29.3.07

"Obra Gráfica - Tozzi / Gerchman"

A partir do dia 26 de março a Escola Panamericana de Arte e Design, apresenta a exposição "Obra Gráfica - Tozzi / Gerchman", que reúne obras dos artistas brasileiros Cláudio Tozzi e Rubens Gerchman. São 50 obras, 25 de cada um, produzidas a partir de diferentes técnicas de impressão gráfica - serigrafia, offset, plotter e litografia - que expressam cenários urbanos e proposições sociais, algumas concebidas durante os anos de regime militar, quando Tozzi, em São Paulo, e Gerchman, no Rio de Janeiro, usaram a criatividade e a inspiração artística para registrar o momento político e cultural da época, influenciados pela Pop Art.

Escola Panamericana de Arte e Design
Rua Groenlândia, 77 - Jardim Europa - São Paulo SP
De 26 de março a 14 de abril de 2007
De segunda a sexta das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 13h
Entrada Gratuita

Mais informações pelos 11 3885.7890 / 3887.4200

Exposição "Modelos de Ulm - Modelos pós-Ulm"



Curitiba será a primeira cidade a receber a turnê mundial de uma das mais importantes escolas contemporâneas de design. Desembarcando da Alemanha, "Modelos de Ulm - Modelos pós-Ulm" estréia na capital paranaense no dia 1º de março, na Casa Andrade Muricy. Promovida pelo Ifa (Institut für Auslandsbeziehungen / Instituto de Relações com o Exterior, Stuttgart) em parceria com o Goethe-Institut Curitiba e a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, a mostra ocupará uma área de exposição de 400 m2 e permanece aberta ao público até 29 de abril.

"Modelos de Ulm - Modelos pós-Ulm" apresenta uma sinopse ilustrada do pensamento, dos processos e do resultado do trabalho da escola, tida como instituição internacional em ensino, desenvolvimento e pesquisa na área do desenho industrial. A exposição é patrocinada pela Masisa do Brasil e reúne, pela primeira vez na América Latina, 38 obras, entre maquetes, produtos, projetos, grandes fotografias, painéis-texto e vídeos com filmes e entrevistas de ex-professores e alunos da Escola Superior de Design de Ulm (HfG).

Influências
Ofertando inicialmente formação nas áreas de design de produto, comunicação visual, arquitetura e informação, a HfG iniciou um trabalho em conjunto com a indústria a partir do fim dos anos 50.

Intensificando-se gradativamente, o foco no design de produto acabou por caracterizar a escola, e influenciar muito do que a indústria atual ainda produz.

Inaugurada em 1953, a Escola Superior de Design de Ulm operou até 1968, quando foi fechada, por motivos políticos e econômicos, pelo governo do estado de Baden-Württemberg. Entre seus fundadores e professores, contou com nomes como Otl Aicher, Inge Aicher-Scholl, Max Bill, Max Bense, Hans Gugelot e Tomás Maldonado.

Atraindo estudantes de diversos países, em especial da América Latina, da Índia e do Japão, a Hfg chegou a ter mais de 50% de seus alunos vindos de países estrangeiros, o que influenciou com o "modelo de Ulm" o desenho industrial de boa parte do mundo.

A exposição, que estreou em 2003 na Alemanha, foi elaborada pelo Arquivo da HfG/Museu de Ulm, como parte das comemorações pelo cinqüentenário da fundação da escola.

Depois de passar por Curitiba a mostra "Modelos de Ulm - modelos pós-Ulm" segue para Porto Alegre no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, no período de 29 de maio a 28 de julho. De lá, sai do Brasil em direção a outras cidades da América Latina.

Para estudantes
Durante a abertura da exposição, no dia 1º de março, a Masisa do Brasil faz o lançamento oficial da nova edição do Concurso de Design Masisa para Estudantes. Promovida simultaneamente em oito países da América Latina, a edição 2007 do concurso tem um novo objetivo. Além de promover o desenvolvimento profissional dos jovens designers e arquitetos e a inovação na indústria brasileira de móveis, ganha este ano uma preocupação social. Os móveis inscritos no concurso devem ser projetados tendo como público-alvo moradores de habitações populares. Com patrocínio do IED, Istituto Europeo di Design, o vencedor do concurso será premiado com passagens de ida e volta para visitar o Salão do Móvel de Milão, em abril de 2008.

Maiores Informações

Fonte: Rede Design Brasil

Concurso Trade Mix de Design Editorial



Desenvolver um Projeto Gráfico completo para produção de uma série de quatro livros sobre Design de Embalagem. Este é o desafio proposto pelo concurso Trade Mix de Design Editorial. As inscrições estão abertas até 27 de abril.

O concurso é aberto a profissionais e estudantes de design, tanto de programação visual como de projeto de produto. O projeto gráfico deve desenvolver capas e miolo para quatro volumes: "O Sistema Embalagem", "Planejamento, Design, Marketing e Inovação", "Materiais e Processos" e "Tecnologias de Impressão, Rotulagem e Decoração", além das embalagens para os quatro livros.

A premiação para os vencedores em cada categoria é a inscrição gratuita no curso completo de Design de Embalagem da empresa promotora do concurso, a Trade Mix, segundo a qual o curso corresponde a um valor de R$ 2.200,00. Os demais selecionados recebem a inscrição gratuita em um módulo do curso de Design de Embalagem da Trade Mix.

Mais informações

Fonte: Rede Design Brasil