5.4.12

WMcCann cria ação especial para divulgação da Nova Chevrolet S10


Dando continuidade à campanha de lançamento da Nova Chevrolet S10, a WMcCann cria uma ação diferenciada para 261 mil leitores do jornal Folha de S. Paulo.

Um anúncio interativo foi criado para ressaltar as características da caminhonete, dentre elas sua excelente capacidade de carga de até 1.303 quilos. Para destacar este aspecto, uma embalagem em forma de saco plástico, capaz de comportar até 12 quilos, será anexada ao jornal.

O slogan exemplifica a ação: "Capacidade de carga deste anuncio: 12 kg. Nova Chevrolet S10. Tão útil que até o anúncio foi feito para carregar”.

Além disso, os consumidores terão a possibilidade de baixar um QR code no celular, fotografar o anúncio e conhecer mais detalhes da Nova Chevrolet S10.



Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Chevrolet
Produto: Nova Chevrolet S10
Nome da campanha: Campanha de Lançamento Nova Chevrolet S10
CCO: Washington Olivetto
Direção de criação: Eric Sulzer e Fernando Penteado
Direção de arte: Carlos Bertuol
Redação: Omar Caldas
Atendimento: Rodrigo Perri, Michelle Zeger, Aline Garcia, Juliana Almeida, Nathalia Forshaid
Mídia: Ricardo Armbrust, Camila Moraes, Felipe Lobo, Tassiani Costa, Verusca Casciano e Ygor Kovacevick
Planejamento: Aloísio Pinto, Deny Batista, Vinicius Aranha, Lucas Carrijo
Aprovação pelo cliente: Gustavo Colossi, Frederico Themoteo, Roger Armellini, Patrícia Gravalos
Diretor de Produção Gráfica: Marcelo Hack
Produção Gráfica: Marcelo Pinto, Ricardo Rodrigues
Art Buyer: Ricardo Livio, Zizi Damasco
Gráfica: Rhotoplás
Retoque: WMcCann
Fotógrafo: Miro

Diretor de criação da Paim participa do Typo Talks

Carlos Thunm, diretor de criação da Paim Comunicação, embarcou para São Francisco, nos Estados Unidos, para participar da Typo São Francisco 2012 Connect – International DesignTalks, que acontece nos dias 05 e 06 de abril.

Sob o tema “Conexões”, o evento, que será realizado pela primeira vez fora da Europa, irá abordar diversos temas relacionados à área de comunicação, incluindo tipografia e design.

“Sem dúvida o tema conexões segue sendo atual na medida em que discute o fato das mais diversas ferramentas terem de trabalhar juntas a serviço de um cliente ou produto”, comenta o diretor de criação da Paim.

O conceituado encontro de comunicação visual reúne palestrantes do mundo. São professores, cientistas, artistas, designers que irão falar sobre design, animação, aplicativos, entre outros assuntos de interesse da indústria de comunicação.
Maiores informações do Typo Talks podem ser encontradas no: http://typotalks.com/sanfrancisco/

Ferrero renova embalagens dos ovos de Páscoa e transforma PDV em butique


Uma butique de chocolates dentro dos supermercados. Esse foi o ponto de partida para a criação das comunicações de varejo desenvolvidas pelo escritório de design estratégico WeShape Connection Design para os produtos Ferrero Rocher na Páscoa deste ano.



Esse conceito deu origem a dois segmentos específicos: grande varejo e varejo premium. Nos supermercados premium, o conceito de “store-in-store” foi retratado por um ambiente sofisticado chamado “Ferrero Boutique”, espaço elaborado com materiais e acabamentos duráveis, onde os ícones, as cores e os produtos foram minuciosamente posicionados. Conta também com vitrines para valorização dos produtos. Um dos pontos altos é a réplica da já clássica “pirâmide de bombons”, o maior símbolo da marca. Ela tem mais de mil bombons cenográficos e aproximadamente 70 centímetros de altura. Fica exposta em uma redoma com iluminação especial, como uma verdadeira joia.



Outro detalhe essencial é a reutilização da Ferrero Boutique nas duas ocasiões mais importantes para a marca: Natal e Páscoa. Para essa ocasião, o espaço recebeu o apoio de uma interface interativa. “A experiência da butique extrapola os limites do supermercado por meio de um conteúdo interativo no qual o consumidor compartilha pelo Facebook ou e-mail o desejo de ser presenteado com Ferrero nesta Páscoa”, detalha Maurício Medeiros, sócio-diretor criativo da WeShape Connection Design.

