiados no iF Product Design Awards 2010

Linha Infinity
O design da linha Infinity foi elaborado para oferecer inúmeras possibilidades de organização interna de seus refrigeradores. Para isso, foram desenvolvidas, além de prateleiras retráteis, compartimentos móveis e com alças para serem levados à mesa. Os refrigeradores contam com um exclusivo painel de controle para o Ice Maker, que produz gelo automaticamente, e para o Espaço Express, desenvolvido para gelar mais rapidamente bebidas e alimentos. Outro ponto marcante do projeto foi a preocupação com a higiene com o desenvolvimento de um dispenser de água giratório que fica protegido quando não está em uso.

Empresa: Electrolux Industrial Design Center Latin America - Curitiba, PR
Design: Electrolux do Brasil - Curitiba, PR

Nike Holiday
Neste projeto, buscou-se a interatividade por meio da interferência do consumidor, que coloriu adesivos nas estruturas dispostas nas vitrines.

Essa ideia de interatividade fez com que o público, formado por jovens de 17 a 24 anos, pudesse customizar a campanha por meio de canetinhas coloridas. O sucesso de interação do público quando a campanha foi instalada gerou grande repercussão, sendo preciso, em alguns casos, fazer uma nova impressão dos painéis para reposição.

Empresa: Nike do Brasil – Barueri - SP
Design: Art Office Design – Alexandre Magno - Curitiba - PR

Escova Plus
O conceito e a criação do design em curvas da escova foram inspirados em folhas. Foram levados em consideração aspectos como a contribuição ao meio ambiente, com uso de menor quantidade de plástico do que a escova anterior (devido ao seu formato) e o design propriamente dito.

Empresa: Condor S/A - São Bento do Sul - SC
Design: Inove Branding + Design - Curitiba - PR

Lift
Luminária de piso com apoio para parede. Possui haste em aço inox escovado e cúpula com acabamento em madeira. Seu sistema de funcionamento permite que a cúpula seja movimentada para cima ou para baixo, deslizando pela haste de fixação conforme o efeito e posição de luz desejados. Pode ser usada em alturas diferentes, para iluminação geral e difusa ou direcionada para leitura. Possui difusores translúcidos para controle de ofuscamento. Lâmpada incandescente leitosa 100W.

Empresa: Lumini - São Paulo - SP
Design: Lumini - Fernando Prado - São Paulo - SP

Penalty Bola 8
É a primeira bola do mundo com oito gomos. Isso significa menos junções e áreas de atrito. A bola fica menos resistente ao ar. Essas qualidades fazem com que a Penalty Bola 8 tenha uma excelente performance com melhor balanceamento, mantendo a sua trajetória. A Bola 8 tem absorção de 0% de água garantida pela tecnologia Termotec (termo fusão). Mantém a parte interna da bola completamente seca e conserva o mesmo peso sob chuva intensa. Tem o composto da superfície extremamente elástico, utilizando substrato de PU.

Empresa: Cambuci S/A – Penalty - São Roque - SP
Design: Cambuci S/A – Penalty - São Roque - SP

Bengala Erlanger
A Erlanger é uma begala sem a imagem de equipamento médico-geriátrico, podendo ser considerada um acessório de uso pessoal. Projetada para dar um simples apoio ao caminhar, ela oferece boa pega e possui borracha antiderrapante na ponta. É produzida em duas opções de altura, para perfeita adequação ao usuário, em madeira certificada ou de reaproveitamento.

Empresa: Mendes-Hirth - Barueri - SP
Design: Mendes-Hirth - Fernando Mendes e Roberto Hirth

Anel reflexo
Anel em prata com bola em ouro amarelo, 30 mm de diâmetro, redondo, conceito de óptica geométrica, trabalhando com o reflexo da bola de ouro na cuba polida de prata, dando a impressão de uma superfície bem maior de ouro no anel, uma reflexão interna total. O anel é trabalhado com três tipos de acabamento: polido, acetinado e fresado. É banhado de ródio, com cúpula sem banho. A bola de ouro é soldada a laser, dando à peça uma estrutura contemporânea.

Empresa: Aamorim - Rio de Janeiro - RJ
Design: AAmorim - Adalberto Antonio de Amorim - Rio de Janeiro - RJ

Panorâmico DD
Imponência, conforto e segurança são conceitos aplicados no redesign deste veículo. O modelo atende ao mercado de transporte de passageiros, com aplicações nos segmentos de turismo de alto padrão e linha rodoviária de média/longa distância. O exterior foi renovado, destacando-se o refinamento e o impacto visual promovidos pela grande área envidraçada e pelos retrovisores recuados. No interior, destaca-se o projeto da cabine do motorista e o painel de instrumentos, que proporcionam ótimo espaço, conforto e ergonomia. O bem-estar dos passageiros é assegurado pelas poltronas, componentes e equipamentos tecnológicos.

Design: Busscar Ônibus S.A - Joinville - SC
Empresa: Busscar Ônibus S.A - Joinville - SC

FutureBrand apresenta o case Taeq para estudantes da Escola Superior de Propaganda e Marketing

O sócio-diretor da consultoria em branding FutureBrand, Hélio Mariz de Carvalho, apresentará o case da marca Taeq para alunos da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e convidados do XX Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design, amanhã, quinta-feira, 3 de dezembro, às 12h, no Auditório Renato Castelo Branco – ESPM.

