6.3.09

FutureBrand tem 8 projetos selecionados para a 9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico


Trabalhos premiados da consultoria ficarão expostos até o dia 17 de maio no evento mais importante do design gráfico brasileiro.

A consultoria em branding FutureBrand participa com oito trabalhos da 9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, que acontece entre os dias 8 de março e 17 de maio no Centro Cultural São Paulo (avenida Vergueiro, 1.000, zona sul da cidade). Entre as peças selecionadas estão projetos de identidade visual, de padrão gráfico de comunicação e de embalagens para empresas e marcas como Taeq, Grupo Pão de Açúcar, Sollys, Nestlé, Chevrolet, Kinea e Entel, além do portfolio da própria FutureBrand.

Em sua nona edição, a Bienal organizada pela ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil) se firma como um dos maiores veículos de difusão pública do pensamento contemporâneo sobre o design nacional, apresentando os trabalhos mais significativos desenvolvidos nos últimos dois anos pelos profissionais da área. A ADG completa neste ano 20 anos de atividades visando o fortalecimento do design gráfico nacional e o aprimoramento da prática profissional.

PROJETOS SELECIONADOS

Entre os projetos selecionados da FutureBrand está a criação da identidade visual da marca própria Taeq, do Grupo Pão de Açúcar, relacionada à saúde e bem-estar. O desafio era desenvolver uma marca relevante, aspiracional e abrangente, que abrigasse produtos de um grande número de categorias e que pudesse ser comercializada nas lojas das quatro bandeiras, Pão de Açúcar, Extra, Sendas e CompreBem. O trabalho incluiu o desenvolvimento das identidades verbal e visual da marca, a definição dos cinco pilares (Orgânico, Nutrição, Casa, Esporte e Beleza) e a idealização do visual das embalagens.

Também foram selecionados os projetos para as identidades visuais do Grupo Pão de Açúcar, do fundo de investimentos Kinea (Itaú) e da companhia de telefonia Entel, maior companhia de telecomunicações da Bolívia. Os visitantes da Bienal também poderão conhecer o projeto do padrão gráfico de comunicação para a Chevrolet para os mercados da América Latina, África do Sul e Oriente Médio, além do portfolio criado para a própria FutureBrand.


A lata do ovo de chocolate ao leite Nestlé, ganhadora da medalha de prata no Pentawards (concurso mundial exclusivamente dedicado à concepção de embalagens) em outubro do ano passado, além do Prêmio Abre, do Festival Brasileiro Promoção, Embalagem e Design e do Prêmio EmbalagemMarca, é outro destaque da FutureBrand na Bienal. A embalagem é inspirada em um antigo latão de leite, em vermelho, e com caracteres e desenhos representando cenas familiares em estilo retrô, que associam o produto à tradição dos chocolates da marca. Outra criação da FutureBrand para a Nestlé que estará na exposição é a nova linha de produtos de soja Sollys, também premiada no Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design.

A 9ª Bienal recebeu inscrições de 1.240 projetos de todos os estados brasileiros, dentre os quais 283 foram selecionados. As peças também fazem parte de um livro lançado pela editora Blücher, uma das novidades desta edição do evento. O livro será vendido durante a exposição e também nas livrarias. A Bienal estará aberta de terça a domingo, das 10h às 20h de terça a sexta, e das 10h às 18h aos sábados, domingos e feriados.

Sobre a FutureBrand BC&H
A FutureBrand BC&H é uma consultoria em branding que atua há seis anos no país. A operação brasileira da FutureBrand, do grupo de comunicação Interpublic, é dirigida por Hélio Mariz de Carvalho e Cesar Hirata. A FutureBrand BC&H trabalha o conceito de marca de maneira ampla, desde a sua concepção até a implementação e monitoramento, passando pelo desenvolvimento e pela consolidação de suas expressões visual e verbal.

A consultoria busca, dessa forma, traduzir a essência de uma marca, facilitando a assimilação de seus valores e crenças e de suas formas de atuação. A FutureBrand auxilia seus clientes na construção de identidades poderosas, que acentuam a diferenciação, geram preferência e aumentam o valor da empresa, preparando-a para os desafios do futuro.

Entre os principais clientes da FutureBrand BC&H estão conceituadas companhias como AstraZeneca, Comgás, Garoto, Medley, Mistral, Nestlé, Pão de Açúcar, RBS, Ultra e Whirlpool. Alguns exemplos de trabalhos de construção de marcas conhecidas são Taeq (Grupo Pão de Açúcar), Taií (Itaú) e Sollys (Nestlé).

A FutureBrand BC&H trabalha com metodologia própria, por meio de disciplinas integradas que cobrem todas as áreas da construção de marcas, tais como Estratégia, Inovação, Identidade Visual, Identidade Verbal e Design Ambiental.

Som Livre 40 anos



Para comemorar seus 40 anos, a Som Livre remodelou seu logo. O novo símbolo perdeu o círculo que envolvia o famoso "S", agora vazado, ausentando o antigo azul que preenchia a letra. A arte é do departamento de criação da própria gravadora e começa a ser utilizada a partir de março. A empresa também leva às lojas os produtos comemorativos de aniversário, como a trilha sonora Caminho das Índias Indiano, o álbum duplo Djavan "Por eles & por elas", um CD especial com artistas cantando Chico Buarque e o CD da estreante Maria Gadu.

Fonte: Portal da Propaganda