23.6.10

Casa Rex leva o design brasileiro até Londres


A Casa Rex, uma das mais premiadas agências de design do país, amplia seus serviços com a abertura de uma frente operacional em Londres e a contratação da profissional local Renee Graham-Adriani. À frente do grupo, Gustavo Piqueira, dá origem, pela primeira vez, a uma casa de design nacional com base também no Reino Unido.

"No ano passado começamos a atuar globalmente, desenvolvendo muitos trabalhos internacionais, principalmente para Londres. A expansão, mais do que um projeto para o futuro, visa atender essa demanda.", explica Gustavo, que completa: “Mas lá é a filial. A matriz é, e sempre será, em São Paulo”.

Ediouro celebra um ano de Luluzinha Teen


O mangá Luluzinha Teen e Sua Turm, da Ediouro, completa um ano de vida com muito sucesso e lança sua edição de aniversário em clima de total comemoração. Afinal, a publicação conquistou, em apenas 12 meses, o segundo lugar entre as revistas mais vendidas do segmento, com circulação acumulada de 1,2 mil exemplares. Isso, sem contar as duas edições especiais, que com distribuição reduzida (apenas nas principais regiões do país), atingiram em média 50 mil exemplares cada.

Voltada para o público adolescente, meninos e meninas de 08 a 16 anos, Luluzinha Teen e sua Turma chegou às bancas em junho de 2009, com 96 páginas, no formato 15,8 x 20x8 cm. Trazendo diversas inovações que iam desde o seu estilo (mangá) e seu formato de contar as histórias - de maneira contínua, inspiradas nas séries de TV, divididas em capítulos e temporadas – até o seu conteúdo, com uma narrativa onde o humor e a ação davam o tom no cotidiano de adolescentes envoltos em conflitos próprios da idade.



A importância da moda
Como um dos principais objetivos da revista era atingir assuntos pertinentes ao universo teen, a moda não poderia ficar de fora e se tornou muito presente nas histórias. Isto desde a concepção dos personagens, onde o figurino foi explorado de um jeito novo, onde as roupas foram transportadas do dia-a-dia das ruas para o mundo dos quadrinhos.

Desta forma cada personagem recebeu consultoria de identidade visual da equipe do site Chic, de Glória Kalil, que definiu cuidadosamente o estilo, o cabelo e, claro, os looks usados por cada um, sempre com a atenção de destacar as últimas tendências da moda jovem. Hoje a estilista Daniela Conolly, é a consultora de estilo e responsável pelo figurino dos personagens.

A moda na trama manteve seu espaço, tanto que em um dos episódios (o terceiro da 2ª temporada), a Turma toda participou como modelos, de um catálogo e um desfile de um shopping, com a coordenação de Glorinha, a personagem mais fashion da revista.

Intercâmbio com o mundo real
Diversas participações especiais aconteceram durante as três primeiras temporadas da revista, personalidades do mundo real foram reportadas para as páginas do mangá. A cantora Pitty, a banda For Fun e a escritora Thalita Rebouças participaram das aventuras da Turma.

Em agosto de 2009, a heroína da revista, Luluzinha, começou a escrever na revista Atrevida – uma das maiores publicações para o público jovem -, passando a se tornar a primeira personagem em quadrinhos a assinar uma coluna fixa em uma publicação da vida real.

Edições especiais
O resultado de Luluzinha Teen e Sua Turma foi tão positivo que fora as publicações normais mensais, a Ediouro ainda lançou neste período duas edições especiais, em formato diferenciado, 17x24, inteiramente coloridas com 64 páginas de história e mais 16 com jogos de passatempo. A primeira chegou às bancas em dezembro de 2009, intitulada Depois do Crepúsculo e segunda, Amigos.com.você, saiu em maio deste ano, esta com argumento da escritora preferida dos adolescentes, Thalita Rebouças.

Interatividade
Um ponto importante que agregou valor ao projeto da revista foi a utilização paralela e constante do blog Luluteen, ferramenta muito usada e reconhecida pelo público jovem que se tornou febre entre os fãs que desta forma podiam interagir com os personagens na blogosfera.

O Blog, luluteen.com.br, que é hoje um braço fortíssimo da publicação, tem um expressivo número de acessos , na ordem 131.960 pageviews por mês e 150 comentários, em média, para cada post incluído.

Sempre com o intuito de estarem mais próximos dos fãs, e utilizando cada vez mais a rapidez do Blog da Lulu, a Ediouro criou diversos concursos que visavam a participação dos leitores na revista. O da Banda Loki, grupo musical do personagem Bola, foi um bom exemplo disso: o público deveria enviar uma sugestão de música para a banda e o vencedor teria sua letra divulgada na 4ª edição da segunda temporada. A idéia de participar da banda agradou tanto que hoje ela tem um perfil próprio no Twitter (@bandaloki).

Aliás, o sucesso nas redes sociais também é um fato consumado. Na comunidade oficial da Turma no Orkut, são mais de 1.400 membros e diversas outras relacionadas ao mangá foram criadas pelos seus admiradores. No Twitter, cada personagem tem um perfil e o número de pessoas que os seguem não para de crescer: o @LuluzinhaTeen já tem 3.613 seguidores, a personagem Aninha – a mais tecnológica da Turma – já acumula no @AninhaTeen, 1.241 fãs. O @BolaTeen possui 1.082 admiradores e os de Glorinha (@GlorinhaTeen) e Alvinho (@AlvinhoTeen), tem respectivamente, 1.089 e 991, seguidores.

Faculdades Integradas Rio Branco oferecem novos cursos de Pós-graduação: Jornalismo Contemporâneo e Novas Mídias

A partir do segundo semestre, uma nova opção passa a integrar a grade de cursos de especialização das Faculdades Integradas Rio Branco: trata-se da pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Novas Mídias, a ser realizado nas FRB, à avenida José Maria de Faria, 111, Lapa, São Paulo SP.

Coordenado pela professora Patrícia Rangel, do curso de Comunicação Social, a pós contará com a participação de profissionais da área como Heródoto Barbeiro – âncora as CBN e apresentador da TV Cultura -, Lourival Sant’Anna – repórter especial do jornal S.A. O Estado de São Paulo - e Márcio Moron – coordenador nacional de jornalismo do SBT.

O curso ainda contará com a participação de especialistas de outras instituições. São eles: Edvaldo Pereira Lima – Fundador da Academia Brasileira de Jornalismo Literário -, Lann Mendes de Barros – Professor Titular da Universidade Metodista do Brasil- , Wilson da Costa Bueno – Doutor em Comunicação pela USP - e Marco Chiaretti - Especialista em Jornalismo Digital.

Os interessados podem obter informações pelo 0800 16 55 21 e 11 3879-3105.