29.10.10

A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico


A moda pode contribuir para minorar o desconforto do hemiplégico, dada sua condição física? A professora de Moda Fátima Grave acredita que sim e aprofunda o tema de sua tese de mestrado em seu livro A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico, publicado pela Escrituras Editora.

“Trata-se de um duplo problema”, explica Fátima Grave, “primeiro, de ergonomia, pois o hemiplégico tende a desenvolver uma atrofia do lado comprometido que, na maioria das vezes, está paralisado e gera repercussões de postura no lado não afetado; segundo, de moda, visto que não se trata de um vestuário com o objetivo apenas de abrigá-lo, mas também de fazê-lo sentir-se confortável em relação aos padrões sociais das pessoas com as quais convive.”

Com a falta de estudos que sintetizem e substanciem um vestuário adequado para esse segmento da população, o usuário não encontra tais peças à venda no mercado – daí a importância de pesquisas detalhadas sobre as áreas do corpo do deficiente hemiplégico. Dessas preocupações nasceu este livro de Fátima Grave, baseado em pesquisas sobre as características da postura do deficiente físico hemiplégico. Com base nessas pesquisas e depois de estabelecer as definições específicas a respeito de sua condição física, caminhar-se-á para a apresentação de protótipos ergonomicamente ajustados.

Segundo destaca Fátima Grave, “aprofundando o trabalho, venho procurando o apoio de pessoas de diversas áreas: antropólogos, médicos, filósofos e outros especialistas que sustentem e solidifiquem uma nova visão para a moda, a qual deve começar a adotar novas técnicas de confecção de roupas para hemiplégicos que visem a integrá-los à sociedade.”

Sobre a autora:
Maria de Fátima Grave é doutoranda pela Universidade do Minho, Portugal, mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Senac, pós-graduada em Moda e Comunicação pela UAM, especialista em Estilo pela Esmode de Paris, graduada em Economia Doméstica pelas Faculdades Integradas Teresa D’Avila de Santo André, fez Complementação em Pedagogia na Universidade do Grande ABC, é técnica em Educação Doméstica pela Escola Estadual Carlos de Campos. Pesquisadora de Modelagem Ergonômica com finalidade de melhorar a qualidade de vida com finalidade de melhorar a qualidade de vida e o conforto do indivíduo. Recebeu o prêmio jornalístico “Mulheres em destaque” categoria moda (2007). Diretora e estilista responsável pelo “Reafashion” há 8 anos, e voluntária da Fundação Selma na Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação e Inclusão. Pesquisadora de vestuário com design ergonômico para pessoas portadoras de deficiência física junto à Clínica CURAT e à Fundação Selma (desde 1998). Participou do I Congresso Internacional sobre Deficiência em Braga/Portugal, em 2010. Professora mestre do Centro Universitário Belas Artes, São Paulo. Autora dos livros A modelagem sob a ótica da ergonomia, Modelagem tridimensional ergonômica e A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico, esses dois últimos publicados pela Escrituras Editora.

Título: A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico
Autora: Maria de Fátima Grave
Gênero: Vestuário: Modelagem/Moda/Ergonomia/Hemiplégicos
ISBN: 978-85-7531-375-6
Formato: 16 X 23 cm, brochura
Páginas: 128
Peso: 215 g
Preço: R$ 28,00
Escrituras Editora

Tudo sobre a 13ª edição do Teleton no Grandes Nomes da Propaganda

Ainda no programa da Rede TV+, Clio Awards 2010, Felicità Filmes e Prêmio Castelo Branco de Responsabilidade na Propaganda

O programa Grandes Nomes da Propaganda de quarta-feira, dia 3/11, traz a campanha criada pela agência Z+, que valoriza a superação das crianças atendidas pela AACD e as coloca como super-heróis na campanha do Teleton 2010. Também tem as entrevistas com Leo Macias, diretor de criação da Z+, Eduardo de Almeida Carneiro, presidente voluntário da AACD e Celso Portiolli, apresentador do SBT.

Ainda sobre o prêmio Caboré, a edição traz os perfis de Alexandre Peralta, PeraltaStrawberryFrog, indicado na categoria Profissional de Criação; Paulo Gregoracci, WMcCann, indicado na categoria Profissional de Mídia e Carla Sá, NBS, indicada na categoria Profissional de Planejamento.

O programa apresenta o evento da Panamericana Escola de Arte e Design que homenageia agências brasileiras premiadas no Clio Awards 2010. Foram 6 agências premiadas no Festival, além da entrega dos troféus e palestra especial de Hugo Rodrigues, vice-presidente de criação da Publicis.
Raul Nogueira entrevista Fernanda Ramenzoni, produtora executiva e Marisa Costa, coordenadora de produção da Felicità Filmes, que falam da campanha para Goldfarb, estrelada por Ana Maria Braga e de suas últimas produções realizadas para grandes marcas como: Riachuelo com Ivete Sangalo, C&A, Carrefour, entre outras.

