28.9.09

“Vertigem”, de OSGEMEOS



A mostra “Vertigem”, dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, OSGEMEOS, aterrissa pela primeira vez em São Paulo, no MAB, Museu de Arte Brasileira da FAAP, e promove o melhor diálogo do graffiti com as artes plásticas em instalações, pinturas, esculturas e objetos sonoros. A exposição tem o patrocínio exclusivo do Deutsche Bank.

Trata-se de uma nova “Vertigem”, diferente da mostra vista anteriormente em Curitiba e no Rio de Janeiro, pois inclui não só trabalhos apresentados nas duas cidades, mas uma série de novas obras concebidas por OSGEMEOS especialmente para o espaço do MAB.

Impossível de se precisar a quantidade e as características das obras da mostra, o que é um dado fundamental do caráter dos artistas, sempre voltados para a surpresa, o inesperado, e donos de uma impressionante capacidade de criar, surpreender, inventar. O que pode ser dito é que o visitante da exposição estará cercado por todos os lados pelo trabalho d’OSGEMEOS.

São obras que traduzem o sensível olhar da dupla sobre o cotidiano brasileiro, da periferia urbana ao folclore nordestino, em cenários surrealistas que remontam uma atmosfera de sonho por meio de cores alegres e personagens melancólicos.



Desenhados por um lirismo ingênuo, figuras de pele amarelada, com narizes largos e olhos espaçados, surgem em painéis de madeira vestindo roupas coloridas em paisagens igualmente estampadas. São imagens poéticas que descrevem a realidade dos dois artistas. Elas explicam o singular processo de trabalho d’OSGEMEOS, irmãos e cúmplices na estética e no ofício.

“A beleza das cores, saturação de tons e formas é o que torna fascinante o trabalho da dupla. Esses elementos nos apontam uma alteração dos padrões estéticos da arte contemporânea atual. As personagens e suas fantasias e roupas, que sugerem uma inocente vaidade, misturam-se a retratos de famílias humildes, ninfas, corpos humanos com cabeças de peixes... Definindo seu processo criativo, OSGEMEOS afirmam transformar aquilo que aparece em seus sonhos”, explica Renato Silva no texto do catálogo da exposição.

"O Deutsche Bank entende que a criatividade é a fonte da inovação, do crescimento e agrega valor tanto para as artes como para os negócios. O Banco no Brasil e internacionalmente tem uma forte relação com a arte Contemporânea, incentiva o desenvolvimento de jovens artistas, além de fazer com que mais pessoas possam ter acesso à arte. E o trabalho de OSGEMEOS traduz a crença do Deutsche Bank", comenta Bernardo Parnes, Diretor-Presidente do Deutsche Bank Brasil.

“Vertigem”, de OSGEMEOS – Serviço
Visitação: de 25 de outubro a 13 de dezembro,
De 3a. a 6a. feira - das 10 às 20 horas; sábados, domingos e feriados – das 10 às 17 horas
MAB – FAAP (Museu de Arte Brasileira – Fundação Armando Alvares Penteado) – Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
www. faap. br - fone (11) 3662-7198 – Entrada Franca

Palestra com Bob Wolfenson e Arnaldo Pappalardo

Bob Wolfenson e Arnaldo Pappalardo, dois mestres da fotografia nacional, realizam palestra, na próxima terça-feira (06/10), na Panamericana Escola de Arte e Design, sede da Rua Groenlândia nº77, em São Paulo. Os fotógrafos vão falar sobre a carreira de sucesso e a exposição “Diálogo Fotográfico”, mostra inédita, recém-inaugurada na Panamericana, que exibe obras selecionadas de ensaios individuais dos dois fotógrafos.

As vagas para a palestra são limitadas a 50 pessoas e é preciso se cadastrar previamente pelo e-mail: palestra@escola-panamericana.com.br.

Mais informações no site www.escola-panamericana.com.br ou no telefone (11)3887-4200.

Aos 100 anos, Audi apresenta a nova identidade visual



A Audi AG apresenta a nova identidade visual que acompanhará a marca Audi nos próximos anos.

Segundo a empresa, "a identidade é mais progressista e contemporânea e revela a essência da mensagem principal da companhia: a evolução por meio da tecnologia".

