4.4.13

Quadrinista Alex Shibao autografa Hamlet de William Shakespeare em São Paulo


“Ser ou não ser?” A antológica frase no monólogo do príncipe dinamarquês Hamlet, em uma das mais importantes peças do escritor inglês William Shakespeare, atravessou os séculos e ainda hoje é referência como expressão da angústia humana. Escrita no século XVI, a tragédia Hamlet continua sendo encenada em todo o mundo e já foi adaptada para diferentes formatos e mídias, ganhando agora uma fiel versão em quadrinhos. Com tradução e roteirização de Wellington Srbek, desenhos e cores de Alex Shibao, o álbum Hamlet de William Shakespeare é o mais novo lançamento nacional da Editora Nemo.



O rei da Dinamarca morre em circunstâncias suspeitas. Em menos de dois meses, seu irmão, Cláudio, casa-se com sua viúva, a rainha Gertrude, e passa a ocupar seu trono. Desolado com a morte do pai e a indiferença da mãe, o príncipe Hamlet vaga pesaroso pelo castelo. Numa noite, porém, o espírito do falecido rei aparece e anuncia ao filho que fora envenenado pelo próprio irmão e que seu assassinato deveria ser vingado. Mergulhado em dúvidas e em meio a intrigas palacianas, traições e incidentes, o angustiado príncipe Hamlet irá desafiar os limites da razão numa busca obstinada por verdade e justiça. Tudo isso somado às reviravoltas e surpresas no melhor estilo de um enredo shakespeariano.



Esta versão em quadrinhos mantém toda a dramaticidade da obra original, explorando os complexos temas da traição, vingança, corrupção e moralidade, que revelam a própria natureza humana e permanecem tão relevantes quanto na época em que a peça foi escrita. Buscando ressaltar o dinamismo da obra original, o roteiro de Srbek resgata os ricos diálogos de Shakespeare que, mesclados aos expressivos desenhos de Shibao, apresentam numa roupagem literalmente moderna um dos maiores clássicos da literatura universal.

Sobre o autor - William Shakespeare nasceu na Inglaterra em 1564, onde morreu em 1616. É autor de tragédias, comédias, poesia e peças históricas. Criou os mais influentes personagens de toda história e é considerado um dos maiores escritores de todos os tempos.



Sobre o roteirista - Wellington Srbek nasceu em Belo Horizonte em 1974, é formado em História, mestre e doutor em Educação pela UFMG. Pesquisador e professor de quadrinhos, recebeu os principais prêmios nacionais como roteirista e editor de HQs. Entre seus trabalhos mais conhecidos, estão o álbum Estórias Gerais e a série Solar. É o editor responsável pelas publicações da Editora Nemo, tendo produzido o roteiro da adaptação Dom Casmurro de Machado de Assis.

Sobre o desenhista – Alex Shibao nasceu em São Paulo em 1982, é formado em Desenho Industrial pelo Mackenzie. Após se formar, entrou para o mercado de quadrinhos, e logo depois seguiu o caminho de ilustrador, trabalhando para revistas de games e design. Atualmente, além de quadrinista, é professor na Quanta Academia de Artes.



Título: Hamlet de William Shakespeare
Tradução e roteirização: Wellington Srbek
Desenhos e cores: Alex Shibao
Número de páginas: 80
Formato: 20 x 27,3 cm
Preço: R$ 42,00
ISBN: 978-85-64823-49-5

Sessão de Autógrafos em São Paulo 
Data: sábado, 13 de abril, às 18h30 
Local: Quanta Academia de Artes 
Rua Dr. José de Queirós Aranha, 246 - São Paulo (SP)