16.11.10

Lemon contrata Celia Camargos para coordenação geral


Celia Camargos, ou Celinha, como é mais conhecida no mercado, acaba de assumir a coordenação geral da Lemon Escola de Criatividade. Primeira portfolio school de Curitiba, a Lemon oferece cursos livres na área de comunicação, ministrados por profissionais das principais agências e estúdios do Brasil, considerados referência em suas respectivas áreas de atuação.

Com ampla experiência em planejamento e produção de eventos, administração e assessoria de comunicação, Celinha é formada em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática, com especialização em Marketing e em Comunicação Empresarial na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou no Clube de Criação do Paraná (CCPR) desde o segundo ano de existência da instituição (2005) até metade de 2010, quando assumiu o departamento de comunicação e eventos e, nos últimos dois anos, a coordenação geral.

Em seus cinco anos no CCPR, trabalhou diretamente com alguns dos profissionais de maior destaque do mercado paranaense como Renato Cavalher (Grupo OpusMúltipla), Marcos Pamplona (Lemon), Juarez Zaleski (Midia Digital), Alexandre Silveira (Bronx), Alexandre Popoviski (Talent), Ricardo Schrappe (Fuego), Alexandre Magno (WeShape Connection Design) entre outros. Participou da organizaç ão, coordenação e produção de eventos renomados do Clube como o Festival do Anuário, WorkChopp, Copa CCPR, Mostre a Cara, festa de lançamento do anuário, entre outros.

"O CCPR foi um laboratório muito importante na minha formação profissional, uma oportunidade para atuar ao lado de pessoas que para mim sempre foram referência em suas respectivas funções. Trabalhei bastante, aproveitei e aprendi muito com todos os diretores das diferentes gestões”, conta Celinha. “A Lemon já é uma marca muito forte e respeitada no mercado. Estou feliz com a oportunidade e tenho muitas expectativas em relação ao trabalho que vamos desenvolver juntos. Tenho certeza que vai ser uma parceria de sucesso", conclui.

CCPR realiza eleição para nova diretoria

O Clube de Criação do Paraná (CCPR) anuncia a convocação da eleição de diretoria que definirá a nova equipe para gerir a instituição no biênio de janeiro de 2011 a dezembro de 2012, de acordo com estatuto.

O período eleitoral será das 9h do dia 1º de dezembro até as 18h do dia 8. A votação ocorrerá via Internet pelo site do CCPR (www.ccpr.org.br), com acesso à página de eleição permitido apenas aos sócios votantes por meio de login e senha fornecidos a cada associado antes do período eleitoral.

A fiscalização do processo será realizada por uma comissão eleitoral com três sócios do CCPR, indicados pelo presidente em exercício, de acordo com as exigências do regulamento disponível no site do Clube. A comissão irá acompanhar todo o processo eleitoral até a divulgação do resultado no dia 8 de dezembro, às 20h, na sede do CCPR (Rua Mateus Leme, 4700, em Curitiba - PR).

O prazo final para inscrição de chapa é dia 24 de novembro de 2010.

Aviãozinho interativo é a estrela da campanha de GOL Linhas Aéreas na web   


Depois de encantar a todos com o filme Aviãozinho, a GOL Linhas Aéreas inova mais uma vez e leva o simpático avião de brinquedo para a internet. A partir de amanhã, dia 17/11 (quarta-feira), ele voará sobre o portal Viaje Aqui, e passeará pelas páginas das cidades de destinos da GOL, comandado pelos internautas pelo celular e pelo teclado do computador. A ação será repetida nos dias 23 e 29/11 e no dia 8/12. Das 10 horas ao meio-dia, o controle do vôo poderá ser feito pelo celular. Depois, passa ao teclado do computador.

A campanha “Imaginação”, criada pela AlmapBBDO, lança a nova assinatura – “GOL. Sempre dá para ir mais longe” e trabalha o principal valor da marca: a inovação. A trajetória da GOL em quase 10 anos de existência é marcada por grandes inovações no mercado da aviação, quebrando paradigmas que resultaram em mais facilidades, praticidade e acesso aos consumidores. A campanha retrata este valor de uma maneira lúdica e emocional, mostrando que a imaginação é o combustível da inovação.



Para pilotar o aviãozinho na Web, o usuário deve entrar na página do Viaje Aqui e preencher seu número de celular no espaço destinado a isso no banner da GOL. Ele receberá, em seguida, uma ligação avisando que está pronto para voar. No mesmo momento, o aviãozinho vai levantar voo na página e o usuário usará o celular para “pilotá-lo”: as teclas de comandos são o 2 para subir, o 4 para voar à esquerda, o 8 para descer, o 6 para voar à direita. Com o 5 ele fará pirueta. A tecla zero abrirá a página de compras de passagens da GOL Linhas Aéreas.

