12.8.10

Cinco coletivos artísticos de quatro estados apresentam exposição conjunta no IV BNB Agosto da Arte


Cinco grupos de artistas visuais de quatro estados brasileiros – Alto Contraste e Projeto Chã (ambos de São Paulo), Sinhá (do Rio Grande do Norte), Sola (Alagoas) e Selo Coletivo (Ceará) – se reúnem para realizar a exposição coletiva “TudoaoMesmoTempo...”, dentro da programação gratuita do IV BNB Agosto da Arte, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro.

A abertura da exposição coletiva acontecerá na próxima terça-feira, 17, às 18 horas, no salão do 3º andar do CCBNB-Fortaleza, prosseguindo até o dia 29 deste mês, nos seguintes horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; e aos domingos, de 10h às 18h.

O objetivo da exposição é desenvolver uma produção artística fundamentada nas relações entre o espaço urbano e as artes visuais. É também apresentar trabalhos de cada um dos grupos (e dos cinco grupos juntos), efetivando a vinda a Fortaleza, de artistas de outras localidades e realidades brasileiras (no caso, São Paulo, Rio Grande do Norte e Alagoas) – para uma interação entre produções artísticas bem distintas, mas que partilham de experiências semelhantes no desenvolvimento da linguagem artística no tecido urbanístico.

A meta dos grupos é, ao mesmo tempo, contrapor e dialogar diferentes panoramas e reflexões sobre o que vem sendo produzido por artistas que se utilizam tanto do espaço da rua como dos circuitos institucionais de arte.

Oficina e intervenção urbana
Paralelamente à exposição, integrantes dos cinco grupos ministram, no CCBNB-Fortaleza, uma oficina de produção de lambe-lambe e stickers para aplicações e intervenções nas ruas centrais de Fortaleza.

Realizadas nos dias 13 e 14 (hoje, sexta-feira, a partir das 10h; e amanhã, sábado, a partir das 14h), a oficina apresentará aos alunos, no primeiro dia, o contexto técnico e teórico da produção em arte urbana e os principais grupos de artistas que desenvolvem pesquisas nessa linguagem.
Nesse primeiro momento, será iniciada, ainda, a produção de cartazes para serem utilizados na ação urbana a ser realizada no dia seguinte (sábado, 14), quando os alunos, juntamente com os artistas, irão às ruas do centro da cidade para aplicar as técnicas apresentadas durante a oficina.
Essa intervenção nas ruas propõe uma mudança visual no cotidiano das pessoas que interagem no centro da cidade. Os trabalhos serão colados em edificações abandonadas e muros decrépitos, em ruínas, procurando contrastar a arquitetura urbana e a arte contemporânea.

Relações entre artes visuais e espaço urbano
Nos últimos 20 anos, as relações entre artes visuais e sua inserção no espaço urbano se apresentaram com mais ênfase, pelo surgimento de coletivos artísticos, publicações de críticos e historiadores da arte. O mote é a discussão do vínculo da produção de uma linguagem artística que se apropria da cidade – entrecortando o cotidiano com intervenções urbanas.

As ações propostas no projeto – que abrange a exposição, a oficina e a intervenção urbana – têm a intenção de alcançar públicos distintos: o público habitual de um espaço institucional como o CCBNB-Fortaleza terá contato com as linguagens utilizadas no processo de intervenção que ocorre nas ruas; a ação que acontecerá nas ruas da cidade se propõe a “colorir” prédios deteriorados que raramente são percebidos pelos habitantes da cidade.

Para tanto, essa ação será realizada com a utilização de cartazes. Os lambe-lambes são cartazes oriundos da comunicação de massa que divulgam shows, “trazem a pessoa amada”, ocupam os muros das mais populosas cidades e que foram absorvidos por uma geração de artistas urbanos contemporâneos.

Dessa absorção, surgem cartazes, a partir de materiais simples e muitas vezes descartados. Ora feitos em papel jornal, ora impressos em grandes dimensões. A oficina será direcionada para o público que possui algum interesse em ter contato com as técnicas e linguagens utilizadas na arte urbana.