O programa mostra também a sexta edição do Prêmio Renato Castelo Branco de Responsabilidade na Propaganda, que aconteceu na ESPM, destinada às agências e empresas que desenvolveram campanhas voltadas à divulgação de produtos e/ou serviços que demonstrem preocupação com o bem-estar do consumidor e da sociedade e que incentive a reflexão sobre a responsabilidade social.

O programa Grandes Nomes da Propaganda é apresentado por Raul Nogueira e vai ao ar para toda a Rede TV+, todas as quarta-feiras, à meia-noite.

São Paulo – Canal 8 TVA e Canal 14 NET
Grande ABC – Canais 8 e 10 NET (analógico) e 14 e 15 (digital)
Baixada Santista – Canais 6 e 16 NET
Americana/Região – Canal 8 NET e 22 NET (digital)
Piracicaba – Canal 15 NET
São Carlos – Canal 23 da NET
Niterói/Rio de Janeiro – Canal 5 TV Cidade/Canal 8 TVA
Curitiba – Canal 10 NET
Florianópolis – Canal 13 NET
Porto Alegre – Canal 13 NET
Distrito Federal – Canal 15 da NET
http://www.redetvmais.com.br

Modelagem Tridimensional Ergonômica


A Modelagem Tridimensional aplicada à confecção de peças de vestuário consiste em um trabalho de modelagem totalmente artesanal, no qual o profissional modela sobre um boneco, levando em consideração as dimensões antropométricas do usuário correspondentes ao corpo a que a peça se destina. É sobre este tema que trata o livro Modelagem tridimensional ergonômica, publicado pela Escrituras Editora, com o trabalho da mestre em Moda e doutoranda pela Universidade do Minho (Portugal) Fátima Grave.

A Modelagem Tridimensional personaliza o vestuário e é utilizada em ateliês, sendo que hoje já é uma técnica de aplicação comum dada a diversidade de tecidos disponíveis no mercado. Tal fato levou ao desenvolvimento de novos procedimentos na produção industrial.

Segundo Fátima Grave, “a indústria da confecção dispõe de diversas técnicas de modelagem sofisticadas e, ao reunir um bom programa de computador com um bom especialista em modelagem, contando ainda com o tecido ideal, mesmo o modelo mais simplório irá tornar-se uma peça sofisticada. Empresas de confecções devem empregar profissionais que dominem diversas dessas técnicas, o que garantirá uma economia significativa no custo final de seu produto.”

Este obra dedica-se ao esclarecimento da Modelagem Tridimensional, capacitando o estudante e atualizando os profissionais da moda na tarefa de atender à demanda do mercado. Abrange conhecimento básico de tecidos, além de tipos, caimentos e cuidados ao cortá-lo, como tirar medidas, modelagem tridimensional aplicada à saia reta básica, à manga básica, à base de uma blusa, camisa e blazer, os diferentes tipos de golas, (gola bebê assentada e semiassentada, gola xale, gola esporte), confecção de um vestido com recortes, entre outros temas.

Sobre a autora:
Maria de Fátima Grave é doutoranda pela Universidade do Minho, Portugal, mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Senac, pós-graduada em Moda e Comunicação pela UAM, especialista em Estilo pela Esmode de Paris, graduada em Economia Doméstica pelas Faculdades Integradas Teresa D’Avila de Santo André, fez Complementação em Pedagogia na Universidade do Grande ABC, é técnica em Educação Doméstica pela Escola Estadual Carlos de Campos. Pesquisadora de Modelagem Ergonômica com finalidade de melhorar a qualidade de vida com finalidade de melhorar a qualidade de vida e o conforto do indivíduo. Recebeu o prêmio jornalístico “Mulheres em destaque” categoria moda (2007). Diretora e estilista responsável pelo “Reafashion” há 8 anos, e voluntária da Fundação Selma na Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação e Inclusão. Pesquisadora de vestuário com design ergonômico para pessoas portadoras de deficiência física junto à Clínica CURAT e à Fundação Selma (desde 1998). Participou do I Congresso Internacional sobre Deficiência em Braga/Portugal, em 2010. Professora mestre do Centro Universitário Belas Artes, São Paulo. Autora dos livros A modelagem sob a ótica da ergonomia, Modelagem tridimensional ergonômica e A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico, esses dois últimos publicados pela Escrituras Editora.

