13.9.10

FAAP - 33ª Semana de Comunicação da FAAP discute o entretenimento como Cultura e Negócio

Semana da Comunicação promove palestras, debates e seminários sobre a relação entre cultura e entretenimento e a economia que movimenta essa forma de comunicar. A programação especial inclui mostras de fotografia, poesia e oficinas de cinema

Cultura e entretenimento caminham paralelamente, ainda que se intercalem e se sobreponham em muitos momentos. Tendo em vista a movimentação econômica promovida pela arte de entreter na sociedade moderna, a Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) realiza a 33a Semana de Comunicação, cujo tema é “Entretenimento como Cultura e Negócio”.

A programação tem início amanhã, 14/09 e acontece até sexta-feira, 17/09, reunindo estudiosos, apresentadores, produtores de tevê, documentaristas e renomados profissionais dos principais meios de comunicação para discutir - sem preconceitos e sem medo da crítica - a relevância que o entretenimento vem conquistando ao longo dos anos. Participam como convidados Elcio Coronato e Felipe Solari, apresentadores do programa Legendários; Rafinha Bastos e Thaíde, repórteres do programa A Liga; Cláudio Manoel, redator e ator do programa Casseta e Planeta, o músico e compositor Arnaldo Antunes, Daniel Daibem, apresentador do programa Sala dos Professores, entre outros.

Durante a semana serão realizados o 2º Seminário de Fotografia e Cinema, que faz uma reflexão sobre a obra de Thomas Farkas, o 4º Painel de Propaganda, o 4º Festival Olho de Vidro, palestra sobre os 60 anos da televisão brasileira, oficinas de montagem de portfólio, de edição de áudio, maquiagem e efeitos especiais para cinema e televisão, além de exibição de curtas-metragens.

A 33ª Semana de Comunicação da FAAP é aberta ao público e para participar é necessário se inscrever pelo e-mail facom@faap.br. As atividades acontecem nos períodos da manhã e noite. Confira a programação completa.

Programação - 33ª Semana de Comunicação da FAAP (14 a 17/09)
14/09 (terça-feira)

19h00 - Inspiração e Criatividade
Alex West - Diretor de Inovação, Agência Mother (Londres)
Local: (Centro de Convenções)

19h00 - 2º Seminário de Fotografia e Cinema - Thomaz Farkas e a Fotografia
Rubens Fernandes Junior – Pesquisador de Fotografia; Diretor e Professor da FACOM / FAAP
Rosely Nakagawa Matuck - Curadora e Editora de Fotografia
Local: Sala Anexa

19h00 - Legendários: o Programa
Elcio Coronato e Felipe Solari – Apresentadores do Programa
Local: Auditório 2

21h00 - Produção Independente: A Liga
Sebastián Gadea - Diretor da Eyeworks / Cuabro Cabezas
Rafinha Bastos - Repórter
Thaíde - Músico e Repórter
Local: Centro de Convenções

21h00 - Diálogos Apreciativos: A colaboração da Comunicação na Construção de uma Sociedade Humanizada
Prof. Dr. David Uip – Diretor Técnico do Instituto de Infectologia Emilio Ribas
Local: Auditório 2

15/09 (quarta-feira)

9h00 - 2º Seminário de Fotografia e Cinema - Thomaz Farkas e o Cinema
Sergio Muniz – Documentarista
Local: Sala S17

9h00 - 60 anos de TV: A Volta das Grandes Reportagens
Marilei Zanini - Chefe de Redação do Globo Repórter/SP
Local: Auditório 2

9h00 - O Entretenimento e a Criatividade Publicitária
Eugênio Mohallem – Presidente da Agência Mohallem / Artplan
Local: Auditório 1

11h00 - Inovação e Liberdade Criativa (Aud. 1)
David Eriksson - CEO e Diretor Criativo da North Kingdom Design (Suécia)
Local: Auditório 1

11h00 - Diálogos Críticos: Mesa FAAP - Folha de S. Paulo / Jornalismo de Guerra
Igor Gielow - Secretário de Redação da Folha de S. Paulo (Brasília)
Fábio Lacerda Soares Pietraroia - Professor da FAAP
Local: Auditório 2

19h00 as 22h30 - 4º Painel de Propaganda
André Porto Alegre - Diretor Comercial do Circuito Digital
Fábio Lima - Diretor Executivo do Media Mobz
Regina Augusto - Diretora Editorial do Meio & Mensagem
Elenice Rampazzo – Professora da FAAP
Local: Centro de Convenções

19h00 – Color Granding
Profissionais de Correção de Cor
Local: Sala Anexa

19h00 - Relações Públicas na Produção da Novela Ti Ti Ti
Local: Auditório 2

21h00 – Programa Canja Especial - IG / FAAP
Arnaldo Antunes - Músico e Compositor
Local: Auditório 1

21h00 - Diálogos Críticos: Mesa FAAP - Folha de S. Paulo / A Ilustrada como Agente Cultural mais importante da Mídia Impressa no País
Manuel da Costa Pinto - Colunista da Ilustrada / Folha de S. Paulo
Sylvia Colombo - Colunista da Ilustrada / Folha de S. Paulo
Local: Auditório 2

16/09 (quinta-feira)

9h00 - 2º Seminário de Fotografia e Cinema
Caravana Farkas, por um Inventário da Cultura Popular
Clara Leonel Ramos - Documentarista, Produtora e Pesquisadora de Cinema / ECA (USP)
Reinaldo Cardenuto Filho - Pesquisador de Cinema e Professor FAAP
Local: Centro de Convenções

9h00 - Citroën e Porto Seguro nas Redes Sociais
Jaime de Toledo - Brand Content Manager da Agência Rumbaº
Antonio Mafra - Analista de Redes Sociais da Porto Seguro
Local: Auditório 1

9h00 - Fórum de Radio Digital : Conteúdo?
Tomaz Alonso - Ger. Téc. do Sist. Globo de Rádio (SP)
Marcus Aurélio de Carvalho – Professor, Gerente Executivo da Rádio Globo e Coordenador Executivo da ONG UNIRR
Local: Auditório 2

11h00 - Mercado de arte e entretenimento: Produção Teatral
Grupo Três de Teatro: Iara Novaes (Diretora e Atriz), Gabriel Paiva (Produtora Cultural) e Silvia Gomez (Diretora)
Local: Centro de Convenções

11h00 – Gravação do Programa Sala dos Professores da Rádio Eldorado FM
Daniel Daibem - Músico e Apresentador
Local: Auditório 1

19h00 - A Música no Cinema que virou
Negócio
Tony Berchmans - Produtor Associado da Sound Design Antônio Eudi - Sócio-Diretor da Transmit Music
Nelson Guarniero Auad e Candido José Martins de Lima – Professores da FAAP
Local: Centro de Convenções

19h00 - Branded Content: A Mensagem através do Conteúdo
Marcelo Páscoa - Diretor de Criação da New Content e Professor da FAAP
Local: Auditório 1

19h00 – Alcoa: Ações Socioambientais e o Profissional de RP
Nemércio Nogueira - Diretor de Assuntos Institucionais da Alcoa (América Latina e Caribe)
Local: Auditório 2

21h00 - Entreter sem Emburrecer: Cultura e Negócio
Astrid Vasconcellos - Ger. de Com. da Discovery Networks
Local: Centro de Convenções

21h00 - Picadeiro de Cannes 2010 – Festival Publicitário
Irene Knoth - Professora da FAAP
João Paulo Testa - Ex-aluno da FAAP
Local: Auditório 1


17/09 (sexta-feira)

9h00 - Cinema 3-D
Profissionais de Produção em 3-D
Local: Centro de Convenções

9h00 - O Entretenimento como Oportunidade para a Publicidade
Agência África
Local: Auditório 1

