30.3.12

Indicados 24º Troféu HQMIX - Maior Prêmio da área de Quadrinhos e humor gráfico da América Latina

A premiação que acontecerá no dia 30 de junho no SESC Pompéia homenageia os melhores de 2011

O troféu HQMIX, que já é considerado o maior prêmio da área de quadrinhos e humor gráfico da América Latina, acaba de disponibilizar em seu blog http://trofeu-hqmix.blogspot.com.br/ os indicados de cada item de sua 24ª edição, que acontecerá no próximo dia 30 de junho, no teatro do SESC, Pompeia - Rua Clélia, 93 - São Paulo/SP.

O processo de indicações foi modificado a partir desse ano. São cinco jurados da mídia ou pesquisadores da área que votam as sete indicações para cada item do troféu. Os votos são cruzados para obter uma classificação por pontuação e, esse resultado, é postado em nosso blog para uma avaliação geral sobre os indicados. Ficará uma semana em aberto para qualquer pessoa, além dos jurados, fazer suas considerações. Após esse período, o presidente do júri confere com os jurados se haverá alguma modificação aceita dessa discussão aberta.

O júri de notáveis para esse ano é: Marcelo Alencar (jornalista, editor e pesquisador - presidente do júri e do 24 Troféu HQMIX), Heitor Pitombo (jornalista e pesquisador), Télio Navega (jornalista e pesquisador), Sam Hart (desenhista e produtor) e Zé Oliboni (crítico e escritor).Todos com um histórico de conhecimento e vivência na arte dos quadrinhos e humor gráfico.

A cada ano haverá um júri diferente convidado, da mídia e entre pesquisadores da área dos quadrinhos e humor gráfico.

Só após esse processo é que vai para a votação de todos profissionais da área registrados pela Associação dos Cartunistas do Brasil e do Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil. É um processo difícil, mas democrático e auditado como em nenhum outro troféu no mundo.

A entrega dos troféus será no teatro do SESC Pompéia em 30 de junho (sábado) com apresentação de Serginho Groisman e com muitas novidades.


PERSONAGEM HOMENAGEADO EM 2012

A cada ano a escultura do troféu homenageia um grande personagem dos quadrinhos brasileiros. Assim já foram homenageados Pererê de Ziraldo, Astronauta do Mauricio de Sousa, Rê Bordosa de Angelí, Piratas de Laerte, Grauna e amigos de Henfil, Geraldão do Glauco, Sig do Jaguar, entre outros. Agora é a vez do palhaço Sacarrolha de Primaggio que fez sucesso na Rio Gráfica e depois Editora Abril na década de 70. O artista plástico Olintho Tahara é o autor das esculturas que fazem grande sucesso entre os apreciadores da HQ nacional.

LISTA DOS PRÉ-INDICADOS:


Adaptação para os Quadrinhos
Clara dos Anjos (Cia das Letras)
Conto de Escola em Quadrinhos (Peirópolis)
Dom Casmurro (Nemo)
Fahrenheit 451 (Globo)
Fernando Pessoa e Outros Pessoas (Saraiva)
Pateta Faz História (Abril)
Vigor Mortis Comics (Zarabatana)

Chargista
Angeli (Folha de S. Paulo)
Benett (Folha de S. Paulo)
Dálcio Machado (Correio Popular)
Duke (O Tempo)
Gustavo Duarte (Lance)
Leo Martins
Loredano

Desenhista Nacional
Aloísio de Castro (Carcará)
Danilo Beyruth (Necronauta 2)
Gustavo Duarte (Birds)
Lourenço Mutarelli (Quando Meu Pai...)
Marcelo Lelis (Saino a Percurá Ôtra Vez)
Rafael Albuquerque (Tune 8 e Vampiro Americano)
Rafael Coutinho (O Beijo Adolescente)

Desenhista Estrangeiro
Cyril Pedrosa (Três Sombras)
Dave Mckean (Sinal e Ruído)
David Mazzucchelli (Asterios Polyp)
Jacques Tardi (Era a Guerra das Trincheiras)
Milo Manara (Bórgia – Tudo é Vaidade)
Oliver Copiel (Thor)
Shaun Tan (A Chegada)

