29.2.12

CUBOCC cria plataforma online global para Fruttare


Sunny é a primeira plataforma always on de Fruttare. Desenvolvida pela CUBOCC, a tecnologia promete ampliar o contato constante do público jovem nas redes sociais e dar suporte às ativações futuras da marca, como parcerias comerciais e serviços. Pensada exclusivamente para traduzir a sua essência e oferecer uma identidade própria para Fruttare, que anteriormente realizava suas ações associada a outras marcas da Kibon, a ferramenta resulta de uma imersão da agência no universo do Facebook e de seus usuários, que somam 800 milhões de pessoas em todo mundo. O Brasil será o primeiro a aderir e depois virão México, Turquia e outros países.

O aplicativo, disponível na fan page de Fruttare e no site da marca analisa as preferências e características do usuário para criar um avatar 3D personalizado e customizável na rede social, chamado Sunny. Durante o processo de criação da plataforma, constatou-se que 75% do público das redes sociais costuma acompanhar as postagens dos amigos como observadores, contribuindo com pouco conteúdo, mas sendo bastante influenciado pelos posts dos amigos. E normalmente, quando compartilha informações pessoais, o usuário é habituado a destacar o lado mais positivo, cool e interessante da sua personalidade.

Inspirada nesses dados, a CUBOCC desenvolveu a tecnologia da plataforma, que cria um personagem virtual de si mesmo, o seu Sunny, que vive sempre de maneira positiva, e visa inspirá-lo no seu cotidiano. Esse avatar, quando liberado, passa a postar fotos e informações sobre destinos turísticos inusitados, festivais, esportes, restaurantes, passeios e outros tipos de experiências prazerosas, que são visíveis pelo perfil oficial do usuário como um post de um amigo. Essas experiências estão diretamente relacionadas aos seus interesses particulares, uma vez que o sistema realiza a análise do perfil de cada usuário. Caso dois amigos tenham criado as suas versões Sunny, eles poderão se encontrar em alguma das “viagens”e também interagir.

“O conceito da nova campanha de Fruttare é “O Efeito Férias”, idealizado para mostrar que aquela sensação gostosa das férias pode ser trazida para o dia a dia. Nossa nova plataforma é uma ótima maneira de materializar esse novo conceito para nossos consumidores e engajá-los com a nossa campanha”, diz Mônica Nascimento, Gerente de Marketing de Kibon. “A plataforma Sunny foi justamente desenvolvida para levar esse “Efeito Férias” o ano inteiro às pessoas que estão no escritório por exemplo, ocupadas com o dia-a-dia, mas que costumam dar uma espiada no que anda acontecendo no Facebook. Já que Fruttare normalmente é associada ao verão, a ferramenta perene garante o contato constante com a marca”, complementa Luiz Mastropietro, conceptor da ação.


A plataforma traz ainda uma outra inovação, que representa na verdade uma oportunidade para demais marcas. A tecnologia permite a interação do avatar com produtos e serviços, e portanto, anunciantes poderão procurar a plataforma para fazer parcerias e aumentar as visitas as suas páginas na internet e estabelecimentos. O Sunny pode, ainda, mandar SMS para os usuários, anunciando promoções de Fruttare e de parceiros. Um conteúdo sobre viagem, por exemplo, pode divulgar os serviços de uma agência de turismo. Pesquisas globais apontam que 90% das decisões sobre os próximos destinos de férias são influenciadas pela opinião de amigos nas redes sociais; enquanto 14%, pela publicidade tradicional.

O Boticário enaltece a beleza feminina no Dia Internacional da Mulher


As mulheres precisam e querem ser celebradas. Por isso, para o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, O Boticário preparou campanha publicitária para anunciar os lançamentos para a data e reforçar o conceito da plataforma de comunicação, que leva a assinatura: “A vida é bonita. Mas pode ser linda”. Filme de TV e anúncios nas principais revistas do País, assinados pela AlmapBBDO, anunciam a coleção Fashion Collection – composta pela fragrância Linda Fashion, itens de maquiagem Make B., e esmalte.