Para o grande varejo, as ilhas modulares em papel laminado agora podem ser compostas como um ambiente. Para isso, a ilha recebeu dois novos elementos – vitrines e corners de comunicação –, ambos para reforçar os valores da marca: sofisticação, sabor e festividade. “As vitrines foram criadas para expor os novos ovos de Páscoa Ferrero Rocher, como em uma chocolateria. Os corners funcionam como um menu em que o consumidor pode perceber a qualidade e o sabor de Ferrero Rocher por meio das imagens e dos principais atributos dos produtos”, conclui Medeiros.

Renovando um clássico
Utilizando a mesma embalagem para os ovos de Páscoa Ferrero Rocher e Ferrero Collection desde o lançamento, a Ferrero do Brasil renovou o visual neste ano. Foram meses entre pesquisa, design e o desenvolvimento.

O maior desafio, segundo Medeiros, foi reforçar o conceito premium da marca. “A primeira etapa do processo criativo foi uma grande imersão no segmento desses ovos de Páscoa. Com a pesquisa, percebemos que a concorrência estava se apropriando de alguns valores de Ferrero Rocher, como a sofisticação e o uso do dourado. Então precisávamos resgatar esses valores de forma única para que Ferrero Rocher se consolidasse como referência”, conta Medeiros.

Assim, a WeShape Connection Design potencializou o dourado de Ferrero Rocher, tonalidade que foi desenvolvida exclusivamente para a marca, com o uso de cores especiais, sendo o principal símbolo de sofisticação do produto. Já a percepção de qualidade e sabor foi renovada por um packshot mais real, refinado e sem exageros. Esse refinamento também foi acompanhado pelo novo formato vertical do rótulo e pelas linhas brilhantes em contraste com o todo. “Os ovos ficaram mais simples, mais elegantes e com menos elementos. É o apreço a cada um desses detalhes que mantém a Ferrero Rocher à frente no segmento premium”, completa Medeiros.

CRÉDITO DE FOTOS:
- Grande varejo: Daniel Sviech
- Varejo premium: Marcelo Zocchio
- Ovos: sem crédito, pois não é foto

“Quando é que o Biro Biro vira a casaca?”



O comercial da Black Cola, bebida inovadora que se apresenta em lata bicolor (vermelha e preta), está sendo divulgado em todo o Brasil. A campanha teve início com duas propagandas gravadas pelo ex-jogador Biro Biro com muito bom humor, o primeiro vídeo questiona “Quando é que o Biro Biro é bonito?” e oferece três alternativas para o telespectador escolher, já o segundo comercial pergunta: “Quando é que o Biro Biro vira a casaca?”, este último, fazendo referência ao comercial de outro refrigerante em que o ídolo do esporte brasileiro ganhou do astro Diego Maradona na campanha interativa "Quem foi o melhor”.

O foco das propagandas é a múltipla escolha, já que o consumidor poderá optar pelo refrigerante em lata ou na garrafa de dois litros. Os comerciais já estão sendo veiculados em grandes canais, além da distribuição de banners em pontos de venda caracterizados de forma engraçada e com apelo ao incomparável sabor da Black Cola.

Este é o início de outras publicidades que serão lançadas no mercado para fixar a marca junto aos consumidores. Um dos vídeos que já está fazendo sucesso na internet pode ser acessado neste link.
A campanha foi desenvolvida pela BZ Propaganda e Marketing, agência com sedes em São José dos Campos e Franca e escritório em Miami, Flórida, Estados Unidos.

Kaiser prova que tudo pode ser bem cervejado em seu novo filme



Há alguns meses, em sua campanha de reposicionamento, criada pela Fischer&Friends, a Kaiser lançou o slogan “a cerveja bem cervejada”. O primeiro filme explicava que “cervejar” não é simplesmente produzir uma cerveja, mas sim a escolha criteriosa dos melhores ingredientes, o cuidado primoroso no processo e um rígido controle de qualidade. Hoje, a Kaiser é “bem cervejada” porque tudo isso é garantido pela tradição cervejeira europeia de quem mais entende do assunto: a Cervejaria HEINEKEN, agora responsável pela melhor Kaiser de todos os tempos.