Destaque Internacional
Fábio Moon & Gabriel Bá
Greg Tocchini
Ivan Reis
Marcelo Lelis
Mike Deodato
Rafael Albuquerque
Ricardo Manhães

Edição Especial Nacional
Daytripper (Panini)
Garra Cinzenta (Conrad)
Histórias do Clube da Esquina (Devir)
Morro de Favela (Leya Brasil/Barba Negra)
Oeste Vermelho (Devir/Quanta)
Vigor Mortis Comics (Zarabatana)
War - Histórias de Guerra (Opera Graphica)

Edição Especial Estrangeira
12 de Setembro – a América depois (Record)
A Chegada (SM)
Asterios Polyp (Cia das Letras)
Era a Guerra das Trincheiras (Nemo)
Quando Eu Cresci (Ática)
Quando Lá Tinha O Muro (Tinta Negra)
Três Sombras (Cia Das Letras)

Editora
Cia das Letras
Conrad
Devir
Leya/Barba Negra
Nemo
Panini
Zarabatana

Livro Teórico
A História em Quadrinhos no Brasil (W. Vergueiro e R. E. Santos)
Ângelo Agostini (Gilberto Maringoni) – Devir
Enciclopédia dos Quadrinhos (Goida e André Kleinert) – L&PM
Faces do Humor (Paulo Ramos) – Zarabatana
Histórias em Quadrinhos & Educação - Formação e Prática Docente
lydio dos Santos Neto & Marta Regina Paulo da Silva (Orgs.) - Editora Metodista
Linguagem HQ (Nobu Chinen) – Editora Criativo
Super-Heróis, Cultura e Sociedade (Nildo Viana & Iuri Andréas Reblin
Orgs.) - Editora Ideias & Letras


Novo Talento – Desenhista
Daniel Og (Yuri, Quarta-feira de Cinzas)
Luís Felipe Garrocho (Achados E Perdidos)
João Carlos Vieira (Zine Extremis)
Lu Cafaggi (Mix Tape)
Magno Costa E Marcelo Costa (Oeste Vermelho e Matinê)
Rael Lyra (MSP Novos 50)
Shiko (MSP Novos 50)

Novo Talento – Roteirista
Carlos Ferreira (Kardec)
Eduardo Damasceno (Achados e Perdidos)
Hector Lima (MSP Novos 50)
Lillo Parra (Sonhos de Uma Noite de Verão)
Magno Costa (Oeste Vermelho)
Marcelo d'Sallete (Encruzilhadas)
Vitor Cafaggi (Duo.Tone e Valente para Sempre)


Produção para Outras Linguagens
Angeli 24h (Documentário)
As Aventuras de Tintim (Filme)
Batman: Ano Um (Longa De Animação)
Batman: Arkham City (Video Game)
Capitão América: O Primeiro Vingador (Filme)
Walking Dead (Série de TV)
X-Men: Primeira Classe (Filme)

Projeto Editorial
1000 (Barba Negra)
Achados E Perdidos (Independente)
Coleção Fierro (Zarabatana)
Coleção Ópera Em Quadrinhos (Ática/Scipione)
Cripta (Mythos)
Tex Gigante (Mythos)
Vá Para O Diabo (A Bolha)

Publicação de Aventura/Terror/Ficção
Cripta (Mythos)
Fábulas (Panini)
Fierro Brasil (Zarabatana)
Garra Cinzenta (Conrad)
J. Kendall: Aventuras de uma Criminóloga (Mythos)
Os Mortos-Vivos (Hq Maniacs)
Y - O Último Homem (Panini)

Publicação de Clássico
Agente Secreto X-9 (Devir)
Arzach (Nemo)
Cripta (Mythos)
Fantasma – A Saga Do Casamento (Kalaco)
Garra Cinzenta (Conrad)
Gen Pés Descalços (Conrad)
Superman Vs. Muhammad Ali (Panini)

Publicação de Charges
Antes Charge do que Nunca (Atorres)
Caminhos Do Santiago (Santiago)
Só Futebol (Duke)
Catálogo do 3º Festival Internacional de Humor do Rio do Janeiro (vários)