“Além de ser uma homenagem às mulheres vibrantes e com atitude, que querem sempre mais, a campanha é um manifesto da transformação do bonito em lindo tendo O Boticário como o agente deste movimento”, diz Ana Paula Ferrell, Diretora de Comunicação e Branding de O Boticário. “Nossas consumidoras são fonte de inspiração e, por isso, não há momento melhor para estrearmos este filme com lançamentos desenvolvidos exclusivamente para elas.”



O Filme
No ar, com versões de 30 e 60 segundos, o filme, dirigido por Clóvis Mello, mostra para as mulheres a diferença entre estar bonita ou linda em várias fases do seu dia. O comercial começa com uma mulher se perfumando com Linda Fashion, enquanto se olha no espelho. Em off, ouvimos a locutora: existe uma diferença entre estar bonita e linda. Quando a imagem volta, a mulher está entrando em uma festa, na qual sua presença causa “burburinho”. A voz lembra: Quando está bonita, você gera assunto. A cena dela entrando na festa se repete. Mas, desta vez, as pessoas não fazem comentário – ficam em completo silêncio, totalmente estarrecidos com a sua beleza. A locutora observa: quando está linda, você gera silêncio. O comercial leva a assinatura: “O Boticário. Aonde quer que você chegue, chegue linda”.

Os Lançamentos
Fashion Collection, lançamento outono/inverno de O Boticário, tem inspiração nas seis principais capitais mais influentes do mundo da moda: Paris, Milão, Nova Iorque, Londres, Tóquio e São Paulo. A fragrância Linda Fashion traz em sua embalagem a silhueta feminina e um decote, símbolos da sensualidade da mulher brasileira. A combinação do frescor floral com fundo amadeirado proporciona uma sensação delicada e, ao mesmo tempo, atraente.

Os 36 itens maquiagem da coleção foram desenvolvidos em parceria com Fernando Torquatto, make up artist de O Boticário para a linha Make B.. Entre os destaques está o delineador em gel, único no mercado brasileiro com pincel embutido, que proporciona traços firmes e contínuos, secagem rápida e longa duração. Para essa edição, foram criadas seis novas cores de esmaltes que estarão em alta em homenagem às capitais – Paris Petit Rose, SP Urban Gray, London Night Blue, Tokyo Oriental Blue, Milan Style Nude e NY Tech Brown.

Ficha Técnica – Filme
Anunciante: O Boticário
Título: Bonita Linda
Produto: Perfume Linda e Fashion Collection
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Arte: Júlio Andery
Redator: Rynaldo Gondim
Produtora: Cine
Produtor executivo: Raul Dória / Waldemar Tamagno
Direção: Clóvis Mello
Fotografia: Fernando Oliveira
Rtvc: Vera Jacinto, Gabriel Aguiar Dagostini, Tais Olhiara Bezerra Trilha / Locutor: Tesis / Caca Manica Montador / Editor: João Branco / Clovis Mello
Finalizadora: Digital 21
Atendimento: Oscar Ferreira, Richard Magrath, Thamy Alegria Ortiz, Amanda Tavares
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sabrina Guzzon, Bruno Chenque
Mídia: Paulo Camossa, Flavio De Pauw, Thelma Marques, Wellington Costa
Aprovação: Andrea Mota, Ana Ferrell, Daniele Trito

Ficha Técnica – Anúncio

Anunciante: O Boticário
Título: Dia Internacional da Mulher
Produto: Perfume Linda e Fashion Collection
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Arte: André Sallowicz/ Carlos Garcia
Redator: Rynaldo Gondim
Fotógrafo: J. R. Duran
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Oscar Ferreira, Richard Magrath, Thamy Alegria Ortiz, Amanda Tavares
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sabrina Guzzon, Bruno Chenque
Mídia: Paulo Camossa, Flavio De Pauw, Thelma Marques, Wellington Costa
Aprovação: Andrea Mota, Ana Ferrell, Daniele Trito