Ao terminar o vôo, o usuário ouvirá, em seu celular, a mensagem: “Obrigado por voar com a GOL. Aproveite e compre agora a sua passagem”. O tempo limite de passeio pelo site é de 30 segundos. Caso fique sobrecarregado, o controle do avião passará do celular para o teclado do computador.

A campanha “Imaginação” conta também com os comerciais “Check-in” e “Smiles”. O primeiro foi lançado em setembro, e mostra como é fácil fazer check-in na GOL pelo celular, iPhone e pelos totens de autoatendimento instalados nos aeroportos.  O segundo estreou no dia 26 de outubro e destaca as facilidades que a GOL oferece para quem tem o Programa de Milhagem Smiles. Peças na internet, veiculadas em diversos portais, reforçam a mensagem do filme. São banners animados  “guiados” pelo aviãozinho, que redirecionam o visitante para a página de check-in da GOL Linhas Aéreas.

Ficha técnica
Anunciante: GOL Linhas Aéreas
Título: Controle remoto,check-in
Produto: GOL Linhas Aéreas
Diretor de Criação: Sergio Mugnaini
Diretor de Arte: Guiga Giacomo, Ricardo Pocci
Redator: Luciana Haguiara
Programação: Pingo, Fillet
3D: Pingo, Marcelo Forlani
Tecnologia Mobile: Pontomobi
Diretor de tecnologia: João Lopes
Atendimento: Cristina Chacon, Marina Fernandes, Lucas Veloso
Planejamento: Cintia Gonçalves, Valter Bombonato
Mídia: Ricardo Medeiros, Tamara Cortez, Guilherme Santos
Aprovação: Claudia Pagnano, Florence Scapinni, Manuela Carneiro, Gabriela Takano, Jacqueline Souza

Exposição Fotográfica EuroClick 2010


Entre os dias 19 e 25 de novembro, o Centro Europeu de Curitiba irá expor as fotografias selecionadas no concurso fotográfico EuroClick 2010. A edição deste ano teve como tema Além da Imaginação e contou com, aproximadamente, 700 trabalhos inscritos, oriundos de todas as regiões do Brasil. O primeiro lugar do concurso ficou com Francis Pacheco, de Florianópolis (SC), com o ensaio Utopia – A árvore da angústia. A segunda colocação ficou com o paulista Renato Orosco, da cidade de Salto (SP), e a terceira com a fotógrafa Lorena Hollander, de São Paulo (SP).



As três fotografias vencedoras e todas as outras 27 imagens que compõe a Exposição Fotográfica EuroClick 2010 foram selecionadas por um júri técnico, formado pelas coordenadoras do curso de Fotografia do Centro Europeu, Charly Techio e Tânia Buchmann; pela empresária Zilda Maria Beltrão Fraletti, proprietária da Galeria de Artes Zilda Fraletti; pelo fotógrafo Nuno Papp; e pela diretora de arte Iraisi Gehring. “Neste ano, chegamos à terceira edição do concurso EuroClick e percebemos que a qualidade dos trabalhos é cada vez maior. Temos certeza que estamos atingindo os nossos objetivos, divulgando e estimulando a produção fotográfica no Brasil. O resultado destes meses de trabalho poderá ser conferido nesta exposição repleta de magia e imaginação”, comemora Charly Techio.



A abertura oficial da Exposição Fotográfica EuroClick 2010 acontece na próxima sexta-feira, dia 19 de agosto, na sede do Centro Europeu (Rua Brigadeiro Franco, nº 1700), a partir das 19h. A entrada para a mostra é gratuita e os trabalhos poderão ser visitados de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e nos sábados, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (41) 3222-6669 ou no site www.centroeuropeu.com.br.

Exposição Fotográfica EuroClick 2010
Local: Espaço Centro Europeu (Rua Brigadeiro Franco, nº 1700)
Data: De 19 a 25 de novembro.
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e nos sábado, das 8h às 17h.
Informações: (41) 3222 – 6669 ou www.centroeuropeu.com.br

Casa Rex recebe 10 prêmios da Creativity International Awards


A Casa Rex, uma das agências mais criativas do país que este ano inaugurou uma filial em Londres, acaba de ter dez projetos premiados na 40a Competição de Print & Packaging. Promovida pela Creativity International Awards, a mais antiga entidade internacional independente que realiza anualmente competições globais voltadas ao design gráfico e à propaganda, a agência recebeu 4 Gold Awards, 4 Silver Awards e 2 Honourable Mentions.



"Se levarmos em consideração os prêmios que recebemos este ano — pelo Communication Arts no início do ano, pelo HOW Design Awards e outro Pentaward —, e mais estes dez projetos que foram selecionados em uma única Competição de Design, percebemos que nosso trabalho está sendo cada vez mais valorizado não apenas aqui no Brasil, mas também internacionalmente.", diz Gustavo Piqueira, à frente da Casa Rex.

