8.2.10

AnimaTV ganha espaço na internet


O AnimaTV, programa que abrilhantou por uma semana a grade da TV Cultura, compartilha, agora, suas histórias repletas de magia e diversão na internet. A partir desta quarta-feira (10/2), o site www.tvcultura.com.br/animatv põe no ar, na íntegra, as 17 animações do especial infanto-juvenil.

A página ainda abre espaço, entre os dias 10 e 28 de fevereiro, para que os visitantes votem em sua animação preferida. Os projetos com melhor colocação ganham o Troféu Internauta, destinado ao primeiro e segundo lugar. Vale ressaltar que tal processo não interferirá na seleção dos dois vencedores que receberão, cada um, R$ 950 mil para a produção de mais 12 filmes.

O AnimaTV, que entrou na programação da TV Cultura de 25 a 30 de janeiro, traz histórias que habitam o imaginário da garotada e, ao mesmo tempo, fincam pé na originalidade. Nelas, fantasia, educação e valores éticos se misturam para explorar de forma leve e descontraída o universo de crianças e adolescentes.



O programa, de iniciativa pública, envolve Secretaria do Audiovisual, Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, TV Brasil, Fundação Padre Anchieta – TV Cultura e Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais (ABEPEC). Conta também com o apoio da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

Festival celebra cultura brasileira em Londres

A maior celebração da arte brasileira já ocorrida no Reino Unido foi anunciada hoje, em Londres, pelo presidente mundial do HSBC, Steven Green. O Festival Brasil é um megaevento de arte e cultura brasileira que o banco promoverá na capital inglesa durante o verão europeu. A festa reunirá de 19 de junho a 5 de setembro uma intensa programação com importantes nomes da MPB, artes visuais, dança, literatura e cinema. Espetáculos, debates e exposições ocorrerão em ambientes fechados e ao ar livre do Southbank Centre, principal centro de artes da Inglaterra, incluindo o Royal Festival Hall, Queen Elizabeth Hall, Hayward Gallery e Purcell Room.

Além de nomes internacionalmente conhecidos da cultura nacional, o Festival Brasil levará a Londres uma nova onda de jovens talentos da arte brasileira. “Vamos trazer para Londres a vida colorida e alegre do Brasil”, adianta Jude Kelly, diretor artístico do Southbank Centre. Segundo ele, além de levar a atmosfera de carnaval do Brasil para o centro de arte londrino, o evento também fará um tributo à arte gráfica e ao grafite, que marcam a paisagem urbana das principais cidades do País. "Nosso objetivo é encontrar o que está no coração da cultura brasileira hoje, o que o país está pensando e falando”, diz Kelly.

O Festival Brasil faz parte do compromisso do HSBC em realizar o intercâmbio cultural e aprofundar o conhecimento de diferentes culturas, principalmente de países de economias emergentes. Em 2008 e 2009 o banco levou para Londres eventos similares sobre cultura e arte da China e Índia, respectivamente.

"O programa de intercâmbio cultural do HSBC alinha as necessidades e interesses de nossos clientes com a compreensão mais profunda de um determinado mercado e sua cultura. Este ano o foco está no Brasil, que provou sua capacidade econômica em face da crise financeira mundial e será assunto do interesse global ao sediar tanto a Copa do Mundo 2014 como os Jogos Olímpicos de 2016”, afirma Stephen Green. Seguindo ele, o Festival Brasil no Southbank Centre será uma celebração à vibração e emoção do Brasil moderno.

“O intercâmbio cultural com países de economias emergentes, como Índia, China e Brasil, reflete nossa convicção de que, com a compreensão da cultura de um país, mais fortes poderão ser as relações comerciais internacionais estabelecidas com ele”, conclui Green.

