26.11.10

CCPR debate a arte de caçar tendências

O Clube de Criação do Paraná (CCPR), promove nesta segunda-feira (29), às 21h, mais uma edição do programa 91 Debate & Rebate, transmitido ao vivo pela rádio 91 Rock (91,3 FM).

Paula Foletto Abbas e Andrea Greca Krueger, sócias da Berlim – Inovação + Tendências, e o consultor de planejamento estratégico e redes sociais, Sérgio Czajkowski Junior, são os convidados desta edição para debater o tema “Coolhunting”, abordando a arte de caçar tendências.

O debate será mediado por Fabiane Pellegrino e os interessados podem enviar suas perguntas através do Twitter, com a tag #91debaterebate.

Sobre os convidados:


Paula Foletto Abbas
Consultora jurídica e empresarial, graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, pós-graduada em Fiscalidade Internacional e mestre em Direito Corporativo, ambos pela Universitat de Barcelona. Especialista em Marketing pela FAE Business School, em Curitiba, é coordenadora e professora do curso Coolhunting e Análise de Tendências da Lemon Escola de Criatividade.

Andrea Greca Krueger
Jornalista e professora, pós-graduada em Coolhunting e Investigação Qualitativa de Tendências pela Universitat Ramón Llull, de Barcelona. Especialista em Mídia de Moda pelo London College of Fashion e Jornalismo de Moda, pela Central Saint Martins College of Arts & Design, em Londres. É coordenadora e professora do curso Coolhunting e Análise de Tendências da Lemon Escola de Criatividade.


Sérgio Czajkowski Junior
Graduado em Direito pela UFPR e em Publicidade pela Unicuritiba. Especialista em Marketing pela PUC-PR, em Sociologia Política pela UFPR, em Filosofia e Psicanálise pela UFPR e MBA em Comunicação e Marketing pela Unicuritiba. Mestre em Gestão Urbana (PUC-PR). Doutorando em História (UFPR). Professor da Universidade Positivo (UP) e da UniFAE nas disciplinas de Mercadologia, História da Comunicação, Teoria da Comunicação, Semiótica e Comunicação Digital, em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Atua como consultor nas áreas de planejamento estratégico (Pesquisa de Mercado e Marketing) e ARS (Análise de Redes Sociais).

Água como Obra de Arte é tema do livro “Luz Líquida”, do fotógrafo Guilherme Mallmann


Imagens de águas coloridas, transparentes, com formas e texturas diversas são retratadas no livro “Luz Líquida”, do fotógrafo brasileiro Guilherme Mallmann, que será lançado no dia 7 de dezembro na Livraria da Vila, em São Paulo. Patrocinada pelas Indústrias Anhembi, fabricante de produtos de limpeza com edição da editora PitCult, a obra reúne 96 fotos do portfólio do artista a respeito da água e sua interação com a natureza.

Para produzir seu livro, Mallmann visitou Nova Zelândia, Chile, Argentina e Canadá, além de viajar pelo Brasil. Durante suas jornadas, captou as belezas de um elemento essencial para a vida. O trabalho é resultado de 20 anos de pesquisa e do encantamento do artista pelos diferentes tons da água. Na década de 1980, quando morou no Canadá, presenciou a existência de águas com reflexos avermelhados, azulados, amarelados e texturização devido à junção de diversos fatores como composição química, condições ambientais e geológicas. As montanhas de quartzo, por exemplo, com a luz externa, dão o aspecto rosa à água.

Quando ainda não pensava em lançar uma obra sobre o tema, o fotógrafo conta que sempre teve a preocupação de procurar o melhor formato na fotografia para capturar as águas. “Quando analógicas, as fotos foram feitas em médio formato (rolo 120), pois são ideais para chegar ao resultado desejado. Na fotografia, tamanho é documento”, explica.

A idéia de “Luz Líquida” surgiu em janeiro deste ano. As imagens são reveladas pelas técnicas analógica e digital. Especialista em fotos preto e branco, Mallmann migrou para as fotos coloridas um olhar preocupado com as nuances de cor que a luz reflete no objeto a ser fotografado. Mesmo usando a técnica digital, o artista não dispensa usar uma máquina fotográfica analógica quando necessário, planejando cada “clic” de sua arte. Em 80% das fotos, usa um polarizador, filtro que permite a passagem de luz em uma direção específica para obter maior qualidade no resultado.