9h00 - Fórum de TV: WEB séries
Felipe Reis – Ator, Diretor e Videomaker
Helio Ishii – Diretor do Núcleo Virgulino
Local: Auditório 2

11h00 - A História como Entretenimento: o Gênero Biográfico
Denise Paraná - Escritora e Roteirista de “Lula, o filho do Brasil”
Fernando Jose Amed – Professor da FAAP
Local: Centro de Convenções

11h00 - 4º Festival Olho de Vidro de Cinema e Vídeo
Exibição dos Curtas-metragens e Premiação
Local: Auditório 1

19h00 - Casseta e Planeta: Produção de
Conteúdo e Negócios
Cláudio Manoel - Redator e Ator
Local: Centro de Convenções

19h00 - Mídias Emergentes
Anderson Criativo - Co-fundador da MOBMOB
Jeff Paiva - Professor da FAAP
Local: Auditório 1

19h00 - Cinema 3-D
Profissionais de Produção em 3-D
Local: Sala Anexa

21h00 - 7º Encontro de Poesia Faladescrita
Omar Khoury - Professor da Unesp
Neiva Pitta Kadota, Mário Sérgio de Moraes e Edilamar Galvão da Silva - Professores da FAAP
Local: Centro de Convenções

21h00 – 17º Mostra de Vídeo
Exibição dos Curtas-metragens e Premiação
Local: Auditório 1

Programação Especial
12ª Mostra de Fotografia (Mezanino do Museu de Arte Brasileira FAAP)
A Mostra busca promover e publicar os trabalhos dos alunos da FACOM - FAAP. Comissão de Seleção e Premiação formada pelos professores da FAAP: Ary Diesendruck, Cauê Alves, Maria Auxiliadora Mendes, Oswaldo Pongetti Filho, Ronaldo Entler e Rubens Fernandes Junior

7ª Mostra de Poesia Visual (Mezanino do Museu de Arte Brasileira FAAP)
A Mostra, com trabalhos de alunos e poetas convidados, explicita o papel que assumiu a visualidade na elaboração de poemas, já tradicional na Poesia Intersemiótica, Intermídia e Multimídia.

3º Mostra EntreQuartos (Mezanino do Museu de Arte Brasileira FAAP)
Trabalhos produzidos por alunos dos 4º semestres de PP, abordando 2 eixos referenciais: veículos específicos e reformulação de target. Em ambos os casos, os alunos desenvolveram um exercício de precisão e criatividade lexicais.

4º Festival Olho de Vidro de Cinema
14/9 (13h30 e 17h00) - Exibição dos curtas-metragens
15/9 (13h30 e 17h00) - Exibição dos curtas-metragens
16/9 (13h30) - Reunião do Júri
17/9 (11h00) - Premiação no Auditório 1
Todas as sessões serão abertas ao público
Local: Sala Anexa

Oficina de Edição de Áudio
Oficina com Rafael Bembibre, Radialista e Diretor da
PerfectSound/Eventos.
DATA: 16/9 e 17/9 (quinta e sexta-feira)
HORÁRIO: 14h00 às 17h30
Vagas limitadas - inscrições na Coordenadoria de RTV - Prédio 1
Local: Sala de Usuários – Prédio1

Oficina de Efeitos Especiais
Esta edição aborda a preparação de materiais e sets para filmagem de cenas com efeitos cênicos com Christian Sherf, Diretor da Fixxon, especialista em maquiagem e efeitos especiais para cinema e televisão.
DATA: 17/9 (sexta-feira)
HORÁRIO: 14h00 as 18h00
Vagas limitadas - inscrições na Coord. de Cinema - Prédio 1
Local: Quadra Coberta – Prédio 5

Oficinas de Animação
Oficina com o Animador Celso Santos
13/9 (13h30 as 18h50) - Oficina de stop motion e massinha.
14/9 (13h30 as 18h50) - Oficina de Pixilation (stop motion com pessoas)
Vagas limitadas - Inscrições na Coordenadoria de Cinema Prédio 1
Local: Central Multimeios – Prédio 1

Oficina de Estágios: Planejamento & Criação na Bullet
A oficina será com o VP de Criação da Bullet, Mentor Muniz Neto, e tem a proposta de oferecer ao aluno um espaço para conhecer a dinâmica de um determinado departamento da agência de publicidade. Todos os participantes terão a oportunidade de desenvolver uma atividade que será avaliada por um profissional da Bullet. Ao final da oficina será selecionado um estudante que ganhará um estágio de um mês na Bullet e posteriormente serão avaliadas novas oportunidades:


• Exigência mínima: fluência em inglês e cursando a partir do 4º semestre de Publicidade e Propaganda.
• Trazer seu notebook
DATA: 16/9 (quinta-feira)
HORÁRIO: das 14h30 às 17h30
VAGAS: 30 - inscrições na Coordenadoria de PP – Prédio 5
Local: Centro de Criatividade

Oficina de Estágios: Planejamento na SantaClara
A Oficina de Estágios tem a proposta de oferecer ao aluno um espaço para conhecer a dinâmica de um determinado departamento da agência de publicidade. Todos os participantes terão a oportunidade de desenvolver uma atividade que será avaliada pelo profissional da agência. Na data da oficina serão selecionados finalistas que farão uma apresentação da própria agência e então um estudante será convidado a estagiar na agência (período indeterminado):
• Exigência mínima: fluência em inglês e cursando a partir do 4º semestre de Publicidade e Propaganda.
• Trazer seu notebook
DATA: 17/9 (sexta-feira)
HORÁRIO: 14h30 às 17h30
VAGAS: 30 - inscrições na Coordenadoria de PP – Prédio 5
Local: Centro de Criatividade

Oficinas Digitais
Os alunos inscritos terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre técnicas de e princípios dos softwares gráficos. As oficinas serão aplicadas por alunos-monitores. É necessário fazer inscrição prévia no hotsite do evento. Veja abaixo os temas de datas de cada oficina.
15/9 (14h00 às 16h30) - Photoshop
16/9 (14h00 às 16h30) - Retoques fotográficos
17/9 (14h00 às 16h30) - Estudo de identidade visual para Blogs
VAGAS: 30 - inscrições no hotsite do evento.
Local: Laboratórios de Mac – Prédio 5

34º Mostra Internacional de Cinema de SP
Exibição do filme “Dzi Croquettes”, em celebração ao 8ª ano da parceria entre a Mostra e a FAAP. A trajetória do irreverente grupo carioca Dzi Croquettes, que marcou o cenário artístico brasileiro nos anos 70. O conjunto contestava a ditadura por meio do deboche e da ironia e defendia a quebra de tabus sociais e sexuais.
Sessões: 16/9 (14h00) e 17/9 (16h00)
Local: Auditório 1

4ª Mostra da Diversidade
Exibição de curtas-metragens e debate com os ex-alunos de Cinema, Rene Guerra e Ricky Mastro, sobre a importância do “Cineasta de Gênero no Cinema Atual – O cinema LGBT de gênero existe?” O encontro será mediado pela professora Edilamar Galvão.
DATA: 17/9 (sexta-feira)
Horário: 14h00
Local: Auditório 1

2º Seminário de Fotografia e Cinema – Reflexões sobre Thomaz Farkas
Uma reflexão crítica em torno da rica aproximação criativa entre a fotografia e o cinema. Programação:
14/9 (19h00) - Thomaz Farkas e a Fotografia (Sala Anexa)
15/9 (9h00) - Thomaz Farkas e o Cinema (Sala S17)
15/9 (14h00) - Sessão com Filmes da Caravana Farkas (Aud. 1)
16/9 (9h00) - Caravana Farkas, por um Inventário da Cultura Popular
Certificado de participação para aqueles que participarem de todos os eventos
Local: Centro de Convenções

