19.10.11

Editora Barba Negra lança a graphic novel “Lucille”, do francês Ludovic Debeurme



Lucille é uma adolescente desajeitada e insegura, superprotegida por sua mãe. Ela se vê como uma garota sem graça e feia, e sonha em ser o estereótipo da mulher bonita e magra, como a sua boneca Linda. Atormentada pelas agruras da puberdade, Lucille desenvolve anorexia e se sente cada vez mais só e desajustada.

Arthur carrega o peso da herança paterna: o nome, a profissão de pescador, o alcoolismo e possivelmente o mesmo fim do seu pai...

Dois jovens com destinos certamente trágicos e infelizes, que graças ao acaso, acabam se conhecendo e decidem fugir dessa sina triste.

A editora Barba Negra lança em outubro, a graphic novel “Lucille” do francês Ludovic Debeurme. Abusando das linhas finas e dos poucos detalhes, muitas vezes sem nenhum cenário, Debeurme narra a busca de dois adolescentes pela tal felicidade, uma jornada para o autoconhecimento.

Ao longo das mais de 500 páginas, Debeurme destrincha os anseios e medos juvenis: o desejo de liberdade, a descoberta da sexualidade, o primeiro amor, a vida social, o peso das aparências e a relação de amor e ódio com os adultos.

O álbum ganhou os prêmios René Goscinny e da La Nouvelle Republique, além de destaque no Festival d'Angoulême após o lançamento original, em 2006, na França, “Lucille” é mais do que um relato sobre jovens problemáticos, é uma profunda história de amor.

A edição brasileira foi toda letreirada a mão. O lançamento acontecerá durante o Rio Comicon, de 20 a 23 de outubro, com a participação do autor para tarde de autógrafos.


Ficha Técnica

Título: Lucille

Autor: Ludovic Debeurme

Formato: 17 x 22,5 cm

Nº de páginas: 544

Preço: R$ 54,90


Sobre o autor

Ludovic Debeurme é músico, tem uma longa carreira de ilustrador e, entre seus principais trabalhos, está a adaptação de O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson. Lucille foi publicado com grande sucesso nos Estados Unidos e na Itália.

Y&R inaugura Young Gallery

Coletivo de colaboradores-artistas plásticos transforma agência Young & Rubicam em galeria

Que tal transformar o ambiente de trabalho em um novo espaço dedicado às artes e ao debate sobre o seu desenvolvimento? Essa é a proposta da Young Gallery, formada por um coletivo de artistas plásticos que atuam nos escritórios da agência Young & Rubicam, em São Paulo e São Caetano do Sul. Com um espírito totalmente democrático e a vocação para abrigar as mais diferentes linguagens e formas de expressão artística, a primeira exposição será aberta nesta quarta-feira (19) e reunirá 37 obras, do desenho à fotografia, passando pela pintura e pela street art. 





Entre os talentos que vão exibir suas obras, estão representantes das áreas de Mídia, Atendimento, Design, Fotografia e Criação. São eles: Alexander Borba, Ale Santos, Cako Martin, Fabíola Sidorenko, Fausto Uehara, Flavio Carvalho, Gabriel Bueno, Henrique Polisel, Pedro Paulino, Ricardo Papp, Roberto Donaire e Thiago Martins. A mostra também contará com artistas convidados – Felipe Gombossy, Guilherme Kramer, André Maciel, Thais Ueda e Alex Hornest –, todos muito próximos do cotidiano da agência. A intervenção da arte urbana no espaço de trabalho será assinada pela dupla de designers Pedro e Fausto, integrantes do Tokamak Project – grupo que promove a arte nas mais diferentes plataformas. 





Segundo Marcos Quintela, presidente da Y&R, é natural que a galeria surja em um local onde o exercício da criatividade é uma prática diária. “A Young Gallery vai integrar ainda mais dois universos que, de certa forma, convergem e em vários momentos se alimentam um do outro: publicidade e artes plásticas”, comenta o executivo. A Y&R sempre incentivou a relação de seus colaboradores com o universo artístico e, recentemente, convidou José Augusto Amaro Capela, o “Zezão”, um dos ícones da arte urbana, para fazer uma intervenção nas escadas dos três andares da agência. 



