27.1.10

AlmapBBDO é uma das melhores agências do mundo pela Advertising Age

O jornal norte-americano Advertising Age elegeu as melhores agências de publicidade do mundo a partir da abordagem que deram aos problemas dos clientes e que garantiram os melhores resultados e as melhores comunicações. A argentina Santo foi eleita a Agência Internacional do Ano da AdAge 2009. Em seguida, as melhores foram a AlmapBBDO, a Sid Lee, de Montreal, e a DDB Nova Zelândia.


Cases de agências de todo o mundo foram analisados pelo jornal, que é referência entre os veículos internacionais especializados em propaganda. O objetivo principal foi apontar aquelas que foram além da simples comunicação e desenvolveram trabalhos realmente inovadores, criativos e com resultados efetivos para os problemas de seus clientes, criando valores verdadeiros e mensuráveis para os negócios deles e da agência, com planejamento consistente, ideias fortes e grande apelo.

A Santo foi eleita a Agência do Ano por conquistar a conta criativa global da Vodafone, criar campanhas inovadoras para a Coca-Cola e para a cerveja Isenbeck. Também aumentou a sua renda em 25% no ano passado.

AlmapBBDO
Segundo a AdAge, poucas agências no mundo conseguem manter a consistência de um trabalho brilhante como a AlmapBBDO, seja para fazer de uma marca global, como a Volkswagen, a favorita do Brasil, ou para transformar uma marca local, como Havaianas, numa global. A revista destacou os trabalhos de Havaianas, O Boticário e SpaceFox, da Volkswagen.

Foi citada a primeira campanha global para Havaianas, realizada no início de 2009, que levou a alegria e o estilo de vida solar dos brasileiros para todo o mundo. Outra menção foi para a campanha criada para o modelo Havaianas Fit. O comercial “Avó” recebeu muitos elogios, mas também foi criticado, porque nele uma senhora conversa com a sua neta sobre sexo. Agência e cliente viram a oportunidade de reforçar o caráter democrático da sandália, e levaram a avó de volta ao ar para comunicar ao público que o comercial sairia da TV para não aborrecer quem o criticara e passaria a ser veiculado na Internet, para seus admiradores. Resultado: em três dias, mais de 260 mil pessoas assistiram ao filme “Avó” no site das Havaianas.

O trabalho para O Boticário também foi destacado: para enfrentar as investidas dos concorrentes, que exaltavam a beleza real ou natural, a agência identificou a força que a beleza tem entre as mulheres brasileiras levando ao insight que gerou o novo posicionamento da marca – “Acredite na beleza”. As campanhas desenvolvidas a partir dele estimulam o público feminino a crer na força do belo e a investir em produtos que as deixam ainda mais bonitas.

Na campanha para o SpaceFox, da Volkswagen, a AlmapBBDO criou uma maneira diferente de falar sobre o amplo espaço do carro com a metáfora do “Cachorro-Peixe”, mostrando que no modelo da Volkswagen cabe tudo o que se possa imaginar. A campanha impulsionou a venda do carro e foi um sucesso nos festivais de publicidade locais, regionais e internacionais.

A AdAge considerou também o fato de que, com a força de seus cases e sem participar de concorrências, a AlmapBBDO conquistou a conta da Bradesco Seguros e Previdência.

Games Novos como Antigamente


A Urban Summer Digital Creative inicia o ano com o lançamento de duas ações que contam com a parceria de Pepsi e Cia. Tradicional de Comércio. A partir da próxima semana, vão ao ar os concursos culturais “Games Novos como Antigamente” e “Arroba de Pizza”, ambos com duração de um mês.

Com o objetivo de captação de cadastro online para aumento do banco de dados dos clientes da Pizzaria Bráz, a agência criou um concurso cultural e hotsite da ação que premiará com uma arroba de pizza (15 unidades) e de Pepsi (40 latas) a resposta mais criativa para a pergunta: “O que você faria com uma arroba de pizza?”. Os participantes deverão acessar o hotsite www.casabraz.com.br/arrobadepizza, preencher o cadastro apenas com seu nome e email e responder à questão.