Publicação de Cartuns
Arvres (Orlando Pedroso)
Caricaturas De Letra (Biratan)
Humor Do Miserê (Nani)
Ostras Ao Vento (Vasqs)
Ultralafa (Daniel Laffayete)
Uma Patada Com Carinho (Chiquinha)

Publicação de Tira
Agente Secreto X-9 (Devir)
Geraldão, Espocando a Cilibina (Almedina)
Iscola... O Crime (Independente)
Macanudo # 4 (Zarabatana)
Ordinário (Cia Das Letras)
Rei Emir Saad – O Monstro De Zazanov (Barba Negra)
Valente Para Sempre (Independente)

Publicação Erótica
Black Kiss (Devir)
Bórgia – Tudo é Vaidade (Conrad)
Futari H (JBC)
Golden Shower 2 (Independente)
Hentai Gold (Geek)
O Perfume do Invisível – Edição Completa (Conrad)
Velta & Mirza (Júpiter II)

Publicação Independente de Autor
Achados E Perdidos (Eduardo Damasceno, Luís Felipe Garrocho e Bruno Ito)
Birds (Gustavo Duarte)
Duo.Tone (Vitor Cafaggi)
O Beijo Adolescente (Rafael Coutinho)
O Louco, a Caixa e o Homem (Daniel Esteves e Will)
SOS (Felipe Nunes)
Tune 8 (Rafael Albuquerque)

Publicação Independente de Grupo
1000-1
Achados e Perdidos
Almanaque Gótico
Café Espacial
Golden Shower 2
Graffiti 76%
Zine Extreme

Publicação Independente Edição Única
Achados e Perdidos
Birds (Gustavo Duarte)
Duo-Tone (Vitor Cafaggi)
Mix Tape (Lu Cafaggi)
O Beijo Adolescente (Rafael Coutinho)
O Louco, a Caixa e o Homem (Daniel Esteves e Will)
Tune 8 (Rafel Albuquerque)

Publicação Infanto-Juvenil
Achados E Perdidos (Independente)
Bakuman (JBC)
Epic Mickey (Abril)
Joca E A Caixa (Cia Das Letras)
Mônica 500 (Panini)
Pateta Faz História (Abril)
Pequeno Pirata (Leya/Barba Negra)

Publicação Mix
1000-1 (Cachalote/Barba Negra)
Dc Made In Brazil (Panini)
Fierro Brasil (Zarabatana)
Golden Shower 2 (Independente)
Mad (Panini)
MSP Novos 50 (Panini)
Vertigo (Panini)

Roteirista Nacional
André Diniz (Morro de Favela)
André Valente (Não Fui Eu)
Carlos Ferreira (Kardec)
Daniel Esteves (O Louco, a Caixa e o Homem e Nanquim Descartável vol.4)
Lourenço Mutarelli (Quando Meu Pai...)
Marcelo Cassaro (Dbride: A Noiva Do Dragão)
Vitor Cafaggi (Duo.Tone e Valente para Sempre)

Roteirista Estrangeiro
Alejandro Jodorowsky (Bórgia – Tudo é Vaidade)
Brian Azzarello (100 Balas)
David Mazzucchelli (Asterios Polyp)
Giancarlo Berardi (Julia Kendall e Ken Parker)
Pierre Paquet (Quando eu Cresci)
Robert Kirkman (The Walking Dead)
Shaun Tan (A Chegada)

Tira Nacional
A Cabeça é a Ilha (André Dahmer)
Bifaland (Allan Sieber)
Malvados (André Dahmer)
Manual do Minotauro (Laerte)
Níquel Náusea (Fernando Gonsales)
Piratas do Tietê (Laerte)
Quase Nada (Fábio Moon e Gabriel Bá)

Web Quadrinhos
A Vida com Logan (Flavio F Soares)
Clube da Esquina (Laudo Ferreira E Omar Viñole)
Ig Jovem (Vários)
Ledd (J.M. Trevisan e Lobo Borges)
Mundinho Animal (Arnaldo Branco)
Sopa de Salsicha (Eduardo Medeiros)
Tune 8 (Rafael Albuquerque)

Mauricio de Sousa Produções e Turma da Mônica chegam às redes sociais


A Mauricio de Sousa Produções inaugura nesse dia 30 de março seus canais oficiais no Facebook e Twitter. Nos canais da MSP, o foco será a comunicação B2B, com conteúdo voltado para o mercado. A ideia é falar com os interessados em fazer negócios com a empresa ou em divulgar suas iniciativas nos campos de quadrinhos, livros, animações, espetáculos, eventos temáticos, exposições, produtos digitais, projetos institucionais e licenciamento de produtos.

