29.1.10

Exposição dos vencedores do Arte de Fotografar chega a Caraguatatuba

A exposição itinerante com as fotos dos vencedores do concurso Arte de Fotografar - As pequenas coisas da vida chega esta quinta à cidade de Caraguatatuba depois de passar por Jacareí. O trabalho dos 40 melhores fotógrafos será exposto até 31 de janeiro, no Teatro Mário Covas.

Os premiados no concurso deste ano são de Guaratinguetá, Caraguatatuba, Lorena, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Guaruhos, Jacareí, São Sebastião, Cachoeira Paulista, Pindamonhangaba, Aparecida, Taubaté, Biritiba Mirim, Caçapava, Tremembé e Poá.

O concurso contou com mais de 3.500 fotos de 998 concorrentes, de 28 cidades paulistas, que aceitaram o desafio de fazer com que elementos que antes passariam despercebidos ganhassem dimensão artística. Junto com o suporte financeiro do prêmio, o reconhecimento dá um enorme incentivo para que esses fotógrafos amadores vão em frente com suas ambições artísticas.

Criado pela Kavantan & Associados — Projetos e Eventos Culturais e com o patrocínio do Instituto EDP e da EDP Bandeirante, o Prêmio teve grande sucesso de público e crítica e foi aberto a fotógrafos não-profissionais com mais de 9 anos de idade e que moram, estudam ou trabalham em 28 cidades do Estado de São Paulo: Aparecida, Biritiba Mirim, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guaratinguetá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jambeiro, Lorena, Mogi das Cruzes, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Poá, Potim, Roseira, São José dos Campos, Salesópolis, Santa Branca, São Sebastião, Suzano, Taubaté e Tremembé.

Caraguatatuba conta com quatro trabalhos que conquistaram prêmios no concurso, dentre eles Liberdade de Caio Silveira Bacci, que ficou em 2º lugar. Completam a lista de caraguatatubenses Maíra Horie Kuncevicius com Santa Claus, Edilberto Oliveira Alves com No Mar de Riquezas Mil e Célio Bacci Neto com Sinfonia Azul. Dentre todas as cidades que participam da mostra, Lorena e São José dos Campos são as que possuem o maior número de vencedores, com cinco cada.

Além de ganharem o incentivo financeiro, os vencedores ganharam livros sobre arte, troféu, menção honrosa e integram a exposição itinerante. A mostra das 40 fotos, inaugurada em Jacareí, fica no Museu de Antropologia até o dia 5 de janeiro. De 7 a 31 de janeiro, ela acontecerá no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba, de onde segue para o Internacional Shopping, em Guarulhos, no qual os trabalhos estarão expostos de 2 a 14 de fevereiro. E, na segunda quinzena do mês, de 16 a 28/02, o Taubaté Shopping receberá as fotos dos vencedores.

Arte de Fotografar
Idealizado pela Kavantan & Associados — Projetos e Eventos Culturais e patrocinado pela EDP Bandeirante e Instituto EDP é apoiado pelas Prefeituras e Secretarias de Cultura e de Educação das cidades envolvidas. O concurso conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Estado da Cultura — Programa de Ação Cultural.

Professor da Anhembi Morumbi é finalista no Shorty Awards 2010

João Mattar, professor dos cursos de Design Digital, Design de Games, Ciência da Comunicação e Sistemas de Informação da Universidade Anhembi Morumbi, é o único finalista brasileiro na categoria educação da 2º edição do Shorty Awards, concurso do Twitter que tem como objetivo premiar as melhores participações na rede, divididas em 27 categorias. João está neste momento em segundo lugar, entre mais de 700 concorrentes do mundo todo.

Participante da rede desde 2007, Mattar faz parte da equipe de professores do projeto de rede sociais da Anhembi Morumbi, que atualmente reúne 39 twitters, dos quais 37 são de carreiras, um sobre empregos e um institucional da Universidade. Para o professor, Twitter hoje é uma ferramenta de uso pessoal e profissional consolidada, fator que a transforma em um importante meio para diversas pessoas. “Já utilizei a rede como plataforma para congressos, ferramenta de marketing, ambiente de aprendizagem, entre outras funções, e em todos os casos os resultados foram muito positivos”, explica o professor.

Em outras categorias, há mais três brasileiros entre os cinco primeiros: Paulo Messina, vereador no Rio de Janeiro, William Bonner, Ivete Sangalo e Cláudia Leitte. Os votos podem ser realizados até o final de janeiro, no site http://shortyawards.com. A cerimônia que anunciará os vencedores será em Nova York, no mês de março.