2.8.11

Reclame apresenta entrevista com Chuck Porter, sócio da agência americana Crispin Porter + Bogusky

Chuck Porter e Pedro Cabral a direita. fotógrafo Satoru Takaesu.

O “Reclame” da próxima quinta-feira, 04, que vai ao ar às 17h, no Multishow, exibe mais um “Diário de Cannes”, com uma entrevista exclusiva, realizada pelo colunista Pedro Cabral, com Chuck Porter, um dos nomes mais fascinantes da publicidade mundial e sócio da agência americana Crispin Porter + Bogusky, nomeada diversas vezes “Agência do Ano” por publicações como AdAge, Creativity e Adweek.

O programa destaca ainda outros pontos turísticos de Cannes, como o “Pelorran”, ladeira repleta de restaurantes, apelidada pelos brasileiros dessa forma por lembrar o nosso Pelourinho e o Archimboldo, um dos restaurantes italianos mais frequentados de toda a cidade. Acompanhe também o seminário e a coletiva de imprensa com a roqueira Patti Smith.

Além disso, o Reclame conta com a coluna de Washington Olivetto, trazendo dicas e tendências e com Marcelo Tripoli em seu quadro “Trend Posts”. Ambos com destaques da Riviera Francesa.

No Multishow
Quinta-feira, às 17h
Horários alternativos: sexta-feira, às 15h15; sábado, às 8h, e segunda-feira, às 7h30.

Na Globosat HD
Terça-feira, às 20h
Horários alternativos: quinta-feira, às 15h30; sábado, às 16h30; domingo, às 11h30 e segunda, às 14h30.

Ficha Técnica
Produção: New Content
Apresentação: Bruna Calmon
Direção de redação: Toshio Yamasaki
Direção artística: Roger Garcia
Direção de novos negócios: Emerson Souza
Direção de atendimento: Márcio Goulart
Direção de cena: Fernando Cirillo
Reportagem: Luna França
Câmeras: Cleber Isler e Filipe Augusto
Coordenação de produção: Luiza Brasca
Assistência de produção: Marcela Gonçalves
Edição e finalização de imagens: Raphael Ferreira e Vinícius Álvares
Assistência de edição de imagens: Sami Makino.

João Nuno Pinto chega a Delicatessen Filmes


A lista de diretores de cena da produtora Delicatessen ganha mais um nome: João Nuno é o mais novo nome da casa. Com um portfólio recheado e uma intensa carreira em Portugal – são mais de 100 filmes publicitários e videoclipes - é considerado um dos mais conceituados realizadores publicitários do país europeu. Filmou para clientes como Vodafone, Optimus ou Azeite Gallo.

Começou a carreira na Abrinício, uma agência do grupo JWT, como diretor de arte e mais tarde diretor de criação. Começou dirigindo para a produtora Tangerina Azul onde teve diversos trabalhos premiados em festivais como London International Advertising and Design Awards e o El Ojo de Ibero America. Em 2005, fundou a Garage, considerada a Melhor Produtora de Imagem de Portugal. Mesmo no Brasil, João Nuno continua sócio da produtora portuguesa, tornando-a uma porta européia para os trabalhos realizados na Delicatessen.

Mas, João Nuno não se aventurou apenas na publicidade. Em 2010, lançou América, seu primeira longa metragem de ficção. O filme foi premiado em diversos festivais, uma co-produção internacional entre Portugal, Espanha, Brasil e Rússia e ganhou o prémio de Melhor Realização no Festival Internacional de Sofia 2011 e o de Melhor Fotografia no Indie Lisboa 2011.

Grand Marnier em edição limitada de 130° aniversário


Em meados de 1880, Louis-Alexandre Marnier Lapostolle apresentou aos parisienses da Belle Époque um licor de gala produzido com laranjas exóticas, batizado como Grand Marnier. E, para celebrar seu aniversário de 130 anos, a marca lança uma edição limitada ideal para colecionadores inspirada no charme do período da criação da marca.