“Tudo na vida pode ser bem cervejado. O futebol pode ser bem futebolzado, o churrasco pode ser bem churrascado, e isso significa coisas bem feitas, bem elaboradas, que de tão boas fogem do lugar comum”, comenta Fernando Silveira, gerente da marca Kaiser. O primeiro filme da campanha imortalizou o processo de elaboração da Kaiser através de imagens congeladas - como em um museu – explicando as etapas importantes para a elaboração dessa cerveja bem cervejada. O segundo filme que estreia hoje é uma continuidade da campanha, e usa o mesmo recurso para falar de um churrasco bem churrascado. “Um churrasco bem churrascado tem tudo aquilo que é necessário para se tornar o melhor churrasco de todos os tempos, um momento inesquecível para as pessoas envolvidas nele.”, explica Fernando.



A estratégia de comunicação valoriza o sabor, a qualidade comprovada da Cervejaria HEINEKEN dentro de uma garrafa de Kaiser. “Mais uma vez buscamos tangibilizar o novo conceito de Kaiser, uma cerveja de verdade feita para pessoas de verdade. O churrasco entra como um dos momentos preferidos de diversão do nossos consumidores”, afirma Mariana Stanisci, Diretora de Marcas Mainstream da Cervejaria HEINEKEN.



No filme, dois amigos estão na rua, mais precisamente na porta da casa de um deles. Um dos rapazes quer saber o que é uma cerveja bem cervejada. É quando o outro o conduz por uma explicação grandiosa, narrada com voz épica, apresentando detalhes essenciais na preparação e na diversão que englobam um dos lazeres mais tradicionais do Brasil, o churrasco. Ao fim da explicação, o amigo orgulhoso conclui que um churrasco bem churrascado pede uma cerveja bem cervejada.


Sobre a Cervejaria HEINEKEN
A Cervejaria HEINEKEN foi criada formalmente no Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Baseada em São Paulo, é subsidiária da HEINEKEN NV, uma das maiores cervejarias do mundo. No país, a empresa gera cerca de 2,3 mil empregos e possui oito cervejarias localizadas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR), Cuiabá (MT), Feira de Santana (BA), Pacatuba (CE) e Manaus (AM) com capacidade total de produção de 20 milhões de hectolitros. São produzidos e comercializados no país os seguintes produtos: Kaiser, Summer Draft, Kaiser Bock, Gold, Bavaria Clássica, Bavaria Premium, Bavaria sem álcool, Heineken, SOL Pilsen, Sol Premium, Xingu e Santa Cerva. A companhia importa ainda as cervejas Dos Equis, do México, Amstel Pulse, da Holanda, Birra Moretti, da Itália, Edelweiss, da Áustria, Murphy’s Irish Stout e Murphy’s Irish Red, ambas da Irlanda.

Marca de cerveja premium mais internacional e valiosa do mundo, a Heineken está presente em quase todos os países. A HEINEKEN International é a maior cervejaria da Europa, segunda do mundo em rentabilidade e a terceira em volume. A HEINEKEN opera 140 cervejarias em mais de 70 países, e em 2010 vendeu 205 milhões de hectolitros.




Ficha técnica
Tipo: Filme
Cliente: Heineken Brasil
Produto: Kaiser
Campanha: Relançamento Kaiser 2011
Título: Churrasco
Descrição: Filme
Direção Geral Criativa: Mario D’Andrea
Diretores de Criação: Daniela Ribeiro e Diogo Mello
Diretor de Arte: Diogo Mello
Redatora: Daniela Ribeiro
Operações: Alex Isnenghi, Luiz Villano, Daniel Chasin e Bianca Bizello
Planejamento Estratégico: Murilo Lico, Marcia Aguirre e Camila Massari
Tráfego: Giovanna Brezolini
RTVC: Fernanda Sousa, Juliana Motta e Bárbara Polezer
Mídia: Adrian Ferguson e Vicente Varela
Produtora: Paranoid BR
Diretores: Carlos Manga Jr e Dulcidio Caldeira
Diretor de Fotografia: Lito Mendes da Rocha
Montador: Alex Lacerda
Pós-Produção: Tribbo VFX
Finalizador: Leandro Basso
Produtora de Áudio: Play it Again
Produtor da Trilha: Xuxa Levy e Tula Ninassian
Locução: Luiz Guilherme
Contato/Aprovação Cliente: Nuno Teles, Mariana Stanisci, Fernando Silveira e Vanessa Brandão