Mais que um livro de fotografia, “Luz Líquida” é uma forma de conscientizar o público e os amantes da boa fotografia para o bem mais precioso da humanidade, e enxergar a água por outro prisma, como uma obra de arte, despertando diversas sensações no leitor.

Sobre Guilherme Mallmann
Aos 13 anos, o carioca Guilherme Mallmann já tinha na fotografia uma de suas maiores paixões. Em 1987, aos 26 anos, mudou-se para o Canadá onde estudou, trabalhou com fotografia, e, a partir daí, transformou a natureza em seu único tema. Montanhas, lagos, rios, cachoeiras --- tudo intocado pelo Homem --- viraram seu principal cenário. Mallmann passou a viajar por todo o Brasil e também por vários países do mundo como Nova Zelândia, Canadá, Chile, Argentina, onde pode exercitar seu talento.

Exposições:
- Canadá, ( 1989 ) pela PPO (Professional Photographers of Ontario) --- ganhou dois prêmios em Preto & Branco
- Rio de Janeiro, Brasil, 1995 --- na antiga galeria do Humaitá e na faculdade Candido Mendes.
- Torino, Itália, 1996 --- representa o Brasil na Bienal de fotografia.
- São Paulo, Brasil --- expôs duas vezes na galeria da Mata (1996 e 1998) e no Centro Cultural de São Paulo (2001).

Alunos da Anhembi Morumbi se destacam no Festival Universitário de Comunicação

 Considerada uma das competições mais concorridas no cenário publicitário universitário, o Festival Universitário de Comunicação (FUC) anunciou em novembro os vencedores de sua terceira edição. O objetivo do concurso é identificar novos talentos e dar oportunidade para que os estudantes coloquem à prova sua criatividade, sendo percebidos como profissionais da Comunicação, Produção, Marketing e Veículos de Comunicação.

O Festival Universitário de Comunicação recebeu mais de 1600 trabalhos, dos quais saiu como grande vencedor o aluno Leandro Moreno, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Anhembi Morumbi. Com a peça Blur!, criada para o cliente fictício Motorola, Leandro conquistou o BIGFUC, premiação máxima do concurso. “Escolhi este briefing porque me identifiquei imediatamente com ele. Fiz a peça apenas para meu portfólio e como atividade acadêmica. Nunca imaginei que ganharia. A sensação é muito boa”, relata Leandro, que já trabalha na área como arte finalista júnior.

Além desta conquista, a Anhembi Morumbi também levou outros dois prêmios. O aluno Brian Fidelis Morales ocupou a segunda colocação na categoria Prêmio Especial/Motorola com a peça para revista denominada Trem e a aluna Nayla Alana Silva ficou em terceiro lugar, na categoria Prêmio Especial/Azul Linhas Aéreas com a peça para mídia exterior Guerrilha Elevador.

Os trabalhos foram orientados pelos professores Ricardo Lulai, Heitor Pinheiro Rezende e João Garção. E o júri foi composto por mais de 90 profissionais de grandes empresas de comunicação e publicidade, entre elas Young & Rubican, DPZ, Subway, Revista Trip, TV Globo e IBOPE.

“Apesar de serem peças fictícias, os alunos desenvolveram seus trabalhos baseados em um briefing real, ou seja, vivenciaram de fato a experiência de criar como se já estivessem no mercado de trabalho. Estes alunos representam a nova geração de criativos brasileiros que em breve atuarão nas principais agências do país”, afirma o professor João Garção, diretor da Escola de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

As peças vencedoras estão disponíveis no site: www.fuc.com.br.

WMcCann cria videoclipe para anunciar o Chevrolet Camaro


A Chevrolet anuncia a chegada do Chevrolet Camaro em nova campanha criada pela WMcCann. O lançamento, destaque no recente Salão do Automóvel, reforça o poder da marca, além de mostrar a força do motor Chevrolet. As ações publicitárias começaram com teaser de 30” na TV aberta e pré-estréia do clipe de 90” no Fantástico.





Para divulgar um carro tão imponente a estratégia publicitária tinha que se diferenciar dos demais lançamentos automobilísticos. Por isso, a ideia da campanha se baseou em lançar um videoclipe sem logomarca ou assinatura, com Frejat e Edgard Scandurra cantando “No Silêncio de um Chevrolet”, famosa criação de Zé Rodrix na década de 80.