Taeq, marca do Grupo Pão de Açúcar ligada a conceitos de bem-estar e saúde, será premiada pelo festival na categoria “Conjunto de Embalagens do Ano”. Suas linhas têm cerca de 700 produtos nos pilares Beleza, Orgânico, Casa e Esporte e são comercializadas nas quatro bandeiras do grupo (Compre Bem, Sendas, Extra e Pão de Açúcar). A marca vem sendo trabalhada pela FutureBrand desde 2006. Para Mariz de Carvalho, esta será uma oportunidade importante para compartilhar com o público especializado detalhes da realização desse trabalho que já recebeu outros prêmios, como o EmbalagemMarca de 2008 (com Taeq Beleza). A apresentação ganha maior relevância considerando a contribuição que a FutureBrand pretende dar à formação dos estudantes e para a melhor compreensão da atividade de branding.

Além do prêmio pela marca Taeq, a FutureBrand será também premiada como Empresa de Embalagem do Ano e por outros trabalhos desenvolvidos no exercício de 2008:

- Embalagens Ovos de Páscoa Retro Nestlé (Prata)
- Embalagem Nescau Nestlé 2.0 (Ouro)
- Marca Kinea Itaú (Prata);
- Arquitetura de Marca Entel (Prata e Bronze)
- Identidade Visual Grupo Pão de Açúcar (Prata)
- Manual de Identidade Visual Chevrolet/General Motors (Bronze)
- Grupo RBS (Prata)

O CASE TAEQ
A FutureBrand foi contratada pelo Grupo Pão de Açúcar em 2006 para criar e posicionar uma nova marca de produtos ligada a conceitos de saúde e bem-estar. O desafio da consultoria foi apresentar uma marca que acolhesse produtos de diversas categorias e que se distanciasse da imagem muitas vezes negativa das marcas próprias.

A consultoria desenvolveu as identidades verbal e visual de Taeq, definiu os seus pilares e criou a identidade visual da marca e o design das embalagens.
O nome Taeq foi criado a partir das palavras orientais “tao” (caminho e equilíbrio) e “eki”, (energia vital), relacionadas a valores de bem-estar e qualidade de vida, além de remeter à expressão “está equilibrado”.

Traços suaves e ondulantes do logotipo, fundo da logomarca com cores diferentes em cada um dos cinco pilares e desenho do nome em ‘caixa baixa’ foram pensados para diminuir as barreiras entre a marca e o público, gerando proximidade e facilitando a assimilação de produtos novos pelos consumidores.

Todas as embalagens têm fundo branco, logo centralizado e envolto em imagens que remetem aos produtos e a suas qualidades. Os textos das caixas relacionam os produtos ao bem-estar e qualidade de vida e contam a história da marca de forma envolvente. A decisão por esse modelo inovador de embalagens quebrou paradigmas e foi suportada pelo banco de tendências da FutureBrand, que indicava a originalidade como característica fundamental para a diferenciação de uma marca nos pontos-de-venda.

SOBRE A FUTUREBRAND
A FutureBrand BC&H é uma consultoria em branding que atua há sete anos no 1 país. A operação brasileira da FutureBrand, do grupo de comunicação Interpublic, é dirigida por Hélio Mariz de Carvalho e Cesar Hirata.

A consultoria trabalha o conceito de marca de maneira ampla, desde a sua concepção até a implementação e monitoramento, passando pelo desenvolvimento e pela consolidação de suas expressões visual e verbal. Busca, dessa forma, traduzir a essência de uma marca, facilitando a assimilação de seus valores e crenças e de suas formas de atuação. A FutureBrand auxilia seus clientes na construção de identidades poderosas, que acentuam a diferenciação, geram preferência e aumentam ovalor da empresa, preparando-a para os desafios do futuro.

Entre os principais clientes da FutureBrand BC&H estão conceituadas companhias como AstraZeneca, O Boticário, Brookfield, Comgás, Garoto, Grupo Ibmec, Medley, Mistral, Nestlé, Pão de Açúcar, Cielo, Votorantim e Whirlpool. Alguns exemplos de trabalhos com marcas conhecidas são a proposta de valor e a nova logomarca da rede Pão de Açúcar, a arquitetura de marcas do Grupo Ibmec Educacional, a criação de Taeq (Grupo Pão de Açúcar) e Sollys (Nestlé).

A FutureBrand BC&H trabalha com metodologia própria, por meio de disciplinas integradas que cobrem todas as áreas da construção de marcas, tais como Estratégia, Inovação, Identidade Visual, Identidade Verbal e Design Ambiental.

SERVIÇO
XX Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design
Data: 03/11
Horário: das 9h às 15h45
Apresentação do Case Taeq: das 12h às 12h45
Local: Auditório Renato castelo Branco – ESPM. Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, São Paulo.

Design na Brasa 2009

A edição 2009 do Design na Brasa acontece nos dias 02 e 03 de dezembro, no Museu Brasileiro de Escultura (MuBe) , em São Paulo, das 10h às 19h. A entrada é gratuita, com inscrições pelo site ou no próprio local do evento.

O tema desta vez sãos os 3 Rs da Sustentabilidade: “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”. O Design na Brasa tem como proposta é levar à sociedade todo conhecimento adquirido –desde que o evento foi criado – sobre eco-design, design sustentável e design social. Em edições anteriores já foram tratadas temas como a Poluição do Ar, Inclusão Digital, Aquecimento Global, Águas.

A proposta consiste em trazer discussões relacionadas aos temas anuais, apresentar e difundir novas técnicas e tecnologias, cases sustentáveis, materiais, alternativas de reciclagem e reuso, fomentar práticas sustentáveis, promover debates entre estudante, magistrados, agências, empresas e a sociedade através de palestras, debates e oficinas.

O evento, que irá prestar homenagem a dois designers sustentáveis e dois ambientalitas, abre espaço ainda para apresentações culturais, exposições temáticas relacionadas e, principalmente para comunidades, artesãos e estudantes exporem suas idéias, projetos e produtos.

O MuBe fica na Av. Europa, 218 em Pinheiros, em São Paulo (SP).

Informações e programação completa no site: www.designnabrasa.com.br