20.1.10

Rubens Ianelli


Pintor singular e autodidata, o paulistano Rubens Ianelli é tema de livro que apresenta uma amostra representativa de sua obra, passando pelos seus mais de 40 anos de carreira. O lançamento é da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Museu Afro Brasil.

Rubens Ianelli
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Museu Afro Brasil
248 páginas (ilustrado)
R$ 140,00

Com mais de quatro décadas de trajetória artística, Rubens Ianelli elaborou uma linguagem pessoal, resultado de suas múltiplas vivências. Pintor, desenhista e escultor, mas também médico e humanista, Ianelli se relaciona com o mundo por meio de uma produção artística que carrega suas preocupações sociais. “Filho de Arcângelo Ianelli e sobrinho de Thomaz Ianelli – que marcaram as artes plásticas brasileiras no século 20 –, Rubens Ianelli criou uma espécie de alfabeto visual com o qual torna visíveis seus sonhos e utopias. “A bibliografia sobre Rubens Ianelli atualmente disponível é escassa e a publicação deste livro é fundamental para ampliar o acesso à sua arte”, afirma Hubert Alquéres, diretor-presidente da Imprensa Oficial.
O lançamento acontece no dia 25 de janeiro, a partir das 13 horas, no Museu Afro-Brasil –
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera, Portão 10. No mesmo dia e local a Imprensa Oficial também lançará Miguel Costa – Um Herói Brasileiro”, de Yuri Abyaza Costa; “Breve História do Estado de São Paulo”, de Marco Antonio Villa; e “Palco Paulistano, Fotografias de Vânia Toledo

O livro traz criações de vários períodos da produção do artista, especialmente as obras realizadas neste século. Além das reproduções de alta qualidade gráfica, o volume apresenta textos curtos – mas esclarecedores – sobre o percurso e as preocupações do artista, assinados por um renomado time de críticos de arte, como Fabio Magalhães, Emanoel Araújo, Paulo Ramos Machado e Otoni Mesquita. Uma síntese cronológica da vida e da obra – redigida pela escritora Mariana Ianelli –, além de fotografias do artista em vários momentos de sua vida, completam o volume.

A sugestão de movimento permanente da linha (cerne da arte de Ianelli) arrebata o olhar e instala uma poesia serena, que convida à reflexão. “Emergindo de suas telas, as fantásticas aparições figurativas, faces, algumas apenas sugeridas, outras com olhar velado por uma pungente tristeza, nos propõem inquietantes perguntas”, anota Paulo Ramos Machado.

“Rubens é pintor e escultor. Contrasta os grandes formatos de suas pinturas e as pequenas formas apropriadas de suas esculturas. Pintor e escultor se confundem pelo uso sensível da cor e por criar uma simbiose de ideias construtivistas, em que a cor e a forma agem juntas para definir o seu fascínio por uma paisagem imaginária e por símbolos que dançam no espaço com uma musicalidade de câmara”, escreve Emanoel Araújo.

“Este livro revela um artista maduro, que já construiu sua linguagem, seu modo de interpretar o mundo. Na sucessão das páginas, apesar da diversidade de cada obra, sinto-me levado a estabelecer ligações de continuidade com as obras seguintes, como se houvesse pontes entre elas. Pontes que atravessam as águas e as correntezas de um único e caudaloso rio”, observa Fabio Magalhães.

O movimento POP ART continua mais vivo do que nunca


Depois de quase 50 anos, o estilo pop art continua ganhando fãs pelo mundo. Um dos artistas plásticos brasileiros que tem como característica principal a influência do movimento é o paulistano Lobo.

O artista recebe encomendas de diversas partes do mundo. Sua inspiração vem do trabalho de artistas consagrados do pop art, como Andy Warhol, Keith Haring e Burton Morris. Lobo firma cada vez mais seu talento através de pinturas já ilustradas nas paredes de pessoas que são adeptas ao movimento artístico dos anos 50. O artista já pintou mais de 500 telas e vem expandindo o seu trabalho customizando produtos e objetos.

Cores chapadas e traços marcantes. É assim que o artista expressa sua arte. As obras, criadas sob encomenda e personalizadas, vão desde a imortalização de momentos e pessoas até pontos turísticos de diversas cidades do mundo, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Nova York, Paris, entre outras.