Especial Rádio FAAP 5 Anos no Ar
Programa em comemoração aos 5 anos de programação da Rádio FAAP, com música ao vivo e convidados. O evento também será transmitido pela TV FAAP na Praça do Sol, nos monitores espalhados pelo campus e nos sites www.radiofaap.com.br e www.tvfaap.com.br.
DATA : 13/9 (segunda-feira)
Horário: 20h00 (durante o intervalo das aulas)
Local: Cubo

4º Diálogos Críticos
A série criada pela área de Humanidades em 2007, para homenagear os 40 anos da FACOM FAAP, apresenta neste ano dois encontros (15/9) entre FAAP e jornalistas da Folha de S. Paulo: “Jornalismo de Guerra” (9h00), e “A Ilustrada como Agente Cultural mais importante da Mídia Impressa no País” (21h00).
Local: Auditório 2

7º Encontro de Poesia FalaDescrita
Evento para aficionados da arte da poesia, possibilitando troca de experiências e dando ensejo à reflexão.
Premiação e leitura dos poemas no dia 17/9 (21h00)
Local: Centro de Convenções

17º Mostra de Vídeo FAAP
Mostra dos vídeos realizados por alunos da FACOM/FAAP e premiação: dia 17/9 (21h00)
Local: Auditório 1

Lemon oferece curso sobre otimização do uso da Internet

“Um curso para aprender a turbinar a internet, com tudo o que você sempre quis saber sobre o universo virtual e nunca achou no Google”. Esta é a definição de Paula Rizzo, professora do curso Power Internet Usability, que será oferecido pela Lemon Escola de Comunicação de Curitiba (PR) neste sábado (18).

Durante sete horas, Paula Rizzo mostrará como otimizar o tempo navegando na web, abordando novidades que fazem a diferença na hora de achar o que precisa, gerar insights, selecionar imagens, colher referências e ter ideias. “Ensino a explorar, de maneira mais inteligente, as ferramentas de buscas na web, as comunidades, os blogs, bem como baixar imagens e filmes, utilizar FTPs gratuitos e muito mais. Um curso que ensina a aproveitar cinco vezes mais o uso de internet” explica.

Paula Rizzo tem mais de 15 anos de experiência em planejamento estratégico, dirigindo os departamentos de planejamento da McCann Rio e da FischerAmérica, e atua como diretora de inovação da DM9DDB. Atualmente é consultora de Inovação à frente da Engenho de Ideias, colaboradora do site updateordie.com e colunista do Blue Bus.

Mais informações pelo e-mail lemonschool@lemonschool.com.br, pelo telefone (41) 3019-9663 ou ainda no novo site da escola: www.lemonschool.com.br.

Ação inusitada da Chevrolet surpreende clientes e prospects do Vectra



A campanha do Chevrolet Vectra 2011 mantém repercussão com uma nova ação criativa. Em um segundo momento da campanha, clientes e prospects do Vectra recebem em suas casas um folder que apresenta as características do novo carro e uma reflexão em torno dos momentos únicos da vida.

A ação, criada pela WMcCann, traz ainda um roteiro com uma sugestão de brincadeira com um tubinho de massa de modelar, para propor uma interação dos pais com seus filhos.

A ideia é estimular a imaginação a partir da criação de um boneco de massinha. É uma alusão à figura do pai como a que acontece no filme da campanha intitulado “Bonequinho”, veiculado na televisão no mês de agosto.

Esta ação foi feita em parceria com a Sun/MRM que atuou na área de CRM, identificando o público-alvo e os prospects adequados, coordenando a iniciativa.


Ficha Técnica
Título: Massinha
Campanha: Chevrolet Vectra 2011
Produto: Chevrolet Vectra 2011
Cliente: GM
CCO: Washington Olivetto
Diretor de Criação: Eric Sulzer, Tales Bahu
Redator: Omar Caldas
Diretor de Arte: Carlos Bertuol
Atendimento: Rodrigo Perri, Michelle Zeger, Viviane Sbrana, Camilo Lima
Aprovação pelo cliente: José Roman, Cristina Ponte, Patricia Gravalos, Patricia Garcia
Planejamento: Aloísio Pinto
Direção de Produção: Marcelo Hack
Produção Gráfica: Marcelo Pinto
Gráfica: Pancrom Industria Gráfica
Retoque: Boreal Tratamento de Imagens
Fotógrafo: Maurício Nahas
Ilustrador: Macacolândia
Art Buyer: Ricardo Lívio

RS Digital Direct cria campanha Realidade Aumentada Citibank

A RS Digital Direct, desenvolveu a campanha “Realidade Aumentada Citibank”, baseada no lançamento do primeiro aplicativo para iPhone 2G/3G, que já esta disponível para download na App Store. Para comunicar esse lançamento, a RS criou uma campanha all-line, desenvolvendo e-mail marketing para uma base qualificada e diversas peças digitais para os sites do Citibank e Citigold, que, em forma de banners expansíveis e offer pages, simulam e explicam o uso da Realidade Aumentada no aplicativo. Na segunda etapa, uma mala direta será desenvolvida para os clientes do banco, que tem o objetivo de proporcionar uma experiência em Realidade Aumentada.

O diretor de criação da RS Digital Direct Fábio Mello destaca: “desenvolver esta campanha foi o começo de uma série de trabalhos digitais onde estamos aplicando esta tecnologia. Assim, a peça permite mais que uma interação, com o produto, serviço ou marca: uma experiência lúdica e exclusiva.”

O conceito realidade aumentada é definido como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico. A Realidade Aumentada proporciona ao usuário uma interação segura, trazendo para o seu ambiente real objetos virtuais, incrementando e aumentando a visão que ele tem do mundo real. O aplicativo do Citibank será disponibilizado para todos que possuem o iPhone 2G/3G ou 3GS, e permitirá o acesso a serviços de localização de agências, caixas eletrônicos e dispensadores de cheques.

Ficha técnica
Agência: RS Digital Direct
Direção de Criação: Fabio Mello e João Passarinho Netto
Criação: Renato Vasques, Victor Cardoso, Paulo Fanucci, Vinicio Santos, Fábio Marques
Atendimento: Jordana Bidin e Daniela Fromer
Site: www.citibank.com.br

Casa Rex é premiada pela Communication Arts




A Casa Rex, uma das mais criativas e reconhecidas agências do país, acaba de receber outro prêmio internacional. Desta vez, a revista americana Communication Arts, que realiza anualmente uma das mais importantes seleções mundiais em design gráfico, premiou o projeto gráfico desenvolvido para o livro Nosso Filme (Edições Jogo de Amarelinha), entre mais de 4.500 participantes.


Para criá-lo, a Casa Rex tomou como base o enredo da obra — que retrata o relacionamento de dois jovens apaixonados — e ilustrou formas suaves e fluidas que percorrem as páginas do livro como uma narrativa paralela. Ao invés de representar a trama de maneira literal, as ilustrações seguem como se fossem a trilha sonora da história.


"Procuramos trazer visuais que interpretassem a relação do casal apaixonado: desde o primeiro encontro, o romance, o sexo até a separação.", comenta Gustavo Piqueira, diretor criativo do projeto, que ilustra o livro junto com Samia Jacintho.


O projeto de Nosso Filme é o segundo consecutivo premiado pela Communication Arts — em 2009 a revista selecionou a coleção Leituras Descoladas (Ed. Biruta) — e será publicado na edição de Setembro/ Outubro da 2010 Design Annual 51. Conheça mais detalhes das ilustrações aqui.