O clipe foi dirigido por Andrucha Waddington e está sendo exibido entre os clipes da MTV na programação normal, ao invés do tradicional break comercial. Participam ainda da releitura da música Andria e Ivan Busic, baixista e baterista que fazem sucesso internacional com a banda de heavy metal Dr. Sin.



“O carro é um mito e por isso desperta o interesse e a curiosidade do público. A ideia é transmitir em 90” o espírito do Chevrolet Camaro. Sendo assim, optamos em mostrar o ronco do motor embalado pelo rock brasileiro”, comenta Washington Olivetto, Chairman da WMcCann.

Vale destacar que o clipe já ganhou notoriedade na web. Poucas horas depois do seu lançamento já tinha sido visto por mais de 15 mil pessoas.

Fina Filmes participa da primeira transmissão do YouTube Live

A Fina Filmes, produtora com sede em São Paulo, participa da campanha da primeira transmissão ao vivo do YouTube Live, o canal de vídeos do Google. O evento acontece no próximo dia 30, às 20h, no HSBC Brasil, em evento fechado para convidados.

A produtora é a responsável pelo conteúdo que será transmitido nos intervalos dos shows e também das chamadas comerciais do evento. Para esta primeira edição foram convidados cinco artistas sertanejos que tocarão 30 minutos cada, com intervalo comercial de 15 minutos entre eles.

Fina Filmes
A Fina Filmes, produtora com sede em São Paulo, comemora 10 anos de existência este ano. Conhecida pelo uso de uma linguagem jovem, a empresa se consolidou no mercado e é reconhecida pelo trabalho que incorpora cultura urbana, criatividade e dinamismo.

Sob o comando de Renato De Camillis e Evandro Borelli Editore, a Fina Filmes tem entre os seus clientes a Fashion TV, com os programas Mag e On Top, além de produtos para as marcas Gillette, Melissa, Casa do Pão de Queijo, Esporte Interativo e os especiais Comer & Beber, promovido pela Revista Veja em todas as capitais brasileiras.

A produtora já atendeu, entre outras, as marcas Coca-Cola, TIM, Siemens, Unibanco, Oi, Sundown, Starbucks, Burger King, Johnson & Johnson e Unilever.

Saiba mais em www.finafilmes.com.br

WMcCann faz anúncio na Veja para divulgar expertise sobre a Classe C


A WMcCann fará um anúncio de página dupla na próxima edição da revista Veja para divulgar sua dominância sobre o tema Classe C. A excelência sobre o assunto foi adquirida após estudos feitos sobre a classe emergente.

Com o título “Somos uma agência Classe C. Vai encarar?”, o anúncio informa como foi realizada a pesquisa. No texto são estão dados como as 163 conversas com os maiores especialistas e observadores de mudanças nos quadros sociais, as 5 mil horas de convivência com diferentes famílias e as 4 mil horas de vídeos gravados registrando o cotidiano dos integrantes de cada estrutura familiar.

O estudo, que foi feito através de 3700 entrevistas, tem mais de 50 mil perguntas respondidas e abrange além do Brasil, o pioneiro da pesquisa, países como Chile, Colômbia, Guatemala, Peru e México.

A apresentação completa da WMcCann sobre a Classe C tem duração de 5 horas e a mais resumida 2 horas. O anúncio informa aos interessados para entrarem em contato com o VP de Planejamento Aloísio Pinto, o Vice-Chairman Paulo Gregoraci, o Presidente Fernando Mazzarolo ou o Chairman Washington Olivetto, através do email tudosobreaclassec@wmccann.com ou do telefone 11 3775-3124.

Ficha técnica:
Título: Somos uma agência Classe C. Vai encarar?
Cliente: WMcCann
CCO: Washington Olivetto
Redator: Washington Olivetto
Diretor de arte: Eiji Kozaka
Produção Gráfica: Marcelo Hack e Marcelo Pinto
Retoque: Arizona
Fotógrafo: Jairo Goldflus
Art Buyer: Ricardo Lívio

Dois displays da Campari assinados pela Az4 Group recebem Prêmio Popai Brasil 2010


A Az4 Group é a responsável pela criação e produção de dois displays da Campari, vencedores do prêmio Popai Brasil 2010, maior premiação voltada para reconhecer os mais originais e eficazes displays de loja e varejo. Na premiação, o display de chão Sagatiba foi premiado na categoria ouro e o display de chão Sky na categoria bronze. “A parceria com a Campari, que comemora 150 anos de tradição, permitiu a realização de um conceito inovador em displays para bebidas, arrojados e muito atraentes para o ponto de venda”, diz Christiany Zanotto de Sena, diretora comercial da Az4 Group.

