1.12.08

UFRJ aborda o tema Ecodesign

Curso será realizado com base nas normas ISO 14.000

Acontece de 8 a 18 de dezembro a segunda edição do curso de Ecodesign com base nas normas ISO 14.000, que será realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O curso abordará temas como "O que é e como fazer o Ecodesign"; "O empreendedorismo verde"; "Dilemas do consumo"; "Estudo do ciclo de vida dos produtos e impactos das fases"; "Geração de inovação tecnológica e ecodesign, as séries ISO 14.000 que envolvem impacto ambiental do produto, rotulagem ambiental, a responsabilidade socioambiental nas metodologias projetivas", entre outros.

A iniciativa é voltada para estudantes e profissionais de desenho industrial, engenharias, arquitetura, administração, comunicação, composição de interiores, dentre outros que tenham interesse no envolvimento com ciclo de vida do produto e a responsabilidade frente às novas demandas de sustentabilidade.

Todas as atividades serão no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão. Os inscritos receberão um CD com material didático, emissão de Certificado pela UFRJ com apoio do Comitê Brasil-PNUMA para aqueles cuja freqüência mínima seja de 75% do total das atividades.

O valor do curso é de R$ 160 (estudantes) e R$ 280 (profissionais).

Informações: suzanagueiros@reitoria.ufrj.br ou gueiros@ufrj.br.

Fonte: Rede Design Brasil

Cláudio Gil realiza exposição sobre caligrafia

Objetivo da mostra é o resgate da caligrafia como expressão artística e poética
O Centro Cultural da Justição Federal (CCJF), no Rio de Janeiro, recebe a exposição "Kalligrápho et non Kalligrápho" (Calígrafo e não Calígrafo), do designer e artista gráfico Cláudio Gil. A mostra acontece até 25 de janeiro de 2009. São pôsteres, cadernos, galerias de vídeos, instalações e cenários que representam a infância de Gil e seus sonhos através da caligrafia. O público também poderá se familiarizar com os instrumentos de trabalho dos calígrafos.

O objetivo da mostra é o resgate da caligrafia como expressão artística e poética, através de formas, cores e linhas das letras. A programação da exposição ainda conta com palestras e oficinas. A exposição ocupa as galerias do 2° andar do CCJF e está dividida em três etapas: o gesto (disciplina), a respiração (disciplina e liberdade) e a obsessão do artista (sonho). As visitações devem ser feitas de terça a domingo, das 12h às 19h.

Serviço:
Exposição "Kalligrápho et non Kalligrápho"
De 20 de novembro de 2008 a 25 de janeiro de 2009 (de terça a domingo, das 12 às 19h)
Centro Cultural da Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241, Centro, Rio de Janeiro)
Informações: www.ccjf.trf2.gov.br ou (21) 3261 2550

Fonte: Professional Publish