Reclame apresenta matéria especial com Dulcidio Caldeira

O programa Reclame desta quinta-feira, 20, que vai ao ar às 17h, no Multishow, exibe uma matéria especial com Dulcidio Caldeira, um dos diretores de criação mais premiados no mundo. Atualmente, ele é diretor de filmes da ParanoidBR.

O Reclame traz também a cobertura completa da festa #sóvaiquemfoi, que aconteceu no Gracia Bar e teve o apoio do Grupo Mobi, TNT, 2be e Super Produções. O programa reuniu os principais nomes do mercado publicitário brasileiro para comemorar o bom desempenho no Festival de Cannes. Nessa edição você acompanha como foi a festa.

O programa apresenta ainda o trabalho que a agência Fabrica Comunicação Dirigida criou, exclusivamente, para o projeto “Reclame por um Mundo Melhor” com o tema “o trânsito”.

Reclame vai ao ar quinta-feira, dia 20, às 17h, no Multishow.
Mais novidades sobre o programa no Twitter (@programareclame) e na fan page (Reclame).

No Multishow
Quinta-feira, às 17h.
Horários alternativos: sexta-feira, às 15h15; sábado, às 8h, e segunda-feira, às 7h30.

Na Globosat HD
Terça-feira, às 20h
Horários alternativos: quinta-feira, às 15h30; sábado, às 16h30; domingo, às 11h30 e segunda, às 14h30.

Ficha Técnica
Produção: New Content
Apresentação: Bruna Calmon
Direção de redação: Toshio Yamasaki
Direção artística e executiva: Roger Garcia
Direção de novos negócios: Emerson Souza
Direção de atendimento: Márcio Goulart
Direção de cena: Fernando Cirillo
Reportagem: Luna França
Câmeras: Cleber Isler e Filipe Augusto
Coordenação de produção: Luiza Brasca
Assistência de produção: Marcela Gonçalves
Edição e finalização de imagens: Raphael Ferreira e Vinícius Álvares
Assistência de edição de imagens: Sami Makino.

Lew'Lara\TBWA transforma histórias de sucesso em músicas


Imagine sua história de vida sendo cantada por artistas do porte de Nando Reis, Arlindo Cruz e Gabriel, o Pensador.
É isso que a campanha “Sucessos Sebrae” está fazendo com micro e pequenos empresários selecionados nos quatro cantos do País.

A campanha começa com três clipes, que estreiam nesta semana em rede nacional. Gabriel, O Pensador canta a história de Pedro, um ex-pedreiro que virou empresário do ramo de sabão (assista aqui http://www.youtube.com/tvsebrae). Arlindo Cruz canta a história de Clarissa, dona de uma academia de dança. Já Nando Reis está em um clipe sobre a história do seu xará, Fernando, que fabrica brinquedos.



Os filmes convidam os empresários a enviar sua história para o hotsite da campanha (www.sucessosebrae.com.br). A história selecionada será transformada em música e cantada pelos três artistas em um novo clipe, a ser lançado em novembro deste ano. A campanha também conta com anúncios de mídia impressa e ações de internet.

Ficha Técnica
Agência: Lew'Lara\TBWA Propaganda e Publicidade Ltda.
Título: História do Pedro, História da Clarissa e História do Fernando
Cliente: SEBRAE
Produto: Sucessos Sebrae
Criação e composição musical: Caio Figueiredo e David Bessler
Direção de Criação: Jaques Lewkowicz, Manir Fadel, Mariana Sá e Clovis Marchetti
Atendimento: Rafael Carmineti, Hamilton Leão, Andreia Lemes e Marina Pedrosa
RTV: Dani Toda e Cristiane Leopacci
Produtora de Filme: Prodigo Films
Produtor executivo: Francesco Civita
Atendimento Produtora: Renata Correa
Produção do Filme: Prodigo Films
Direção do Filme: Vellas & Laga
Direção de Fotografia: Pedro Cardillo
Montagem: André Dias e Talles Martins
Pós Produção: Prodigo Films
Finalização: Prodigo Films
Produtora de som: Satelite Audio
Duração: 60” e 30”
Aprovação Cliente: Cândida Bittencourt, Fernando Bandeira e Henrique Nabuco

Projeto Portinari anuncia a exposição dos monumentais paineis ‘Guerra’ e ‘Paz’ em São Paulo

O Projeto Portinari e a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo anunciaram oficialmente, nesta terçafeira,18 de outubro, a vinda da exposição Guerra e Paz, de Portinari na cidade de São Paulo.