 

Com estruturas simples, mas com um toque de sofisticação no design, os displays, tanto o Sky quanto o Sagatiba, confeccionados em estrutura aramada com revestimento em psai, ganharam evidencia no ponto de venda, conferindo maior visibilidade aos produtos, destaque às marcas e despertando o interesse do consumidor para experimentação e consumo.

QG cria campanha para lançamento de mais uma loja Big em Maringá


Estréia no dia 27 de novembro, próximo sábado, a campanha criada pela QG Propaganda para comunicar a abertura de mais um Hipermercado BIG, em Maringá, o principal hipermercado da região.

Com o objetivo de reforçar os principais atributos da marca exclusiva na cidade, além de aproximar ainda mais o BIG de seu público-alvo, a campanha apresenta a assinatura “BIG Catuaí. É mais um BIG pra você”, e é composta por peças como: Outdoors, fronts, anúncios impressos nos principais jornais da região, ação de web (twiter,blog e facebook), brindes para os consumidores, cantas e sacolas retornáveis, spot e jingle para rádio e TV.

O filme tem duração de 30’’ e mostra o diferencial de um hipermercado: hipervariedade, hiperconveniência, preços hiperbaixos. Além disso, no anuncio terá a imagem uma imagem de um pacote de presente, representando que o novo BIG será um presente de Natal para a cidade.



Segundo João Paulo Dias, diretor da QG Propaganda Sul, a campanha tem como finalidade de informar os moradores de Maringá sobre mais um BIG como opção para suas compras. “Também estamos utilizando esta campanha para reforçar na cidade o conceito de Hipermercado – temos tudo em um só lugar – com os preços baixos que a marca oferece”, sustenta João Paulo, da QG.



Ficha técnica:
Título: BIG Catuaí. É mais um BIG para você
Gerente de Marketing do Hipermercado BIG: Eliane Ramos
Diretor Formato Hipermercado: Adriano Prado
Direção de Criação Nacional: Marcelo Droopy
Direção de Criação: Telmo Lanes
Redator: Keigiro Ueno
Diretor de Arte: Teodoro Marques
Direção de Atendimento: Mara Bussolin
Executiva de Atendimento: Milene Santos
Produção Gráfica: Renata Germani
Produção RTV: Bernardo Silva
Produção de áudio: Gogó Produtora
Produtora de Vídeo: Black Maria
Atendimento Produtora de Vídeo: Joana Vieira
Diretor de cena: Raphael Coutinho
Atendimento Produtora Áudio: Cláudia Lampert
Produção Produtora Áudio: Rita Zart

Grendene Kids lança campanha para anunciar a nova sandália Hot Wheels


A Grendene Kids anuncia a mais nova sandália Hot Wheels. Com criação da WMcCann, a campanha conta com um filme que acabou de entrar no ar nos canais Globo, SBT e Cartoon Network.



O comercial mostra um carrinho de corrida que percorre, com outros carros, os circuitos de uma esfera, na mais alta velocidade. A corrida dos carrinhos deixa rastros luminosos por onde passam. É como se as luzes fossem ativadas pela velocidade dos carrinhos.





Em um segundo momento da cena, é possível notar que a esfera é parte integrante de um dos LEDs da nova sandália Hot Wheels. Nos pés de um garoto que corre muito veloz, a nova sandália mostra seu diferencial: luzes LED que piscam ao pisar. A locução final do filme complementa: “Nova sandália Hot Wheels com LEDs. A velocidade da luz”.