A edição Ruby traz a tradicional garrafa do licor vestida de preto envernizado, marca registrada da Renascença e que nunca saiu de moda. O grande destaque fica com uma pedra vermelha lapidada que ocupa o espaço destinado ao brasão da família Marnier, e que remete a um extravagante pingente de rubi.

Podendo ser utilizado tanto na elaboração de drinques e sobremesas quanto degustado puro como digestivo ou on the rocks, o Grand Marnier é a prova de que um grande clássico permanece inabalável mesmo com reinterpretações diárias. O rótulo tornou-se ao longo dos anos o licor francês mais consumido do mundo, graças ao seu sabor inigualável resultado de um trabalho repleto de detalhes. O licor é produto da mistura de laranjas exóticas amargas “Citrus Bigaradia”, colhidas manualmente e secadas naturalmente na plantação da família, a um conhaque artesanal premium envelhecido em barril de carvalho, o que garante à bebida um sabor complexo e suave com aroma concentrado e qualidade incomparável.

A garrafa, que acaba de chegar ao Brasil, será vendida em delicatessens em São Paulo e Rio de Janeiro com preço sugerido de R$ 99.

Projetos Especiais promovem o seminário Arte Acessível

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio dos Projetos Especiais das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, promove nos dias 11 e 12 de agosto, quinta-feira, das 9h às 20h, e sexta-feira, das 9h às 17h, o seminário Arte Acessível. A atividade acontece na Oficina Cultural Oswald de Andrade, Rua Três Rios, 363, no Bom Retiro.

O Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, lembra que cada vez mais o Governo de São Paulo tem aperfeiçoado e intensificado as ações de acessibilidade nas instituições culturais. “É essencial promovermos a discussão e a reflexão de como tornar irrestrito o acesso a cultura e a arte”, completa.

O objetivo do seminário é proporcionar uma reflexão sobre o acesso, a fruição e o fazer artístico das pessoas com deficiência e como a cidade, os espaços públicos e privados dialogam com essas questões. Quais as ações, ferramentas e mecanismos que esses locais dispõem para romper as barreiras e diminuir as distâncias entre as pessoas.

O seminário espera unir pessoas de diferentes áreas, com e sem deficiência, para que elas deem sua contribuição na busca de caminhos que permitam um novo olhar sobre o tema.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na sede da Oficina Oswald de Andrade, das 14h às 22h, até o dia 10 de agosto.

Programação
11 de agosto

10h às 12h - abertura

14h às 17h - Mesa: Direito ao Acesso: fruição e fazer artístico
Romper barreiras – diminuir distâncias
70 lugares

20h – Fragmentos e processos criativos de “Lautrec”, com Kátia Fonseca
50 lugares (retirar ingressos com uma hora de antecedência)

12 de agosto

9h às 12h

Workshop “Compartilhando as diferenças” – Acessibilidade Atitudinal, com Kátia Fonseca
Público alvo – Interessados em conhecer os direitos e a lidar com diferentes situações envolvendo pessoas com deficiências
40 vagas

Workshop “Dança sem Fronteiras” – DanceAbility, com Fernanda Amaral
Público alvo – Interessados em Danceability, com e sem deficiência
20 vagas

14h às 17h

Mesa: Acessibilidade “A Cidade, os espaços públicos e privados estão preparados para receber pessoas com deficiências para a fruição e o fazer artistico?”
70 lugares

Serviço:
Projetos Especiais
Telefone (11) 4096-9838 ou 4096-9850
Informações: www.oficinasculturais.org.br

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo - SP
Telefone (11) 3221-5558 / 3222-2662

Pão de Açúcar patrocina dicionário exclusivo sobre o Vinho do Porto


O Pão de Açúcar é o patrocinador do “Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto”, um guia completo e pioneiro no mundo sobre a bebida mais famosa de Portugal. O trabalho é o resultado de seis anos de pesquisa do enófilo e consultor de vinhos do Grupo Pão de Açúcar, Carlos Cabral, e do produtor português Manuel Pintão. A obra chega esta semana às livrarias especializadas de São Paulo.