A mostra será inaugurada no dia 6 de fevereiro de 2012, em homenagem ao cinquentenário de morte do pintor, e ficará aberta ao público até o dia 21 de abril. O local escolhido para receber os painéis foi o Salão dos Atos, que abriga o Painel Tiradentes, no Memorial da América Latina.

“O Memorial da América Latina, concebido por Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer, carrega o ideal da integração dos povos, uma bandeira brasileira pela paz”, comenta João Candido Portinari, Fundador e Diretor Geral do Projeto Portinari, responsável pela realização do Projeto Guerra e Paz. “Vai ser uma oportunidade ímpar para o público confrontar três das obras máximas de Portinari: Guerra e Paz, e Tiradentes, este pintado apenas três anos antes do pintor iniciar os trabalhos para os murais da ONU”, completa.

“Além de dispor do espaço ideal para apreciação dos painéis ‘Guerra’ e ‘Paz’, pois cada um contém 14m de altura por 10m de largura, o Memorial está localizado em uma área de fácil acesso a toda a população”, acrescenta Maria Duarte, Diretora-Executiva do Projeto Guerra e Paz.

A Exposição Guerra e Paz, de Portinari em São Paulo apresentará os painéis erguidos pela primeira vez após o trabalho de restauro, realizado entre fevereiro e maio de 2011, e reunirá cerca de 100 dos estudos originais preparatórios de Portinari para ‘Guerra’ e ‘Paz’, estes em première mundial, já que nem o próprio pintor teve a oportunidade de vê-los em seu conjunto, além de documentos históricos que contam em detalhes toda a trajetória de criação deste monumental presente do Brasil para a sede da ONU, em NY.

“O Projeto Guerra e Paz é uma oportunidade ímpar de disseminar ao grande público valores universais, por meio da obra-prima de Portinari que apresenta valor artístico inegável”, diz Maria Ignez Mantovani, diretora da Expomus, empresa responsável pela coordenação do projeto.

Entre 1952 e 1956, Candido Portinari (1903-1962) se dedicou a ‘Guerra’ e ‘Paz’, seus dois últimos e maiores murais, encomendados pelo governo brasileiro para a sede da ONU. Os painéis são compostos, ao todo, por 28 placas de madeira compensada naval, com 2,2 metros de altura por cinco metros de largura e pesando 75 quilos cada uma. A área total pintada nos painéis, uma superfície de 280 metros quadrados, é maior do que o do Juízo Final, de Miguel Ângelo, na Capela Sistina.

Localizados em local nobre, no hall de entrada da Assembléia Geral das Nações Unidas, mas de acesso restrito aos delegados das Nações, os painéis não podem ser vistos pelo público ― nem mesmo durante as visitas guiadas da ONU ― por razões de segurança. Por esse motivo, o Projeto Portinari sempre sonhou em trazê-los para o grande público.

Em 2007, o anúncio de uma grande reforma no edifício da ONU, realizada entre 2010 e 2013, proporcionou a oportunidade inédita, tão esperada, de expor os painéis ‘Guerra’ e ‘Paz’ no Brasil e no exterior.

Resultado de mais de três anos de empenho e articulações do Projeto Portinari com a ONU, com o Governo Federal, instituições internacionais e empresas estatais e privadas, finalmente, com o apoio financeiro do BNDES, o Projeto Guerra e Paz é, hoje, uma realidade.

“Para o BNDES, como banco público, não é só uma obrigação, mas uma honra ter apoiado o restauro dessa obra e permitir que ela possa estar aberta ao publico, disponível para os brasileiros apreciarem-na antes que ela corra o mundo e depois volte ao seu lugar, que é a sede das Nações Unidas. Além de constituírem uma das obras mais emblemáticas de Candido Portinari, os painéis são também instrumentos de difusão da arte e cultura do Brasil no exterior”, afirmou Luciano Coutinho, presidente do BNDES.