Sobre a Casa Rex
Casa Rex é uma casa de design com bases operacionais em São Paulo e Londres cuja área de atuação vai de extensos projetos globais para marcas de consumo até a livre experimentação de ideias, não podendo ser enquadrada sob os tradicionais moldes de "agência" ou "estúdio" de design. Para conhecer mais, acesse: www.casarex.com.br

Simple Comunicação promove Bruno Honda a Diretor de Criação


Valorizando profissionais que, além de talento e competência, tenham afinidade com seu posicionamento de simplicidade e sustentabilidade (em seu sentido mais amplo), a Simple Comunicação acaba de promover Bruno Honda a Diretor de Criação. O criativo, que também é artista plástico, tem uma obra intimamente ligada à reciclagem de embalagens e materiais descartáveis, sendo ela mesma “descartável” após cumprir seu papel crítico.

Recentemente, Bruno expôs suas obras em São Paulo e Taubaté, sua cidade natal. O artista utiliza caneta de retroprojetor para desenhar e recriar embalagens de xampu, sabonete, desodorante, bobinas, caixas de papelão e outros “descartáveis”, criando um universo de personagens lúdicos. O publicitário também personaliza móveis, desenvolve adesivos e camisetas e está escrevendo e ilustrando um livro infantil.

Formado em Comunicação Social pela ESPM, Bruno já passou pela Rapp Collins, The Marketing Store, New Style e criou para os clientes Itaú, Folha de S. Paulo, NET TV, McDonald’s, Sadia, Motorola, entre outros. Ainda figuram no portfólio de Honda prêmios como Colunistas, ABEMD, Prêmio ABOUT e Popai.

Sobre a Simple
A Simple Comunicação levanta a bandeira de sustentabilidade em custos, produtividade e responsabilidade sócio-ambiental e cultural. Seu foco de investimentos é na contratação de profissionais super qualificados, para garantir um padrão de excelência em criação e operação. Ocupa um prédio ambientalmente inteligente ,em frente a uma magnífica praça da Vila Madalena. Trabalha de janelas abertas, com muito silêncio à sua volta e com uma preocupação cotidiana com reciclagem e consumo consciente. Em um ano e meio de existência já atende clientes como Consul, Castrol, Philips, Brastemp, Absolut, Jameson, Nissin, entre outros.. A cada quatro meses empresta suas paredes à simple/micro/art/gallery, transformando o que seria um espaço meramente corporativo em espaço cultural dedicado a divulgação de novos artistas.

Brasília 50 anos – Meio Século da Capital do Brasil


A partir desta quinta-feira, alguns países da Europa poderão conhecer a história da capital do Brasil, além do trabalho de alguns brasileiros dedicados à arte e à cultura. Brasília 50 anos – Meio Século da Capital do Brasil será uma megaexposição de artes visuais, que tem como grande objetivo disseminar a cultura e a diversidade brasileira, contando a história de Brasília, como sua criação, arquitetura, cultura e paisagem.

Com estreia marcada para 17 de setembro, em Madri (Espanha), Brasília 50 anos estará também em Lisboa (Portugal), a partir de 14 de dezembro. Além disso, a maquete itinerante de Brasília, que integra a exposição, irá ainda para Milão (Itália).

Brasília 50 anos é uma realização da Artetude Cultural e tem a curadoria de Danielle Rocha Athayde, que cursou Gestão Cultural, Patrimônio, Turismo e Natureza no Instituto de Investigação José Ortega y Gasset, em Madri, e apresentou o projeto da exposição como tese de mestrado. Depois de ter o trabalho aprovado com honra, Danielle levou uma proposta ao Ministério da Habitação de Madri, que resolveu apoiar o projeto que se concretiza a partir de setembro deste ano. A exposição foi incluída, pela ministra da Habitação da Espanha, Beatriz Corredor, no calendário das comemorações do Bicentenário da Independência das Repúblicas Latinoamericanas.

A exposição começa com uma linha do tempo, que tem como marco inicial o ano de 1753, quando surgiu a ideia de levar a capital do Brasil para o interior do País e vai até a atualidade. Depois seguem seis blocos temáticos, que mostram toda a riqueza da cidade e sua história. O evento também apresenta um ciclo de cinema sobre a cidade.
Entre as atrações da exposição destacam-se:

Maquete itinerante de Brasília – obra de autoria do arquiteto e reconhecido maquetista Antonio José Pereira de Oliveira, que entre inúmeros trabalhos também assina a maquete do Plano Piloto de Brasília, exposta no Espaço Lúcio Costa, na capital federal, e a maquete do Projac, da Rede Globo, no Rio de Janeiro (RJ). A maquete representa fielmente toda a arquitetura e urbanismo de Brasília no início do ano de 2010. As principais diferenças entre a antiga maquete e a atual são os limites ampliados da área abrangida e o método de construção. O projeto prescinde dos métodos artesanais tradicionalmente usados na confecção de maquetes, utilizando pela primeira vez todos os recursos proporcionados pela informatização, por meio da elaboração das edificações em Autocad, como as imagens de satélite e a miniaturização automatizada.

Fotos aéreas – as fotos feitas por João Facó, em grande formato, darão aos visitantes da exposição a sensação de um voo por Brasília.

Fotos históricas - fotos do plano urbanístico original, primeiros planos e do arquivo público do Distrito Federal do acervo do Instituto Moreira Salles, fotografadas por Marcel Gautherot, um francês que se apaixonou pelo Brasil ao ler um livro de Jorge Amado. Também estarão expostas fotos do acervo da Diretoria de Patrimônio Histórico e Artístico de Brasília e de autoria de Mário Fontenelle, amigo pessoal do presidente Juscelino Kubitschek.

Brasília Monumento Histórico - fotos de Fabio Colombini, arquiteto e fotógrafo de renome internacional, que há 23 anos realiza produções especializadas em natureza e registra a rica biodiversidade da fauna e flora brasileiras, conciliando arte e ciência. Serão 34 imagens inéditas, sendo 26 ampliações coloridas (105 X 70 cm) e 8 ampliações em preto e branco (50 X 33 cm). Tais imagens foram produzidas ao longo de 20 dias, em três épocas diferentes do ano, com linguagem gráfica, visões amplas, fragmentadas, ângulos inusitados e surpreendentes, explorando os efeitos da luz, destacando a simplicidade de linhas e formas. São 28 imagens enfocando aspectos arquitetônicos, paisagísticos, urbanísticos e artísticos, que destacam o caráter modernista e planejado de Brasília e sua integração com o ambiente. Também compõem a mostra, 6 imagens abordando a natureza da região de Brasília.

Espaço dos protagonistas – áreas individuais dedicadas à história e realizações dos cinco principais protagonistas da criação de Brasília: Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Athos Bulcão e Burle Max.

Quatro visões do Planalto Central do Brasil - projeção de quatro vídeos sobre o Planalto Central e os temas: A natureza, O homem, A obra e A cidade. De autoria de Ronaldo Duque, cada vídeo tem a duração de 10 minutos.
Ao final da exposição, o visitante encontrará um lounge-livraria com mais de 50 livros e catálogos sobre Brasília, todos disponíveis para leitura no local. Em todo espaço expositivo o público encontrará áreas multimídias com muita tecnologia e interação.

O público terá acesso gratuito em todos os locais por onde passará Brasília 50 anos – Meio Século da Capital do Brasil, que estima ser vista por 300 mil pessoas.