Principais destaques do Festival Brasil
- O cantor Gilberto Gil realiza dois shows no Queen Elizabeth Hall.
- Maria Bethânia canta no Royal Festival Hall em 17 de julho.
- Tom Zé e Os Mutantes se apresentam no Royal Festival Hall em 18 de julho.
- O diretor Fernando Meirelles realiza debate com o ator Ralph Fiennes, que atuou em seu longa “O Jardineiro Fiel”.
- O ex-jogador e colunista Sócrates e o compositor José Miguel Wisnik falam sobre literatura no Queen Elizabeth Hall, no evento Palavras da Literatura Brasileira.
- Na literatura, também participam o escritor Milton Hatoum, o poeta e músico Arnaldo Antunes, bem como os jovens escritores João Paulo Cuenca e Tatiana Salem Levy e os quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Ba
- O artista plástico Ernesto Neto expõe suas esculturas dentro e fora da Hayward Gallery.
- Os estilistas Irmãos Campana expõem instalações feitas a partir da ráfia brasileira no Festival Terrace (área externa no Royal Festival Hall).
- Apresentações ao ar livre do grupo AfroReggae, com oficinas de percussão.
- Gringo Cardia mostra o estilo do design gráfico e a arte de rua do Brasil com exposições espalhadas por todo Southbank.

Sobre o programa de intercâmbio Cultural do HSBC
Como banco de atuação internacional, o HSBC incentiva e promove a disseminação de diferentes culturas em todo o mundo por meio de seu programa de intercâmbio cultural. O banco acredita que, para construir relações de trabalho bem sucedidas, é importante entender os diferentes pontos de vista e valores de seus funcionários e clientes. Por considerar que este intercâmbio pode gerar benefícios para os negócios, o HSBC adota a política para todas as formas de arte, desde a culinária, língua e literatura até a dança, artes de rua e todas as formas de música.
www.hsbc.com /culturalexchange

ESPM recebe diretor da Oz Design para palestra

O sócio-diretor da Oz Design, Giovanni Vannucchi é o convidado para a aula inaugural da graduação em design no dia 10 de fevereiro, quarta-feira. Durante a palestra, voltada para estudantes e convidados, Vannucchi falará sobre o papel do designer, práticas profissionais e apresentará alguns cases de sucesso.

Ribeirão Preto recebe exposição que alia design e respeito ao meio ambiente

Quarenta dos mais importantes designers do Brasil foram desafiados a desenvolver peças inéditas que aliem estética, funcionalidade, proteção aos recursos naturais, redução de emissão de produtos poluentes, durabilidade e respeito às questões sociais e culturais. O resultado desse exercício poderá ser conferido também em Ribeirão Preto, de 5 de fevereiro a 7 de março, no Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP).


Essa é a primeira vez que a cidade recebe uma edição do Design & Natureza, já tradicional na capital paulista e que esteve sediada no Shopping D&D, de 22 de setembro a 4 de outubro de 2009. A mostra é aprovada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, teve o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto por meio do MARP e patrocínio da Leo Madeiras e do Grupo São Martinho, que atua na região de Ribeirão Preto. A realização em São Paulo e na cidade é da Origem Produções. “A nossa proposta é facilitar o acesso do interior ao design inovador, de qualidade e que seja produzido com responsabilidade”, explica Marici Vila, diretora executiva da Origem.

Com uma história que começou bem antes da palavra sustentabilidade entrar na moda, o Design & Natureza teve sua primeira edição em 1999, já com o objetivo de estimular e divulgar práticas de projeto que contribuam para o desenvolvimento sustentável do planeta. “Procuramos incentivar o designer a pensar de maneira diferente e avaliar melhor todo seu processo de criação; ao mesmo tempo, estimulamos as pessoas a adotarem um hábito de consumo mais consciente”, diz Christian Ullmann, um dos idealizadores e curadores da mostra.

Na exposição, estarão presentes grandes nomes do design brasileiro, como Fernando Jaeger, autor da cadeira petit, que estrelou a última campanha da Vivo; Pedro Paulo Santoro Franco, entre outros.