Ficha técnica – Campanha online

Anunciante: O Boticário
Produto: Perfume Linda e Fashion Collection
Título: Dia Internacional da Mulher
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Co-Direção de Criação online: Luciana Haguiara/ Sandro Rosa
Diretor de Arte: Ricardo Pocci
Redator: João Paulo Testa
Gerente de Projeto: Rafa Puls
Diretor de Produção: Fernando Boniotti
Programação: Yves Apsy
Atendimento: Oscar Ferreira, Richard Magrath, Thamy Alegria Ortiz, Amanda Tavares
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sabrina Guzzon, Bruno Chenque
Mídia: Paulo Camossa, Flavio De Pauw, Thelma Marques, Wellington Costa
Aprovação: Andrea Mota, Ana Ferrell, Daniele Trito

Superprodução da F/Nazca para a Nike lança nova camisa da Seleção



A Nike dá início hoje, 28/02, à sua jornada rumo ao Mundial de Futebol no Brasil, em 2014, com uma comunicação que destaca a Seleção Brasileira. Assinada pela F/Nazca, a campanha terá dois filmes, ambos para veiculação 100% em mídias online. Ousada como toda comunicação da Nike, a campanha rompe mais um paradigma e traz, pela primeira vez no País, um investimento de superprodução exclusivamente criada para canais digitais. Os filmes poderão ser vistos nos principais portais, em blogs de influenciadores digitais, sites verticais e em todos os canais da Nike na web.

Toda comunicação é direcionada para os adolescentes apaixonados por futebol e que em 2014 terão em torno de 17 anos. Esses jovens não vivenciaram ainda uma vitória do Brasil em mundiais, e suas memórias dos tempos de glória da seleção é a contada por seus pais e avós.

"Este filme que está indo ao ar é o maior filme da história da Nike Brasil. É uma verdadeira superprodução, envolvendo um extenso elenco de jogadores e influenciadores, filmados entre São Paulo, Barcelona e Milão. Nós, da F/Nazca, com a Nike e a produtora Fat Bastards, formamos um time coeso para conseguir entregar – em um curto espaço de tempo – esse filme tão desafiador. Estamos muito orgulhosos", diz Marcello Penna, diretor-geral de atendimento da F/Nazca.

"O filme BRA X SIL demonstra toda paixão que temos por essa marca e pelo assunto futebol. E foi graças a essa paixão que ele ficou pronto num prazo absolutamente insano", conta Eduardo Lima, diretor de criação da agência.

BRA X SIL entra no ar quando a Seleção Brasileira estrear a nova camisa patrocinada pela Nike no jogo contra a Bósnia. Ele tem 60 segundos de duração e reúne os principais jogadores do mundo: Neymar, Ganso, Pato e Thiago Silva. Também traz outras estrelas brasileiras, em participações especiais, como o rapper paulista Emicida, Neymar Pai, Ronaldo, Anderson Silva, Thiaguinho e Mano Menezes, além do jogador argentino Mascherano.

Como estratégia de aquecimento para a campanha a F/Nazca criou uma ação de interação via mobile e mídia digital. No dia 23 de fevereiro Neymar "vazou" no Twitter o número do seu telefone. Quem ligou para o número indicado ouviu uma mensagem de Neymar convocando os torcedores a deixarem uma mensagem para a seleção. Foram 40 mil ligações em cinco dias. Em 06/03, um segundo filme, chamado A Chance, fecha a campanha. Protagonizado por Mano Menezes ele é o recrutamento para a peneira tradicional da Nike, que seleciona jovens para treinar em alguns dos maiores times do mundo.