Ter a assinatura de Mauricio de Sousa em produtos significa ganhar também o respeito de pais e mães preocupados em proporcionar o melhor em qualidade para seus filhos. Além do instantâneo reconhecimento e valorização do público, um produto licenciado pela MSP ainda se beneficia da constante aparição de seus personagens em gibis, revistas, TV, DVD, internet e, agora, redes sociais.

“Nossos personagens são nosso principal ativo, mas, além de estar nos gibis, responsáveis por 86% do mercado de quadrinhos infanto/juvenis no Brasil, a Turma da Mônica está em mais de 2.500 produtos. A MSP é a maior licenciadora de brinquedos no país. Produtos como a fralda Turma da Mônica, da Kimberly-Clark, e o Lámen da Turma da Mônica, da Nissin, são líderes absolutos em seus segmentos. Também estamos apostando forte na região Nordeste em parceria com empresas locais, com uma série de produtos alimentícios, como salgadinhos, feijão e milho de pipoca. A Turma da Mônica Jovem também abriu novas possibilidades de licenciamento, como esmaltes, cadernos e mochilas para o público pré-adolescente e adolescente”, conta a diretora comercial da empresa, Mônica Spada e Sousa, que inspirou a personagem mais famosa dos quadrinhos.

Já os canais da Turma da Mônica terão como público-alvo adultos que cresceram com a Turma e têm uma ligação sentimental com os personagens, trazendo à tona um acervo que até hoje estava guardado nos arquivos da MSP: tirinhas originais, anúncios que marcaram época, fotos e informações sobre produtos que fizeram parte da infância de várias gerações de brasileiros. Os canais também divulgarão imagens de protótipos que saíram das pranchetas da MSP, mas ainda não chegaram às prateleiras.

Hoje, as novidades da MSP são comunicadas pelas empresas parceiras ou pelo perfil do próprio Mauricio de Sousa no Twitter (@mauriciodesousa), um fenômeno, com mais de 185 mil seguidores.

“A Mauricio de Sousa Produções e a Turma da Mônica são muito queridas e já foram Trending Topics várias vezes. Faltava termos canais de comunicação oficiais, para centralizar as informações e para que nossos fãs tenham a segurança de receber informações verdadeiras e precisas”, diz Marcos Saraiva, gerente do departamento digital da MSP. A MSP também prepara a estreia de um novo site.

Nos canais da MSP, a hashtag #vcsabiaMSP vai organizar informações e curiosidades sobre a empresa. Já nas redes sociais da Turma da Mônica, a hashtag central será #parasempreTurmadaMonica, trabalhando a relação emocional com a marca. A MSP responderá a dúvidas sobre produtos pela hashtag #prateleiraTM. Os canais já estreiam usando a nova timeline do Facebook. A imagem principal será alterada periodicamente, de acordo com datas marcantes, nos moldes dos doodles do Google.

Na véspera do lançamento (29/03) o perfil de @mauriciodesousa postou uma tirinha teaser com os personagens pedindo para ingressar nas redes.

Números virais
- Com aproximadamente 2.500 itens no mercado e mais de 100 empresas licenciadas, a MSP foi responsável por altas de 30% nas vendas de produtos que levam o nome dos personagens da Turma da Mônica.

- A MSP tem o quarto maior estúdio do mundo, com mais de 100 artistas, que mensalmente produzem cerca de 1.000 páginas de quadrinhos. São mais de 1 bilhão de revistas vendidas até hoje, tiragem média de 2 milhões de exemplares por mês e mais de 170 títulos de livros, que, juntos, somam tiragem superior a 1 milhão de exemplares.