Ficha técnica
Título: Elétrons
Campanha: Hot Wheels 2010
Produto: Sandália Hot Wheels
Cliente: Grendene
CCO: Washington Olivetto
Diretor de Criação: Guime Davidson/ Sergio Franco
Redator: João Pires, Thiago Espeche
Diretor de Arte: Marcos Otiay
Atendimento: Ronaldo Gasparini / Raphael Pinho / Jorge Maio / Thaís Ribeiro
Aprovação pelo cliente: Marcius Dal Bó/ Fabiana Katz/ Caroline Albe/ André Soares
Planejamento: Aloísio Pinto / Gustavo Otto / Pedro Motta
RTV: Paula Moraes/ Manoela Estellita
Produtora: AD Studio
Produtor: Aguinaldo Rocca
Direção: Jarbas Agnelli
Edição: Equipe AD Studio
Finalização: Equipe AD Studio
Produtora de Som: Ad Studio
Trilha: Jarbas Agnelli
Locutor: Odemar Costa
Duração: 30" e 15"
Mídia: Fabiola Sidorenko e Kelly Ribeiro
Meio: TV aberta e pay TV

Santander se junta a Marcelo Tas para lançar a primeira websérie em formato de reality show


Em parceria com um dos nomes mais populares das redes sociais e do mundo da Comunicação no Brasil, o Santander lança nesta quinta-feira um projeto inovador com foco na internet. Trata-se do “Conexões de Ideias”, plataforma de compartilhamento de ideias que tem como fio condutor uma websérie com histórias reais conduzida por Marcelo Tas.

Semanalmente, o portal disponibilizará um novo episódio da websérie, no qual Tas apresentará a história de uma personagem que esteja em busca de implantar uma idéia inovadora e com potencial transformador na sua vida, no seu trabalho ou na sua comunidade. O programa contará a história da pessoa e mostrará o debate de Tas com especialistas convidados, que vão analisar cada caso e dar sugestões para contribuir com a personagem. Serão ao todo três histórias, dividas em cinco capítulos. O episódio final fará um balanço das lições tiradas dessa experiência.

Enquanto o programa estiver no ar, a lateral da tela mostrará ícones e links que direcionarão o espectador para outros ambientes na internet com conteúdos relacionados, de forma que ficará mais fácil para o internauta se aprofundar no assunto em questão. A plataforma também será totalmente integrada às mídias sociais para que, em um clique, as pessoas possam compartilhar informações, impressões e análises e fazer as idéias fluírem de rede em rede. O formato “imersivo” apresentará ainda outras novidades para estimular a interação de quem está assistindo. No decorrer do vídeo, aparecerão na tela algumas perguntas e pesquisas para que cada um dê a sua opinião sobre assuntos contíguos.

O primeiro caso analisado por Tas e seus convidados será sobre empreendedorismo. Trata-se de uma construtora de casas sustentáveis que enfrenta problemas com a legislação brasileira para ampliar a produção. O segundo é voltado a educação e cultura. A história aborda um sistema que decodifica qualquer música em notas musicais e que agora tem o desafio de ser aproveitado no sistema público de ensino. O último caso levanta a questão da orientação financeira por meio da história de um empreendedor que tentou superar as dificuldades de desenvolver negócios em regiões carentes.

“Estamos usando a internet e as redes sociais para conectar as pessoas e valorizar e disseminar as ideias. Quisemos fazer isso de um jeito inovador em que os espectadores deixassem de ser espectadores e se tornassem participantes. Eles podem assumir o protagonismo e fazer acontecer. Somar pontos de vista e idéias em torno de projetos transformadores é a tradução do que propomos quando falamos em ‘fazer juntos’. É um jeito de tangibilizar nosso jeito de ver o mundo e de fazer negócios. Esse é o grande objetivo, com muita satisfação”, diz Fernando Byington Egydio Martins, vice-presidente executivo de Marca, Marketing e Comunicação Corporativa. “A iniciativa tem como premissa a participação de todos. Não havia meio melhor de atrair as pessoas do que contando com a presença, a empatia e a capacidade de comunicação do Marcelo Tas, que vai divulgar o Conexões de Idéias no seu Twitter.”

A plataforma pode ser acessada no site www.conexoesdeideias.com.br. Entre os especialistas convidados estarão nomes do peso de Gilberto Dimenstein e Alexandre Hohagen (Google), além de executivos do próprio Santander, como Fernando Byington Egydio Martins, Jerônimo Ramos (Microcrédito), Maria Luiza Pinto e Carlos Nomoto (Desenvolvimento Sustentável).