A necessidade e o perfil de cada cliente são os focos do trabalho de Lobo, o que torna sua obra única. Conhecido pelo colorido vibrante e alegre de suas telas, o artista já promoveu exposições seguindo a banda Jota Quest em turnê, decorou a festa de dois anos da revista Rolling Stones e, recentemente, teve trabalhos expostos na Casa Cor São Paulo e Campinas.

Auto-didata, Lobo realizou sua primeira exposição em 2003, após a insistência de amigos ao verem uma obra que o artista pintou para presenteá-los. Nessa exposição desenvolveu 19 telas que estampavam personalidades nacionais e internacionais, como “Os Trapalhões”, Beatles, Bono Vox, Charlie Chaplin, Cazuza, Jim Morrison, David Bowie entre outros.

“O que era um simples passatempo, um hobby favorito, tornou-se profissão. Nunca imaginei trabalhar com isso. Trago para a minha arte experiências que obtive em todas as áreas de arte que já trabalhei. Talvez seja por isso que hoje me sinto tão realizado com o que faço”, declara Lobo.

Recentemente, o artista plástico fechou uma parceria com o Estúdio Giclée, que traz para o mercado revestimentos customizados de paredes, tetos, janelas, armários e biombos com forte acento pop, principal característica das obras de Lobo e em breve estará lançando uma linha de produtos exclusivos. Com uma linha de 14 posters impressos disponíveis em parceria com a rede FASTFRAME , o artista já vendeu mais de 10 mil posters em todo Brasil.

Para saber mais sobre o artista: www.lobopopart.com.br

Workshops de Colagem



CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Saiba mais em: www.livrariapop.com.br

CCPR promove Moto Clube de Criação no dia 30 de janeiro


No próximo dia 30 de janeiro (sábado), o Clube de Criação do Paraná (CCPR) dará a largada para a primeira edição do ano do Moto Clube de Criação, evento voltado para todos os sócios motociclistas e simpatizantes do Clube, que percorrerá 163 km de Curitiba até a cidade de Apiaí, em São Paulo. A saída está marcada para as 9h, na sede do CCPR, na Rua Mateus Leme, 4700, no Bairro São Lourenço, em Curitiba (PR).

Com trecho totalmente asfaltado, o percurso é repleto de atrações, como o Portal da Mata Atlântica, no Vale da Ribeira, declarado pela UNESCO como Reserva da Biosfera do Patrimônio Mundial. No passeio, também, será feita uma visita ao Parque Natural Municipal Morro do Ouro, com 540 hectares onde são preservados os mananciais de água que abastecem a cidade. Além da fauna e flora, cachoeiras e cavernas são algumas das atrações do parque.

Aqueles que não tiverem motocicleta não precisam se preocupar. O passeio também é permitido para acompanhantes na garupa ou mesmo de carro. Os interessados em participar do Moto Clube de Criação podem entrar em contato com o CCPR pelo telefone (41) 3253-7180 ou pelo email ccpr@ccpr.org.br.

A Arte de J. Borges: do Cordel à Xilogravura


Caixa Cultural São Paulo inaugura no dia 30 de janeiro, sábado, a partir das 11 horas, a mostra A Arte de J. Borges: do Cordel à Xilogravura, do artista pernambucano José Francisco Borges. A exposição tem curadoria de Pieter Tjabbes e Tânia Mills e revela a trajetória do artista auto-didata, focando o percurso de sua produção de cordéis e gravuras em cenários que ilustram o universo cultural nordestino. São exibidas xilogravuras, cordéis e matrizes originais. Durante a exibição da mostra, aberta de 30 de janeiro a 28 de fevereiro, a Caixa Cultural São Paulo realiza oficinas gratuitas de xilogravura aos sábados.

Segundo os curadores, a mostra não apresenta apenas a obra de J. Borges, mas o percurso de sua vida e sua expressão artística, que abrange o cordel e a xilogravura. Assim, a montagem procura contextualizar a exposição, trazendo um pouco da casa do artista à mostra, que conta com fotos e gravuras de seus familiares e aprendizes, e um pouco de sua cidade-natal, Bezerros (PE), que é representada por barraquinhas de feira com gravuras penduradas. Será exibido, ainda, um documentário de Vincent Carelli, que mostra a vida e a obra de J. Borges e a sua relação com a pacata cidade.