Editora LeYa lança “Livro do Cabelo”, que traça panorama histórico e cultural do simbolismo por trás do cabelo


Lava, penteia, seca, olha no espelho. Deixa crescer, corta, alisa, cacheia, ondula, raspa. Esses parecem ser hábitos e situações cotidianas no trato dos cabelos, mas na verdade, cada uma dessas ações está impregnada de significados. O cabelo, aquele monte de fios no topo da cabeça, é mais do que uma proteção contra o sol e um artefato de beleza. As madeixas, que já foram arma de encantamento de sereias, oferenda aos deuses, poções de feiticeiros, elemento de sedução, entre inúmeras outras coisas, são, na verdade, uma fonte preciosa para entender a história e o simbolismo universal da humanidade.

A editora LeYa lança em abril o “Livro do Cabelo”, da jornalista e pesquisadora Leusa Araujo. A obra, fruto de seis anos de pesquisa, retrata a história dos cabelos ao redor do mundo não apenas pelo viés da moda, mas sim do contexto e dos movimentos sociais por trás de cada novo estilo. O livro traz na capa a top Fernanda Tavares, clicada pelo fotógrafo Daniel Klajmic.

As histórias abordadas passam pela origem homem na savana africana; a “era” das perucas na aristocracia europeia; o momento histórico em que as mulheres deixaram os coques para trás e apostaram no estilo chanel, quando ficaram à mercê dos próprios recursos para sobreviver enquanto seus homens estavam lutando na guerra. E também pelos turbantes no Oriente Médio, a comemoração do primeiro corte de cabelo na China, e a escravidão na América, quando as tarefas eram determinadas de acordo com o tipo de cabelo.

A obra traça um panorama da diversidade de penteados, rituais e artefatos que acontecem a partir do cabelo, expõe teorias como a “teoria aquática”, que procura explicar por que os cabelos das mulheres começaram a ficar mais lisos e maiores do que o dos homens; a verdadeira história por trás do “Black is beautiful”, a ideologia por trás da semelhança entre John Lennon e Yoko Ono, as influências religiosas nos estilos, o lendário corte de cabelo de Elvis Presley, o formato da barba dos homens, a calvície, e diversas outras curiosidades históricas e culturais acerca do cabelo.

Ao longo das páginas, o “Livro do Cabelo” deixa claro que nem mesmo uma escovada é dada de forma aleatória. A obra conta com o apoio de Seda (uma marca Unilever).

Ficha Técnica
Título: Livro do Cabelo
Autora: Leusa Araujo
Formato: 21 x25 cm
Páginas: 208
Preço: R$ 69,90

Sobre a autora:
Leusa Araujo é escritora e jornalista. Estreou na literatura em 1994. O Livro do Cabelo é seu segundo título de não-ficção, depois de Tatuagem, Piercing e outras mensagens do corpo (2005), altamente recomendável pela FNLIJ e selecionado para o Programa Mais Cultura, da Biblioteca Nacional. Entre outras obras: Náufragos Emergentes- seis histórias ordinárias (2010) Ordem, Sem Lugar, Sem Rir, Sem Falar (2010); e A cabeleira de Berenice (2006). indicado para o Prêmio Jabuti na categoria melhor livro infanto-juvenil e Seleção FNLIJ Catálogo de Bolonha 2006.

É editora de texto e pesquisadora dos livros Chic, Chic Homem (Senac), Chic[érrimo] e Alô. Chics! (Ediouro) de Gloria Kalil; Maquiagem, de Duda Molinos (Senac) , entre outros nas áreas de moda, beleza e comportamento. Atualmente trabalha como pesquisadora para teledramaturgia.

Escala traz uma Páscoa de outro planeta para a Vonpar Alimentos



Com o conceito “Prove um pedaço desse mundo”, a Escala desenvolveu a campanha de Páscoa 2012 da Vonpar Alimentos. Baseada em um universo feito de chocolate, as ações deste ano apresentam o personagem tradicional da época de uma forma diferente: o coelho vem de outro planeta. Representado através de um símbolo moderno, toda a campanha se utiliza da cor laranja para reforçar a identidade da marca. O mundo lúdico criado pode ser acompanhado em diversas ações da marca, como degustações em supermercados e escolas, quiosques em shoppings, o evento Chocoland e toda uma ativação em redes sociais.

