29.5.12

Design “Made in Italy” na Macef Brasil 2012

Uma das maiores vitrines de tendências mundiais do setor de casa e decoração da Itália, a MACEF Internacional Home Show, lança sua primeira edição em território nacional trazendo 150 marcas de artigos para casa.

Com promoção do Grupo Cipa Fiera Milano, a MACEF Brasil, que acontece de 19 a 21 de junho de 2012, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, reunirá em um único evento fabricantes e importadores nacionais e internacionais dos mercados da Europa.

O destaque fica por conta da participação de algumas das mais tradicionais empresas italianas, reconhecidas pela fabricação de produtos com design exclusivo.

Confira algumas novidades “Made in Italy” que serão apresentadas durante a feira:

BRANDANI (www.brandani.it)
Especializada em peças para cozinha, produtos para decoração de mesa, prataria e mobiliário. Possui diversos itens, tanto para presentes quanto para casa com grande variedade de estilos, do tradicional ao moderno, e em materiais como metal, plástico, madeira, vidro e porcelana.




ITALFAMA (www.italfama.it)
Com 30 anos de mercado, é líder mundial na fabricação de jogos de xadrez e estátuas de bronze. Instalada em Firenze, possui grande variedade de peças e formatos com temas de personagens e soldados de batalhas históricas em estanho. Todos os produtos são feitos à mão com materiais preciosos como bronze, ouro, pau rosa e alabastro.


LOWELL (www.lowell.it)
Instalada em Modena, a Lowell é uma tradicional fabricante de relógios desde 1972. Presente em mais de quatro mil lojas na Itália, ampliou ao longo dos anos suas atividades para todas as áreas de medição do tempo, como relógios de pêndulo, de mesa, despertadores e relógios de barômetro, entre outros.


MASCAGNI (www.mascagni.it)
Empresa de Bologna, administrada pela 3ª geração da família, possui na coleção mais de 750 itens de decoração divididas em três linhas: Mascagni Mascagni - que representa o conceito de viver contemporâneo com ampla oferta de artigos originais, acessórios, álbuns de fotos e coleção de peças para crianças; Itinerari - coleção para as lojas home décor, com a exclusividade do design italiano, com dois tipos de estilo, o primeiro voltado para o design minimalista e o outro decorativo e romântico; e a linha ONE Mascagni, criada em 2006, que abre espaço para novas idéias de decoração e design de interiores.


OLIMAR LEGNO (www.olimarlegno.it)
Líder em madeira, há mais de 30 anos, oferece uma coleção completa e diferenciada de colheres de pau desde as clássicas até madeiras nobres como a cerejeira, mogno, jatobá e marfim.

  
 
IVAT (www.ivat.it) Atua há mais de 40 anos no distrito produtivo do vidro da Toscana, no vale do Valdarno, entre Florença, Arezzo e Siena. Na coleção, cada peça é artesanalmente produzida com a técnica tradicional do sopro, que inclui copos, cristal, bandejas, pratos, vasos, garrafas e velas com pinturas à mão. As cores das peças variam de acordo com o processo do sopro.
 
 
RICREA (www.crearicrea.com)
Aberta, em 2007, por três designers italianas, a RICREA utiliza materiais descartáveis para criação de móveis e decoração. Resgata materiais como plástico e látex, reutilizando sobras e contribuindo para o meio ambiente. A empresa é comprometida com o meio ambiente e o destino de resíduos. O processo do produto começa com a escolha dos materiais recicláveis que seguem para o design, desenvolvimento, criação e embalagem. Um dos produtos de destaque da Ricrea é um pufe de látex, feito de sobras de indústrias de calçados italiana, uma vez que as solas são recortadas e os rolos desse material são inutilizados. Muitos outros produtos são produzidos a partir de plásticos 100% reciclados.



www.macefbrasil.com.br
SERVIÇO MACEF Brasil | Internacional Home Show
19 a 21 de junho de 2012
ENTRADA GRATUITA – profissionais do setor
das 10h às 20h30
Local Transamérica Expo Center - São Paulo - SP - Brasil
Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387– São Paulo – SP – Brasil

Innova Group reforça equipe com cinco contratações


A Innova Group anuncia a contratação de cinco novos profissionais para reforçar suas equipes de criação, planejamento e atendimento.

Luciana Barbosa e Marcelo Scaff serão os reforços no atendimento. Luciana (ex-Team Spirit), com 13 anos de experiência no mercado publicitário, chega para atender exclusivamente Telefônica | VIVO. Já Marcelo (ex-Rock Comunicação) atenderá Skil (Grupo Bosch).

No planejamento a novidade é a publicitária Raquel Lima (ex-Simple, tendo passado também pela Ínsula e Mix Brand Experience), para desenvolver trabalhos para os principais clientes da agência, como Unilever, Nestlé, Skil e Telefônica | VIVO.

Ricardo Chimpa, ex-The Group e com passagens também pela CF Comunicação, ocupa o cargo de Diretor de Arte. Como assistente de arte, chega o designer gráfico Geraldo Bezerra da Silva.