Título: Modelagem tridimensional ergonômica
Autora: Maria de Fátima Grave
Ilustrações: Luciana Batista
Gênero: Vestuário: Modelagem/Moda
ISBN: 978-85-7531-376-3
Formato: 14 X 21 cm, brochura
Páginas: 112
Peso: 155 g
Preço: R$ 26,00
Escrituras Editora

WeShape conquista dois ouros no 2º Prêmio Colunistas Design Brasil 2010


O escritório WeShape Connection Design acaba de receber duas medalhas de ouro no 2º Prêmio Colunistas Design Brasil 2010, um dos mais importantes da área no país. Os prêmios foram para os projetos "Pontas de Gôndola e Rack Antarctica Sub Zero", na categoria Peça ou Conjunto de Peças de Merchandising de Produto, e “Nike Air - 22 Anos de Inovação”, em Decoração de Loja e Vitrine.



O projeto "Pontas de Gôndola e Rack Antarctica Sub Zero" foi desenvolvido com direção de criação de José Junior, direção de arte de Gleds WD, atendimento de Ricardo Coelho e aprovação de Mariana Miné. “Nike Air - 22 de Inovação” é um projeto para a Nike Brasil, com direção de criação de Rodrigo Lino e José Junior, direção de arte de Marcelo Faria Bacellar, Leonardo Burigo, João Steinamann, Renata Mori Branco, Pedro Dier e Felipe Moreira; produção gráfica de Fausto Meira, atendimento de Flávia Simas e Thaís Picelli e aprovação de Carolina Cutolo.

Bombril entra na nova fase da campanha política em sua ação publicitária


Assinada pela WMcCann, a nova campanha publicitária da Bombril é uma continuidade da peça anunciada no 1º turno das eleições 2010. Na fase anterior, o anúncio trazia o ator Carlos Moreno interpretando cada um dos principais candidatos à presidência.

Neste segundo momento da ação, Carlos Moreno faz a graça somente com os candidatos que disputam o 2º turno. Vestido e caracterizado de Dilma Rousseff e José Serra, o ator dá mais uma vez o tom de humor à peça.

A assinatura do anúncio completa: “Nem situação, nem oposição. Para um Brasil limpo, Bom Bril é a solução. Bom Bril. Preferido por 1001% dos brasileiros”.

A nova publicação será veiculada nos jornais impressos Estadão e Folha de S. Paulo, no próximo domingo, dia 31 de outubro.

Ficha técnica
Título: Presidenciáveis - 2º Turno
Produto: Bom Bril Eco
Cliente: Bombril
CCO: Washington Olivetto
Diretor de Criação: Sergio Franco
Redator: Sergio Franco
Diretor de Arte: Carlos Martinez
Atendimento: Ronaldo Gasparini, Jorge Maio, Thaís Ribeiro
Aprovação pelo cliente: Ronaldo Sampaio Ferreira, Marcos Scaldelai, Marcos Santana
Diretor de Produção: Marcelo Hack
Produção Gráfica: Marcelo Pinto
Gráfica: Arizona
Retoque: Arizona
Fotógrafo: Rafael Define
Art Buyer: Ricardo Livio
Mídia: Fabíola Sidorenko, Kelly Ribeiro
Data de Veiculação: 31/10/2010
Meio: Jornal

Livro reúne imagens de Gaspar Gasparian, pioneiro da fotografia moderna No Brasil


Fotógrafo que ajudou a impulsionar a fotografia moderna no Brasil, Gaspar Gasparian tem como marca de seu trabalho um agudo senso estético, com a busca de ângulos inusitados e construções geométricas com luzes e sombras em ambiente urbano. Foi um dos pioneiros do movimento pictorialista no país, que buscava aproximar a fotografia da pintura, conferindo caráter artístico à atividade. Parte de seu trabalho está reunida no livro “Gaspar Gasparian: um fotógrafo”, lançamento da Imprensa Oficial em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, marcado para sábado, 30 de outubro, a partir das 11 horas, na Pinacoteca – Praça da Luz, 2. As cerca de 150 imagens reunidas no livro, todas em preto e branco, ficarão expostas no local até o dia 14 de novembro.

As fotografias selecionadas para o livro são um recorte da produção de Gasparian, realizada principalmente entre as décadas de 1940 e 1950. Fazem parte da mostra uma série de naturezas mortas, todas montadas em estúdio, e cenas registradas em São Paulo e em viagens pelo Nordeste do Brasil. As imagens, verdadeiros desenhos em luz e sombra, refletem composições harmoniosas e leves, uma característica no estilo de Gasparian. São carregadas ainda de um tom poético que sempre marcou a obra do fotógrafo, premiado no país e internacionalmente.

