5.10.09

Exposição Love AND Money - 50 anos de Grã-Bretanha Criativa CELEBRA cases britânicos de sucesso





O Consulado Geral Britânico, por meio de sua organização comercial UK Trade & Investment, traz para São Paulo a exposição audiovisual Love and Money - 50 anos de Grã-Bretanha Criativa, de 09 a 15 de outubro, no Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros. Depois de passar por Londres e Milão, a mostra chega a São Paulo para difundir a criatividade britânica entre os brasileiros.

Love and Money apresenta casos de sucesso de produtos e serviços desenvolvidos por artistas e empresários ingleses. Seis painéis audiovisuais destacam os resultados da combinação equilibrada entre o desejo de realizar negócios lucrativos, a inovação e a experimentação, características que tornaram as indústrias criativas da Grã-Bretanha internacionalmente conhecidas e admiradas.



Terra de ícones da música como os Rolling Stones, de talentos criativos como o estilista Paul Smith e da mundialmente conhecida e respeitada rede BBC, o Reino Unido exerce fortes influências internacionais.


A exposição contempla diversos setores da economia inglesa, como moda, decoração, design e automobilismo, e valoriza um aspecto comum em todos eles: o espírito empreendedor de personalidades que realizaram grandes projetos e se tornaram referências no mundo todo. Entre os destaques audiovisuais da mostra estão personagens como Harry Potter, Teletubies, Wallace e Gromit; ícones da cultura pop como as Spice Girls; além de construções grandiosas como o aeroporto de Pequim, projetado por arquitetos britânicos.

Love and Money - 50 anos de Grã-Bretanha Criativa celebra a combinação bem-sucedida de negócios e criatividade. É esta união que faz o setor criativo e a força econômica do Reino Unido contribuírem significativamente para a cultura global. Patrocinada pelo UK Trade & Investment (UKTI), organização do governo britânico que promove comércio e investimentos internacionais, a exposição tem apoio da BBC Worldwide, Cultura Inglesa e British Council.


O encerramento da Love and Money, no dia 15 de outubro, coincide com o início do Seminário e Rodada de Negócios em Engenharia Avançada (no Centro Brasileiro Britânico), também promovido pelo UKTI. No evento, serão discutidas as tecnologias de ponta do Reino Unido das indústrias aeroespacial e automotiva a fim de promover o intercâmbio entre empresas brasileiras e britânicas. Informações sobre o seminário: www.engenhariabritanica.com.br

Pixel Show 2009 terá especialista em arte para shapes de skate

Co-fundador da primeira galeria de arte de rua do Brasil, Alexandre “Sesper” Cruz já teve trabalhos expostos na Carmichael Gallery, em LA

Num mix de música, design gráfico, skate e fanzine, o artista plástico Alexandre “Sesper” Cruz promete agitar o segundo dia do Pixel Show 2009, principal evento de referência em arte experimental e design gráfico do Brasil, que acontecerá nos dias 10 e 11 de outubro, no Espaço Fecomercio.

“Preparei um vídeo para mostrar minha trajetória na música, exposições, marcas, projetos, artes plásticas, fanzines, skate e estret art”, relata o artista que também é co-fundador da MOST, primeira galeria de arte de rua brasileira.

Conhecido no meio underground desde 1991, quando assumiu o vocal da Garage Fuzz (banda de Hardcore/Punk independente), Sesper começou a mostrar talento para o designer três anos depois, quando elaborou as primeiras capas de discos para o seu grupo e bandas amigas. Hoje é quase impossível falar de arte urbana sem citar os seus trabalhos.

Sua marca registrada é a influência pela cultura do skate e foi através do documentário “RE:BOARD”, lançado este ano, que ele conseguiu contar a história da arte em shapes de skate no Brasil. Com 75 minutos, o vídeo reuni depoimentos e visões de artistas como Billy Argel, uma referência no assunto.

As obras de Sesper já foram expostas em vários lugares do mundo, como a Carmichael Gallery, uma das galerias de arte contemporânea mais populares de Los Angeles.

Recentemente, um de seus trabalhos de maior destaque foi a capa e direção gráfica do disco “Future Chaos” do grupo britânico “Bomb The Bass”.

“Acredito que muita gente que não tem muita intimidade com o meu trabalho vai conhecer mais a fundo, durante o Pixel Show 2009”, comenta Sesper. “Além disso, é uma forma legal de diálogo entre quem produz arte e design dar mais suporte a um público que pesquisa e até mesmo executa isso”, complementa.

Para assistir a palestra de Alexandre “Sesper” Cruz e outros artistas garanta a sua inscrição até o dia 07/10, no site do evento.

Pixel Show 2009 - Outros nomes de peso do design brasileiro e mundial também realizarão apresentações durante os dois dias de palestras do Pixel Show, como Molly Crabapple, David Rosembaum, MusaWorkLab, Rico Lins, Estúdio Árvore, CUBO.CC, Santa, Diguinho e Nelson Balaban, do coletivo Famiglia Baglione.

Universidade Cidade de São Paulo lança curso de Produção Cultural

A Universidade Cidade de São Paulo – UNICID acaba de lançar o curso tecnológico em Produção Cultural, cujo início está previsto para fevereiro de 2010, no período noturno. Com duração de seis semestres, ele formará profissionais especializados em produzir, organizar e promover eventos e produtos artísticos, culturais, esportivos e de divulgação científica.

