28.4.08

A Cultura do Cartaz



O Instituto Tomie Ohtake abre nesta terça-feira, 29 de abril, a exposição A Cultura do Cartaz.

A mostra tem curadoria de Paulo Moretto e reunirá 150 cartazes representativos da produção nacional.

Entre os trabalhos está Banana Grampeada, pôster criado pelo diretor de cena Rodolfo Vanni (Cia de Cinema), em 1989, que foi escolhido como símbolo da 20ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo.

Na época, Vanni era diretor de arte da DPZ.

Na ocasião, Vanni desenvolveu três cartazes. Um deles trazia nota velha e amassada de um Cruzado Novo (moeda da época), coberta de fita adesiva, prensada entre dois vidros.

O outro trabalho, em p&b, mostrava a ponta do cano de um revólver. "Este cartaz tinha um efeito magnífico, o espectador demorava alguns segundos para perceber que se tratava de uma arma", explica Vanni.

A idéia do fundo amarelo, no cartaz da banana, foi de Marcello Serpa (hoje na AlmapBBDO).

Na exposição também estarão trabalhos de Almir Mavignier, Alexandre Wollner, Ziraldo, Elifas Andreato, João Baptista da Costa Aguiar, Gringo Cardia, Eliane Stephan, Felipe Taborda, Rico Lins, Luiz Stein e Kiko Farkas, entre outros.

Serviço
Exposição A Cultura do Cartaz
Abertura para convidados: 28 de abril, às 20h – até 8 de junho de 2008

Workshop: Cartazes: cultura e design
Professor: Paulo Moretto
Duração: 2 dias
Dias 09 e 10 de maio
Vagas: 20
Horário: sexta, das 19h às 22h , sábado, das 10h às 17h (com uma hora de almoço)
Valor: R$ 150,00
Informações pelo telefone: (11) 2245 1937
Mesa Redonda: O Cartaz Brasileiro
Data: 08 de maio, às 19h

Participantes: Paulo Moretto, Chico Homem de Mello, Felipe Taborda e Ricardo Ohtake (mediador)

Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés) - Pinheiros SP

Fonte: CCSP

Formas e Pulos: o Saci no Imaginário



Çaa cy perereg, Saci Pererê ou simplesmente Saci. Quem não conhece este personagem do folclore, travesso e libertário, que pula entre nós há mais de dois séculos?

Mito criado pelos tupi-guarani na zona fronteiriça com o Paraguai, guardião das florestas e defensor da natureza, foi apropriado pelos escravos, incorporando feições africanas e um cachimbo de preto velho. E, se o Saci perdeu uma perna para representar a mutilação imposta pelo cativeiro, ganhou o gorro vermelho, que concentra seus poderes mágicos, inspirado no piléu, emblema da liberdade na Roma antiga e no barrete frígio adotado pelos republicanos após a Revolução Francesa de 1789.

Símbolo de mestiçagem e resistência desde os tempos da Colônia e do Império, quando os negros enfrentavam os capitães do mato com golpes ágeis de capoeira, o Saci congrega a cultura multirracial que forma o povo brasileiro e plasma sua identidade.

Formas e Pulos: O Saci no Imaginário resgata as representações de um duende genuinamente nacional por diversos artistas, em suportes e técnicas variadas. A mostra revela também a energia do “insigne perneta” recuperando o espaço invadido pelas bruxas travestidas nas abóboras do raloim, que teimam em seqüestrar nosso imaginário e representam as forças do mal na geopolítica do século XXI.

Fonte: Museu AfroBrasil

Publicitários lançam iSofa.tv



Os publicitários Bruno Pinaud, Alexandre Braga e Alexandre Souza lançam essa semana o iSofa.tv. Eles se juntaram a mais dois programadores, Erwin Julius e André Popp, para mostrar uma nova maneira de assistir todo o conteúdo em vídeo disponível na Web. No iSofa.tv o usuário, através de uma pesquisa, tem acesso aos vídeos que estão em mais evidência postados na Internet.

O resultado da busca é apresentado em seqüência, um atrás do outro, como se fosse um canal de televisão. Mas sem intervalos comerciais. Um algoritmo organiza e hierarquiza todos os vídeos através do cruzamento de dados de viewers, favoritos e hot tops de vários sites e gera uma programação que começa pelo de maior repercussão e não tem hora pra acabar.

A expectativa do grupo é mudar a maneira como as pessoas experimentam os vídeos da Web. Basta um click para ver tudo o que existe em vídeo na internet, em tela cheia, sobre determinado assunto

Fonte: Vox News