3.5.09

Bob Wolfenson – Cartas a um jovem fotógrafo

Acostumado a ficar por trás das câmeras clicando as mais importantes top models do Brasil e do mundo, celebridades e produtos, o fotógrafo Bob Wolfenson vai experimentar ficar sob os flashes no lançamento do seu livro Cartas a um Jovem Fotógrafo (Campus-Elsevier) no próximo dia 07 de maio, às 19h, na Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1731).

A fotografia tem um universo enorme, que se desenvolve a cada dia com o surgimento de novas tecnologias e modalidades e, consequentemente, com o aparecimento de novos profissionais em busca de um lugar ao sol. É, em particular, para esses jovens aspirantes a fotógrafos que Bob dedica grande parte do livro. Já os leitores não tão ligados ao mundo da fotografia também têm muito a descobrir nas linhas de Cartas a um jovem fotógrafo. Wolfenson descreve sua trajetória, a realidade do mercado, dá dicas, aponta armadilhas, dificuldades, prazeres e ilusões desse ambiente sedutor que se alimenta da criatividade e da sensibilidade.

A obra é permeada por fotos que o autor realizou ao longo de seus quase 40 anos de carreira, como a reprodução da capa do disco Outras Palavras de Caetano Veloso, foto de Gisele Bündchen em publicidade para uma grande joalheria brasileira e Isabeli Fontana, em editorial para revista Vogue entre outras .

“A fotografia é antes de tudo meu ofício, o que tecnicamente sei fazer, mas é também um vetor das minhas idéias, minha forma de comunicação com o mundo.”, afirma Bob.