26.3.09

MIS promove Paralelo – Encontro que discute Tecnologia e Meio Ambiente



De 29 de março a 1 de abril, o MIS, o British Council, a Mondriaan Foundation e o Arts and Humanities Research Council realizam o Encontro Internacional de Artistas, Designers e Pesquisadores, intitulado Paralelo - Tecnologia e Meio Ambiente, que reúne profissionais da mídia de três países diferentes -- Brasil, Holanda e Reino Unido --, em oficinas, simpósios e outros eventos.

O enfoque principal das discussões é a investigação das diferentes maneiras com que colaborações que transcendem fronteiras culturais e disciplinares resultam em pesquisas e novas percepções de problemas ecológicos locais e globais. O objetivo é estabelecer referências histórico-culturais a partir de reflexões sobre projetos que envolvam tecnologia e meio ambiente no Brasil.

A diretora executiva do MIS, Daniela Bousso, abre a programação de debates, às 14h30, seguida de fala de um representante do British Council. Às 15h, o debate Energias Reflexivas – Arte, Ecologia, Design e Tecnologia, mediado pelo gestor cultural e diretor do Centro Cultural São Paulo (CCSP), criador e coordenador do Fórum Permanente, Martin Grossmann, reúne o coordenador do Software Studies Group no Brasil, Cicero da Silva; o crítico e curador independente de arte eletrônica, Marcus Bastos; a pesquisadora da Universidade Federal da Bahia nas áreas de arte, ciência e tecnologia, Karla Brunet; e o pesquisador da Unicamp, que atua em sociologia, tecnologia, educação e planejamento, Laymert Garcia dos Santos.

Em seguida, começa o painel Respostas Artísticas para Desafios Ambientais – Estudos de Casos de Três Países, às 17h30, que oferece uma amostra do trabalho de ponta que vem sendo elaborado pelos três países participantes do evento – Brasil, Holanda e Reino Unido. Os participantes Jane Prophet (Reino Unido), Koert van Mensvoort e Rombout Frieling (Holanda) e Flavia Vivacqua e Alexandre Freire (Brasil) apresentam projetos que estão desenvolvendo e abordam os desafios encontrados em suas pesquisas. Para encerrar as atividades do dia, às 20h, há a exibição do filme Magnetic Movie, do duo Semiconductor, realizado por Ruth Gerhardt no NASA Space Sciences Laboratory, UC Berkeley, na Califórnia.

No dia seguinte, 30 de março, às 19h, o simpósio Pesquisa e Prática Interdisciplinares – Estruturas de Apoio Nacional e Internacional trata do desafio de encontrar apoio para colaborações e iniciativas interdisciplinares. A pesquisadora do Royal College of Arts, Bronac Ferran, faz a mediação do encontro que aborda os modelos de provisão de fundos, políticas e estratégias conjuntas para o divisor artes e ciência, entre outras questões levantadas entre Calvin Taylor, da School of Performance and Cultural Industries; Afonso Luz, da Secretaria de Política Culturais; Susan Amor, do Arts and Humanities Research Council; e José Geraldo de Souza, especialista em Educação e Desenvolvimento Annette Wolfsberger - Virtueel Platform.

O painel Pesquisa Nomádica e Envolvimento do Público abre a programação do dia 31 de março, às 19h, que debate estratégias para envolvimento do público utilizando jogos, técnicas de contação de histórias, mídia móvel e outras formas de interação na medida em que artistas, designers e cientistas estão constantemente desenvolvendo as pesquisas em lugares isolados ou laboratórios distantes.

Mediado pelo pesquisador do Media Studies Department, da Universidade de Turku (Finlândia), Tapio Makela, o simpósio conta com as participações de Rachel Jacobs, do Active Ingredient; Dominic Price, do Mixed Reality Laboratory; Mike Stubbs, curador e director de FACT; e James Wallbank, do Access Space Network (Reino Unido); Wapke Feenstra, artista (Holanda); e Rejane Spitz, artista e coordenadora do Núcleo de Arte Eletrônica da PUC-Rio (Brasil).