Em dezembro de 2010, o retorno de ‘Guerra’ e ‘Paz’ ao Brasil foi celebrado com a exposição dos painéis no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento reuniu mais de 44 mil pessoas em apenas 12 dias. Em seguida, passaram por um minucioso trabalho de restauro no Palácio Gustavo Capanema, em ateliê aberto ao público, durante quatro meses. São Paulo é o primeiro destino da fase itinerante das obras, que depois farão escala em outras cidades do mundo, como Hiroshima e Oslo (por ocasião da entrega do Prêmio Nobel da Paz em dezembro de 2012).

“É um orgulho muito grande para São Paulo receber esses trabalhos e possibilitar que eles fiquem ao lado de outra grandiosa obra de Portinari, que é o painel Tiradentes. O Projeto Portinari, junto com todos os patrocinadores, dá a oportunidade única para que todos os brasileiros conheçam os dois trabalhos mais importantes do artista”, afirmou o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

Além da fundamental parceria com o BNDES, a itinerância em São Paulo é apresentada pela Brazilian Finance and Real Estate (BFRE), companhia referência no mercado brasileiro na estruturação de negócios financeiro-imobiliários para pessoas físicas e jurídicas.

“É de suma importância apoiar a iniciativa do Projeto de possibilitar que o público brasileiro aprecie as obras mais importantes de Portinari. Com o patrocínio, reforçamos o compromisso da BFRE em tornar acessível a magnitude destas peças e de divulgar gratuitamente a cultura brasileira a um maior número de pessoas”, afirma Fabio Nogueira, fundador e diretor da BFRE.

A Exposição Guerra e Paz, de Portinari conta também com o patrocínio de O Boticário e do Banco do Brasil, além do fundamental apoio da ONU, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Cultura. As empresas Redecard e Queiroz Galvão Exploração e Produção também patrocinam o projeto.

O Projeto Portinari conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e o patrocínio da Queiroz Galvão Exploração e Produção, do IBOPE e da Megadata. www.portinari.org.br

Inscrições abertas para o Concurso Novos Talentos do El Ojo de Iberoamerica 2011

O 14º Festival El Ojo de Iberoamerica abre inscrições para o concurso Novos Talentos 2011, que conta com o patrocínio do Ministério da Saúde da Nação Argentina. Com o tema “Doação Voluntária de Sangue”, o tem por objetivo premiar os trabalhos que melhor consigam chamar a atenção de toda a população – incluindo os meios de comunicação, empresas e governantes – para a conscientização da importância em se doar sangue de forma voluntária. A meta é impulsionar a comunicação, na Argentina, das celebrações do Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, em 14 de junho.

As inscrições para o Novos Talentos do El Ojo vão até o próximo dia 28 de outubro e podem ser realizadas por meio do site - www.elojodeiberoamerica.com. Para participar, estudantes e jovens profissionais deverão trabalhar individualmente ou em equipe com até 4 integrantes criando campanhas. A idade de cada participante não pode passar de 30 anos até o dia 7 de novembro de 2011. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail nuevostalentos@elojodeiberoamerica.com. Os jovens criativos interessados em participar da competição Novos Talentos 2011 podem consultar o briefing completo em uma página especial do concurso no site do El Ojo de Iberoamerica na internet.

A campanha que deverá ser criada pelos participantes do concurso Novos Talentos 2011, sob o tema “Doação voluntária de sangue”, deverá ser composta de filme para cinema e televisão, anúncio para mídia impressa e banner para a internet. O julgamento das campanhas vencedoras levará em conta a utilização de ferramentas inovadoras de mídia. O propósito final é criar e firmar a consciência da comunidade panamericana para a importância do ato de doar sangue de forma voluntária e habitual – não esquecendo de ressaltar o que é preciso para se ter uma vida saudável e consequentemente poder ser um doador.

“Por meio do concurso Novos Talentos 2011, esperamos despertar nos jovens a importância para uma causa tão nobre como a doação de sangue. Mas também chamar a atenção de toda a população, dos meios de comunicação, das empresas e dos governantes, para ajudá-los a desenvolver estratégias que permitam que em um futuro próximo consigamos chegar a 100% de doação voluntária”, afirma Santiago Keller, presidente do El Ojo de Iberoamerica.