Alunos de MBA de marketing se aprofundam em estudos do inconsciente

O especialista em neuromarketing Josiah Foster fará palestra sobre "Ferramentas para o alcance do inconsciente" aos alunos do MBA de Marketing da FIA-USP (Fundação Instituto de Administração) nesta segunda-feira, dia 16 de agosto às 18h30, no auditório da Instituição.

Na palestra, Josiah dividirá com os alunos algumas conclusões dos estudos do Laboratório da Mente da Universidade de Harvard, nos EUA, um encontro entre os principais pensadores do assunto para compartilhar conhecimentos adquiridos, comandados pelo dr. Gerald Zaltman em 2004, do qual Josiah foi membro. A partir desses estudos foi desenvolvido o método ZMET® que, através do uso de metáforas profundas, estabelece uma ponte para o inconsciente, identificando necessidades reais de um determinado público-alvo.

O ZMET® vem sendo aplicado no desenvolvimento de estratégias de marketing das marcas mais bem promovidas do mundo como Coca-Cola e Harley Davidson. No Brasil, é aplicado com exclusividade pela consultoria Mindroads, comandada por Foster juntamente com dois especialistas na área de marketing do consumidor, Paulo Crepaldi e Fabrizio Spinelli. Eles já desenvolveram projetos para TeleCheque, MSN, Nestlé, entre outras, e atuam no desenvolvimento de campanhas publicitárias para as marcas Brahma, Vivo e Itaú.

Prêmio BRAVO! Bradesco Prime de Cultura


O Prêmio BRAVO! Bradesco Prime de Cultura abre uma grande oportunidade para os amantes da arte digital — e/ou de Noel Rosa: este ano, em que o sambista completaria seu centésimo aniversário, videomakers amadores e profissionais de todo o Brasil e de todas as idades ganham uma chance de mostrar seu talento. A 6ª edição do Prêmio BRAVO! Bradesco Prime de Cultura, um dos mais importantes do país, anuncia uma nova categoria, Arte e Cultura Digital.

A escolha do autor de Com que Roupa? ePalpite Infeliz para lançar a nova categoria não se deu por mera oportunidade. Noel sempre demonstrou interesse pelas intersecções entre arte e tecnologia, ganhando proeminência e popularizando o samba de morro graças às transmissões de rádio, a mídia mais moderna nos anos 30. “Se fosse um homem do século 21, ele certamente estaria divulgando seu trabalho por meio de blogs, redes sociais e no youtube”, diz o diretor de redação da BRAVO!, João Gabriel de Lima.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 15/09. Para participar, devem acessar a página da BRAVO! na internet e preencher a ficha de inscrição, que inclui um breve descritivo do projeto e, posteriormente, enviar o vídeo. Uma comissão composta pela redação da revista BRAVO! irá escolher seis vencedores, que terão trechos transmitidos na grande noite de premiação, que acontece em 25 de outubro na Sala São Paulo. Só serão aceitos trabalhos feitos no suporte vídeo, com duração máxima de dez minutose criados digitalmente. Os diretos autorais e de imagem envolvidos devem ser respeitados.

BRAVO! é uma publicação mensal da Editora Abril. Criada em 1997, rompe com o preconceito que coloca a arte e a cultura num patamar inatingível, elitista. Com linguagem leve, mas indo além do óbvio, apresenta um painel amplo e variado das artes plásticas e digitais, cinema, música, teatro, dança e literatura. Mensalmente são realizados Encontros BRAVO! com personalidades na FNAC Pinheiros e Centro de Cultura Judaica (ambos em São Paulo), na Casa do Saber (do Rio de Janeiro) e na Academia de Ideias (Belo Horizonte). Há 4 anos, a revista também realiza o prestigiado Prêmio BRAVO! de Cultura, que homenageia artistas e realizadores do segmento.