Ficha técnica:

Cliente: Nike
Título: BRA X SIL
Produto: Futebol
Especificação: Produção de filme
Direção de criação: Fabio Fernandes / Eduardo Lima
Head of art: João Linneu
Criação: Eduardo Lima / João Linneu / Theo Rocha / Thiago Carvalho
Rtvc: Regiani Pettinelli / Renato Chabuh
Atendimento: Marcello Penna / Gisela Assumpção / Camila Hamaoui / Gustavo Saab
Mídia: Lica Bueno / Sandro Cachiello / Juliana Marino
Planejamento: José Porto / Utymo Oliveira / Diego Dumont / Lívia Pinheiro
Estratégia online: Melanie Zmetek / Amabile Guglielmino
Produtora: Fat Bastards
Direção: Pedro Becker
Direção de fotografia: Rhebling Jr.
Pós produção: Casablanca/ Fat Bastards
Montagem: Pedro Becker
Diretor de pós produção: Bruno Vianna Costa
Produtora de som: Ambulante Studio
Produtor: Antonio Pinto
Locutor: Silverio
Aprovação/Cliente: Guilherme Glezer / Barbara Casara

APP completa 75 anos em 2012 e celebra com novas iniciativas e extensa agenda de eventos

A APP - Associação dos Profissionais de Propaganda completa 75 anos em 2012 e, para celebrar o aniversário e destacar o marco de sua fundação, a entidade criou uma extensa agenda de eventos, que inclui sua programação anual já tradicional no mercado e novas iniciativas que promovem o desenvolvimento do profissional e da atividade publicitária.

Criada em 29 de setembro de 1937 como Associação Paulista de Propaganda e rebatizada em 1989 com a atual denominação, a APP nasceu da necessidade de “dar voz” e valorizar a atividade publicitária independente da área – atendimento, planejamento, criação, mídia etc – ou atuação, como agências, veículos, anunciantes, produtoras, gráficas e demais fornecedores da indústria da comunicação. Hoje, a APP conta com 20 capítulos regionais que colaboram e ajudam a valorizar a profissão em todo o País.

Com o objetivo de oferecer conteúdo, networking, informações técnicas e profissionalizantes, além de estimular o compartilhamento de diferentes expertises entre os profissionais, a APP consolidou nestes 75 anos uma agenda de eventos de destaque no mercado. Assim, para celebrar este marco, a entidade divulga seu calendário especial anual e também as novas ações que vão compor a agenda de aniversário da associação.

E a APP também celebra seus 75 anos com um presente para os associados: em parceria com o Teatro Frei Caneca, de São Paulo, os sócios da entidade tem 50% de desconto em todas os espetáculos teatrais ali promovidos.

AGENDA DE EVENTOS
Para destacar os 75 anos da APP, toda a programação cultural, social e de conteúdo da entidade irá destacar o aniversário e será tratada como parte de um grande pacote de acontecimentos que tenham como principal objetivo promover o desenvolvimento ou aprimoramento do profissional e da atividade publicitária em seu todo.

Ciclo de Palestras
O já tradicional “Ciclo de Palestras Contribuição Profissional”, que leva para palestras ao longo do ano corrente os vencedores do “Troféu Garra do Galo” do Prêmio Contribuição Profissional do ano anterior, terá em 2012 os convidados Rafael Davini Neto, da Turner (Profissional de Veículo); Maria Luiza Lopes, da Unilever (Profissional de Anunciante); Francisco Madia, da Madia Mundo Marketing (Profissional de Serviços Especializados); Mari Zampol, da Talent (Profissional de Planejamento); Roberto Lautert, da Lautert & Associados (Profissional de Criação); e Eduardo Correa, da ABTA/Mídia Dados/CONAR (Profissional de Imprensa Especializada).

E, já com datas de suas palestras confirmadas, também há João Roberto Vieira da Costa, da Nova S/B (Profissional Dirigente), no dia 06 de março; Cícero Azevedo, da Rede Globo (Prêmio Especial Contribuição Profissional), dia 27 de março; e Marcelo Passos, da Africa (Profissional de Atendimento), em 17 de abril.