A ideia de elaborar o “Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto” surgiu em setembro de 2004. Para a tarefa, Cabral convidou Manuel, que, por 53 anos, foi administrador da Casa Vinícola Manoel D. Poças Junior, fundada em 1918. Da amizade entre ambos e do interesse pelo Vinho do Porto, nasceu o dicionário temático que reúne mais de 3 mil verbetes e 620 ilustrações em 575 páginas.

“Minha amizade com Manuel Joaquim começou em 1980. Ao longo dos anos trocamos informações sobre a história do vinho, a manutenção das tradições, a comercialização e a melhor participação do Porto no mercado brasileiro”, explica Cabral. “Esse foi um importante ponto de partida para escrevermos o livro e consolidarmos não apenas a nossa experiência no universo dos vinhos, mas toda a paixão que temos sobre o assunto”, completa o enófilo.

Partindo da vasta biblioteca que possuem sobre o assunto, muitas viagens entre Brasil e Portugal e pesquisas em campo, os autores abordam 55 temas no dicionário. Entre os títulos estão as casas produtoras de Vinho do Porto, a história e geografia da região do Douro, o folclore, a legislação e o controle de qualidade da bebida, o comércio local e internacional, as castas cultivadas, além da história e dos tipos.

“O Vinho do Porto merecia esta obra, pois já está entre nós há 400 anos e tem muitos admiradores. É um vinho que caiu no gosto dos brasileiros, que procuram cada vez mais conhecer o produto. No Grupo Pão de Açúcar oferecemos mais de 40 rótulos de vinhos portugueses, a metade deles é do Porto”, explica Cabral.

O autor
Carlos Ernesto Cabral de Mello estuda o universo dos vinhos desde 1969. Em 1980, fundou a Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV) e é membro da Confraria de Vinho do Porto. Desde 1997, é consultor nacional de vinhos do Grupo Pão de Açúcar, definindo os rótulos que estarão nas prateleiras dos supermercados. É responsável pela formação de atendentes especializados em vinhos, que orientam os clientes nas compras. O “Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto”, publicado pela Editora de Cultura, é o quarto livro do autor.

“Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto”, de Carlos Cabral e Manuel Joaquim Poças Pintão (Editora de Cultura, 575 páginas, R$ 90). Disponível para venda na Livraria Cultura e Livraria da Vila.

AlmapBBDO cria ações em Fan Pages no Facebook para integrar campanhas

Em tempos de ascensão das redes sociais, grandes empresas apostam em Fan Pages para comunicar suas ações e estreitar o relacionamento com os consumidores. Nos últimos três meses, a AlmapBBDO desenvolveu ações voltadas para as páginas do Facebook de seus clientes. Este tipo de investimento das marcas aumenta a quantidade de seguidores em suas páginas e, consequentemente, sua popularidade na web.

Uma das empresas atendidas pela agência aparece como preferida pelos internautas: a Antarctica. Com Fan Page recém-criada [em 1/6/2011], a marca é favorita em seu segmento e tem 154.264 fãs no Facebook — o que garante para a mesma o primeiro lugar.

Está no ar o aplicativo Barraca do Beijo, desenvolvido para a Antarctica como parte das brincadeiras do São João da BOA, que patrocina as festas juninas do Rio de Janeiro [www.saojoaodaboa.com.br]. Para participar, basta entrar na página, clicar na plaquinha indicativa e chamar os amigos para brincar. Eles receberão, em seus perfis, o aviso de que a barraca foi aberta e que eles estão sendo convidados a beijar quem os convidou. Há duas opções: aceitar ou recusar. Ao aceitar, poderá ou não publicar a opção. Há até um ranking dos mais beijados do Facebook.


Uma ação para a Man Latin America também foi realizada no início de julho. Uma peça interativa foi veiculada no site do Yahoo para comunicar a participação da marca com quatro caminhões na Fórmula Truck. Ao clicar na mesma, o internauta era direcionado para um game na Fan Page da marca no Facebook (www.facebook.com/manlatinamerica), na qual os usuários podiam correr com Caminhões Volkswagen. Os três melhores tempos ganharam um par de convites para assistir ao evento.