4.1.12

Nova Geração do Ford EcoSport transforma o design mantendo sua Fórmula Secreta de Sucesso



Combine doses exatas de robustez e postura confiante com um espírito amistoso e extrovertido. Esta é a fórmula vencedora do Ford EcoSport, veículo que se tornou líder do segmento de utilitários esportivos no Brasil. Para criar um modelo de nova geração destinado aos consumidores globais foi necessário ter, como ponto de partida, os segredos desse sucesso.

O design do novo Ford EcoSport faz sua pré-estreia mundial hoje no Salão de Nova Déli, na Índia, e em Brasília. O mais novo produto global da Ford dá aos consumidores de carros compactos uma opção aspiracional, que os coloca em posição de comando na pista e, além de visual robusto, oferece prazer de dirigir, liberdade, praticidade e agilidade.



O novo EcoSport traz linhas contemporâneas que transmitem confiança, combinando refinamento e espírito de aventura dentro de um conjunto moderno e inteligente. Ele reúne os elementos principais que definem um utilitário esportivo, como postura robusta, direção em posição de comando e estepe montado na tampa traseira do porta-malas, com abertura lateral.

O novo veículo da Ford, que será vendido em cerca de 100 mercados ao redor do mundo, aparenta ser um carro de segmento maior. Ele mostra uma disposição forte e caráter robusto, como deve ser um utilitário esportivo, mas de forma amigável e não agressiva.

Ele tem um tamanho compacto para rodar na cidade, mas ao mesmo tempo é forte e robusto para viagens à praia ou ao campo.



Primeiro produto global One Ford criado na América do Sul
O novo EcoSport é o primeiro produto global One Ford criado e desenvolvido na América do Sul e serve para mostrar a importância crescente da região dentro do sistema global de desenvolvimento do produto da Ford.

A criatividade existente por trás do EcoSport nasceu no Brasil, mercado que é liderado pelo segmento de carros compactos e se tornou um dos maiores do mundo, dentro dos chamados países emergentes. O centro de design de Camaçari, na Bahia, agora faz parte de uma rede global de estúdios de criação da Ford que trabalham conjuntamente no desenvolvimento de novos produtos.

“O EcoSport tem uma atitude forte e robusta que diz: ‘Eu posso jogar com os grandões’”, diz J Mays, vice-presidente de Design e chefe criativo da Ford. “Mas ele também faz você querer jogar. Ele é convidativo e sociável e essa combinação única é a sua fórmula secreta. Esta é a razão de ele ser tão atraente. O EcoSport é perfeito para os centros urbanos congestionados e também inspira você a buscar aventuras fora da cidade.”



“O novo EcoSport mostra o nosso compromisso de desenvolver nossos centros de design para criar produtos globais em todo o mundo”, diz Mays. “O modo como esses times trabalham juntos mostrou que podemos produzir excelentes projetos onde o estúdio estiver. Contar com designers baseados em um mercado emergente, de carros compactos, naturalmente ajuda produtos como o EcoSport a se destacar.”

Desenhado para o gosto global
A Ford acredita que essa combinação única de atributos tornará o novo EcoSport tão atraente para mercados emergentes, como Brasil, Índia e outros, assim como o modelo da primeira geração foi na América do Sul na época do seu lançamento, em 2003.

O novo EcoSport traz formas modernas, nada quadradas, que seguem a nova linguagem de design global da Ford, com aerodinâmica aprimorada para economizar combustível, capô curto inclinado e perfil exclusivo. Ele combina a agilidade e praticidade de um carro compacto com altura elevada do solo, direção em posição de comando e proteção na parte inferior da carroceria para aumentar a robustez.

O seu capô largo avança para as laterais da carroceria desenhando formas esculturais, com uma linguagem de superfície refinada que sugere força e um espírito dinâmico de energia em movimento.

“A linha de caráter percorre a carroceria de forma ascendente, desde a roda dianteira até o final da traseira”, diz Ehab Kaoud, chefe de Design da Ford América do Sul, que liderou o projeto do EcoSport. “Isso produz uma sensação de movimento que é acentuada pelo arco sobre as rodas traseiras e também transmite equilíbrio. O novo EcoSport traz um entusiasmo escultural e musculoso que diz: 'Eu estou pronto para ir’.”

Os faróis modernos, de formato oblíquo, complementam a grade trapezoidal elevada, que dá ao veículo um porte robusto com a assinatura visual Ford.

“As linhas dos faróis se alongam para trás, permitindo que o ar flua ao seu redor e deslize suavemente para fora da carroceria”, completa Kaoud. “A linha dinâmica que parte do capô para o pilar A e avança sobre o teto é outro elemento de destaque no visual moderno do EcoSport.”

Os pilares B com acabamento em preto dão aos vidros laterais um visual contínuo e elegante. Junto com o para-brisa fortemente inclinado, eles criam um perfil limpo e moderno, que teve suas formas aprimoradas em túnel de vento para aumentar a eficiência aerodinâmica.

A traseira do veículo exibe um vidro amplo que avança pelas laterais, alinhado com as lanternas. O estepe montado na porta traseira é uma assinatura que sinaliza a praticidade e o espírito de aventura do EcoSport. O design externo é o primeiro aspecto do novo EcoSport a ser apresentado pela Ford. Mais detalhes serão revelados nos próximos meses.

No interior do veículo, segundo J. Mays, os consumidores podem esperar os mesmos níveis elevados de manufatura, qualidade dos materiais e isolação de ruídos, que têm sido elementos centrais em todos os produtos da nova geração global da Ford.

“O exterior marcante desse novo veículo, com seu caráter único de utilitário esportivo compacto, cria uma expectativa muito grande sobre o que será visto no seu interior”, diz Mays. “Posso afirmar que o interior do novo EcoSport, quando for revelado, será tão surpreendente e bem acabado como o exterior. Ele é uma parte muito importante do espírito convidativo do produto.”