Na interação com o público, houve blitz em mais de 40 escolas com divulgação do concurso cultural no site da Vonpar (www.vonparalimentos.com.br), onde internautas sugeriam o nome que mais combinava com o coelho espacial. A campanha engloba ainda redes sociais, divulgação online e peça em revista.

FICHA TÉCNICA:
Título da peça: Prove um pedaço desse mundo
Cliente: Vonpar Alimentos
Agência: Escala Comunicação e Marketing
Direção de criação: Régis Montagna
Designer: Vinícius Marques / Alexandre Jonker
Diretor de arte: Guga Dias da Costa / André Mezzomo
Redator: Danilo Menezes / Cristiano Werkhauser / Tiago Russell
Diretor de Arte Web: Cleiton Ferraz
Produtor gráfico: Maristela De Mello / Pedro Freitas
Ilustração: Estúdio Romeu e Julieta / Miagui Imagevertising
Manipulação: Leograf
Produtor eletrônico: Flavia Cota / Renan Tiago Ceolin / Fernanda Moura / Maria Fernanda Domingues
Conexões: Renata Schenkel / André Nonnig / Geruza Sbroglio / Alessandra Merten / Aline Vasquez
Arte-Final: Geferson Barths / Daniel Bittencourt / Adriano Chaves / Placido Borba
Atendimento: Andrea Klemm / Lia Pinheiro
Aprovação do cliente: Juan Pablo D. Boeira

Estação Pátio Savassi debate o Design

Dando continuidade ao ciclo de palestras com o objetivo de discutir sobre aspectos culturais que valem a pena ser guardado para a posterioridade, o projeto Estação Pátio Savassi, em abril, debate o tema “É essencial o Pensamento Criativo e inovação Social”.

Eduardo Loureiro, cofundador da empresa Voël Design e idealizador do Projeto Mozaiko, irá apresentar o Design Thinking, uma abordagem que combina negócios e pensamento criativo, para criar valor e prover soluções de longa duração e centradas nas pessoas. “A abordagem é baseada na lógica de aprender fazendo e tem como objetivo desenvolver uma mentalidade crítica e sistêmica”, completa.

Para explicar mais sobre essa forma de pensar, o projeto Estação Pátio Savassi convidou Eduardo Loureiro e a premiada pesquisadora inglesa, Emma Jefferies para ministrar a palestra com o tema “É essencial o Pensamento Criativo e inovação social”. O encontro será no dia 12 de abril (quinta-feira), às 19h30, no anfiteatro (L2) do Shopping Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061 – Savassi), com entrada franca.

No debate, Eduardo e Emma vão falar sobre a aplicabilidade das ferramentas do Design para a resolução de questões complexas, como os problemas sociais, que o Brasil enfrenta. Eles também irão apresentar o Mozaiko, projeto de educação e inovação social, que tem o objetivo de ensinar o processo do Design Thinking através de um problema real da sociedade.

Sobre os palestrantes
Eduardo Loureiro é formado em Comunicação Social com habilitação em Produção Editorial pelo Uni-BH e pós-graduado em Design de Interação pela PUC-Minas. Trabalha desde 2001 com design, pesquisa e estratégia para produtos interativos. Ele é Cofundador da Voël e um dos idealizadores do projeto Mozaiko.
Emma Jefferies é PhD em Design pela Northumbria University e especialista em Design Thinking. Ela possui vários projetos pessoais relacionados ao tema, como o Design Doctor, o Design Walkabout e o livro Design Transitions. Além disso, ela é uma premiada pesquisadora, cineasta, escritora, educadora e será a facilitadora dos primeiros workshops do projeto Mozaiko.

Estação Pátio Savassi
O Projeto Estação Pátio Savassi é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. O projeto está no sétimo ano de realização, com palestras gratuitas quinzenais, em que são discutidos temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados.

As palestras poderão ser acompanhadas através do Twitter de Júlia Ramalho Pinto http://twitter.com/arpjulia e da Estação do Saber http://twitter.com/estacaodosaber, com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. O evento também será transmitido via Ustream na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br (salvo por problemas de ordem técnica das operadoras de internet).