Artistas de outros estados do Brasil também marcam presença na 7ª edição do Design & Natureza. Alguns exemplos são Alex Mont’Elberto, de Pernambuco; Bernadete Brandão, do Paraná; Claudio Matos Fonseca, do Rio Grande do Sul; Ricardo Barddal, de Santa Catarina; e Virgínia Moraes, do Rio de Janeiro.

Para desenvolver os produtos, os profissionais participaram de workshops e foram orientados durante meses pelos curadores Christian Ullmann e Marili Brandão a utilizarem os critérios do design sustentável (veja abaixo). Não houve restrições em relação aos materiais utilizados como matéria-prima, só precisavam ser de origem renovável ou reciclados.

Um dos resultados desse trabalho são os vasos e castiçais criados pelo designer Pedro Petry, que utilizou como matéria-prima madeiras de cafezeiro de uma pequena fazenda de Itu, no interior de São Paulo. Os pés de café, com mais de 60 anos de vida, tinham sido cortados para dar espaço ao cultivo de cana-de-açúcar e seu destino era, provavelmente, forno de padaria ou aterro sanitário. Petry adquiriu o material e com ele criou novos produtos.

Na exposição, os visitantes poderão conferir peças inéditas com diversos conceitos, formatos e utilidades, como luminárias, móveis, tapetes, joias, objetos de decoração e até projetos arquitetônicos. Em comum, os projetos têm apenas a concepção do produto, que deve considerar muito mais do que estética e funcionalidade.

Critérios do design sustentável
  • Proteção aos recursos naturais
  • Redução da emissão de produtos poluentes
  • Política socioambiental
  • Reciclagem e ciclo fechado
  • Facilidade de conserto e atualização
  • Estética e durabilidade
  • Multifuncionalidade
  • Respeito à cultura e à ética
Prêmio Ecoleo de Design
Durante a mostra Design & Natureza, estarão em exposição também os três primeiros produtos finalistas do Prêmio Ecoleo Design, concurso que avaliou peças de profissionais e estudantes de todo o Brasil com utilização de madeiras certificadas pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal FSC.

Participaram do concurso 327 projetos de 17 estados brasileiros, que propuseram desde joias até projetos arquitetônicos. Numa primeira etapa, foram selecionados 46 projetos para elaboração dos protótipos. Na segunda etapa do concurso, esses protótipos foram analisados e 35 finalistas definidos.

Patrocinadores sustentáveis
Seguindo a linha do respeito à sustentabilidade incentivada pelo Design & Natureza, os patrocinadores do evento também adotam medidas para preservações dos recursos naturais. A EcoLeo, projeto pioneiro da Leo Madeiras, é a primeira revenda de madeira certificada FSC da América Latina e a terceira do mundo. Já o Grupo São Matinho, organização com três usinas de açúcar e álcool e uma unidade de negócio de biotecnologia, reaproveita todos os seus resíduos industriais e agrícolas, analisando e desenvolvendo alternativas que substituem ou complementam fertilizantes minerais ou herbicidas comerciais para o cultivo da cana-de-açúcar e controle de pragas.

Sobre a Origem Produções – A empresa atua na produção cultural em diversas modalidades como teatro, dança, restauro, música, artesanato, oficinas, entre outras atividades. Os trabalhos são realizados por meio de leis de incentivo fiscal, promovendo e fomentando projetos culturais em diversas regiões do Brasil, como a revitalização do Cine Theatro Carlos Gomes de São Simão, a reforma do Cine Teatro Serrana, 5º Festival de Teatro TPC, Exposição Jovens Designers, Oficina Nômade, Festival Cultural Cinema de São Simão, entre outros. Para saber mais sobre a Origem Produções, acesse www.origemproducoes.com.br.