Para o concurso, a Urban Summer criou um vídeo inusitado, disponível no hotsite, que de forma lúdica mostra algumas dicas sobre o que é possível fazer com uma arroba de pizza. Uma pilha do tamanho de uma pessoa, uma festa para 40 amigos, comer uma pizza por mês por mais de um ano, energia suficiente para ir andando de São Paulo ao Bertioga, entre outros.

Já o concurso “Games”, que estréia hoje, irá laurear os 10 primeiros colocados do ranking dos dois jogos criados para a ação, o “Come Burger” e o “Pega Lanche”. O primeiro colocado de cada jogo ganhará um Nintendo Wii e um jantar com acompanhante na Lanchonete da Cidade. Os outros nove classificados no ranking de cada jogo também terão direito a um jantar com acompanhante. Para participar, os interessados devem acessar o hotsite www.lanchonetedacidade.com.br/games. A ação terá destaque também na home do site da Pepsi (www.pepsi.com.br) com link para o hotsite da ação.

Renault TV

O Grupo Renault lança amanhã, 28 de janeiro, o ‘Renault TV’: seu próprio canal de televisão, disponível na França (349 Canalsat) e na Inglaterra (Sky Guide 883). Primeira marca a lançar um canal internacional de TV, a Renault tem como objetivo reforçar a sua presença perante o grande público. O ‘Renault TV’ passa a ser uma grande vitrine da marca e de seus veículos com uma programação exclusiva, 24 horas por dia, criada para divertir, informar e fazer sonhar. O ‘Renault TV’ também estará disponível no You Tube, Dailymotion, facebook, itunes e pelo site www.renault.tv.

O ‘Renault TV’ é fruto do sucesso do canal de internet www.renault.tv, criado em março de 2009 e com conteúdo disponível em inglês e francês. “A Renault é a primeira montadora a lançar seu canal de TV na Sky, Canalsat e na Internet. Com um potencial de audiência de 30 milhões de espectadores, o ‘Renault TV’ é uma verdadeira oportunidade de ampliar o nosso público”, explica Patrick Fourniol, Diretor de Marketing do Grupo Renault.

O ‘Renault TV’ trará programas que mostram test drives dos modelos da marca, cobertura de corridas e de bastidores de competições, como World Series by Renault e Fórmula 1, entrevistas com personalidades, documentários sobre a história da marca e sobre os avanços tecnológicos da indústria automotiva, reality shows a bordo de modelos Renault, quizzes e muito mais. O canal conta com parcerias para a geração de conteúdo com as empresas Publicis Entertainment, filial da Publicis Worldwide, e RDF Media Group.

Novo filme do Itaú destaca a proximidade que o futebol desperta entre as pessoas



Desde sábado, os brasileiros podem assistir na TV um novo comercial do Itaú que traz o futebol como tema principal. Grande apoiador do esporte no Brasil – além de cotista das transmissões do futebol nacional e da Copa do Mundo 2010 na Rede Globo, patrocina a Seleção Brasileira de Futebol e foi a primeira empresa brasileira a se tornar patrocinadora oficial da Copa de 2014 –, o Itaú mostra com o filme “Feira” que, independentemente do lugar, o futebol é uma verdadeira paixão, capaz de unir as pessoas.

No novo filme, que tem versões de 30 e 60 segundos, dois meninos, um israelense e um palestino, acompanhados por seus pais, estão numa espécie de feira livre. A criança israelense usa uma camisa da seleção brasileira e brinca com uma bola de futebol. Seu pai acompanha. O segundo garoto, palestino, também veste uma camisa da nossa seleção. Ao lado dele, o pai negocia com o dono de uma das barracas da feira.