“As atividades de quem atua nesta área são muito abrangentes e vão desde a pesquisa, planejamento, curadoria, captação de recursos, execução, controle, avaliação e promoção de espetáculos, entre outras, tanto em instituições públicas como privadas”, explica o Prof. Rinaldo Zaina Jr., coordenador da Área Tecnológica de Turismo e Hospitalidade da UNICID, área em que o novo curso está inserida.

O curso da UNICID é formado por seis módulos e desenvolve competências sobre as diferentes áreas que fazem a interface com a Produção Cultural, tais como: Turismo, Eventos, Comunicação, Marketing, além de temas específicos da área da Cultura – História da Arte, Sociologia e Antropologia, Ética e Gestão de Projetos, entre outras. Além disso, estão previstas temas que darão uma visão panorâmica sobre a evolução dos diversos segmentos que compõem este universo da Economia Criativa: Audiovisual; Artes Visuais; Artes Cênicas; Crítica de Arte; Multimeios; Música e Patrimônio.

Mercado de trabalho - Zaina esclarece que o tecnólogo em Produção Cultural poderá atuar em diversas funções: produtor autônomo (free-lancer), monitor de arte educação, consultor de projetos curatoriais, colaborador em organizações culturais, como museus, teatros, institutos, fundações, centros culturais e organizações do terceiro setor e em empresas privadas que investem e apóiam iniciativas de arte e cultura.

É possível ainda trabalhar em órgãos públicos, como Secretarias de Cultura, de Turismo ou de Serviço Social, onde o profissional desenvolve ações culturais, como a Virada Cultural de São Paulo, em projetos similares ao TurisMetrô, e em programações voltadas à inclusão e valorização da diversidade sociocultural.

A UNICID está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2010. Mais informações no www.cidadesp.edu.br

TU Mercado de Arte e Moda reúne novos talentos, tendências e traz manifestações culturais

A partir de 8 de outubro, os amantes de moda, design, decoração, pintura, gravura, literatura, música, teatro, dança e gastronomia têm encontro marcado, ou uma série deles, no TU Mercado de Arte e Moda. Com o mote de reunir gente diferente, fazendo coisas diferentes, em sua segunda edição o multi-espaço – agora permanente – ganha endereço fixo e estilo diferenciado das feiras e bazares atuais, mas a proposta continua arrojada.

Inovador e vanguardista, o TU Mercado de Arte e Moda permite aos artistas e expositores a mostra e comercialização de suas obras e produtos. Também conta com atrações culturais, como shows de música, teatro e dança, além de oficinas e workshops e uma atenção especial para o público infantil, nos finais de semana e feriados. É a única galeria de arte e vanguarda integrada de São Paulo.

Serviço
TU Mercado de Arte e Moda
Festa de inauguração 7 de outubro
Aberto para o público á partir de 8 de outubro
Segunda à sábado, das 10 às 22h00
Domingo e feriados, das 10h às 20h
Avenida Pedroso de Morais, 793, em frente à FNAC, Pinheiros
11- 2528-3261
Site: www.tumercadodearteemoda.com.br

Design internacional com sotaque francês

Desembarca no próximo dia 7 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro, Jean-Michel Wilmotte, um dos quatro maiores arquitetos da França, equiparado a nomes de destaque como Jean Nouvel, Christian de Portzamparc e Philippe Starck. No dia seguinte a sua chegada, Wilmotte fará uma palestra exclusiva no Casa Cor Star Rio 2009, como convidado especial do evento, sobre Reabilitação e Valorização do Patrimônio.

O arquiteto, reconhecido mundialmente por seu trabalho de revitalização de espaços públicos com toque contemporâneo, estará especialmente no Rio de Janeiro para conhecer a arquitetura da cidade e para colher informações sobre o assunto. Wilmotte, que assinou projetos e monumentos históricos em mais de 20 países, estará no Brasil num momento importante para o País, quando o Rio de Janeiro acaba de ser escolhido como cidade sede das Olimpíadas de 2016. Na agenda do arquiteto já estão confirmados encontros de negócios com possíveis parceiros artísticos e institucionais.

No French Observeur, espaço francês no Casa Cor Rio 2009, três maquetes do arquiteto estão em exposição: uma mostra a nova planta da Ferrari, na Itália, outras duas de torres pensadas para o Grand Paris, projeto idealizado pelo Presidente Nicolas Sarkozy para a renovação da capital francesa. Em um de seus projetos mais recentes, Wilmotte planejou a restauração de um prédio antigo da Praça Vermelha, na Rússia, para transformá-lo em hotel de luxo.

O arquiteto da mesma forma garantiu presença na festa que o Consulado da França realizará no Bar do Hotel Copacabana Palace, que também acontecerá no dia 8 de outubro.

O French Observeur é resultado da parceria entre o Observeur du Design e a APCI (Agência francesa para a Promoção da Criação Industrial), produzido pela Europa Link, com o apoio da UBIFRANCE, das Missões Econômicas da França no Brasil e do DGCIS – Ministério da Economia, da Indústria e do Emprego da França.

Mais informações no site www.wilmotte.com.

Serviço
Palestra: Reabilitação e Valorização do Patrimônio
Por Jean-Michel Wilmotte
Data: dia 8 de outubro, às 19 horas
Local: Jockey Clube Brasil
Praça Santos Dumont, 31 – Tribuna C
Inscrições com Midori Zaidan: midori.zaidan@missioneco.org