12.11.10

Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba comemora o sucesso

Depois de quase cinquenta dias de evento, a Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba chega ao fim com um saldo bastante positivo para o Design brasileiro. Pela primeira vez o tema tomou conta das ruas da cidade de Curitiba e contagiou mais de 300 mil pessoas que puderam ver as exposições, não só nos espaços expositivos institucionalizados, mas também nos parques da cidade. Além do público local, a Bienal foi visitada por pessoas de todo o país vindas em grupos ou individualmente, e aconteceu de 14 de setembro a 31 de outubro.

Um dos fatores para esse resultado expressivo se deve ao principal diferencial desta edição, que foi a democratização do acesso. “A Bienal cumpriu seu objetivo e extravasou pela cidade indo ao encontro dos cidadãos. Ao todo, foram nove mostras espalhadas por seis espaços expositivos: o Pavilhão Horácio Coimbra – CIETEP, o Museu Oscar Niemeyer, o Memorial de Curitiba, a Universidade Positivo e os parques Barigui e Jardim Botânico”, destaca a diretora de Projetos do Centro de Design Paraná, Letícia Gaziri, que, juntamente com a Federação das Indústrias do Estado (Fiep), por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i), foi a instituição responsável pelo evento. Outro ponto importante foi a ênfase dada aos produtos que fazem parte do cotidiano, mostrando que o design e a sustentabilidade são para todos. “Conseguimos demonstrar na prática a importância desse trabalho para a sociedade”.

O tema Design, Inovação e Sustentabilidade foi trabalhado em, aproximadamente, 300 produtos expostos, assinados por designers de diversos estados do Brasil e, ainda, com uma participação especial de profissionais da Dinamarca. Para a curadora da Bienal, Adélia Borges, o resultado é um sinal do amadurecimento do design brasileiro. A Bienal vem recebendo assédios internacionais para ser apresentada no exterior. “Isso mostra que conquistamos reconhecimento nacional e internacional e ajudamos a aumentar a percepção consciente da sociedade em geral sobre a importância do design no cotidiano”.

Logo no início da Bienal, de 15 a 17 de setembro, a programação ofereceu o Seminário Design Innovation Labs, que contou com 38 conferencistas nacionais e internacionais e foi realizada em quatro locais: Cietep, Sebrae-PR, Universidade Positivo e Fábrica da Electrolux. “A ideia foi reunir entidades importantes para o desenvolvimento do país e do estado, instituições de ensino e indústria, a fim de promover e gerar conhecimento ao público visitante”, conta Letícia. O evento contabilizou 618 participantes de 17 estados, das cinco regiões do Brasil. Participaram empresários, estudantes, profissionais da área, entre outros, de mais de 70 cidades diferentes.

Durante a Bienal, também foram realizas 20 ações paralelas em ambientes diversificados como universidades, lojas, museus, centro de línguas, escritórios, programas de rádio e espaços culturais alternativo. Essas ações proporcionaram a troca de conhecimento e possibilitaram a visualização e participação da comunidade em diversas atividades, reunindo cerca de 10 mil pessoas.

A educação também foi um dos pontos trabalhados na Bienal. Com o projeto “Ações Educativas”, mais de 600 professores foram capacitados e replicaram as informações em sala de aula para seus alunos. Além disso, 59 instituições de ensino agendaram visitas guiadas, que envolveram 3.427 estudantes.

Para o professor, doutor do departamento de Design da Universidade Federal do Paraná, Aguinaldo dos Santos, “se estabeleceu um novo patamar, que deverá impulsionar a elevação da qualidade não só das próximas bienais, mas também de outras exposições da área no país”. O professor conta ainda que testemunhou dezenas de pessoas que nunca haviam visitado uma exposição de design manifestando o interesse em ver a Bienal. “Isso é extremamente positivo e contribui para a educação dos brasileiros acerca do que vem a ser o design e sua potencial contribuição para a sociedade”.

Durante os meses de setembro e outubro muitos olhares se voltaram para o Paraná. A proposta de enfatizar o papel de cada um na sustentabilidade e no consumo consciente, promovendo assim o design brasileiro, chamou a atenção do público e da imprensa. A Bienal foi destaque na mídia nacional e internacional e recebeu a visita de diversos jornalistas do Brasil e do exterior. “O Brasil merece ter o seu design melhor conhecido e consumido”, observa o jornalista Walter Sebastião, do jornal Estado de Minas.

