7.7.08

Tipografia sem Mistérios



Como desvendar os mistérios do vasto menu de fontes que temos à nossa disposição no computador e fazer as melhores escolhas para cada projeto? Este workshop tem como objetivo possibilitar que a seleção de fontes seja menos intuitiva e torne-se um processo consciente, ancorado no conhecimento da linguagem tipográfica e de suas possibilidades expressivas. Vamos abordar a tipografia clássica, os estilos predominantes nas décadas recentes e a produção das vanguardas contemporâneas. Tudo para entender como estabelecer relações entre as fontes e os demais elementos (forma, cor, imagem e mensagem) e chegar resultados harmônicos e ricos, com aplicação nas diversas áreas criativas como o design gráfico e de produto, a arquitetura e a indústria têxtil, incluindo a criação e o marketing da moda. Os temas serão abordados de forma expositiva, intercalados com exercícios e experiências criativas longe do computador.

Público
Profissionais, Professores e estudantes de design gráfico, produto, arquitetura, moda, publicidade, jornalismo, etc...

Período 31/05/2008 e 01/06/2008
Dias da semana Sábado e Domingo
Carga horária 14 horas
Horário das 09h às 12h e das 14h às 18h

Local: Rua 21 de Janeiro, 2150, Centro Pomerode - SC
Parque de Eventos
Telefones 47 3395 1722
47 9135 5854

Quem é Ricardo Mayer?
Designer gráfico há mais de 20 anos, formado em comunicação visual em Santa Maria RS e Pós-graduado em Gestão de Embalagem pela ESPM em São Paulo, onde reside há 12 anos.
Por ter começado a trabalhar muito antes de se usarem computadores no design, já desenhou muita letra com régua, compasso e as temidas curvas francesas.

Fonte: Orbitato

1ª Bienal de Grafite de Belo Horizonte



Apresentação (do site do evento)
No momento o planeta passa por várias mudanças em grande velocidade. Vivemos séculos de autoritarismos, ditaduras e alienação. Hoje com o processo de globalização o mundo se mostra para todos, percebemos sua diversidade e as mudanças planetárias passam pelo fortalecimento do conceito de identidade que é fundamental para o funcionamento da democracia plena.

Uma nação forte é sinônimo de identidades estruturadas e as novas ordens mundiais serão conseqüência do convívio das diferenças onde a expressão das experiências histórico-afetivas possam ser compartilhadas pela comunidade por meio das manifestações artísticas.

O grafite é um meio contemporâneo de expressão que se inscreve como um fenômeno mundial, jovens experimentam esta linguagem compartilhando suas idéias com a sociedade diretamente nas ruas.

A arte tem a força capaz de contribuir para o desenvolvimento dos indivíduos e para a estruturação das comunidades. A experiência estética do grafite possibilita uma dinâmica com as paisagens circundantes, com a intimidade dos artistas e com o diálogo das diferentes tribos dos centros urbanos. Fornece informações a respeito das conexões existentes entre o ser humano e a cultura. Grafitar é converter em grafia, escrever palavra, frase ou desenho em muro ou parede de lugar público. A palavra italiana graffiti deu origem à forma adotada pelo idioma português: grafito ou grafite para designar inscrições riscadas com instrumentos pontiagudos ou carvão sobre rochas e paredes. Nos anos sessenta, o mundo assistiu à uma grande efervescência cultural no planeta. Jovens de todo o mundo gritaram, manifestando-se criticamente por meio do grafite contra as guerras imperialistas, o totalitarismo, a sociedade de consumo, a massificação da cultura e os tabus da moral, que ecoam até os dias atuais.

O grafite encontrou na Europa no final dos anos 80 um ambiente mais receptivo que as grandes metrópoles das Américas, consolidando-se esta forma de expressão como uma tendência mundial.

No Brasil no final dos anos setenta, com o enfraquecimento da ditadura militar, frases enigmáticas e irônicas surgiram nas ruas, criando um jogo lúdico e imaginativo com a cidade. Em São Paulo um grupo de artistas e estudantes iniciaram um movimento de intervenções urbanas que exploravam o potencial do grafite. Apareceram então trabalhos como o do artista grafiteiro Alex Valauri que apresentavam ao público em suas imagens, símbolos da cultura de massa e em 1985 apresentou na Bienal internacional de São Paulo a famosa instalação “A festa na casa da Rainha do Frango Assado”. Hoje a grande Belo Horizonte abriga projetos que apóiam o movimento do grafite e seus artistas. Projetos como o “Arena da Cultura” e “Guernica” da prefeitura de Belo Horizonte, o “Fica Vivo” do Governo do estado de Minas Gerais, “Graffite no Muro Efêmero” da Universidade FUMEC e “Árvore da Vida” da Fiat Automóveis vêm oferecendo anualmente oficinas de aprofundamento de estudos sobre a linguagem do grafite, suas técnicas variadas e intervenções urbanas.