Gaspar Gasparian nasceu em 1899. Filho de imigrantes armênios, inicialmente dedicou-se ao comércio da família de roupas e tecidos, e chegou a fundar uma indústria, a Lanifício Brazilia. Empresário bem-sucedido, expandiu os negócios para outras áreas, como leite em pó, conservas alimentícias e óleo de algodão para comida. Ao tirar fotos da mulher e dos filhos, sem qualquer pretensão artística, Gasparian descobriu a paixão pela fotografia. Tornou-se então sócio do Foto Cine Clube Bandeirante, à época o principal fotoclube brasileiro, cujos integrantes tiveram papel importante na transição da fotografia amadora para a atividade profissional. A entrada de Gasparian foi fundamental para impulsionar o fotoclube. Além de ajuda financeira, trazia informações do exterior e, acima de tudo, produzia intensamente.

A entrada do movimento fotoclubista no Brasil ocorreu com aproximadamente meio século de atraso. A ideia surgiu em Viena, na Áustria, no final do século 19, concebida por fotógrafos que reivindicavam à fotografia o status de arte, já que até então a atividade não era considerada um processo criativo, mas sim o resultado de um ato meramente mecânico, muito mais dependente do maquinário do que do olhar do artista que o opera. Os criadores do fotoclubismo procuraram derrubar esse conceito, captando imagens que fugissem do naturalismo, por meio de trucagens, manipulação de negativos e exploração de temas até então mais próximos da pintura.

Depois de participar do fotoclube Bandeirante, Gasparian fundou o Grupo dos Seis, com outros cinco amigos fotógrafos. Sua casa, no bairro de Higienópolis, serviu de base para os encontros semanais do clube. Com um estúdio instalado no imóvel, os integrantes discutiam de quais exposições participar e de lá saíam para fotografar bem cedo aos domingos. O local servia também para experimentações e pesquisas sobre novas tecnologias de Gasparian, que chegou a adquirir uma máquina fotográfica para fazer fotos coloridas, mas morreu em 1966, sem chegar a trabalhar com cor. “Ele atravessou duas décadas completamente imbuído pelo ato de ver aquilo que os outros veem, mas no seu caso, enxergar tudo o que está em volta com o sentido da criação mais simples, portanto, sofisticada, transformando a realidade”, destaca Diógenes Moura, curador de fotografia da Pinacoteca.

Gaspar Gasparian: um fotógrafo
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo / Pinacoteca do Estado
144 páginas
Preço: R$ 60,00
Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo - Praça da Luz, 2.
Data de Lançamento: 30 de outubro
Horário: 11 horas

Mammy Paris para mulheres que acabaram de dar a luz!


O bebê acabou de nascer e o corpo precisa de uma atenção especial. A escolha da lingerie é um fator importante neste momento

Assim como cuidados básicos com a alimentação e saúde, as mulheres devem preocupar-se também em usar lingeries especiais no pós-parto. Afinal, elas irão auxiliar a retomar a forma anterior e, mais do que isso, aumentar a interação da mamãe e bebê durante a amamentação.

Por atender a mulher em todos os momentos, a MYLADY - grife de lingerie que há mais de 25 anos se dedica a atender os anseios femininos no que diz respeito à moda íntima - possui uma ampla linha de cintas modeladoras, calcinhas e sutiãs para pós-parto e acaba de lançar uma coleção especial para mulheres que apreciam produtos com valor agregado.

Trata-se de Mammy Paris, composta por peças elaboradas em microfibra ultraleve, com renda importada, que remetem à nobreza de Chantilly. Em tom de rosa Paris - uma cor desenvolvida especialmente para a MYLADY -, as peças possuem aviamentos dourados (com percentual de ouro que garante que não descasque) e atendem aos tamanhos 40 ao 54.

O sutiã da coleção Mammy Paris é ultrafeminino e diferenciado, porque a mulher que amamenta pode (e deve!) ser feminina! O sutiã é elaborado em microfibra com detalhes em renda, com abertura especial para amamentar e click nadador (para usar com camisetas decotadas nas costas).

No quesito calcinha, a versão da linha Mammy Paris é feita sob medida para o pós-parto: é alta, comprime suavemente o abdômen e possui recortes de renda na lateral. Na linha há também uma opção de biquíni para gestante, elaborada em microfibra com renda.

Vale lembrar que a MYLADY tem uma gama completa de peças, tanto para gestante quanto para pós-parto. Se está grávida ou acabou de dar a luz, acesse e confira: www.mylady.com.br

As lingeries da MYLADY podem ser encontradas nas principais lojas de moda íntima do Brasil, ou através da loja virtual da marca.