Ficha técnica:
Coordenação geral e curadoria – Danielle Rocha Athayde
Gerência do projeto – Robson Bento Outeiro
Autor da maquete itinerante – Antonio José Pereira de Oliveira
Fotografias “Brasília Monumento Histórico”- Fabio Colombini
Fotografias aéreas – João Facó
Projeções “Quatro visões do Planalto Central do Brasil”- Ronaldo Duque
Projeto cenográfico – Fernando Sapuppo
Design gráfico – Bernardo Duque
Trilha sonora – Pablo Duque

Serviço:
Brasília 50 anos – Meio Século da capital do Brasil
Madri - Espanha
Data: 17 de setembro a 7 de novembro
Local: Arquería de Nuevos Ministérios

Lisboa – Portugal
Data: 14 de dezembro de 2010 a 12 de janeiro de 2011
Local: Espaço Atmosferas na Etic (Escola Técnica de Imagem e Comunicação)

Exposição da maquete itinerante de Brasília
Milão – Itália

Estádio do Morumbi é tema de camiseta comemorativa do SPFC por Paulo Consentino


O estádio Cícero Pompeu de Toledo do SPFC, responsável por abrigar, nas últimas cinco décadas, tantos campeonatos, torneios, copas e shows internacionais, será tema da camiseta licenciada desenvolvida pela Gatto de Rua Sports. Para homenagear o Morumbi, como é carinhosamente conhecido esse palco de tantas emoções, a Gatto de Rua convidou o artista plástico Paulo Consentino para assinar o design do produto dando-lhe um toque sofisticado e cultural.

Com os traços de Consentino, que sempre teve fortes ligações com o futebol, o estádio ganhou uma leitura própria, no estilo pop art, numa visão moderna e figuras geométricas em vermelho sob o fundo preto da camiseta. O artista animado com o novo projeto explicou: “Minha expectativa ao traduzir o estádio é atingir o maior número de pessoas. Toda arte tem conexão com esporte, política, bem-estar, turismo. “Esta é a função da produção cultural: comunicar”, frisou o artista.

A camisa em malha 100% algodão fará parte da coleção verão SPFC da Gatto de Rua Sports. Poderá ser encontrada nos tamanhos P, M, G e GG. Está disponível nas lojas: Times Mania, Net Shoes, São Paulo Mania (saopaulomania.com.br), Sou Maluco por Futebol (soumalucoporfutebol.com.br) e, em outras boutiques e magazines esportivas.

O artista
Trabalhando com arte profissionalmente desde 1987, Paulo Consentino tem em seu currículo exposições no Brasil e em países como Portugal, Espanha, Alemanha, França e Japão. Recebeu a premiação máxima da Grand Prix Internacional de Arte em Cannes, na França, em 2004; e o primeiro prêmio no Salão Jovem do CCBEU (1987).

Têm obras em acervos particulares na Suíça, Alemanha, França, Itália, Portugal, Estados Unidos, Argentina, México e em todos os estados brasileiros. No Brasil, trabalha com a New York Gallery e a Renot Antiques, ambas paulistanas, e com a galeria Patrícia Costa, no Rio de Janeiro.

Sobre a Gatto de Rua
Há mais de 20 anos no mercado, a Gatto de Rua é uma confecção especializada em soluções têxteis, que oferece as últimas tendências do setor na criação de artigos exclusivos. A empresa atua em quatros segmentos: Moda Promocional (desenvolve uniforme promocional e brindes diferenciados e inovadores de acordo com o briefing de seus clientes), Moda Esportiva (licenciada de grandes clubes de futebol), Moda Ecológica (uniformes e produtos promocionais confeccionados em tecidos de garrafas PET, e também a BAG Market - sacola organizadora para carrinhos de supermercados). Entre os clientes atendidos estão: Coca-Cola, Motorola, Natura, Nestlé, entre outros. www.gattoderua.com.br

Eleição na PBKIDS


O clima de eleição contagiou até a PBKIDS Brinquedos. A rede de lojas lança campanha de mídia para apresentar às crianças os quatro candidatos a mascote da PBKIDS. Assinada pela agência Z+, a campanha conta com ações no ponto de venda, na internet e também nos canais infantis da TV a cabo.

O filme publicitário chega aos canais Disney, Discovery Kids, Nickelodeon, Cartoon Network e Disney XD a partir de 13 de setembro. De maneira descontraída, os concorrentes mostram seus rostinhos e pedem o voto da criançada. O vencedor será o novo Pebê.

“O novo personagem será o porta-voz da marca, ele abre mais um canal de identificação entre a PBKIDS e o nosso público” explica Celso Pilnik, diretor comercial da empresa. Leo Macias, diretor de criação da Z+ completa: “Os candidatos são brinquedos tridimensionais, produzidos com manipulação humana para proporcionar maior realismo”.

No hotsite da disputa, em www.pbkids.com.br , as crianças podem votar no Pebê preferido e ainda postar mensagens sobre a corrida eleitoral no microblog Twitter. Nas lojas, os vendedores distribuem “santinhos” com as informações de cada candidato e as vitrines são cobertas por “lambe-lambes” dos quatro personagens. A votação termina em 30 de setembro.

O Pebê escolhido será divulgado em comerciais de varejo, que irão ao ar partir de 1 de outubro. O cenário do filme será uma caixa de brinquedos, mostrando o ato de brincar como uma transformação mágica.

A rede PBKIDS Brinquedos está no mercado há 16 anos e possui 52 lojas em todo o Brasil.

Ficha Técnica Z+
Anunciante / produto: PBKIDS
Título: Pebê
Agência: Z+ Comunicação
Direção de Criação: Alan Strozenberg e Leo Macias
Criação: Leandro Leal, Marcelo Machado, Alex Senna
Atendimento: Fátima Pastorello e Sara Reis
RTVC: Sandra Freitas
Produtora: Dínamo Filmes
Direção: João Simi
Animação: Dínamo Digital
Produtora de som: Atakk
Art Buyer: Alice Imamura
Ilustração: Pedro Jr.
Aprovação / cliente: Celso Pilnik, Renato Floh e Betina Zaterka

Ficha Técnica – Lattitud (online)
Direção de Criação: Luis R. Constantino
Direção de Arte: Fabio Lemos e Neto Nogawa
Assistente de Arte: Bruno Oliveira
Flash Designer: Isaias Campos, Victor Souza e Philipe Montilla
Programação: Jefferson Rodrigues e Rodrigo Dalonso

Santa Clara e Volcano Hotmind destroem agências em filme viral para El Ojo de Iberoamerica



A Santa Clara dá início a mais uma etapa da campanha integrada que criou para divulgar o Festival El Ojo de Iberoamérica. A agência dos sócios Jaime Greene, Ulisses Zamboni, Fernando Campos, Carlos André Eyer e Murilo Lico lança nesta semana um filme viral, de três minutos de duração, onde é possível ver agências conhecidas e premiadas como Ogilvy, F/Nazca, NBS e DM9DDB, sendo destruídas por explosões, derretidas em ácido, tomadas por formigas ou vírus bizarros. Tudo isso faz parte da estratégia de divulgação do troféu autodestrutível do El Ojo 2010, festival que se realiza em Buenos Aires nos dias 22, 23 e 24 de novembro deste ano.

O filme é um suposto making of do tal troféu, que está sendo entregue em algumas agências para um “test drive” (qualquer agência com mais de 50 inscrições pode solicitar gratuitamente um troféu autodestrutível). Supostos técnicos em efeitos especiais dão depoimentos sobre seus métodos de destruição e imaginam o que poderia acontecer se estes métodos fossem usados para produzir o troféu e citam quais seriam as consequências que as agências poderiam sofrer com isso.


O filme foi dirigido pelo coletivo Volcano e produzido pela produtora criativa Volcano Hotmind. Toda peça foi cuidadosamente pensada para ter estéticas diferentes que imprimissem o perfil pscicológico de cada um dos personagens, tanto nos depoimentos como nas "viagens" que cada um deles faz. Também foi feito um laboratório com os atores, que acabaram reescrevendo boa parte do roteiro original com seus “cacos”.