Schweppes lança campanha e “proíbe” consumo por meninos

  

Schweppes lança a primeira campanha de abrangência nacional desde que o produto faz parte do portfolio da Coca-Cola Brasil e reforça tradição de 275 anos. Numa ação bem humorada Schweppes recruta seu público alvo, mostrando que não é só o sabor marcante, mas sofisticação e qualidade que atraem o consumidor. A campanha vai ao ar no dia 19 de outubro, quando será lançado o manifesto “separando meninos dos homens”. Em anúncio nos principais veículos de massa, o manifesto proíbe o consumo de Schweppes por meninos.

 

Bares - O factóide será desvendado em ações filmadas em bares de três estados brasileiros. Em cada um deles, uma equipe, que conta com a conivência dos garçons, convidará o interessado em pedir Schweppes a fazer um teste ao vivo, com algumas perguntas que “separam meninos dos homens”. A partir das respostas e identificação dos homens, será oferecido um conjunto de drinks, especialmente formulados em parceria com a Diageo, para quem está pronto para o sabor único e efervescente de Schweppes. São combinações de Schweppes com Gin TANQUERAY®, Vodka SMIRNOFF® e Whisky JOHNNIE WALKER®. Também serão utilizadas bolachas, de apoio de copo, mostrando, de forma bem humorada, frases que distinguem meninos dos homens: “Meninos andam em círculos. Homens vão direto ao ponto” ou “Meninos se encolhem no escuro. Homens sabem onde fica o interruptor”.

Facebook - As filmagens acontecem até a segunda quinzena de outubro. Após este período, elas serão editadas e exibidas na Internet, junto a um comunicado institucional. Na Fan Page de Schweppes no Facebook, entrevistadores darão seqüência à ação dos bares, mostrando se os internautas estão prontos para aproveitar Schweppes e conhecer as citações que diferenciam homens e meninos, entre outras atividades. Eles vão esclarecer que esta não é uma separação por idade ou sexo, mas por atitude: mulheres podem ser consideradas “homens”, adolescentes podem ser considerados “homens”, assim como homens “bem-sucedidos” podem ser considerados “meninos”. Aos meninos, caberá consultar o SAM (Serviço de Atendimento aos Meninos) para orientações. Será um serviço online e via celular, no qual os que ainda não estiverem prontos para Schweppes poderão receber dicas sobre como amadurecer suas escolhas.

FICHA TÉCNICA
Título: Schweppes. Separando Meninos dos Homens desde 1783.
Cliente: Coca-Cola Brasil
Agência: Ogilvy & Mather Brasil
Produto: Schweppes
VP Nacional de Criação: Anselmo Ramos
Diretor de Criação: Cassiano Saldanha
Diretores de Arte: Cassiano Saldanha, Alessandra Silva, Fernando Reis
Redatores: Marcelo Padoca, Laura Florence, Rico Lins e Alessandra Peixoto
Assistentes de Arte: Vinícius Souza
Visual Designer: Fred Celestino
Arquitetura de Informação: Priscila Loschiavo
Atendimento: Luis Carlos Franco, Ana Paula Perdigão, Elaine Thompson, Fabiana Amorim e Rhaissa Vitor
Planejamento: Bruno Cunha e Felipe Pádua
Mídia: Miriam Shirley da Silva, Patricia Naparstek e Pedro Ayres
RTVC: Patrícia Côrtes e Gilberto Filho
Produtora: Santa
Produtor Executivo: Patrick Petry
Diretora: Lilian Amarante

Histórico - A marca Schweppes foi criada em 1783, na Inglaterra. Em 1969, a empresa fundiu-se ao Cadbury Group, formando a Cadbury Schweppes. Em 1991, lançou no Brasil a Schweppes Tônica. Em 1999, a Cadbury Schweppes foi adquirida pela The Coca-Cola Company. Logo depois, em abril de 2000, Schweppes Tônica, Club Soda e Citrus passaram a ser produzidos no Brasil e distribuídos em todo o território nacional.