Às 21h20, será exibido o filme Brilliant Noise (2006), do duo Semiconductor, realizado por Ruth Jarman e Joe Gerhardt no NASA Space Sciences Laboratory, UC Berkeley, na Califórnia. Em seguida, VJ Spetto mostra softwares e hardwares que, quando criativamente combinados, podem ajudar no desenvolvimento de instalações artísticas na Performance Técnicas e Soluções Criativas, às 21h30.

A artista Esther Polak encerra o evento na quarta-feira no Centro Cultural São Paulo (CCSP), às 13h15, com a performance Nomadicgrazing. A partir do rastreamento com GPS loggers dos movimentos de cinco vacas de um rebanho brasileiro, a artista apresenta uma dança-robô baseada nos registros feitos, de maneira que o público visualiza uma coreografia ditada pela pastagem de vacas. Os rastros são medidos no tempo e no espaço. Se as vacas movem-se rapidamente, o robô se movimenta na mesma velocidade e vice-versa.

Outras atividades serão realizadas pelos participantes no MIS e no CCSP entre 29 de março e 2 de abril, e poderão ser acompanhadas pelo público através do Fórum Permanente: museu de arte entre o público e o privado, que fará a cobertura online: http://www.forumpermanente.org/

As inscrições para o encontro devem ser feitas pelo e-mail labmis@mis-sp.org.br

Serviço: Paralelo – Tecnologia e Meio Ambiente
Dia 29 de março (domingo)
14h30 – Abertura com Daniela Bousso
15h – Painel Energias Reflexivas – Arte, Ecologia, Design e Tecnologia
17h30 – Painel Respostas Artísticas para Desafios Ambientais – Estudos de Casos de Três Países
Dia 30 de março (segunda-feira)
19h – Painel Pesquisa e Prática Interdisciplinares – Estruturas de Apoio Nacional e Internacional

Dia 31 de março (terça-feira)
19h – Painel Pesquisa Nomádica e Envolvimento do Público
21h20 – Exibição do filme Brilliant Noise
21h30 – Performance Técnicas e Soluções Criativas com VJ Spetto

Dia 1º de abril (quarta-feira)
13h15 – Performance Nomadicgrazing, com Esther Polak - CCSP

Local: Auditório MIS (185 lugares)
Ingresso: grátis (é necessário fazer inscrição pelo e-mail labmis@mis-sp.org.br)
Ar condicionado
Acesso para deficientes físicos
Estacionamento cobrado

Novo portal das Havaianas reúne os sites oficiais da marca no mundo


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Criado pela AlmapBBDO, colorido e de navegação suave, ele disponibiliza os produtos, a história da marca e a sua comunicação

O novo site das sandálias Havaianas acabou de entrar no ar - www.havaianas.com. Criado pela AlmapBBDO, com design clean e multicolorido, ele abre com um mapa-múndi “pintado”, como numa aquarela sobre a textura do solado da sandália, e é um portal por onde os internautas podem visitar os sites oficiais das sandálias em 16 países – Brasil, Argentina, Austrália, Canadá, China, Egito, Japão, México, Marrocos, Nova Zelândia, Filipinas, África do Sul, Coréia do Sul, Taiwan, Tailândia e Estados Unidos. Há duas maneiras de se chegar a eles: clicando sobre o país ou entrando na lista de busca. Cada site reserva surpresas para o visitante.

O brasileiro abre numa página com flores, borboletas e sandálias convidando o internauta a visitar o Espaço Havaianas, localizado na Rua Oscar Freire, em São Paulo. Ao clicar no endereço, o site leva a um passeio virtual no espaço. Tiras coloridas, como as das sandálias, apontam os caminhos do site. Na Loja Online, por exemplo, é possível escolher os modelos de sandálias e bolsas Havaianas preferidos e adquiri-los. Há ainda, à venda, chaveiros, meias, pingentes para celulares e toalhas. Quem quiser ser franqueado das Havaianas, pode preencher um cadastro à disposição.