Ficha Técnica filme viral
Títulos: "Troféu Autodestrutível"
Produto: Festival El Ojo 2010
Cliente: El Ojo de Iberoamérica
Direção de Criação: Fernando Campos, Carlos André Eyer, Murilo Lico
Redator: Fernando Campos
Diretor de Arte: Carlos André Eyer
Atendimento: Janaína Luna, Mariana Zavanella
Aprovação pelo cliente: Matias Keller e Santiago Keller
RTV: Diego Villas Bôas
Produtora: Volcano Hotmind
Direção: Volcano
Fotografia: Lito Mendes da Rocha
Diretor de Arte: Max Pochon
Animação: Cleiton Cafeu
Edição: Talles Martins
Finalização: Volcano Hotmind
Pós-produção: Volcano Hotmind / Teisson Froes
Produtora de Som: Satélite
Trilha: Satélite e Sonoplastik Music


Sobre a Santa Clara
A Santa Clara foi fundada em maio de 2006 e, em quatro anos de atuação, conta com clientes de peso em sua carteira como Procter&Gamble, Matte Leão, GVT, Neosaldina, Estrela, Café 3 Corações, Frisco, Dona Benta, Petybon e Qualicorp Seguros. A agência tem 60 funcionários e cinco sócios: Jaime Greene (Presidente), Ulisses Zamboni (Planejamento), Fernando Campos, Carlos André Eyer e Murilo Lico (Criação). As principais características da Santa Clara são o trabalho estratégico para as marcas (baseado na integração total entre planejamento e criação) e a neutralidade em mídia, o que significa que a agência é capaz de planejar qualquer ponto de contato entre marcas e seus consumidores, dos mais tradicionais, como televisão e revista, aos mais contemporâneos, como digital e guerrilha.

Exposição “Fast Forward”, inédita no Brasil, traz mais de 25 obras de 17 expoentes da Arte Britânica Contemporânea

Sob patrocínio da Cultura Inglesa e organização da artista plástica Cláudia Marchetti, a exposição “Fast Forward – Arte Contemporânea Britânica no Brasil” exibe a partir de 21 de setembro pela primeira vez no País um conjunto de obras originais e de edições limitadas realizadas por 17 renomados artistas do Reino Unido. No Centro Brasileiro Britânico, o público poderá conferir mais de 25 trabalhos em técnicas e mídias diferentes, desde um néon de Tracey Emin, passando pela escultura tecnológica em aço inox de Tony Cragg até as gravuras com um toque pessoal de Damien Hirst. Realizada com apoio do British Council e da São Paulo Polo de Arte Contemporânea, a mostra terá um vernissage para convidados no dia 20.

A exposição abre um espaço privilegiado para quatro vencedores do Turner Prize da Tate Gallery, o principal prêmio de Arte Contemporânea no Reino Unido e um dos mais importantes do mundo: Anish Kapoor, Damien Hirst, Grayson Perry e Rachel Whiteread. Além da Kapoor, estão presentes outros três artistas que representaram o Reino Unido na Bienal de Veneza - Gary Hume (1999), Mark Wallinger (2001) e Tracey Emin (2007). Cinco artistas de “Fast Forward” já expuseram suas obras em edições anteriores da Bienal Internacional de Artes de São Paulo: Anish Kapoor (1983/1996), Tony Cragg (1983), Gary Hume (1996), Michael Craig-Martin (1998) e David Batchelor (2004)

SERVIÇO
“Fast Forward – Arte Contemporânea Britânica no Brasil” ficará aberta ao público até 27 de novembro, no Espaço David Ford – galerias do Centro Brasileiro Britânico, na rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros. De segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas. Sábado, domingos e feriados: das 10 às 16 horas.


Visitas com monitores acontecem às sextas, sábados, domingos e feriados das 10h às 16h. Estacionamento R$ 10,00 (1a hora) e R$ 5,00 (2a hora).

Entrada franca. Informações: (11) 3039-4466 e www.culturainglesasp.com.br.

Esposições “Tékhne” e “Memórias Reveladas” abrem ao público amanhã


História, interatividade e inovação. É nesse contexto que o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP) completa seu cinquentenário. A comemoração tem início em 14 de setembro, quando o Salão Cultural e a Sala Annie Alvares Penteado recebem duas grandes exposições: a multimídia “Tékhne”, que revisita as principais mostras de arte tecnológica realizadas pelo MAB-FAAP e apresenta obras inéditas de renomados artistas da contemporaneidade; e “Memórias Reveladas”, que resgata por meio de recursos visuais o processo de construção da faculdade de artes plásticas, além de homenagear os grandes artistas que contribuíram para sua consolidação. Holografias das principais peças encenadas pelos artistas no Teatro FAAP integram a exposição.

A concepção das exposições teve início há um ano e meio, quando a FAAP deu início à criação do Centro de Memória da instituição, sendo Denise Mattar a coordenadora do trabalho de pesquisa dentro e fora da Fundação. Foram coletadas fotos, documentos, cartas, fichas de professores, de alunos, de exposições e peças de teatro que resultou na publicação de três livros que complementam as comemorações: Arte Brasileira: 50 exposições do MAB-FAAP, com textos das críticas de arte Angélica Moraes e Fernanda Lopes, e da curadora; Teatro FAAP – A História em Cena, escrito pelo crítico de teatro Valmir Santos; e Memórias Reveladas – A atuação cultural da FAAP, que traz a cronologia da construção do Museu de Arte Brasileira, o convênio estabelecido com o MASP, na década de 1950, a transformação da Escola de Artes em Faculdade de Artes Plásticas, nos anos 1970, e os principais acontecimentos que atribuíram à FAAP o reconhecimento na formação de jovens artistas.

Tékhne: Maestria e Convergência
Denominada Tékhne - palavra grega para artes plásticas - a exposição discute a importância da convergência entre arte e tecnologia. A mostra, que homenageia o crítico de arte Walter Zanini, precursor no apoio à arte e tecnologia, é dividida em dois núcleos – Histórico e Contemporâneo – e reúne trabalhos desde a década de 1960 até os dias atuais.

No Núcleo Histórico, a exposição possibilita revisitar cinco principais mostras de tecnologia realizadas pelo MAB-FAAP entre 1964 e 1986 que foram pioneiras na apresentação desse tema no Brasil.

A primeira mostra a ser revisitada é “A Instabilidade”, de 1964, que integrou a III Bienal de Paris de 1963. Realizada pelo Grupo G.R.A.V – Grupo de Pesquisa de Arte Visual, a exposição surpreendeu artistas e críticos da época por propor a investigação do processo criativo e participação do espectador. Em Tékhne, será reapresentada a instalação “Lumière em Mouvement” de Julio Le Parc, cujas luzes mágicas se movem de acordo com os visitantes.

A exposição “Arteônica”, de 1971, é a segunda a ser revisitada em Tékhne. Com curadoria de Waldemar Cordeiro (1925-1973), foi uma das primeiras exposições de computer art organizada em São Paulo. Nessa mostra
serão apresentadas as obras de Cordeiro que integraram a exposição original, e um conjunto de dez obras que homenageia o artista, mapeando sua produção do período.

O artista Julio Plaza, espanhol naturalizado brasileiro, de grande importância para a arte multimídia, será homenageado em Tékhne com a recriação da peça La Diferencia, de 1981, apresentada na Bienal de São Paulo daquele ano. Também serão exibidos seus vídeo-poemas com o poeta Augusto de Campos.

“O Objeto na Arte - Brasil anos 60”, realizada em 1978, é a terceira exposição destacada em Tékhne. Com curadoria de Daisy Peccinini, a mostra apontava diferentes procedências para a produção múltipla e heterogênea das manifestações consideradas como objeto.

