12.7.11

Abertas as inscrições para os cursos de curta duração do Núcleo de Cultura com início no segundo semestre

Pólo de ensino e de difusão da moda, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) é reconhecida por oferecer graduação e pós-graduação nesta área, mas também por promover cursos livres voltados para quem deseja aperfeiçoar conhecimento ou apenas aprender novas habilidades. O Núcleo de Cultura da FAAP, que desenvolve estes programas, está com inscrições abertas para aulas de joalheria, história da moda, ilustração e desenho. Confira:

História da Moda
Ministrado pelo especialista e professor João Braga, o curso vai percorrer a história do mundo ocidental, desde a pré-história com a evolução da tanga até o início do século XXI com os mega desfiles e espetáculos de moda. Analisará as interfaces com a política, religião, arte, economia e tradições. Serão realizadas oito aulas, às quartas-feiras, de 10/08 a 05/10.

Ilustração de Moda no Coreldraw X5
Serão apresentadas as técnicas digitais para construção de um corpo – com estudos de olhos, boca e nariz, desenho de rosto e de cabelo - de vestuário e colorização por meio de programas gráficos como o CorelDraw X5, Photoshop CS5 e Painter XI. Também serão estudadas a construção de catálogo, lookbook ou editorial como finalização do projeto para impressão ou para inclusão no meio digital. O curso, ministrado pela professora Elá Camarena, designer de moda desde 1985, será realizado às sextas-feiras, de 19/08 a 02/12, com 45 horas de duração.

Joalheria - Módulo I e II
Na primeira etapa, será apresentada uma visão panorâmica da joalheria e seus processos produtivos para que o aluno possa cursar o módulo II. Dividido em aulas práticas e teóricas, o curso, ministrado pela professora e designer Eliana Gola, focará no fazer da jóia, ou seja, serão aplicados exercícios individuais nos quais o participante desenvolverá um produto a cada duas aulas. Será realizado de 17/08 a 14/12, no período da tarde.

No módulo II, que será aplicado na mesma data, porém, no período da noite, serão apresentadas a história da joia, tipos de cravação e desenho artístico, nas aulas teóricas. Nas aulas práticas, o aluno aprenderá as técnicas de filigrana, matrimônio de metais e de cravação.

Desenho de Coleção de Moda no Coreldraw X5 e Photoshop
Também ministrado pela professora e designer Elá Camarena, o curso tem o objetivo de apresentar como o desenho técnico de moda é feito a partir da ferramenta CorelDraw X5. O programa também fará uma análise com os alunos do que é o desenho técnico digital e sua função em comparação ao desenho ilustrativo digital. Nas aulas serão apresentados ainda modelos reais de vestuário para que os alunos identifiquem além da forma dos modelos, todos os detalhes necessários para a construção. As aulas serão realizadas aos sábados, de 27/08 a 17/02.

Cursos livres do Núcleo de Cultura – Moda

Datas e horários:
História da Moda – 10/08 a 05/10 (quartas-feiras – das 15h00 às 18h00)
Ilustração de Moda no Coreldraw X5 – 19/08 a 02/12 (sexta-feiras – das 14h00 às 17h00)
Joalheria I – 17/08 a 14/12 (quartas-feiras – das 14h00 às 18h00)
Joalheria II - – 17/08 a 14/12 (quartas-feiras – das 19h00 às 22h00)
Desenho de Coleção de Moda no Coreldraw X5 e Photoshop – 27/08 a 17/12 (sábados – 9h00às 12h00)
Local: FAAP – Prédio I
Endereço: Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Informações: (11) 3662-7034 ou nucleo.informacao@faap.br

Victor Sant’Anna é o novo Diretor de Criação da Y&R


A Criação da Y&R ganha reforço com a contratação do diretor de Criação Victor Sant’Anna. O redator acaba de chegar à agência e fará dupla com o diretor de arte Jorge Iervolino, respondendo ao VP de Criação, Rui Branquinho, e ao diretor-geral de Criação, Flávio Casarotti.

Vindo da agência Fischer&Friends, onde exercia a mesma função, Victor também foi diretor de Criação da Lew,Lara/TBWA e da Africa. Como redator, passou ainda pela F/Nazca e pela Neogama/BBH, e no mercado do Rio trabalhou na Contemporânea e na Norton (atual Publicis).