Serviço
Visitação
Permanência: 5 de fevereiro a 7 de março
Horários: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Local: MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (Rua Barão do Amazonas, 323)

Exposição Design & Natureza – Alex Mont’elberto, André Marx, Augusto Citrangulo, Baba Vacaro, Bernadete Brandão, Camila Fix, Claúdia Araújo, Cláudio Rampazzo, Daniela Asdente, Eduardo Prado, Elizabeth Prado, Enzo Grinover, Estevão Toledo, Fabíola Bérgamo, Fernando Bottene, Fernando Jaeger, Flávio Borsato, Gustavo Souza Dias, Hugo França, José Roberto Hofling, Julia Krantz, Karim Akl, Karina Achôa, Kelley Brian White, Leo Mangiavacchi, Marco Antonio Gomes, Marko Brajovic, Maurício Lamosa, Miriam Andraus Pappalardo, Miriam Mirna Korolkovas, Nó Design, Oferenda Design, Oz Design, Pedro Paulo Santoro Franco, Pedro Petry, Pedro Useche, Projeto Taquara, Renata Meirelles, Ricardo Barddal, Sergio Fahrer, Silvia Grilli, Virginia Moraes e Zanini De Zanine Caldas.

Curadoria: Marili Brandão e Christian Ullman.

Luiz Lara (TBWA/Abap), Ciaco (Fiat/ABA), Pianez (Carrefour) e Gal Barradas (Grupo TV1) na ESPM

Com o objetivo de marcar o início do semestre letivo, a ESPM realiza nesta semana aulas magna para os calouros do curso de comunicação, com a presença de nomes como João Batista Simon Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat e presidente da ABA, Associação Brasileira de Anunciantes; Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil; Gal Barradas, vice-presidente de novos negócios e gestão de marcas TV1 e Luiz Lara, sócio da LewLara/TBWA e Presidente da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade.

Os executivos João Ciaco e Paulo Pianez estarão presentes em 8 de fevereiro, segunda-feira, a partir das 19h30. Ciaco vai falar sobre as práticas e os desafios atuais do branding e Pianez discutirá o varejo sustentável. Já a vice-presidente da TV1, Gal Barradas, estará na Escola em 9 de fevereiro, terça-feira, às 19h30. Ela vai abordar o atendimento e as perspectivas da comunicação. No dia 11 de fevereiro, quinta-feira, Luiz Lara apresentará aos alunos as principais tendências do mercado da comunicação, seus movimentos e apontará as oportunidades profissionais do setor.

O objetivo da série de palestras é apresentar aos estudantes da graduação as perspectivas e tendências de mercado em áreas como comunicação, gestão de marcas e varejo, mas, principalmente, destacar as oportunidades profissionais nesses negócios.

Prêmio IDEA/Brasil 2010

Os interessados em inscrever seus projetos na 3ª edição do Prêmio IDEA/Brasil, o Oscar do design brasileiro, têm apenas até o dia 12 para aproveitarem a fase de descontos nas inscrições: até lá, os associados da Objeto Brasil pagam R$120,00 por cada projeto inscrito, enquanto os não-associados pagam R$150,00 por projeto. Depois do fim da taxa promocional, voltam os preços comuns de R$156,00 para os associados e de R$196,00 para não-associados. As inscrições devem ser feitas pelo site www.ideabrasil.com.br.

Confirmados nomes de três jurados internacionais
Uma das grandes novidades da premiação desse ano será a presença no júri nacional de Enrique Avogadro, diretor-geral de Comércio Exterior e Indústrias Criativas de Buenos Aires, do sul-coreano Ken Nah e do americano John Barratt.

Além de presidir a mais tradicional consultoria de design do mundo — a octogenária Teague, que exibe em seu rol de clientes marcas como Boeing, HP, Intel, Microsoft, Nike, Panasonic, Samsung e Starbucks — Barratt é presidente do júri do IDEA Awards, o que o torna o fiel da balança para nossos designers, já que os vencedores da versão brasileira do prêmio se classificam automaticamente para concorrer em sua edição internacional, promovido pela IDSA – entidade representante do design nos EUA com mais de 3.500 associados de todo o mundo e patronos como Microsoft, Motorola e Procter & Gamble.