Nessa exposição serão reapresentadas obras de grandes artistas, como Antonio Manuel, Wesley Duke Lee, Abraham Palatnik, Cildo Meireles, Fajardo e Lygia Pape.

Realizada em 1985, com curadoria de Daisy Peccinini, a exposição “Arte novos meios/multimeios: Brasil 70/80”, dava continuidade à discussão sobre o objeto no campo artístico. Tratava-se da primeira tentativa de reunir em um mesmo espaço um amplo levantamento de manifestações de arte que se expressavam através de meios não tradicionais. A mostra incluía arte-postal, xerox-arte, vídeo arte, videotexto, holografias, entre outros. Em Tékhne serão apresentadas obras de Analivia Cordeiro, José Roberto Aguilar, Paulo Bruscky e Regina Vater, Regina Silveira, Anna Bella Geiger, Cildo Meireles, Otavio Donasci, Fernando Cochiaralle, Nelson Leirner, Hudinilson Jr., Bené Fonteles, Leonardo Duch, Paulo Klein, Moyses Baumstein e Carmela Gross.

A última exposição do Núcleo Histórico é de 1986: o Projeto Vermelho. A ideia partiu de Bruno Talpo e também teve curadoria de Daisy Peccinini. A experiência teve caráter inovador ao apresentar instalações sobre a cor vermelha, a maior parte delas especialmente produzidas para a mostra. Dessa exposição serão apresentadas obras de Betty Leirner, os hologramas de Moyses Baumstein, e foto da obra de Ana Maria Tavares.

O Núcleo Contemporâneo traz o levantamento das obras que relacionam arte e tecnologia desde 1986, apresentando as grandes transformações tecnológicas, desde o advento da internet, criação de programas de edição de imagens e outros mecanismos que vêm influenciando a sociedade como um todo, inclusive a produção artística. Nesse núcleo serão apresentadas obras de 11 artistas: Amélia Toledo, Regina Silveira, Anaísa Franco, Ana Maria Tavares, Caetano Dias, Alexandre Rangel e Rodrigo Paglieri, Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti, luiz duVa, Lucas Bambozzi, Karina Dias e Denise Agassi.

Como tudo começou
Uma cascata virtual com os nomes de diretores, professores e alunos que passaram pela Fundação recebe os visitantes da exposição Memórias Reveladas. A mostra conta a história do ensino das artes na FAAP, desde os cursos livres, quando era conhecida como Instituto de Arte Contemporânea (IAC), em 1958, até a transformação em Faculdade de Artes Plásticas, na década de 1970, chegando aos dias atuais.

A mostra é dividida em seções que contam a trajetória da Fundação no âmbito das artes visuais e, posteriormente, cênicas, com a construção do Teatro FAAP, em 1976. A cronologia que circunda a exposição é ilustrada pela projeção de imagens em uma parede de 12 metros dos principais acontecimentos, como a construção do prédio principal, a composição dos vitrais, os primeiros ateliês, visitantes famosos na década de 1950 e as exposições e eventos marcantes.

Os principais participantes do circuito das artes brasileiras passaram pela Fundação, tanto como professores quanto como alunos, como Flávio Motta, Clóvis Graciano, Darel, Caciporé Torres, Amélia Toledo, Julio Plaza, Regina Silveira, Walter Zanini, Leda Catunda, Sergio Romagnolo, Jac Leirner, Felipe Chaimovich, Maria Izabel Branco Ribeiro, Pazé, Rodolpho Parigi, entre muitos outros.

Memórias Reveladas dedica uma área à Residência Artística FAAP e ao estúdio, na Cité des Arts, mantido pela Fundação em Paris, que já abrigou 25 artistas brasileiros, entre alunos, ex-alunos e professores, para desenvolver projetos artísticos ao longo de seis meses.

Em uma área específica para o Museu de Arte Brasileira é possível apreciar as obras de grandes artistas pertencentes ao acervo, como Candido Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Alberto da Veiga Guignard, Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Antonio Gomide, Cícero Dias, Clovis Graciano, Flávio de Carvalho, José Pancetti, Lasar Segall, Ernesto De Fiori, entre outros.

Na seção que conta a história do Teatro FAAP, foram produzidas holografias (vídeos com representação de imagem em terceira dimensão) especialmente para a mostra, com trechos das peças encenadas por Marília Pêra (Madame Chanel), Christiane Torloni (Joana Dark), Gloria Menezes (Ensina-me a viver), Irene Ravache (De Braços Abertos), Ana Botafogo (Três Momentos do Amor), Marco Ricca (Ricardo III), Sérgio Mamberti (O Bailado do Deus Morto), Rodrigo Lombardi e Fúlvio Stefanini (A Grande Volta), Cintia e Débora Falabella (A Serpente).

No meio do salão estará instalado o Centro de Memória, que reúne depoimentos de artistas como Hebe de Carvalho, Yolanda Bessa, Regina Silveira, Leda Catunda, Ana Maria Tavares, Caciporé Torres, Vlavianos e apresenta também objetos de época, e catálogos (esgotados) para consulta virtual.

Com curadoria de Denise Mattar, referência nas artes visuais brasileiras, e cenografia de Guilherme Isnard, ambas as mostras foram ambientadas em espaços lúdicos e criativos, permitindo aos visitantes interagir com as obras e vivenciar novas experiências.

As exposições serão abertas ao público no dia 14 de setembro no Museu de Arte Brasileira da FAAP. Gratuitas, permanecem em cartaz em períodos diferentes. Tékhne encerra visitação em 14 de novembro e Memórias Reveladas no dia 12 de dezembro. O Museu de Arte Brasileira está localizado à Rua Alagoas, 903 - Higienópolis e as visitas podem ser realizadas de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00 e aos sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00. Informações pelo telefone (11) 3662-7198.

Exposições "Memórias Reveladas" e "Tékhne
ENTRADA FRANCA

Período de visitação:Tékhne: de 14/09 a 14/11
Memórias Reveladas: de 14/09 a 12/12
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00
sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00
Local: Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP)
Endereço: Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Agendamento de
visitas educativas: (11) 3662-7200

Sorel mergulha nas formas geométricas de Pierre Cardin em campanha publicitária


Quando se fala em Pierre Cardin, os óculos são os produtos mais lembrados entre os brasileiros e podem ser vistos pelas ruas de Norte a Sul do país. Desenvolvidos e produzidos pela Sorel*, desde 1999, óculos de sol e armações oftálmicas Pierre Cardin agradam as mulheres que valorizam formas geométricas e modernas, marcas registradas do estilista francês, alinhadas com elegância e conforto.

E para comemorar os 60 anos de carreira de Pierre Cardin - um mito da moda - a Sorel criou uma campanha inédita, assinada pela agência Desafio Comunicação Integrada, para deslumbrar os consumidores e fazer uma homenagem ao estilista. “As peças publicitárias viajam pelos anos de sucesso de Pierre Cardin. Nos inspiramos na combinação de cores, figuras e desenhos criados por ele”, conta Daniela Motta, coordenadora de marketing da Sorel.

A campanha, toda inspirada em elementos geométricos que são a assinatura de Pierre Cardin, produz um elegante mosaico que conduz o olhar do consumidor ao cenário perfeito para os clássicos modelos do estilista. O caminho criativo foi utilizado na confecção de displays, broadsides e adesivos para vitrine. “Até o final do ano, todos os pedidos que recebermos das óticas serão entregues com o material confeccionado e os clientes poderão conferir as armações em ambientes diferenciados. Nossa intenção é ressaltar a importância de Pierre Cardin no mundo, principalmente no mercado nacional de óculos solares e oftálmicos”, finaliza Daniela.