Portanto a promoção de um encontro internacional de grafite possibilita a abertura de um fórum inédito para a comunidade internacional.

Esse evento será dividido em duas linhas de ação: a formação e a difusão do grafite. Serão convidados grafiteiros de cinco diferentes países, de forma a representar os cinco continentes do planeta. Com o Brasil teremos seis nações envolvidas no encontro, que terá como atividades, seminários, workshops, exposições e intervenções urbanas. Os eventos serão descentralizados para que o público da grande Belo Horizonte e de todo o estado de Minas Gerais envolva-se e participe das múltiplas atividades da Bienal Internacional de Grafite.

IV Congresso Brasileiro de Publicidade



O IV Congresso Brasileiro de Publicidade, que acontece de 14 a 16 de julho no World Trade Center, em São Paulo, será o primeiro grande marco da publicidade brasileira do século 21. Com o tema Criando o Futuro, o evento vai debater as principais questões que afetam o setor com os mais destacados líderes da indústria da comunicação brasileira.

A palestra inicial será proferida por Kofi Annan, ex-secretário-geral das Nações Unidas (1997-2006) e vencedor do prêmio Nobel da Paz de 2001. Annan, que se destacou internacionalmente pela defesa dos direitos humanos e pelo cumprimento das leis internacionais, falará sobre a importância da liberdade nos tempos atuais.

Os temas do Congresso foram definidos pelas 30 entidades participantes, tendo à frente a ABAP, e serão discutidos em 15 comissões. Cada uma terá presidente, relator, debatedores e delegados. As conclusões serão apresentadas na plenária final e organizadas em um documento que deve balizar o estabelecimento de um novo marco regulatório para o setor.

Compromisso com a evolução do setor
A quarta edição do Congresso Brasileiro de Publicidade ocorre exatamente três décadas após o último encontro, em 1978, que culminou com a criação do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar). A entidade nasceu a partir do temor do mercado que o então governo militar sancionasse uma lei que estabelecesse censura prévia às atividades publicitárias.

No segundo Congresso, realizado em 1969, durante a vigência do regime militar, o principal foco de discussões abordou a relação entre agências e anunciantes. A criação da bonificação por volume (BV), aprovada em plenário, foi uma das decisões mais relevantes do encontro.

E na primeira edição, em 1957, foram lançadas as bases da atividade publicitária no Brasil, que fundamentaram a Lei nº 4.680. Naquele momento, o incipiente mercado clamava por união entre os agentes envolvidos para a estruturação e regulação necessárias para o crescimento da atividade. Entre os resultados mais importantes, destaca-se a concepção do Instituto Verificador de Circulação (IVC).

O legado dos três primeiros Congressos possibilitou a estruturação do mercado publicitário brasileiro, conhecido por impedir a concentração de anúncios e garantir a liberdade editorial dos meios de comunicação. Outra marca do setor é a criatividade dos trabalhos, o que garantiu uma posição destacada do Brasil no cenário mundial.


Workshop: Uma introdução à caligrafia

Andréa Branco, calígrafa paulistana

Workshop: Uma introdução à caligrafia para interessados em se aproximar da técnica caligráfica

Período: de 16 a 17 de julho das 14h00 as 17h00.
Local do curso: Centro Cultural São Paulo


Inscrições até 10/07/2008

1) Não efetuaremos matrículas fora do prazo estipulado;
2) As matrículas serão feitas por e-mail. O candidato deverá encaminhar seu pedido de inscrição para brasil@tiposlatinos.com contendo os seguintes dados:

-Nome da oficina
-Nome do candidato
-E-mail
-Endereço
-Telefone
-Profissão
-Breve currículo
-Carta de intenção

Inscrições gratuitas pelo e-mail: haverá seleção dos candidatos interessados e serão avisados com 3 dias de antecedância.

Divulgação de selecionados: Até 12 de julho via e-mail.