Fóruns de Debate
A partir do mês de abril começam a acontecer os Fóruns de Debate, que este ano terá três edições, no dia 24 de abril e nos meses julho e agosto (dias ainda indefinidos). Com tema “Tecnologia”, o primeiro fórum do ano terá mesa redonda com Luiz Fernando Vieira (Grupo de Mídia/Africa), Eduardo Becker (Globo.Com) e Alexandre Waclawoysky (ABA/Diageo).

Conteúdo extraordinário
A agenda de eventos ainda contempla o ciclo “Foras de Série”, com palestras de nomes importantes da atividade publicitária e os “Eletronic Lounge”, encontros de profissionais que discutem temas e ações voltadas ao mercado digital.

Também merecem destaque os “Jogos Publicitários”, que reúnem associados APP por meio de torneios esportivos, e o “Festival Universitário da Propaganda – Fest’UP”, maior evento de conteúdo exclusivo para estudantes de publicidade de todo o Brasil. Já o “Festival Universitário de Propaganda”, premia os melhores Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) das faculdades de publicidade nacionais que forem inscritos.

Como principal evento promovido anualmente pela APP está o “Prêmio Contribuição Profissional – Troféu Garra do Galo”, conferido pela entidade aos profissionais de destaque no ano.

Conteúdo profissionalizante
Além de palestras, premiações e encontros do mercado, a APP também oferece conteúdo profissionalizante com seus cursos e workshops, como o de “Briefing” e “Prospecção de Contas”.

Banho de Gestão
Entre as novidades na programação anual da APP está o “Banho de Gestão”, que tem o objetivo de oferecer conhecimento atualizado sobre gestão, administração financeira e tributária de agências de comunicação. O primeiro acontece nos dias 12 e 13 de março, na sede da APP, com ensinamentos de Gestão Financeira por Antonio Calil Cury (diretor financeiro da Nova/SB); Gestão Tributária, com Dr. Fábio Lunardini (sócio do escritório Peixoto&Cury Advogados); Gestão de Talentos, pelo Norberto Chadad (CEO da Thomas Case); Gestão Trabalhista, com a Dra. Fabiana da Costa (sócia do escritório Gamboa Advogados Associados); Gestão de Contratos, com o Dr. Paulo Gomes (sócio do escritório Paulo Gomes Advogados Associados); e Gestão de TI, por Denilson Tobal e Silvio Santos (sócios da Manzanos).

Recursos Humanos
Já o “Encontro com RH/Agência” tem o intuito de promover a troca de experiências entre os profissionais da área de Recursos Humanos de agências, estimulando a vitalidade da profissão entre os egressos na atividade publicitária e as empresas de comunicação.

Patrocinadores
Nas iniciativas e eventos do ano comemorativo, a Associação dos Profissionais de Propaganda conta com os patrocínios de Rede Globo, Editora Abril, Folha de S. Paulo, Fox, Globosat, Metro Jornal, Rádio Bandeirantes e Turner.

SOBRE A APP
A APP foi fundada em 29 de setembro de 1937 como Associação Paulista de Propaganda, tendo o poeta e publicitário Orígenes Lessa como primeiro presidente. Em 1989 foi rebatizada como Associação dos Profissionais de Propaganda, insígnia que mantém até hoje. A entidade surgiu da necessidade da atividade publicitária ter uma voz que não se calasse diante de temas e desafios do negócio publicitário e do profissional que atua na indústria da comunicação. Congrega os profissionais dos mais variados segmentos da publicidade nacional, estejam eles entre anunciantes, nas agências, nos veículos ou nas empresas fornecedoras de serviços, todos participando ativamente do desenvolvimento sócio-econômico e profissional do Brasil, especialmente no que diz respeito ao crescimento e contínua modernização das atividades produtivas, comerciais e de serviços. Em sua longa existência, a APP, hoje com mais de 20 Capítulos Regionais no país, vem ajudando a fazer da propaganda uma das atividades profissionais de maior expressividade em nosso País e oferecendo para toda a América Latina preciosas colaborações técnicas, profissionalizantes e de desenvolvimento ético da profissão.