Os Gold Awards que a agência recebeu são entregues a apenas 10% das mais de mil agências de 31 países diferentes que participaram da competição.



Acompanhe a lista dos projetos selecionados da Casa Rex:

GOLD AWARD
Coleção Leituras Descoladas — Projeto gráfico
O Trem Maluco — Ilustração para livro infantil
Ciência, História e arte: Obras Raras e trabalhos especiais do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo — Projeto Gráfico
Escrito sobre Jade — Capa

SILVER AWARD
Nosso Filme — Projeto gráfico
Coleção Clássicos Saraiva — Capas
Exposição "Os Fundadores" — Design de Ambiente
Linha de desodorantes Dove DermoAclarant — Embalagem

HONOURABLE MENTION
Skip Perfect Black I Skip Perfect White — Embalagem
Negros, Índios e Brasil: Diálogos na Cultura — Cartaz

Esses trabalhos serão reproduzidos no Creativity Awards Annual Book deste ano, que será publicado pela HarperCollins. Para saber mais sobre a Competição, acesse: http://www.creativityawards.com/

Sobre a Casa Rex

Casa Rex é uma casa de design com bases operacionais em São Paulo e Londres cuja área de atuação vai de extensos projetos globais para marcas de consumo até a livre experimentação de ideias, não podendo ser enquadrada sob os tradicionais moldes de "agência" ou "estúdio" de design. Para conhecer mais, acesse: www.casarex.com.br

Especialistas detalham em livro o trabalho de artistas afro-brasileiros


Um amplo e preciso panorama da participação dos afrodescendentes na arte brasileira em todos os cantos do país, desde o período colonial até hoje, organizado por um dos maiores experts no tema, Emanoel Araújo. Com textos de especialistas e reproduções de obras dos artistas que se destacaram na arte nacional, A mão afro-brasileira – Significado da contribuição artística terá sua segunda edição, revista e ampliada, lançada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, em parceria com o Museu Afro-Brasil em 20 de novembro (sábado), dia da Consciência Negra, a partir das 11 horas no Museu Afro Brasil – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque do Ibirapuera, Portão 10.

Entre os artistas que têm seus trabalhos analisados estão Machado de Assis, Aleijadinho, Antônio Bandeira, Assis Valente, Cruz e Souza, Castro Alves, Grande Otelo, José do Patrocínio, Juliano Moreira, Mestre Valentim, Mestre Didi, Pixinguinha, Rubem Valentim, Ruth de Souza e Walter Firmo.

Dividida em dois volumes, num total de 880 páginas, a obra é publicada 21 anos após a primeira edição, que comemorava o centenário da Abolição da Escravatura no Brasil. Dois personagens marcantes da relação Brasil-Portugal assinam textos na abertura da obra: Fernando Henrique Cardoso e Mario Soares, ex-presidente português. A publicação tem ainda textos de Alberto Goldman, governador de São Paulo, e de Andrea Matarazzo, secretário estadual de Cultura.

As diversas reproduções de pinturas, esculturas, fotos, ilustrações, desenhos, carrancas e a avaliação do trabalho de inúmeros artistas revelam o extenso trabalho de pesquisa iconográfica e de texto. A publicação cobre o Barroco e o Rococó; a academia do século XIX; o modernismo e a arte contemporânea do Século XX.

“O resgate dessas produções artísticas do passado e do presente, e dos seus autores, nos ajuda a compreender não apenas a história da arte brasileira, mas da própria história do país”, diz Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial.

Emanoel Araújo explica que o desenvolvimento do projeto para a atual edição demandou ampla pesquisa nas áreas das artes plásticas, da música, da literatura, dos usos e costumes no Brasil, “tão abrangente e instigante era a proposta que se lançava de recuperar, ao menos parcialmente, a participação do homem negro e mestiço na formação da cultura nacional. Além da vasta bibliografia existente sobre o negro, foram consultados numerosos artigos e ensaios, depoimentos de viajantes estrangeiros que aqui estiveram durante o período de escravidão, documentos históricos etc”. Ele afirma ainda que a análise da documentação constata que o tema não foi, até agora, objeto de estudos aprofundados.

Na apresentação, Antonio Pita de Abreu ressalta que os autores dos textos, entre eles arquitetos,artistas, jornalistas, escritores e acadêmicos, apresentam seu conhecimento acerca da arte negra no país e a influência da cultura africana no desenvolvimento da cultura brasileira. “Do barroco e do rococó à arte contemporânea, esta publicação reúne manifestações artísticas que começaram com a chegada dos primeiros navios negreiros ao Brasil, há cerca de 450 anos”.

Mão Afro-brasileira - Significado da contribuição artística
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
Emanoel Araújo
Local: Museu Afro Brasil - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque do Ibirapuera, Portão 10
Data: 20/11 (sábado)
Horário: 11h00