J. Borges
Nascido em 1935, José Francisco Borges ou J. Borges, como prefere ser chamado, é um dos mais expressivos artistas populares do Brasil. Considerado por Ariano Suassuna o maior gravador popular do país, o artista foi um dos ilustradores do calendário da ONU do ano de 2002. Auto-didata, J. Borges publicou seu primeiro cordel em 1964, intitulado O Encontro de Dois Vaqueiros no Sertão de Petrolina, seguido de O Verdadeiro Aviso de Frei Damião Sobre os Castigos que Vêm, cuja publicação deu início à sua profícua carreira de gravador. Na década de 1970, artistas plásticos, intelectuais e marchands passaram a encomendar suas xilogravuras, o que levou as imagens a ganharem cada vez mais autonomia em relação ao cordel. O itinerário do artista vem se fortalecendo pela transmissão dos conhecimentos da xilogravura às novas gerações de sua família, com quem mantém a Casa de Cultura Serra Negra, no sertão pernambucano.

Programação educativa, Visitas-ateliê e oficinas de xilogravura
Durante o período expositivo, o serviço educativo da Caixa organiza visitas mediadas gratuitas espontâneas para todos os públicos e idades ou em grupos de até 20 pessoas com a necessidade de agendamento prévio. As visitas de grupos agendados acontecem de terça a sexta-feira, às 10, 14, 16 e 19 horas. A Caixa Cultural oferece ainda um serviço diferenciado, voltado para as famílias e crianças, que é oferecido aos sábados e domingos às 10h30e 14h30. São as Visitas-ateliê, onde o grupo entra em contato com a obra do artista a partir de jogos e brincadeiras de exploração de imagem e cria suas próprias histórias com elementos da produção de cordéis. Aos sábados, das 14h30 às 17h, são oferecidas oficinas gratuitas de xilogravura, voltadas a iniciantes e interessados em conhecer a técnica. Inscrições e mais informações pelo telefone 3321 4400.

SERVIÇO:
Exposição: A Arte de J. Borges: do Cordel à Xilogravura
Abertura: 30 de janeiro de 2010, sábado, das 11
Visitação: de 30 de janeiro a 28 de fevereiro de 2010
Local: CAIXA CULTURAL São Paulo (Sé) - Praça da Sé, 111 – Centro - São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3321 4400
Horários de visitação: terça-feira a domingo, das 9 às 21 horas
Organização: Art Unlimited
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Entrada franca
Recomendação Livre

Nuances e Olhares Flamencos


Nesta sexta (17), o Flamenco e outros elementos da cultura espanhola dialogam com o público através da música, da fotografia e da artes plásticas.

O evento cultural Nuances e Olhares Flamencos, promovido pelo site Flamenco Brasil, apresenta o grande violonista flamenco Fernando de La Rua. O artista radicado na Espanha há dez anos e ganhador Prêmio de Melhor Música para Dança no “Certámen de Coreografía, Danza Española y Flamenco” em Madri, apresentará uma prévia de seu CD Nuances q ual une solenemente nuances fincadas na cultura brasileira como o choro, bossa nova e samba ao Flamenco.

A noite ainda é regada com os talentos da bailarina flamenca Yara Castro, do percursionista Beto Angerosa e do cantaor Marcio Bonefón.

A Exposição Olhares Flamencos expõe trabalhos do fotógrafo e publicitário Eduardo Sardinha, ele explica que “o flamenco tem uma velocidade incrível e uma imprevisibilidade nos movimentos, que exigem técnica e sensibilidade para fotografar o momento certo e a continuidade do movimento. No lugar de tintas, utilizo a captura da luz”, ele explica.

O fotógrafo Vanderlei da Costa, que acaba de expor na Casa do Lago da UNICAMP, destacou-se por sua sensibilidade ao manejar suas lentes. Exibe registros de movimentos que expressam beleza e força, marca s tão características do Flamenco.

Além de música e fotografia, o geólogo e artista Daniel Delattre responsável pelos eventos culturais Vexperience mostra “seu olhar flamenco” na forma de arte em camisetas.

Os organizadores do evento estão satisfeitos em contribuir para a difusão do Flamenco no Brasil através de eventos culturais e do portal www.flamencobrasil.com.br. “A arte espanhola tem ganhado muita força em nosso país e iremos trabalhar cada vez para disseminá-la através da informação e de ferramentas culturais”, diz Andressa Rocha uma das diretoras do site.

Serviço
Nuances e Olhares Flamencos
Quando: 22 de Janeiro às 21h00
Onde: Centro Cultural Rio Verde
Rua Belmiro Braga, 119 – Vila Madalena
Info.: (11) 3459-5321 - (11) 9419-0405