6.4.10

Abracomp/DF lança novas edições dos Prêmios Colunistas "Promoção" e "Design"


A Abracomp – Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda lança o 4º Prêmio Colunistas Promoção Brasília e o 2º Prêmio Colunistas Design Brasília 2009/2010. As inscrições estão abertas e serão encerradas dias 09 e 15 de abril.

O Prêmio Colunistas Design surgiu no ano passado e tem como objetivo evidenciar os mais notáveis trabalho de DESIGN AMBIENTAL, BRADING, DESIGN CORPORATIVO E DESIGN EMBALAGENS, realizados por empresas e profissionais, avaliados sob os seguintes critérios: inovação, adequação mercadológica, estética e usabilidade.

Podem participar do Prêmio Colunistas Promoção e Prêmio Colunistas Design profissionais liberais, empresas de Marketing Promocional e Eventos, empresas de Design, Agências de Publicidade e anunciantes.

O regulamento da premiação já está à sua disposição no site do Prêmios Colunistas: www.colunistas.com

Datas das inscrições
2º Prêmio Colunistas Design Brasília até 09 de abril e entrega dos trabalhos até 12 de abril
4º Prêmio Colunista Promoção Brasília: até 15 de abril e entrega dos trabalhos até 19 de abril

Podem concorrer trabalhos que tenham sido realizados entre janeiro de 2009 até a data da inscrição e que não tenham concorrido a qualquer versão anterior do Prêmio Colunistas Promoção, Prêmio Colunistas Propaganda e Prêmio Colunistas Design.

Exposição Copanamericana


Panamericana Escola de Arte e Design realiza exposição de cartazes criativos para relembrar participações do Brasil na Copa do Mundo de Futebol

A conquista do pentacampeonato da Copa do Mundo de Futebol e a frustrante campanha na mesma competição em 2006 ainda estão frescas na memória. Mesmo próximos de uma nova disputa, desta vez na África do Sul, em junho deste ano, o fato é que fica difícil não se lembrar da emoção vivida a cada edição do torneio mais importante do futebol mundial.

Para recordar algumas das principais campanhas de nossa seleção, a Panamericana Escola de Arte e Design realiza, de 20 de abril a 12 de maio, uma exposição com cartazes criativos sobre as Copas de 78, 82, 86, 90, 94, 98 e 2006.

Aberto ao público, o evento reúne dezenas de cartazes feitos por ex-alunos, elaborados com técnicas de desenho, pintura e design gráfico, que exploram a influência cultural dos países-sede. Uma bola com chifres e argola no nariz, para simbolizar a Copa de 82, realizada na Espanha, ou uma bandeira dos Estados Unidos formada com as cores do Brasil, para recordar da Copa de 94, além de camisa amarela com apito em cima, formando o número seis, símbolo da campanha pelo Hexa em 2006, são apenas alguns dos trabalhos que poderão ser vistos pelos visitantes.

A exposição acontece nas duas unidades da Escola em São Paulo: Rua Angélica – nº 1900, telefone [(011) 3661-8511] e Rua Groenlândia – nº 77 [(11) 3661-8511].

Alexandre Wollner ministra curso de design visual, comunicação visual e design gráfico na Unil

A Universidade do Livro, da Fundação Editora da Unesp, promove o curso Design visual, comunicação visual, design gráfico. Os objetivos são analisar, através da experiência de Alexandre Wollner, um dos maiores designers brasileiros, a história do nosso design: sua origem, evolução, influências e caminhos futuros, bem como discutir as experiências, influências, o processo criativo, as práticas e os princípios que caracterizam o comportamento profissional do designer, além de compartilhar os significados desta profissão.

Alexandre Wollner é pioneiro na ampliação e na profissionalização do espaço de atuação do designer no Brasil. Foi aluno da primeira turma do Instituto de Arte Contemporânea do MASP, criado por Pietro Maria Bardi, Lina Bardi e Jacob Ruchti em 1951. Fez parte, a convite de Max Bill, de uma das primeiras turmas da Escola de Ulm, Alemanha, que serviu de modelo para a primeira escola de design no Brasil, a ESDI, Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ, no Rio de Janeiro (em 1963), onde foi um dos fundadores e professor de comunicação visual. Criou, em 1958, com Geraldo de Barros, Walter Macedo e Ruben Martins, o primeiro escritório de design do país. É um dos responsáveis pela parcela mais representativa da produção de identidade corporativa no Brasil para empresas como Itaú, Hering, Philco, Eucatex, Metal Leve e Indústrias Klabin.

As aulas abordam desde a introdução à história e desenvolvimento do design, sua função, projeto criativo analógico/digital. Também discute sobre a intuição, tecnologia, comunicação, valores conscientes e inconscientes, estruturação, desestruturação, linguagem, cases e histórias. Sobre a profissão, o palestrante fala sobre os campos de atuação, perfis e comportamentos de clientes, de autoridades, do público, qualidades e níveis de compreensão, linguagem corporativa e institucional.

O curso é voltado a designers, arquitetos, editores, assistentes editoriais, diretores e editores de arte, diagramadores, fotógrafos, publicitários, ilustradores, pesquisadores iconográficos, estudantes de arte, design, arquitetura e demais interessados.

Design visual, comunicação visual, design gráfico acontece de 12 a 15 de abril, das 18h às 21h (carga horária total de 12 horas) na sede da Universidade do Livro, à Praça da Sé, 108 (Centro – São Paulo, SP). O investimento é de R$ 510 (R$ 407 para sócios e estudantes).

Informações sobre reservas e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (11) 3242-9555 e e-mail universidadedolivro@editora.unesp.br. O programa completo está acessível no site www.editoraunesp.com.br, link para Universidade do Livro.