29.10.08

Pernambuco Design 2008



Pernambuco Design 2008 abre dia 3 com mais de 100 trabalhos

O mais importante evento de design de Pernambuco cresceu e aporta no dia 03 de novembro , no Shopping Paço Alfândega com muitas novidades. Além da mostra seletiva, que reúne 123 trabalhos nas áreas de tecnologia, moda, gráfica, entre outras, o PE Design 2008 chega com duas exposições paralelas apresentando ao público a criatividade pernambucana em suas diversas especialidades.

O Salão ocupará cerca de 900 metros quadrados, num ambiente especialmente projetado por Cátia Avellar e Séphora Silva. São 123 painéis para apresentação dos trabalhos e espaço para todos os objetos cujos designs foram premiados. O salão ainda abriga seção para obras relacionadas à moda, com exposição de manequins e utensílios. Outro ambiente é voltado para a Tecnologia da Informação, onde o visitante poderá fazer um passeio pelos trabalhos virtuais de design.

Dos 629 projetos inscritos para a mostra seletiva, 123 foram classificados para o Salão, dos quais 21 receberam Destaque em suas respectivas categorias. Esses receberão o Prêmio Pernambuco Design 2008, entregue na abertura do evento - tanto aos profissionais envolvidos na criação como ao cliente. A solenidade está marcada para o dia 3 às 19h.

“Estamos consolidando o Pernambuco Design no calendário dos grandes ventos da região, fortalecendo a importância do trabalho de qualidade que é feito no Estado”, afirma o presidente da Associação Profissional dos Designers de Pernambuco (APD-PE), Eduardo Dida Maia.

O PE Design é realizado pela Associação Profissional dos Designers de Pernambuco (APD/PE), Centro Pernambucano de Design, Centro de Design do Recife, Prefeitura do Recife, Fundarpe e Governo do Estado, tem patrocínio da AD Diper e apoio do Shopping Paço Alfândega, Grupo Paés, Gráfica Facform, Mooz, Cappen, Safh, Faculdade Marista do Recife, O Imaginário, Porto Digital e Cesar.

Exposições paralelas – Além da mostra seletiva, o Pernambuco Design 2008 contará com mostras paralelas, articuladas em parceria com universidades e outras instituições do Estado ligadas ao design. Elas acontecerão a partir do dia 3, em vários pontos do shopping, até o dia 06 de dezembro, data de encerramento do Salão.

Haverá uma área reservada para exposição dos trabalhos do Imaginário Pernambucano, que é um projeto de extensão da UFPE no qual professores, estudantes e profissionais orientam comunidades a enriquecer produtos artesanais por meio do Design, visto como instrumento a serviço da sustentabilidade ambiental, econômica e social. A mostra fica em cartaz até 13 de novembro. O público poderá conferir, ainda, a mostra Pape entre os dias 10 de novembro e 6 de dezembro.

Parcerias – O PE Design destinará espaço, ainda, para seus parceiros. A Gráfica FacForm ocupará um espaço para mostrar seus principais projetos, que a fizeram a mais premiada gráfica do Brasil.

Pioneiros – A programação do evento também conta com uma mesa-redonda com precursores do design em Pernambuco. No dia 25, às 19h, na área do antigo Dojô, no Paço, os profissionais vão poder debater sobre o assunto com reconhecidos nomes da área.

Fonte: Pernambuco Design 2008

Cartaz Amazônia 2035



O estúdio de design 6D, do Rio de Janeiro, venceu o concurso de cartazes organizado pela United Nations Environment Programme, com o cartaz Amazônia 2035, desenho de Beto Martins.

A peça gráfica, de grande força, mostra uma prosaica pelada conduzida por dois garotos que usam máscaras de oxigênio numa tenebrosa Amazônia desértica.

O objetivo do concurso é alertar o mundo dos perigos da destruição ambiental. O cartaz foi exibido durante o Fórum Global pelo Esporte e pelo Ambiente, realizado em Alicante, na Espanha, no início de outubro.

Fonte: AGITPROP

Design na Brasa '08

A cidade de São Paulo recebe no dia 8 de novembro a oitava edição do Design na Brasa. O evento cultural tem o objetivo de divulgar as diversas vertentes do design, com a idéia de que a área visa agregar valores.

Como todo ano um tema central é escolhido para discussão, o Design na Brasa '08 trará o seguinte mote: Desagua, o design da água. Serão abordadas as causas, consequências e principalmente o que podemos fazer para amenizar o impacto ambiental no planeta.

O evento é composto por mesas de discussão, oficinas, feira de livro, exposições de trabalhos e sorteios. As inscrições devem ser feitas pelo site do evento e são gratuitas.

A programação contará com palestras do prefeito Gilberto Kassab, da diretora do Centro Cultural São Paulo Sheila Brado, do designer ecológico Guilherme Nevez Castagna, entre outros. A home page do Design na Brasa contém a programação completa da conferência, bem como arquivos para download das palestras de 2007 e uma seção onde os particpantes podem mandar o seu vídeo sobre design sustentável.

Onde: av. Rebouças, 1700, São Paulo, SP
Quando: dia 8 de novembro
Quanto: inscrições gratuitas

Mais informações: www.designnabrasa.com.br

Fonte: ZUPI