Ao entrar na área sobre as Havaianas, abre-se um mundo de informações. Ali estão as campanhas publicitárias criadas pela AlmapBBDO em todas as mídias, para todos os seus modelos. De uma forma suave e a partir de uma pintura, a história das sandálias também é contada desde 1962 até hoje. Para estudantes, pesquisadores e fãs da sandália mais famosa do mundo, é possível baixar um PDF com o case de Havaianas. E como se não bastasse tudo isso, ainda oferece um brinde aos internautas: com o mouse, é possível “pintar” no mesmo estilo das aquarelas que se espalham por suas páginas.

Mal entrou no ar, o portal das Havaianas já está repercutindo na Internet. Internautas atentos já comentam o novo portal no Twitter e em blogs como o Advertido e Updateordie.
Ficha Técnica – Internet

Anunciante: Havaianas
Produto: Havaianas
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Sérgio Mugnaini
Diretor de Arte: Thiago Balzano, Sérgio Mugnaini
Redator: Luciana Haguiara
Diretor de Tecnologia: Fabrizio Barata, João Lopes
Programação: Colmeia
Gerente de Projetos: Evelina Rios, Ana Maria Machado, Jackeline Camargo
Arquitetura de Informação: Gauge, Vania São José, Vanessa Marques
Ilustrações: Lobo
Sound Design: Cromo.sonica
Atendimento: André Furlanetto, Cris Chacon, Marina Fernandes, Patrícia Gerard, Karine Vilas Boas
Aprovação: Carla Schmitzberger, Christina Assumpção, Tania Grimaldi, Marcelo Vecchi

Art Office Design cria visual merchandising para o PDV da Nike



O estúdio curitibano Art Office Design é o responsável pela criação da ambientação do ponto de venda do lançamento do Nike 5 Zoom T7, que acaba de chegar às lojas, tanto próprias, como multimarcas. Chuteira da nova linha de produtos com foco em futsal, o produto chega ao mercado nacional com o slogan "Crie caos, crie espaço", e a promessa de elevar o nível do jogo, com maior qualidade e desenvoltura para o jogador.



Para isso, a Art Office Design desenvolveu um projeto de visual merchandising inspirado na top performance do produto e na agilidade para dentro das quadras que ele oferece. "Este conceito vem da necessidade do jogador possuir muita habilidade para fazer as jogadas, pois o futsal exige maior rapidez já que a quadra é menor, o número de jogadores é diferenciado e a trave é reduzida", explica José Junior - Head de Criação da Art Office.

O Design de Superfície no Brasil

A designer Renata Rubim, na década de 80, trouxe ao Brasil um termo que ainda hoje é pouco conhecido no país: Design de Superfície, ou, Surface Design. De acordo com ela, em seu livro Desenhando a Superfície, “essa designação é amplamente utilizada nos Estados Unidos para definir todo projeto elaborado por um designer, no que diz respeito ao tratamento e cor utilizados numa superfície, industrial, ou não.”

Surge então um evento capaz de proporcionar o melhor entendimento sobre este segmento, com a própria Renata como uma das palestrantes: O 1º Design Fórum Superfícies. O fórum, que acontecerá no dia 21 de maio, no Centro de Cultura Judaica, em São Paulo, debaterá sobre este vasto e novo campo para a atuação do profissional de design. Além de Renata, o designer e arquiteto João Luís Rieth também confirmou presença para falar sobre o quadro “Cerâmicas e Revestimentos”.

Com o tema “Sensações que fazem a diferença”, o evento reunirá os principais profissionais do setor para debater e difundir os conceitos relativos a este segmento do design, o qual projeta texturas – visuais e táteis, bi e tridimensionais - para diferentes superfícies, procurando encontrar uma solução estética e funcional para os mais variados materiais, produtos e processos de fabricação.