Ken Nah vem do país que, por duas vezes consecutivas, foi o mais premiado do IDEA Awards. O sul-coreano está à frente de algumas das maiores instituições incentivadoras do design na Ásia, como a International Design School for Advanced Studies (da Hongik University, Coreia do Sul) e o Korea Design Knowledge (KDK) Forum. Este ano, foi nomeado o CEO do evento bienal World Design Capital 2010, que terá em Seul a capital do design mundial.

Outra novidade para a temporada de 2010 é a criação de novos meios de comunicação com os designers, através das redes sociais Twitter e Facebook, que diariamente veiculam informações exclusivas sobre o prêmio e sobre as novidades no mundo do design.

Aberto a designers, empresas, estudantes e agências, o Prêmio IDEA/Brasil é a principal porta de entrada dos projetos brasileiros ao mercado internacional. No ano passado, a premiação obteve recorde de inscrições, mas espera-se um número ainda maior de inscritos para a edição de 2010, que promete ser a mais abrangente e espetacular desde a primeira edição do Prêmio.

Links do Objeto Brasil e Prêmio IDEA/Brasil
www.ideabrasil.com.br
www.twitter.com/ObjetoBrasil
www.facebook.com/profile.php?id=100000047508416

Marketing e Propaganda no Centro Europeu de Joinville

O Centro Europeu de Joinville está com as matrículas abertas para o seu curso de Marketing e Propaganda. Seguindo padrões internacionais de qualidade, as atividades têm como objetivo formar profissionais capacitados para atuar nos segmentos de marketing e comunicação.

Com duração de um semestre, o curso de Marketing e Propaganda conta com um currículo dinâmico e atualizado, baseado nos melhores cursos superiores, diferenciando-se, porém, na agilidade e tempo de conclusão, além da objetividade e do poder de síntese de seu conteúdo programático. Além disso, o corpo docente é formado por professores com ampla vivência e experiência no mercado profissional. Após a conclusão do curso, os formandos estarão capacitados para exercer atividades de marketing em empresas de todos os portes ou em agências de publicidade e propaganda, atuando em diversos setores, entre eles planejamento estratégico, atendimento, criação, mídia, pesquisa, produção gráfica e produção eletrônica, vídeo e cinema, gráficas e empresas de pesquisa.

As aulas do Curso de Marketing e Propaganda terão início no próximo mês de março. As atividades são realizadas na sede do Centro Europeu (Rua Henrique Meyer, n° 280) e na grade disciplinar estão temas como gestão de marketing, comportamento do consumidor, planejamento estratégico de marketing, WEB marketing, gestão da marca, direção de criação e planejamento de mídia. Mais informações pelo telefone (47) 3029-4344.

Ponto Frio lança novo aplicativo no Iphone

O varejo brasileiro ganhou uma nova ferramenta na tão acirrada disputa pelos consumidores: um aplicativo para Iphone criado pela DM9DDB para o Ponto Frio. No site da APP da AppStore Brasil http://itunes.apple.com/us/app/ponto-frio/id352549967?mt=8, o consumidor faz o download gratuito do aplicativo. Via GPS, o aplicativo identifica a loja mais próxima do consumidor, oferece um desconto especial naquela unidade, e permite que o usuário faça uma ligação direta para a loja para uma compra virtual ou traça uma rota até a unidade.

Com este aplicativo, o Ponto Frio entra de vez na era da comunicação convergente em que diversas mídias e tecnologias são usadas em prol de oferecer serviço e conteúdo exclusivo para o consumidor.

A tendência convergente é foco da DM9. A agência do Ponto Frio é uma das que mais investe em mídias digitais do País. Do faturamento da DM9 cerca de 7,4% é destinado às mídias digitais. A média do mercado brasileiro é de 4,13%.


Ficha Técnica
Agência: DM9DDB
Cliente: Ponto Frio
Produto: Institucional
Direção de Criação: João Mostério, Daniel Bottas, André Pedroso e Sergio Valente
Criação: João Mostério, Daniel Bottas e André Pedroso
Produção de Internet: Denis Gustavo e Pedro Rais
Atendimento – Marcia Aguiar e Juliana Senna
Aprovação – Guilherme Matiello