A Bienal Brasileira de Design é um evento itinerante, que acontece em cidades diferentes a cada dois anos. Depois de Curitiba, será a vez de Belo Horizonte receber a Bienal, em 2012.

Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba na internet

Na proposta de democratizar o acesso ao melhor da produção da indústria brasileira, a Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba inicia uma série de ações interativas na internet. Uma delas é o voto popular, pelo qual o público pode eleger os produtos de sua preferência expostos na mostra principal, que leva como nome a temática do evento: “Design, Inovação e Sustentabilidade”.

Para participar basta acessar www.bienalbrasileiradedesign.com.br (menu Ações Interativas), onde a partir de um rápido cadastro, é possível votar. A plataforma de eleição está organizada em 12 núcleos de produtos – os mesmos disponíveis na exposição física, preparados pela curadora geral Adélia Borges. Cada pessoa tem direito a indicar um produto por núcleo, sem a obrigatoriedade de votar em todos eles. O resultado final será divulgado em 16 de novembro.

Ainda como parte das ações interativas, a Bienal 2010 disponibilizou em seu site imagens de todas as nove mostras, além de fotos e vídeos das atividades que integraram o Design Innovation Labs, seminário internacional de abertura do evento.

Em breve, o público também poderá conferir na página o tour virtual às exposições, mais uma ferramenta de divulgação do design brasileiro.

Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba
Patrocínio: FIAT, Santander, Natura e Electrolux
Iniciativa: MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), MINC (Ministério da Cultura), MBC (Movimento Brasil Competitivo)
Realização: Centro de Design Paraná e Sistema FIEP, por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i).
Co-patrocínio: Sebrae, ABDI, BNDES, MCT
Co-realização: Prefeitura Municipal de Curitiba e Universidade Positivo

Mais informações no site www.bienalbrasileiradedesign.com.br

Sobre o Centro de Design Paraná
O Centro de Design Paraná é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), fundada em 1999, que trabalha pela construção de uma cultura do design no Brasil. Sua atuação compreende três tipos de serviços: inteligência em design, desenvolvimento de ações em design e a realização de eventos de educação e formação. Pioneiro, foi o primeiro centro de design instituído no Brasil a orientar sua atuação a partir das necessidades do empresariado. Por conta do ineditismo e da qualidade do trabalho realizado, é reconhecido pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia (Finep) como referência nacional em gestão do design. Para saber mais, visite www.centrodedesign.org.br.

Comercial & Cia entrevista Diretor-Geral da Ogilvy

O Comercial & Cia, programa de rádio que traz os bastidores e novidades do meio publicitário, que vai ao ar na segunda-feira, 15 de novembro, traz uma entrevista com Luiz Fernando Musa, diretor-geral da Ogilvy indicada ao prêmio Caboré 2010 na categoria agência do ano.

O entrevistado faz um balanço desse ano e analisa as perspectivas do mercado publicitário e da indústria da comunicação para o ano de 2011. Ele comenta também sobre o aquecimento no mercado das agências, marcado por recentes junções, aquisições e oportunidades de negócios.

Musa fala ainda sobre os detalhes das melhores campanhas produzidas pela Ogilvy em 2010 e sobre a expectativa da agência em relação à indicação ao Prêmio Caboré. O prêmio tem como objetivo homenagear profissionais e empresas que se destacam em seus respectivos setores de atuação, contribuindo para o avanço da indústria da propaganda e o desenvolvimento do marketing e da comunicação no mercado brasileiro.

O programa conta ainda com o quadro “Ideias e Tendências”, apresentado por Beth Furtado.

Comercial & Cia é apresentado na Rádio BandNews FM todas as segundas-feiras, 21h20.

Grendene Kids apresenta a nova Sandália da Barbie


A nova ação conta com um filme de 30” inspirado nos diversos sábados de uma menina, simbolizando os diferentes estilos de roupa que ela pode usar. Na cena, ela se olha no espelho e aprova o estilo de suas roupas combinando com a sandália da Barbie. Conforme muda de ambiente, sua combinação de roupas também muda e se adapta com as novas sandálias da Barbie, que agora contam também com uma bolsinha.















Ao final do filme a locução completa: “Nova sandália da Barbie, com uma bolsa superfashion. Para toda Barbie que você quiser ser”.

A nova campanha começou ser veiculada ontem na Rede Globo, SBT, Cartoon Network e Disney Channel.