O Design Fórum Superfícies é destinado aos profissionais das áreas de arquitetura, artes plásticas, design, moda, comunicação, engenharia têxtil, desenvolvimento de produtos, fabricantes de insumos e estudantes. A atuação destes pode variar entre os segmentos automotivos, de cerâmicas, revestimentos, pisos, acabamentos, vidros, papéis, metais, entre outros, formando um abrangente grupo para discussões e troca de idéias.

Este evento, de acordo com Renata, é uma grande oportunidade para expandir horizontes e perspectivas sobre o design de superfície, além de torná-lo mais conhecido e valorizado.

O Design Fórum Superfícies acontecerá juntamente com o Design Fórum Megatendências, um evento feito em parceria com o Future Concept Lab (FCL) de Milão – um dos maiores centros de pesquisa de tendências do mundo – para debater e apresentar as novas perspectivas de consumo.

Informações e inscrições pelo site do evento www.designforum.com.br

Tátil cria nova comunicação do hidrotônico I9

Agência de branding e design é a responsável por soluções estratégicas para não-carbonatados da Coca-Cola-Brasil

Leveza, movimento e inovação. Com base nesses atributos-chave, a Tátil - agência de branding e design contratada pela Coca-Cola-Brasil para o desenvolvimento de conceitos e soluções com foco no ponto-de-venda para o portfolio de produtos não-carbonatados (sucos, águas, energéticos, entre outros) – criou a nova comunicação da marca I9 Hidrotônico.

A Coca-Cola apresentou à Tátil o desafio de transmitir ao público o conceito inovador do hidrotônico. Para atender a essa demanda, a agência criou um território visual com uma linguagem que incorpora elementos gráficos carregados dos conceitos “leveza, movimento e inovação”, e que posicionam I9 Hidrotônico como uma bebida leve e refrescante, para consumo pelo público jovem a qualquer hora do dia.

A estratégia deu certo. Além de expandir a categoria, com apenas 3 meses de lançamento o i9 Hidrotônico já alcançava o segundo lugar entre as marcas de maior comercialização na categoria Isotônico. Nos últimos seis meses, o I9 teve ganho expressivo de market share, alcançando 15% de participação no mercado de São Paulo.

A leveza associada a I9 Hidrotônico, fruto de uma concentração menor de sais minerais, está presente no design que privilegia o branco, utilizado pela Tátil para evidenciar o potencial refrescante da bebida. A combinação de cores fortes, por sua vez, dá o tom moderno, próprio do público jovem, e as formas geométricas lembram o tangram, um antigo quebra-cabeças chinês, que tem sete peças de tamanhos variados.

“A utilização de elementos geométricos e cores vibrantes está associada aos conceitos de modernidade, energia e movimento, pilares da comunicação da marca utilizados no desenvolvimento da campanha para o I9 Hidrotônico”, explica Fred Gelli, diretor de criação e sócio da Tátil.

Sobre a Tátil Design de Ideias - Criada por Fred Gelli, Patrícia Pinheiro e Gustavo Gelli em 1989, a Tátil é uma empresa de conceituação e desenvolvimento de marcas, estratégias de ponto-de-venda e criação de plataformas de relacionamento no mercado brasileiro, que atualmente desempenha papel estratégico nas ações de comunicação de grandes empresas.

A agência está entre as maiores do país e já conquistou mais de 50 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o If Design Awards, uma das maiores premiações mundiais de design, em 2004 e 2006. Em 2007, a Tátil conquistou as categorias ouro, prata e bronze do Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design, por soluções desenvolvidas para clientes como TIM e Nokia. A agência já havia conquistado esse mesmo prêmio por três anos consecutivos (2001, 2002 e 2003).

A Tátil recorre ao design e o branding para emocionar e cria soluções inovadoras a partir de experiências lúdicas. Os resultados de duas décadas de experiência e os cases de sucesso contribuíram para a consolidação da imagem da agência no Brasil e no exterior. Em 2008, Fred Gelli, sócio e diretor de criação da agência, foi convidado a participar do júri de design do Cannes Lions, o maior evento mundial da publicidade. Gelli foi o primeiro brasileiro a julgar a categoria Design Lions.