Eduardo Kobra viaja para pintar mural em Nova York


O muralista Eduardo Kobra chegou ontem, dia 28 de maio, em Nova York, ao lado de Agnaldo Britto, artista do Studio Kobra. Após realizar, nos últimos dois anos, trabalhos em Londres, Lyon (França), Atenas, Miami e Sarasota, o artista brasileiro fará sua primeira intervenção na maior cidade dos Estados Unidos. Ele foi convidado por Colin Brennan, do Studio Counts, para pintar um muro, de 20mX4m, no Brooklin, um dos mais importantes bairros para a arte de rua no mundo inteiro. O convite surgiu em Miami, enquanto Eduardo Kobra participava do ArtBasel 2011, no bairro de Wynwood. “Quando se fala em streetart, o Brooklin é uma referência enorme, já que foi onde toda essa cultura começou, na década de 70, com a streetart, o Brooklin é uma referência enorme, já que foi onde toda essa cuintura dos treins, metrös e diversos murais criados por gangues de rua”, diz Kobra.

O artista tem a agenda repleta de compromissos para os cerca de 30 dias que passará em Nova York. Um dos encontros é com Marianne Nems, da Gallery New York, para acertar os detalhes de sua exposição em Nova York, que deve acontecer ainda este ano. Também encontrará com Jay Milder, precursor do Grafitti nos Estados Unidos, com quem Kobra realizou uma belíssima intervenção artística em 2010, no muro da Galeria Arte André, na Av. Rebouças, em São Paulo. Milder influenciou artistas como Jean Michel Basquiat. Do encontro com Milder, Kobra pretende viabilizar a pintura de outros espaços em Nova York.


Ainda em Nova York, Kobra encontrará com Mr Brainwash, um dos mais importantes artistas de rua da atualidade. “Vamos discutir a possibilidade de viajarmos juntos para Londres, para realizamos um mural coletivo durante os Jogos Olímpicos, ao lado de outros artistas, como Banksy, Shepard Fairey, entre outros”, diz.

Kobra já tem agendada uma exposição individual para Paris, em setembro deste ano. Será na Blast Gallery, 35, na avenue Matignon, com 14 obras, todas dentro do seu projeto Greenpincel, onde critica a destruição da natureza e a matança de animais (veja detalhes ao final do release).

Eduardo Kobra e equipe do Studio Kobra têm trabalhado intensamente nos dias que antecedem a sua viagem. Recentemente, o artista participou da Call Parade, versão da Cow Parade, em orelhões da cidade de São Paulo, com o sugestivo tema “Ligue sua arte a São Paulo”. Em sua obra, “Alô, Paulista!”, Eduardo Kobra mesclou o novo e o antigo: dois bondes circulam na av. Paulista de hoje. O trabalho de Kobra está exposto em frente ao Masp (Fórum Masp - av. Paulista, 1682).

Kobra faz atualmente uma importante intervenção artística em São Paulo: desde o dia 12 de março, ao lado de outros quatro artistas do Studio Kobra, faz dentro do seu conhecido projeto “Muro das Memórias” (com uma clássica cena da avenida São João), a pintura de uma imensa caixa d’água, de dois mil metros quadrados (50 de altura por 40 de diâmetro), no Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro, na av. Engenheiro Eusébio Tevaux, 823. É o maior trabalho já realizado pelo artista em São Paulo. As chuvas que castigaram a cidade nos meses de março e abril atrapalharam muito o ritmo do trabalho, que estará concluído até o sábado, 26 de maio. Até hoje, sua “maior obra” era o muro da av. 23 de maio, com cerca de mil metros quadrados. Simultan eamente, pintou, em um muro próximo à ponte Cidade Jardim, uma outra bela cena de São Paulo antiga (trabalho já concluído)..

“Na caixa d’água usamos como base uma imagem da cidade de São Paulo na década de 50. Nesta pintura, falo da esplendorosa avenida São João, com destaque para o edifício Martinelli e o antigo edifício Altino Arantes, o Banespa, ambos no Centro. De todas as pesquisas iconográficas que já fiz, esta imagem é a mais bela, porque mostra toda a plenitude da cidade antiga, com seus bondes , prédios e pessoas elegantemente vestidas”, afirma o artista, que acrescenta: “existe uma mensagem oculta, algo subliminar neste mural, que é justamente o meu amor incondicional por São Paulo, cidade onde nasci e vivo há 35 anos, e que é a base de tudo o que faço arti sticamente”, conta o artista.

Eduardo Kobra, que começou como pichador, tornou-se grafiteiro (ler sobre o artista mais abaixo no release) e hoje se define como um muralista, tornou-se conhecido pelo seu projeto Muro das Memórias, onde faz releituras de cenas da São Paulo antiga. Nos últimos anos mas, principalmente, em 2011, também se dedicou muito a outros projetos, como surpreendentes obras em 3D e o projeto Greenpincel, onde mostra (ou denuncia) imagens fortes de matança de animais e destruição da natureza. Também fez várias viagens para mostrar seu trabalho no Exterior, como para a Inglaterra (Londres), França (Lyon) e Estados Unidos (Miami e Sarasota, onde foi premiado no Sarasota Chalk Festival, maior evento de arte em 3D no mundo).

O ano de 2012 marca uma retomada. “Claro que sigo buscando novos projetos e temáticas, tanto que minha exposição em Paris será dentro da temática do Greenpincel, mas fiz questão de realizar nos primeiro meses do ano diversas obras dentro do projeto ‘Muro das Memórias’, que é a base do meu trabalho e que sempre estará presente em minha trajetória”, diz o artista plástico.


O “Muro das Memórias” surgiu nas ruas de São Paulo, e caminhou com muita naturalidade, sem nenhum apoio, durante anos, movido pela paixão de Kobra pela maior cidade do País. “Existe, sim, muito amor em São Paulo. Meu e de muitas outras pessoas, que fazem verdadeiras declarações para essa cidade, seja em obras públicas, seja anonimamente, em pequenas ações do cotidiano”.