Ficha técnica
Título: Passagem (Shopping)
Campanha: Barbie Promocional 2010
Produto: Sandália da Barbie com bolsinha
Cliente: Grendene
CCO: Washington Olivetto
Diretor de Criação: Fabio Saboya
Redator: Fabio Saboya
Diretor de Arte: David Tabalipa
Atendimento: Ronaldo Gasparini, Raphael Pinho, Jorge Maio, Thaís Ribeiro
Aprovação pelo cliente: Marcius Dal Bó, Fabiana Katz, Jaqueline Brognoli, Marina Pozza
RTV: Paula Moraes, Manuela Estellita
Produtora: Zeppelin
Atendimento: Thiago Balma, Alessandra Luciano
Produtor: Leandro Klee
Direção: Rogério Souza
Fotografia: Francisco Ribeiro
Diretor de Arte: Rogério Nazari
Edição: Francisco Antunes
Finalização: Rafael Braga
Pós-produção: Zeppelin Filmes
Produtora de Som: Voicez
Trilha: Luciano Kurban
Locutor: Mariana Dias
Duração: 30"
Mídia: Fabiola Sidorenko e Kelly Ribeiro
Data de Veiculação: de 10/11 a 10/12
Meio: TV aberta e pay TV

Marcativa Comunicação Estratégica conquista prêmio internacional

Aline Lasza, Davi-Gomes e Aline-Brault

A premiada campanha Skol Folia Carnaval 2010, da Marcativa Comunicação Estratégica, acaba de levar mais um prêmio para casa. Desta vez, a agência baiana, que tem como sócios Aline Brault, Aline Lazsa e Davi Gomes, foi laureada pelo MMA Globes Award, premiação atribuída pela Marketing Agencies Association Worldwide (MAAW), organização mundial que reúne as melhores agências de marketing do globo.

Na disputa pelo título estavam agências de 23 países, entre eles Argentina, Japão, Austrália, EUA, Canadá, Rússia, Nova Zelândia, Israel, Irlanda, China e outros. Com o case Skol Folia Carnaval 2009, a Marcativa já faturou o prêmio de melhor agência de 2009 na etapa regional do Ampro Globe Awards e ouro na etapa nacional como “Melhor Campanha Gerando Incremento de Volume”. Reunindo mais esse troféu na sua estante, a Marcativa se consolida como uma das principais agências de comunicação 360º do mercado.

Ronaldo está na capa da terceira edição da revista Alfa


O jogador fenômeno Ronaldo está na capa da revista ALFA de novembro. Fotografado por Bob Wolfenson com as chuteiras penduradas, o atacante do Corinthians falou sobre sua relação com o time, a promessa que fez para parar de beber e sobre os planos para sua aposentadoria, que, segundo ele, “só de pensar, já traz uma tremenda nostalgia”. A revista também conta detalhes inéditos de sua empresa de marketing esportivo onde ele irá se dedicar depois que deixar os gramados.

A edição traz uma entrevista com o vitorioso técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil, Bernardinho, em que ele assume que escalou a equipe reserva na polêmica partida contra a Bulgária no torneio mundial, em outubro, perdeu a partida e pôde prosseguir na competição numa chave mais fácil. “Eu queria pedir desculpas às pessoas”, desabafa. Já o ícone da Fórmula 1, Ayrton Senna, é tema de uma entrevista com o piloto Lewis Hamilton, da McLaren. “Ele foi o maior de todos os tempos, é uma inspiração permanente para mim”, comenta.

O polêmico Terry Richardson assina um editorial exclusivo com o casal Danielle Winits e Jonatas Faro, o casal da TV brasileira que deu o que falar nesse ano. Já no editorial de moda da ALFA, o ator Thiago Rodrigues mostra as peças que são tendências para a próxima estação.

A revista ALFA passou ainda 48 horas com Ana Beatriz Barros, uma das modelos mais reconhecidas e bem pagas do país e namorada de Roberto Irineu Neto Marinho, um dos herdeiros das organizações Globo. Na mesma edição, os leitores podem conferir as curvas da musa Nathália Siqueira, fenômeno de popularidade e sucesso do estilo sertanejo universitário, na sessão “Presente de Deus”.

No mês de novembro, a revista ALFA conta ainda como funciona a caçada sustentável, que acontece com o aval da WWF (World Wide Found for Nature) na África. A jornalista Lillian Vidigal viajou até o Zimbábue para acompanhar um safári e relatar as regras dessa prática discutível. Na mesma edição, os leitores poderão conhecer um pouco mais sobre a Universidade da Singularidade, na Califórnia. Uma instituição inovadora cujo objetivo é estimular a sociedade no convívio com inteligências artificiais.