As quatro argolas, que são ícone da marca alemã, a partir de agora aparecem de forma dimensional e "mais realista". A largura dos anéis continua simétrica, mas o reflexo na parte exterior do logotipo passa ser mais claro que na parte interior.

Um concurso mundial de tipografia elegeu, em 2008, a nova “fonte Audi” que está em uso desde o início deste ano. Segundo a empresa, "o objetivo da mudança foi reforçar o caráter independente da letra Audi – clara, arrojada e minimalista".

Já o código de cores Audi, usado em todos os meios de comunicação, passa a ser representado obrigatoriamente por prata, branco e vermelho.

Em 2009 a Audi completa um século de atuação.

MATÉRIA PUBLICADA NO SITE DO CLUBE ONLINE

Veja São Paulo apresenta novo projeto gráfico


A revista VEJA São Paulo está de cara nova. A edição 2131, que chegou para os assinantes e também nas bancas neste sábado, dia 26, apresenta novo layout, mais atraente e elegante. Com o novo projeto gráfico, Vejinha pretende tornar mais fácil e prazerosa a leitura para seus mais de 1 milhão de leitores. A revista também ganhou a nova seção, Receitas do Chefe, que trará sempre na última edição de cada mês uma receita especial de um restaurante de São Paulo. A novidade faz parte do início das ações comemorativas de 25 anos da revista, que acontecerão até setembro de 2010, data de aniversário da revista.

Agora VEJA São Paulo apresenta a mesma tipologia que a revista VEJA. Os títulos ganharam mais peso e as letras ficaram maiores e mais espaçadas. O Roteiro da Semana foi o que sofreu a maior mudança. O índice ganhou página dupla e as colunas 100 Restaurantes, 50 Bares, Comidinhas, Crianças, Exposições, Teatro, Shows e Cinema passaram a ter aberturas especiais e mais valorizadas, agora de página inteira. Além disso, as páginas do Roteiro da Semana serão recheadas com bolinhas vermelhas com dicas e minientrevistas com figuras do mundo da gastronomia, das artes e dos espetáculos. A mudança gráfica foi iniciativa da diretora de redação Alecsandra Zapparoli e foi pilotada pelo diretor de arte Valdécio de Oliveira, colaborador da revista há 20 anos.

As mudanças foram apenas visuais. O foco da revista continua o mesmo: mostrar o que a cidade tem de melhor em lazer, cultura, artes, espetáculos, serviços, consumo e entretenimento. A edição, com 350 000 exemplares, será entregue gratuitamente para assinantes e vendida avulsa em bancas, revistarias, livrarias e redes de supermercado.

Havaianas Ipê em nova campanha criada pela AlmapBBDO



Um novo anúncio das Havaianas Ipê estará nas revistas de outubro, destacando a fauna brasileira que estampa o solado da nova coleção. Parte da renda obtida com a venda desta linha das sandálias é destinada à preservação da biodiversidade nas florestas brasileiras. Este novo anúncio, além de destacar a novidades do modelo, vai explicar como funciona esta parceria das Havaianas com o Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas, que já completou cinco anos.

No novo anúncio, os animais da fauna brasileira são representados por bonecos de madeira, com traços entre infantis e decorativos, fotografados ao redor das sandálias, aplicadas no centro da peça. O texto está nas árvores e no sol – também feitos de madeira: “Comprando as Havaianas Ipê, você ajuda a natureza. 7% do valor das vendas das sandálias vai para o Ipê. O Instituto de Pesquisas Ecológicas dedica-se à preservação da fauna e flora da Mata Atlântica, Amazônia e Pantanal”.

A criação do anúncio é de Pedro Zuccolini, que divide a ilustração com René Corini. A direção de criação é de Marcello Serpa e Marcus Sulzbacher.

Ficha Técnica
Anunciante: São Paulo Alpargatas
Título: Havaianas Ipê
Produto: Havaianas Ipê
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Marcus Sulzbacher
Diretor de Arte: Pedro Zuccolini
Ilustrador: Pedro Zuccolini, René Corini
Fotógrafo: Daishi Paes
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Cristina Chacon, Marina Fernandes, Marina Leal
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sabrina Guzzon, Amanda Thomas
Mídia: Carla Durighetto, Camila Bertoli, Carolina Cabral
Aprovação: Carla Schmitzberger, Christina Assumpção