- Só as quatro primeiras edições da Turma da Mônica Jovem venderam juntas mais de 1,5 milhão de exemplares, tornando-se o maior sucesso dos quadrinhos os últimos 30 anos. Aqui no Brasil, a Mauricio de Sousa Produções responde por 86% das vendas do mercado de quadrinhos infanto/juvenis.

McDonald’s investe na comunicação do Quarterão

O McDonald’s está investindo na comunicação do Quarterão com os consumidores. Com o objetivo de reforçar o presença e o favoritismo do clássico sanduíche, que é um dos mais vendido da rede, várias ações de midia e de maximização de vendas foram e estão sendo realizadas. O Quarterão até o dia 24 de junho integra a plataforma “Pequenos Preços” e por isso está sendo vendido R$ 5, um real a menos do que o normal da plataforma que costumeiramente oferece um sanduíche core da companhia por R$6. Na televisão e mídias impressas a campanha com o mote “Não mexa no meu Quarterão” ficará no ar durante 15 dias. Mas a maior novidade está na web. A rede abriu um canal de áudio no portal Terra para os fãs do sanduíche: a Rádio Quarterão (Ouça Aqui) . Por lá, os internautas podem apreciar 40 músicas. O sanduíche completa 39 anos em 2012 e no Brasil é vendido desde a abertura do primeiro restaurante, no Rio de Janeiro, em 1979.

David LaChapelle e Miles Aldridge assinam nova campanha das Havaianas para os EUA


A nova campanha das Havaianas para os Estados Unidos chega às ruas em abril com a ousadia de dois fotógrafos consagrados da moda internacional: o americano David LaChapelle e o inglês Miles Aldridge foram convidados pela marca para produzir campanha que começa a ser veiculada na próxima temporada de primavera/verão do Hemisfério Norte.



A campanha é composta por 4 imagens, que estarão impressas nas revistas, na internet e nos pontos de venda. Cada fotógrafo, com seus diferentes olhares, criou dois trabalhos que ressaltam, com muita espontaneidade a alegria, o colorido e a simplicidade das sandálias mais famosas do mundo. O resultado é um choque de estilos em que as Havaianas se destacam em cenários surreais, com toque de diversão e uma explosão de sensualidade surpreendente, que não passarão despercebidos aos olhos dos consumidores americanos.

Tanto na linguagem exuberante e explosiva de LaChapelle, quanto na fotografia teatral e sofisticada de Aldridge, a campanha traduz o espírito das Havaianas, trazendo à tona a vibração e irreverência da marca.

“Original as You” é a assinatura da nova campanha, que explora os diferentes elementos das fotos mostrando vários estilos para quem usa as legítimas Havaianas – é a representação da universalidade desta marca que o mundo todo usa. Foi a partir desta essência que Aldridge e LaChapelle trabalharam nas imagens.



Os anúncios, criados pela AlmapBBDO, apresentam os modelos Brasil, Slim e Slim Thematic, nas cores da nova coleção, que também chegam às lojas norte-americanas a partir de abril.

Com esta campanha, as sandálias brasileiras, que todo mundo usa, mostram sua versatilidade, cores vibrantes e combinações improváveis, falando com homens e mulheres que investem no visual, mas não são vítimas da moda, que usam o que gostam com personalidade, criando seus próprios estilos. É Havaianas mais uma vez levando para os EUA a irreverência, o colorido, a alegria e a espontaneidade dos brasileiros.


 

Ficha Técnica – Anúncio
Anunciante: Alpargatas
Título: And/Or
Produto: Havaianas
Diretor Geral de Criação: Marcello Serpa e Luiz Sanches
Diretor de Arte: Bruno Prosperi/Marcos Kotlhar
Redator: Renato Simões
Fotógrafos: Miles Aldridge e David LaChapelle
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Cristina Chacon, Gabriela Manisck, Marina Leal
Planejamento: Cintia Gonçalves, Fernanda Barone
Mídia: Paulo Camossa, Carla Durighetto, Daniel Ribeiro, Renata Bordin
Aprovação: Carla Schmitzberger, Rui Porto, Christina Assumpção, Eliana Vilches, Marília Ribeiro, Afonso Sugiyama e James Anstey