De repente, a bola de futebol sai do controle do menino israelense e derruba a mercadoria de um comerciante palestino. Os dois meninos e seus pais se entreolham. As crianças, então, se reconhecem com a mesma camisa amarela. O garoto palestino abre um sorriso, toca a bola de volta para a criança israelense e eles passam a brincar alegres. Os pais param para observar a cena e terminam sorrindo também. O locutor finaliza: “O Itaú patrocina a seleção brasileira porque acredita que o nosso futebol aproxima as pessoas”.

“Esse filme evidencia a nossa crença de que o futebol é um poderoso instrumento de aproximação das pessoas e união dos povos independente de suas origens. Fazemos assim uma ousada homenagem ao futebol brasileiro, mostrando que ele não é só uma paixão aqui no nosso País, mas em vários lugares diferentes do mundo, sempre reforçando a proximidade e o entusiasmo que gera em todos”, afirma Fernando Chacon, diretor executivo de Marketing do Itaú Unibanco.

Futebol no Itaú
O Itaú investe no que o Brasil tem de melhor e no que ajuda a fazer o país ainda melhor. Por isso, o envolvimento com o futebol, grande paixão dos brasileiros, começou há mais de 17 anos, com o patrocínio da transmissão na Rede Globo dos jogos de diversas competições, como Campeonato Brasileiro, Libertadores da América, Eliminatórias da Copa do Mundo de Futebol, amistosos da Seleção Brasileira, Copa do Brasil, entre outras.

Em outubro de 2008, essa atuação ganhou reforço quando o Itaú passou a ser o Patrocinador Oficial da Seleção Brasileira de Futebol em todas as suas categorias - Seleção Brasileira Principal, Seleção Olímpica, Seleção Sub-23, Seleção Sub-20, Seleção Sub-17, Seleção Sub-15 e Seleções Femininas. Já em abril do ano passado, o banco tornou-se a primeira empresa a assinar o contrato de patrocínio da Copa de 2014, a mais importante competição do futebol mundial a ser realizada no país.

Desde 2008, o Itaú está presente na mídia com campanhas publicitárias que divulgam esse patrocínio. Dois filmes já foram ao ar: “Estrelas” e “Tambor”, criados também pela Africa, além de anúncios em revistas e jornais, banners na internet, destaques na home do portal Itaú e animações nas telas de descanso dos caixas eletrônicos. Em meados de 2009, o Itaú ainda lançou campanha para homenagear as 12 cidades brasileiras escolhidas para sediar a Copa.

FICHA TÉCNICA FILME
Título: Feira
Duração: 1X60”,1X30”,1X5” 1X3”
Anunciante: BANCO ITAÚ S/A
Produto: Institucional
Agência: Africa
Criação: Nizan Guanaes/Sergio Gordilho/Cassio Zanatta/Zico Farina/Paulo Coelho/Eduardo Martins/Carlos Fonseca
Diretor de Criação: Nizan Guanaes/Sergio Gordilho/Cassio Zanatta/Eduardo Martins/Carlos Fonseca
Produção/agência: Daniela Andrade/Cecília Berroja
Atendimento: Marcio Santoro/Renata Brasil/Alba Pismel
Mídia: Luiz Fernando Vieira/Fabio Freitas/Rodrigo Gandini
Planejamento: Pedro Cruz/Carolina Mello
Direção/filme: Breno Silveira
Direção/fotografia: Adriano Goldman
Produção/filme: Tim Maia
Atendimento: Cris Lopes/Luciana Mattar/Luisa Barbosa
Montagem / Edição: Vicente Kubrusly
Finalização/ Pós Produção: Conspiração Digital
Produtora/som: Voicez
Produção/som: Luciano Kurban
Canto/Locução: Mauro de Almeida
Aprovação/cliente: Fernando Chacon/Andrea Pinotti/Marcos Caetano Cristiane MagalhãesMaria Fernanda La ReginaSabrina Almeida
Data da primeira inserção: 2312010