Ficha técnica
Diretor de Criação: Nino Botelho
Criação: Márcio Sandolin / Fábio Cavinatto.
Redação: Pablo Castro
Atendimento: Mariana Souto
Aprovação: Daniela Motta / João Ramalho (Marron)

Sobre a Sorel
A Sorel (Grupo Tecnol) começou suas atividades em 1986, na cidade de Campinas (SP) e em 1991 se mudou para Morungaba, também no interior paulista, onde permanece até hoje. A empresa é responsável por gerar empregos para mais de 250 pessoas que integram seu quadro de colaboradores.


Do portfólio da Sorel fazem parte os óculos solares das marcas United Colors of Benetton, Platini, Playboy, Pierre Cardin e Jean Monnier, e também armações oftálmicas em trogamid (plástico antialérgico e resistente) e acetato das grifes Pierre Cardin e Jean Monnier. Com essas grifes, atende tanto os jovens urbanos como homens clássicos e mulheres que valorizam a elegância e a sofisticação.

Exposições de Sara Nach na Rússia e nos Estados Unidos



Uma escultura de bronze da artista plástica Sara Nach será a única a representar o Brasil, a partir do próximo dia 20, na In Family Unity – Unity of the World, exposição itinerante de esculturas e fotografias na Federação Rússia. Criada em 2005 e organizada pela Ekaterinburg Art Foudantion, a mostra já foi realizada em 25 regiões russas e tem como tema central a família.

Já em outubro, a artista participará novamente, desta vez com cinco esculturas de bronze, da exposição na Ward-Nasse Gallery, em Nova York. Em março, Sara esteve em uma coletiva nessa galeria em homenagem ao Mês das Mulheres e teve todas as suas esculturas vendidas.

Fundada no início dos anos 60 por Harry Nasse, em Boston, a Ward-Nasse mudou-se em 1970 para Nova York, no bairro do SoHo, onde desde então dedica-se a artistas do mundo todo. Frequentada anualmente por mais de 15 mil visitantes — entre colecionadores, jornalistas, críticos de arte, arquitetos, decoradores e compradores em geral —, a galeria expõe arte contemporânea, das executadas tradicionalmente até as formas de arte experimental.


No País, as obras de Sara Nach estão expostas, até o próximo dia 13, no Sesi de São José do Rio Preto (São Paulo). Paulistana, ela é formada em Comunicação Social e já trabalhou para revistas, fascículos e livros. Na função de arte-educadora atuou em diversas escolas e oficinas de arte. Como artista plástica, escolheu a escultura como forma de expressão. Seus trabalhos são confeccionados a partir de materiais como argila, resina, ferro, bronze e alumínio. Catalogada em vários livros de arte, possui esculturas premiadas no Brasil e no exterior.

São Paulo recebe em setembro primeira edição de Festival dedicado a promover o encontro das músicas brasileiras e latina



Apesar de dividirem um mesmo continente, o Brasil pouco conhece da rica e diversificada produção musical de seus hermanos hispano-americanos. E, com eventuais exceções, a recíproca também é verdadeira. Situação que deve mudar a partir da primeira edição do festival de música latina TelefônicaSonidos, que apresentará, entre os dias 21 e 25 de setembro, no Jockey Club de São Paulo, um painel da vigorosa produção musical contemporânea na América Latina. A programação cobre diferentes segmentos, do rock ao jazz, da MPB ao rap, incluindo nomes consagrados ou emergentes e encontros inéditos, como os do argentino Pedro Aznar e Maria Gadú, Monobloco e o grupo porto-riquenho Calle 13, o cubano Pablo Milanês e Maria Rita, Yamandu Costa e o cubano Alfredo Rodriguez, Banda Mantiqueira e o também cubano Gonzalo Rubalcaba. Ana Cañas, Ana Carolina, Capital Inicial, Chiara Civello, El Canto Del Loco, Fito Paez e Pitbull também fazem parte do elenco.


O evento, produzido pela Day 1 Entertainment Brasil, faz parte da plataforma de música da Telefônica, que incrementa o investimento da empresa em patrocínios culturais, sociais, esportivos e tecnológicos, ampliando o acesso a cultura e entretenimento. “Queremos reforçar cada vez mais a nossa proximidade com a população. E, neste caso, por conta da qualidade da música latina e da possibilidade de democratizá-la, resolvemos expandir o projeto, reunindo talentos contemporâneos não só brasileiros mas latino-americanos”, afirma Lylian Brandão, diretora de Publicidade e Serviços de Marketing da Telefônica.


“Trazer toda a riqueza e diversidade da música latina para o Brasil e promover um diálogo definitivo com a nossa música e nossos artistas sempre foi um sonho. Trabalhando há seis anos com vários artistas latinos ao redor do mundo, sempre escutei deles o desejo de encantar o público brasileiro. Que o TelefônicaSonidos seja o começo de uma grande integração cultural, sólida e permanente. Nada melhor que a música para abrir cada vez mais as nossas fronteiras. Afinal de contas, somos todos latinos!”, diz Alexandre Schiavo, presidente da Sony Music Brasil / Day 1 Entertainment, idealizador do evento.


Após a estreia no Brasil, o festival deverá ter edições em outros países da América Latina, como México ou Argentina, mantendo o perfil, que privilegia o intercâmbio entre essas culturas, mas aumentando seu escopo com a inclusão de cinema e gastronomia.

Nessa primeira edição serão montados no Jockey Club dois palcos, com programações e horários diferentes, e não simultâneos. O Palco 1, com capacidade para mil pessoas, receberá, entre os dias 21 e 25 de setembro, artistas do jazz latino e da MPB. O Palco 2, com capacidade para seis mil pessoas, abrigará, nos dias 24 e 25, o segmento mais jovem, que inclui rock, rap, reggaeton e pop.

Também dentro das instalações do Jockey Club será criado um grande lounge, aberto ao público (só serão cobrados ingressos para o acesso aos shows), com DJs e praça de alimentação, incluindo produtos típicos dos países latino-americanos.

Música, diversão, culinária e comunicação celebrando a riqueza de culturas tão próximas e ao mesmo tempo ainda distantes.



SERVIÇO E PROGRAMAÇÃO
TelefônicaSonidos
De 21 a 25 de setembro
Jockey Club de São Paulo
Av. Lineu de Paula Machado, 1263 – São Paulo

PROGRAMAÇÃO PALCO 1 - Jazz Latino
Abertura dos portões: 19h.
Show às 20h30
Ingresso a R$ 180

21 de setembro
Ana Carolina convida Chiara Civello

22 de setembro
Pablo Milanés convida Maria Rita

23 de setembro
Pedro Aznar convida Maria Gadú

24 de setembro
Banda Mantiqueira convida Gonzalo Rubalcaba

25 de setembro
Yamandu Costa convida Alfredo Rodriguez

PROGRAMAÇÃO PALCO 2 - Pop Urban

Abertura dos portões: 22h
Show às 23h
Ingresso a R$ 80

24 de setembro
22h: Fito Paez com participação especial de Ana Cañas
23h30: El Canto Del Locco
0h30: Capital Inicial convida El Canto Del Loco

25 de setembro
22h30: Calle 13
23h30: Pitbull
0h30: Monobloco convida Calle 13

Está no ar a nova campanha institucional da Gol Linhas Aéreas criada pela AlmapBBDO


Ela estreou ontem com o filme “Aviãozinho” , que une imagens reais a animação e estará nas revistas, na web e nos cinemas. De uma maneira lúdica, a campanha trabalha o principal valor da marca, que é a a inovação e lança sua nova assinatura - “Gol. Sempre dá para ir mais longe”.