Em seu portfólio, o criativo tem trabalhos realizados para marcas como Skol, Brahma, Schincariol, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Banco Real, Tim, Vivo, Telemar, Mitsubishi, Toyota, Nissan, P&G e Unilever. Entre os prêmios que já conquistou estão nove Leões em Cannes, um Silver Pencil no The One Show, dois Silver Nomination no D&AD, além de medalhas no CCSP.

Cacau Show lança campanha promocional para comemorar o Dia do Amigo


Amigo do peito, de infância, virtual, da onça, de fé, de balada, secreto, ou para todas as horas. No dia 20 de julho, em vários países do mundo, é comemorado o Dia Internacional do Amigo. E, para festejar essa data tão especial, a Cacau Show, maior rede de chocolates finos do mundo, lança a campanha Promoção Amiga: para todos os tipos de amigos.
Até o dia 20 de julho, o cliente que comprar uma caixa de Montebello de 90 gramas, com três unidades, ganha outra para presentear quem desejar. São quatro sabores: Tradicional, Coco, Maracujá e o lançamento Napolitano. “Queremos contemplar em dobro todos os amigos da marca com o nosso delicioso marshmallow coberto com uma generosa camada de chocolate ao leite. Por isso, apresentamos em nossas mais de 1.040 lojas essa divertida brincadeira que traz os diferentes tipos de amizades”, destaca Jorge Pretz, diretor de marketing da Cacau Show.

Assinada pela Rede 106, a campanha traz além de merchandising e vinhetas de patrocínio nos principais programas de TV, anúncios página dupla e simples, materiais para os pontos de venda como display, folheto e banner, entre outros.

Essa e outras novidades da Cacau Show podem ser encontradas nas lojas da rede localizadas em todo o Brasil.

Lipton invade redes sociais com “Bem Estar Real”


Lipton invade as plataformas digitais com páginas no Facebook e no Twitter e muita interatividade nas redes sociais, com ações criadas e monitoradas pela agência interativa F.biz.

Com objetivo de estreitar relacionamento com seus fãs, Lipton inaugura a sua página no Facebook com um concurso cultural que vai instigar os internautas a refletirem o significado do bem estar real. Para chegar ao conceito de “Bem Estar Real”, a marca usou o posicionamento global “Drink Positive” e o localizou de uma forma que se encaixasse no dia-a-dia do consumidor brasileiro. A essência de “Drink Positive” é agir positivamente, fazendo algo de bom para você, para que você se sinta bem de verdade. É aí que entra o bem estar real!

A partir dessa definição, a empresa levará para as redes sociais um divertido concurso usando a hashtag #icetivesse, que é uma brincadeira com as palavras Ice Tea (sinônimo de Lipton) com a manifestação de bem estar para os consumidores, transformando-se na ideia “Ai se tivesse”. É a tradução do manifesto de bem estar do público para tudo que faz as pessoas se sentirem bem e felizes.

“Queremos incentivar o consumidor a descobrir o próprio significado de bem estar real, que está muito mais associado à sua própria interpretação de bem estar e é diferente daquele que é idealizado. A proposta de Lipton é que as pessoas valorizem e desfrutem destes momentos nas pequenas coisas do dia-a-dia”, afirma Luciana Fortuna, diretora de Marketing da PepsiCo Bebidas.

O lançamento da fan page de Lipton contará com alguns concursos. O primeiro será através de fotos. Os fãs de Lipton deverão postar fotos que representem o “bem estar real”, e marcá-las com o hashtag #icetivesse. Para inspirar e ajudar ainda mais os fãs do chá gelado a captarem o que é o “icetivesse”, um manifesto será postado na fanpage da marca. O usuário poderá escolher em qual categoria participar. Uma das opções é pelo aplicativo Instagram, ferramenta na qual a Lipton é uma das pioneiras a utilizar em redes sociais. No final do concurso, os donos das fotos mais “curtidas” ganharão um kit completo da máquina fotográfica Lomography. Para gerar ainda mais buzz, alguns fotógrafos profissionais também inspirarão os participantes, como Cleiton Souza, Grace Oda, Danilo Siqueira, Marcos Dedé, Jairo Abud, Ana Theodora, Lara Jane, Daniel Mitsuo, Rodolfo Barreto e Patrícia Bruni.

Além da nova página no Facebook, a marca terá presença no Twitter e com a ajuda dos blogueiros Carlos Cardoso, Rob Gordon, Tati Lopatiuk e Nina Rocha, promoverá a interação com conteúdo exclusivo da marca.

Para participar do concurso acesse:
Facebook: Lipton
Twitter: @lipton